21 de junho de 2007

A melhor equipa de sempre do desporto Português...





Download do video aqui.

Como tinha referido, a RTP Memória fez o favor de transmitir o 5º e decisivo jogo da final do play-off de 94/95 de basket.

E se tinha boas recordações deste jogo e do ambiente no pavihão, mais fiquei depois de ver embasbacado como esta equipa dava um show tremendo, como o antigo pavilhão da Luz vibrava com cada lance e como era esmagador a sintonia que havia entre os elementos dentro e fora das quatro linhas.

Fiz um apanhado dos melhores lances, para que quem perdeu a oportunidade de ver o jogo inteiro, possa ter ideia de como esta equipa jogava de olhos fechados. E apanhei também alguns dos melhores momentos do público, nomeadamente o famoso "O Porto tem mais encanto na hora da despedida..." :-D

Mais uma vez chamo a atenção para a forma como o Carlos Lisboa passava o tempo todo a puxar pelo público. Fantástico!

No final, um jornalista pergunta ao Mário Palma se esta é a melhor equipa colectiva de sempre do desporto Português. E o Mário responde de forma muito simples: "Esta equipa ganhou 10 campeonatos em 11 anos!". Fica tudo dito...

Penso que todos concordarão comigo que esta equipa merecia mais reconhecimento dos desportistas Portugueses, mas principalmente dos benfiquistas, e uma homenagem a todos os que fizeram parte deste período aúreo do basket benfiquista e português.

Ps: A RTP Memória vai dar nas próximas semanas os jogos da final do play-off 95/96, o primeiro da seca que dura até hoje. Já não sei se vou querer ver, sinceramente. Quero guardar na memória esta equipa como está no video: arrasadora, sublime, gloriosa!

Ps2: Gravei o jogo inteiro em DVD e por isso vai entrar, com muito gosto meu, na minha lista de DVD's disponíveis para envio ou troca. Por isso, se quiserem o jogo inteiro é só entrar em contacto comigo (mail do blog)

29 Comentários:

1234567vv disse...

Carlos Lisboa era um líder...

Que jogasso, que humilhação.

Hoje a Liga é dominada por palhaços que tudo fazem para que o Benfica não ganhe e para ver se os tripas ganham alguma coisa!

Anónimo disse...

Já falei desta equipa fabulosa que de facto foi a melhor de sempre do basket postuguês e mesmo a novel de todas as modalidades como bem disse o Mario Palma.
Quanto ao jogo não teve historia uma das muitas vitorias facies aos Andrades. O jogo foi uma 3ª Feira pelas 21.00 uma hora antes já estava o pavilhão repleto a fila ia das bilheteiras das modalidades até quase á porta principal, ou seja quase dava volta ao estadio antigo. Vi em pé atras de 1 das tabelas quase sem me poder mexer.
Que saudades...

P.S- A final que perdemos (96) tem muito que se lhe diga. Já o disse não houve uma renovaçao da equipa e esta final foi o indicio, mas no ano a seguir ganhamos tudo a Taça, a Supertaça e a taça da Liga, como sempre na Europa fomos á Champions (só eliminando uma equipa como p Partizan). Os Andrades mantendo a mesma equipa (só saíu o Fabio Ribeiro que depois veio para o Glorioso) esteve a ano todo a preparar-se para os Playoff chegou com menos 20 e tal jogos feitos que o glorioso a acabou ganhar com merito. Houve um grande cansaso a todos os niveis de todos os jogadores o proprio Lisboa não conseguia a garra e mistica que era habitual era o fim de 1 era breilhante.

Anónimo disse...

mt obrigado pelo post :D lindo isto!!

joaorsilva disse...

L I N D O

N.M disse...

Grande Equipa!!!Simplesmente Gloriosa!!!

Anónimo disse...

tal como a equipa de futebol despedia-se, na segunda metade dos naos 90, dos êxitos desportivos, e logo em grande....

João Tomaz disse...

Caríssimo, como é que é possível não teres um link para o SLB Glorioso Basquetebol!?!??! (embora com a agradável menção no post anterior)
Fico todo arrepiado a ver estas coisas. Já estou como tu... não verei as finais de 96. O Lisboa esteve três horas a chorar na cabine a seguir ao jogo em que perdemos o campeonato...

