9 de março de 2007

A final da TCE de 1963





Download do video aqui.

Depois das finais de 1961 e 1962, o Benfica chegou em 1963 à sua 3ª final da Taça dos Campeões Europeus consecutiva! Desta vez para defrontar o AC Milan, no estádio de Wembley.

O Benfica, fruto do estatuto conquistado nas anteriores finais, era considerado o favorito, e até determinada altura tudo indicava que ia lançadíssimo para o tri.

Mas Coluna lesionou-se já na 2ª parte, o Benfica ficou reduzido a 10 (pois na altura não haviam substituições) e sem o seu capitão e patrão do meio-campo, nunca mais se encontrou. E os italianos, sempre italianos, marcaram 2 golos em contra-ataque e acabaram por ficar com a Taça.


Os próximos videos irão recordar as restantes finais europeias do Benfica, com excepção de duas: a final da Taça UEFA de 1983, e a final de Viena com o AC Milan em 1990. Pela simples razão que não tenho resumos delas :-(. Mas as finais de 65, 68 e 88 vão estar neste blog "como se tivessem acontecido ontem".

Ps: Dado que isto se trata de gravações da RTP dos anos 60; e dado que foram retiradas de um programa que a RTP deu na noite anterior à final de 1990 com o Milan, em que fez a antevisão da final e uma retrospectiva das finais europeias do clube, portanto imagens retiradas de uma cassete VHS com algo gravado há 17 anos, têm que dar o devido desconto relativamente à qualidade de imagem...

2 Comentários:

Anónimo disse...

Que grande video!

Muito Muito Muito obrigado!

Abraços

Pedro Gabriel disse...

Apenas tinha a final de 61 e 62. Finalmente vou ter praticamente todas as finais do nosso grande clube.
E sendo assim não há pedir desculpas pela qualidade ;) Excelente trabalho!