5 de novembro de 2007

Hóquei: Benfica-7 FCPorto-4 de 2001





Download do video aqui.

A internet realmente é um mundo fabuloso. E para alguém como eu, que faz colecção de material, é claramente uma porta que se abre para arranjar mil e um contactos e assim conseguir ir aumentando o objecto do nosso vício de forma quase exponencial!

Através de umas trocas (novamente relembro, vão dando uma vista de olhos à minha lista porque estou sempre a arranjar coisas novas), consegui arranjar mais uns quantos jogos memoráveis da nossa grande equipa de hóquei de há uns 6, 7 anos atrás.

E este foi um jogo a que tive a honra e o orgulho de ver ao vivo, e acho sinceramente que o ambiente neste jogo bateu tudo! Lembro-me de ser míudo e ficar completamente abismado com o excelente ambiente que havia no velhinho pavilhão durante o reinado de Carlos Lisboa & cia. Mas algo como isto? Nunca, nem antes nem depois. Pelo menos, pela minha própria experiência...


Esta partida foi para a fase de grupos da Liga dos Campeões (tenho ideia disto ser uma 2ª fase, mas não tenho a certeza...), e tratava-se da última jornada. E a coisa processava-se assim:

Se o Benfica vencesse avançava para a final-four.
Se o FCPorto vencesse ou empatasse, seguiria em frente.

Mas o que podiam fazer os pobres jogadores andrades perante uma equipa e um pavilhão na máxima força? Ainda deram alguma luta no início, mas rapidamente foram engolidos por Panchito & cia. E sou obrigado a destacar novamente o argentino, porque...simplesmente tem de ser! O homem era um craque e dava shows deliciosos. Basta ver o famoso golo que marcou nesta partida em que fintou practicamente toda a equipa do FCPorto aos ziguezagues, até meter a bola dentro da baliza! Aquilo é arte, é magia em movimento!

Talvez estejam recordados que na final-four o Benfica defrontou o Liceo da Coruña nas meias-finais e foi eliminado. Podem ver esse jogo todo aqui.

Ps: Daqui a uns tempos virá outra goleada que o FCPorto sofreu no pavilhão da Luz :-). Coitados, apesar de terem sido sempre campeões neste período (culpa do curto plantel que tinhamos, da boa equipa que eles tinham e já agora, daquela coisinha chamada sistema), quando havia oportunidade de se medir a capacidade das 2 equipas, estes jogos comprovavam bem "who's the boss".

11 Comentários:

Anónimo disse...

Mais um grande jogo, mais uma grande vitoria, num ambiente unico...

Na final-four, se me recordo bem, tivemos problemas de lesões, e os Espanhois fartaram-se de dar porrada no Panchito...

PS: Assisti a vários jogos nos pavilhões, de modalidades diferentes. No pavilhão nº2, aquele com o ambiente mais espetacular foi um jogo para Taça dos Campeões Europeus de Basket, contra o Panatinaikos, do 'Deus Grego' Nico Gallis, Yannakis, Volkov, e Vrankovic, etc., acabamos por perder o jogo, mas tivemos quase sempre à frente, e só uma lesão do Carlos Lisboa, a poucos minutos do fim, nos conseguiu derrotar, nunca houve tanta gente dentro do pavilhão...!!!
É injusto, não referir, que já houve grandes jogos nos novos pavilhões, e creio que o maior de todos, é sem duvida a final da UEFA Cup de Futsal, contra o Boomerang, inesquecivel...

arrebumbas disse...

Amigos,

Roubaram-nos um penalty em Paços!
Vão a: http://www.youtube.com/watch?v=s...h? v=scvDTDTIoSk

Em relação a este jogo... Que loucura. É com saudade que recordo esta grande vitória.

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!
Morte aos Andrades!

Anónimo disse...

Arrebumbas, existe outra jogada , que fiquei com a impressão que havia penalty sobre o Cardozo, foi na sequência do livre, em que o Cebola levou com um pontapé na cabeça. O livre foi marcado de forma directa, a bola bateu na barreira, mas o Cardozo acabou no chão, e como é evidente não houve repetições...!!!

Anónimo disse...

esta equipa de hoquei era fantastica...tivessemos um banco á altura do 5 inicial e era a melhor de sempre!! foi pena nao ganharmos o campeonato ou a champions.. o MAGICO PANCHITO foi o melhor jogador de hoquei k vi,de longe o melhor do mundo. é um atentado ter desistido de continuar a jogar!! P.S:força benfica pa final de glasgow!!!!!

Anónimo disse...

bakero, e não é possível arranjares o vídeo do jogo de hoquei mais emocionante que vi ate hoje o BENFICA 8 - Barcelona 1 de 94/95, depois de termos perdido 5-0 na Catalunha e numa ano, em que perdemos a final como o Igualada?

Pedro Neto disse...

E esta vergonha, Bakero?

Assim, não vale a pena gostar de hóquei. Não vale a pena...

PS: Fico à espera do link para download. :)

Anónimo disse...

quando vejo estas imagen so me da vontade de chorar, é lindo ver o pavilhao com aquele ambiente,,,grande Panchito

Pedro Neto disse...

O golo do Panchito, que faz o 4-2, é um hino ao hóquei em patins.

Isto era uma equipa à Benfica. Saudades do Fortunato, do Zé Carlos e do Luís Ferreira.

PS: O que é feito da Cláudia Lopes da RTP, que fazia a cobertura do Desporto? Nunca mais a vi.

PPS: O Pedro Alves era um jogador enorme.

D'Arcy disse...

Estive neste jogo. Foi um ambiente incrível, o público não se calou do princípio ao fim do jogo. No início os Diabos andaram a distribuir apitos para fazermos barulho, mas aquilo era feito de plástico barato e não apitava nada.

gaivota disse...

indicaram-me este site num mail,
hóquei!, tinha que espreitar...
e dou logo com glórias de hoje!
sem comentários demasiados, já nem são necessários, mas tenho mesmo que dizer,
o PANCHITO é mágico!nasceu com ele toda aquela magia de patinar, da forma como o faz, de jogar, porque é único, é especial, é uma paixão!
falo assim com conhecimento de causa, com muita admiração e carinho por ele, como homem vulgar e não pela vedeta que é!
como privei com ele e família desde o 1º dia em Portugal, sinto todo o dever e direito de manifestar o meu orgulho em sermos amigos...
jogos inesquecíveis, momentos e histórias sempre presentes!
cada golo do Pancho era um hino ao hóquei em patins!
mas ele está VIVO e bem!para ele, um beijo enorme com todo o carinho

Anónimo disse...

E hoje levaram nos cornos =)

FCP!