Bakero disse...

Pelicano, realmente que grande falha não ter posto o SLB Glorioso Basquetebol nos links! Já está corrigido ;-) (ah e já agora, continuo à espera do reactivar efectivo do blog com novas fotos e videos eheh).

Anónimo disse...

Que ambiente espectacular! Na altura em que nós adeptos nem sequer imaginávamos que o futebol tinha acabado de entrar nessa precisa época no declínio em que entrou e do qual ainda não saiu, momento a partir do qual o Basket entrou também em declínio, e mais tarde foi o Hóquei. As nossas três modalidades mais acarinhadas.... Foi como se nos tivessem atingido no coração, e atingiram bem. Que ambiente espectacular! Aquele "E O BENFICA É CAMPEÃO" e "O PORTO TEM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA"dão um efeito ao pavilhão espectacular, coisa que já não vemos hoje em dia! O mais aproximado é no futsal, mas não tem nada a ver, dado ser uma modalidade recente e que ainda está a ganhar o seu espaço no coração dos benfiquistas. Infelizmente esse ambiente é coisa que raramente se vê no pavilhão do Benfica e.... no Est´dio da Luz! E que falta fazia esse ambiente em determinadas alturas... É aquele ambiente que intimida! Aquele ambiente que fez os adeptos do Benfica serem reconhecidos no mundo. Aquele ambiente que deu a conhecer ao mundo e entã INFERNO DA LUZ. Precisamos desse inferno, já na próxima época! Por isso peço a direcção que faça uma aposta credível também no Basquetebol e no Hóquei em Patins. Que façam o mesmo que estão a fazer no Futebol e no Futsal para voltarmos a seros primeiros em tudo em Portugal.

Paulo Matias disse...

Mas que ambiente, mas que inferno... :)

Lindo!!

Aquele "O Porto tem mais encanto na hora da despedida" é simplesmente fabuloso!!

Que saudades...

Adorava ver por aqui imagens daqueles jogos do Panchito e companhia, se bem que nessa altura pouco ganhámos, mas nessa altura viamos um verdadeiro espectáculo de hóquei!
Aqueles jogos em horário nobre na RTP 1 com o pavilhão completamente cheio para ver o artista Panchito Velasquez!!

Anónimo disse...

Adorava ver por aqui imagens daqueles jogos do Panchito e companhia, se bem que nessa altura pouco ganhámos, mas nessa altura viamos um verdadeiro espectáculo de hóquei!
Aqueles jogos em horário nobre na RTP 1 com o pavilhão completamente cheio para ver o artista Panchito Velasquez!!


Realmente belos tempos...hoje o hoquei está no q se vê e isso reflecte-se directamente na seleção.q tristeza! seria óptimo se conseguisses por aqui as imagens do mais memorável jogo q vi de hoquei...12-4 aos tripeiros! com panchito em acção :p e já agr tens as imagens do titulo d futsal para colocar...este clube nc mais acaba em grandes recordações embora nos ultimos tempos n tenham sido mtas :(

arrebumbas disse...

Campeões, Campeões, Nós somos Campeões!!!
Operação Encava Lagartos: Concluída com sucesso!

Entrevistas exclusivas com os nossos atletas no:

http://amt-slb.blogspot.com

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

Anónimo disse...

e pores ai um videozinho do campeao
BENFICA FUTSAL xD

Anónimo disse...

muito bom este video, será que poderiam arranjar videos da nossa equipa de hoquei, em especial do panchito?

Anónimo disse...

Pois é Bakero, parece que o pessoal do Benfica tem visitado o site com frequência! Viste bem o que os adeptos do Benfica cantaram no final de termos conquistado o Campeonato de Futsal contra o sporting? Até mais do que o "Nós Somos Campeões!" foi ao "E o Benfica é Campeão!", que já não se ouvia na Luz há algum temppo. Prova do excelente trabalho que tens feito aqui! E ninguém me tira da cabeça que se o jogo fosse contra o porto que "O porto tem mais encanto na hora da despedida!" também teria sido cantada! Continua asim! Isto aqui está um verdadeiro museu de belas recordações do Benfica! Parab´ns pelo excelente trabalho!

