21 de fevereiro de 2007

Benfica-5 D. Kiev-0 de 1992





Download do video aqui.

Em dia de Liga dos Campeões, recordemos um dos nossos melhores jogos nessa competição.

Foi na época 91/92, a tal em que ultrapassámos o Arsenal na 2ª eliminatória (e o memorável jogo de Highbury tem de ser recordado neste blog um dia destes!) e nos apurámos para a fase de grupos da 1ª edição de sempre da Liga dos Campeões. E é de destacar que quem ficasse em 1º lugar no grupo, passava directamente à final.

Só que chegados à 5ª jornada, a coisa estava muito preta para nós: 0 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Em 3º lugar no grupo e a 4 pontos do 1º classificado, o dream team do Barcelona.

Contudo, no final deste jogo todas as esperanças reacenderam-se! O Barcelona foi perder a Praga com o Sparta local e o Benfica esmagou o D. Kiev por 5-0 (!) ficando assim com um goal-average equivalente ao do Barcelona!

Mas infelizmente perdemos na última jornada em Camp Nou por 1-2 e falhámos assim a final (que foi vencida por este Barcelona), mas de qualquer maneira ficámos com dois jogos europeus para recordar por muitos anos: o do Arsenal e este!

12 Comentários:

Mr. Shankly disse...

A este não fui, alías se bem me lembro estavam umas duas mil pessoas no estádio!
Mas é curioso que ainda ontem me lembrei deste jogo: durante o resumo do PSV-Arsenal na Sport TV o comentador referiu que Koeman iria regressar a Londres, onde marcou o golo que deu ao Barça a sua única Liga dos campeões. E completou que na altura se tratava ainda da Taça dos Campeões Europeus (erradamente, pois foi a primeira edição da Liga).

D'Arcy disse...

Ui... eu estive lá a ver este jogo (aliás, julgo que ainda tenho o bilhete guardado). O estádio estava muito vazio, porque estava a cair uma chuvada torrencial e pouca gente acreditava na carreira do Benfica. Este 5-0 (com uma boa exibição do Yuran - jogador de quem eu ainda sinto saudades - contra a sua ex-equipa) relançou-nos na disputa pelo primeiro lugar, e passou a ser 'apenas' necessário ganhar em Camp Nou para irmos à final.

D'Arcy disse...

Resolvi ir dar uma vista de olhos aos meus 'arquivos', e encontrei mesmo o bilhete desse jogo. Reparem só no preço ;)

D'Arcy disse...

Já agora, e como se pode ver no bilhete, na altura a competição ainda se chamava Taça dos Clubes Campeões Europeus, ou Taça dos Campeões. Foi o primeiro ano em que se começou a disputar em moldes diferentes, mas foi posteriormente que passou a ter a designação de Champions League.

Urra Apre disse...

Acho que o Darcy tem razão dado que só na época seguinte entrariam em prática os novos moldes da competição e passava a chamar-se Liga dos Campeões.

http://pt.uefa.com/
competitions/ucl/history/season
=1991/intro.html

A wikipedia vale o que vale mas sempre dá uma ajuda

http://en.wikipedia.org/wiki/
UEFA_Champions_League_1992-93



PS - 800 parrecos, D'Arcy? Xiça. Isso era o que eu ganhava por mês. Ainda nos queixamos dos preços de hoje ;))

Urra Apre disse...

Curiosamente na época seguinte já como Liga dos Campeões foi o Marselha quem a ganhou mas ensombrado peloa famoso episódio de corrupção "liderada" pelo Tapie. Algo que me traz à memória a LC do Mourinho no fcp, e a maneira quase a papel químico como a conseguiu, utilizando o mesmo estratagema cá no nosso campeonato.

http://pt.uefa.com/
competitions/ucl/history/
season=1992/intro.html

PS- Só há uma coisa que não me lembro. O Marselha manteve o titulo de Campeão Europeu ou tb lhe foi retirado?

D'Arcy disse...

Pelo que sei foi-lhes retirado o título francês, mas o europeu manteve-se. Eles continuam a figurar na lista de vencedores.

Ganhavas 800 paus por mês em 1992? O que é que andavas a fazer? A trabalhar na bancada do pai do Quaresma? ;)

Urra Apre disse...

LOLOL, figura de estilo apenas para mostrar indignação pelo preço dos bilhetes nessa altura mesmo que para um jogo europeu. Não sei se a chuva teria sido a única desculpa para tão pouco público.

D'Arcy disse...

Durante o jogo acho que até nem choveu muito, mas esperava-se que sim. E quanto ao preço, se não me engano as quotas do Benfica na altura eram capazes de ser até mais do que os 800 paus :)

Anónimo disse...

podia pôr o jogo do benfica com o ajax quando este apanhou 5-1 do benfica em 22 de maio de 1980. não sei se foi um particular ou um jogo de alguma competição, a verdade é que o benfica venceu em casa do adversário. seja o meu pedido atendido ou não, dou-lhe já os parabéns pelo fantástico trabalho que tem feito

Bakero disse...

anonymous, não tenho esse jogo...

Anónimo disse...

este jogo passou na rtp memoria também.. nesta epoca, ja a competição se encontrava em fase de testes, eliminatorias e duas poules que ditavam os finalistas..no ano seguinte por exemplo, o porto ficou em segundo e pode jogar a meia final..mas com o primeiro do outro grupo e no campo deste...apanhou 3-0 mas diga-se foi uma bela treta de competição