Bakero disse...

jonasthern, também reparei nisso! Será que foi mesmo devido ao meu video? :-D

Vou ver se nos próximos dias coloco um resumo da vitória no futsal, mas devido a questões pessoais e a problemas na net, não me tem sido possível manter o blog tão actualizado quanto gostaria...

Bakero disse...

Reparei agora que foi colocado no encarnados.blogspot.com dois excelentes videos sobre o jogo e a posterior festa, de maneira que não há necessidade de fazer o video...

Anónimo disse...

se é verdade que nn quer dizer neo nazi então com muita pena mudem de símbolo como é possivel guttman era judeu e foi quem mais levou o benfica a voar bem alto lembram-se da frase dele não por acaso shame

Sir disse...

Bakero, alguém se apoderou do teu trabalho para concorrer a este concurso. Está lá o teu Vídeo, A Mística do Benfica.

http://videos.sapo.pt/cWt0ld0IseDlM7PAphPf

Acho que devias reclamar e entrar tu a concurso com ele. E o Em4lyf também, com outro qualquer.

Galaad disse...

Meu Deus!!!!!

Vitinho da Buraca disse...

EXCELENTE

MUITO MUITO BOM

Bakero disse...

Obrigado pelo aviso, sir. Já informei a sapo dessa situação...

Anónimo disse...

Boas
Adora basquetebol e sou da cidade de portugal que se vive + o basquet
OVAR
Lembro me desta super equipa do benfica mas lembro que foi a Ovarense que os bateu no unico campeonato perdido pelo benfica em 11 anos e figurava na minha opinião o melhor jogador que alguma vez jogou em portugal de seu nome MARIO ELIE que depois foi para a nba e foi campeão.
Tenho 2 paixões a OVARENSE e o meu BENFICA

Anónimo disse...

Só um pormenor ou melhor um pormaior quem fala do mago do hoquei Panchito. Foi o melhor do mundo que vi jogar era simplesmente incrivel de facto o Maradona do Hoquei, mas era indisciplinado, faltava aos treinos, era mau colega e saiu de uma forma vergonhosa do clube ao contrario do seu irmão Mariano bem melhor hoje um grande capitão da equipa. A verdade pelas muitas vitorias que tivemos com o Pancho nunca fomos campeões, apesar de termos a melhor equipa, na fase final decisiva do campeonato estava sempre "lesionado", chegou a recusar-se a jogar em casa com o Barcelos inventando lesões. Assim não merece muita consideração.

P.S- Ainda sobre o Lisboa de facto esteve no balneário a chorar (não 3 horas mas algum tempo) o que para quem já tinha sido 10 vezes campeão dá a ideia do que era e a mistica que tinha, mas o mais curioso foi a entrevista á RTP que deu nos corredores do balneário no final do jogo. Ainda antes de qualquer pergunta teve esta tirada: "Já fui campeão mais de 10 vezes e nunca me entrevistaram assim depois de ganhar!" O reporter respondeu "esta bem mas assim é que é diferente", Lisboa sorriu e aceitou e disse "Não filmaram isto pois não?" o camara disse "Por acaso foi tudo filmado". Só o grande Lisboa e está tudo dito

Anónimo disse...

Pois qualquer dia tens a ASAE em casa por andares a fazer videos .Já agora informa ai se no video está os simbolos de Salazar"Amália Rodrigues e Eusébio.

Anónimo disse...

Podem pôr este vídeo e o outro deste jogo que está no blog também outra vez online para fazer download? Os links estão em baixo, os ficheiros foram apagados.

Anónimo disse...

Lindo!
Estive lá!
Nunca o esquecerei!

Inacio Costa disse...

Sou um admirador de basket como podias me arrnajar esse dvd.

Meu mail é inacioscb@hotmail.com agredecia um aresposta.

Abraço

Alexandre disse...

Lindo,espetacular,unico,mitico.Mesmo não sendo um aficionado do basket,esta equipa não deixava nenhum benfiquista indiferente.Que saudades do ambiente do velho pavilhão por baixo do antigo terceiro anel.Lisboa,Mike,Jean Jaques,Guimarães,Pedro Miguel,Vieira,Seixas,Steve,e muitos outros construíram uma hegemonia difícil de igualar.Que orgulho em termos tido o dream team do basket ao serviço do nosso clube.