25 de maio de 2014

V. Setúbal-2 Benfica-6 de 2003




Download do video aqui.


Depois de um jogo de 1983, avancemos 20 anos até 2003. Muitos ainda devem ter este jogo na memória, mas vale a pena dar um enquadramento histórico: o Benfica estava a dar os primeiros passos para sair do tremendo buraco em que se tinha enfiado no final da década de 90, inícios de 2000 e revelava nesta época de 2002/2003 uma qualidade e consistência que há muitos anos não se via de águia ao peito. Depois de um início tremido que valeu o despedimento a Jesualdo Ferreira, a entrada de Camacho elevou a equipa a um nível mais consentâneo com a qualidade dos seus jogadores (recorde-se que havia Miguel, Petit, Tiago, Simão, Nuno Gomes, etc.) e o Benfica passou a jogar um futebol vertigisinoso, com o espírito da típica fúria espanhola que umas vezes corria bem, outras nem tanto.
 
E este jogo terá sido o maior exemplo dessa forma de jogar. Estávamos na 23ª jornada de um campeonato dominado pelo FCPorto de Mourinho, mas com o Benfica no 2º lugar e ainda a sonhar ao de leve com o título. Embora nesta altura, o mais importante era, como eu já referi, voltarmos a ter um Benfica competitivo, um Benfica que depois de um 6º lugar e um 4º lugar, fazia nesta época um 2º lugar com uma pontuação final igual à do Sporting campeão em 01/02. Uma evolução que renderia uma Taça de Portugal no ano seguinte e o campeonato em 2005....
 
O V. Setúbal entrou a matar e aos 20 minutos já vencia por 2-0. Mas aos poucos o Benfica foi recuperando e o golo de livre do Simão mesmo a acabar a 1ª parte foi providencial. Na 2ª parte o V. Setúbal, treinado pelo actual director desportivo do Mónaco (há tipos com grandes empresários...), essa figura que conseguiu descer duas equipas à 2ª divisão no mesmo ano, caiu e o Benfica foi Benfica. Arrebatador, vibrante, insaciável! Golos atrás de golos, com Simão a chegar a um hat-trick e Sokota a regressar aos golos após uma lesão grave que o tinha afastado dos relvados mais de um ano.
 
Ps: Tem sido um regresso em grande do blog (a página no Facebook já tem quase 500 seguidores), mas mais uma vez peço: façam publicidade ao blog, porque muitos que visitavam este espaço certamente ainda não fazem ideia de que voltou ao activo, e claro que isto tem mais piada com a participação de muitos. Obrigado!

12 Comentários:

Anónimo disse...

posso dizer que durante este jogo tinha uma moça bem jeitosa a, digamos, chegar-se a mim. obviamente que, perante tal espectáculo na tv, nem quis saber dessas questões mundanas.

este jogo quase me curou o trauma dos 5-2 lá em 93-94.

Bakero disse...

Lool

andré raposo disse...

Bem vindo de volta !

Gus disse...

Grande regresso! Muitas vezes nos últimos anos recorri a este blog para afogar as mágoas de pesadas e traumatizantes derrotas.

BENFIIIIICA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vincent Vega disse...

Benvindo de volta Bakero. :)

Daniel Vilela disse...

Bem vindo de volta... Tenho alguns resumos dos anos 80. Tens aqui o meu mail danielvilela1995@gmail.com.

Daniel Vilela disse...

Bem vindo de volta. Tenho alguns resumos e jogos do Benfica... No fim de semana contacto-te :)

Unknown disse...

"(recorde-se que havia Miguel, Petit, Tiago, Simão, Nuno Gomes, etc.)"

E o resto de botas da tropa? :D

José Miguel disse...

Que memórias... Lembro-me deste jogo como se fosse hoje estava eu a festejar o aniversario de um grande amigo a comer uma bela francesinha no meio de mais de 15 portistas, fui o único a sorrir no fim desta noite.. E o aniversariante claro!

Grande Bakero, muito obrigado por isto e pelo regresso. Fazes muita falta á blogosfera sem duvida nenhuma!

Zé Maria disse...

Tenho saudades desses tempos. O que é estranho, pois como benfiquista o que me era devido dizer seria "não tenho saudades nenhumas desses tempos". Mas um adepto não se faz só nos bons momentos. Tal como muitos dirão "eu vi o Eusébio jogar" ou "eu vi o Benfica campeão europeu", eu posso-me orgulhar de ter visto o Benfica bater no fundo e, mesmo assim, se ter reerguido.

Foi uma travessia longa cujo princípio do fim terá começado com o Camacho. Foi nessa altura que, apesar da enorme escassez, lá conseguimos finalmente montar um onze competitivo que praticava um futebol de ataque, atractivo. Se não fomos campeões na altura foi por um simples azar: o adversário que o Camacho teve pela frente foi nada menos do que o Mourinho.

Lembro-me bem deste jogo com Vitoria, é uma mostra fiel do que era o nosso futebol daquele tempo. Tenho pena que não tenhamos ido mais longe, mas nem tudo é mau: foi nessa altura que regressámos às conquistas, com a Taça ganha ao Porto campeão europeu.

PS: Um bem haja pelo regresso, já estava a fazer falta!

Rafael Ortega disse...

O Porto campeão desses anos, é bom não esquecer, teve vários jogos com resultados "fruteiramente assegurados". Jogando limpo teria ganho? Talvez. Com tanta facilidade? Duvido.

Ao ver este resumo vejo que os sucessivos adiamentos de um Benfica mais português, e as contratações milionárias que não rendem não são uma inevitabilidade.

Jogadores da qualidade de Miguel, Tiago, Ricardo Rocha ou Petit teriam lugar no plantel actual (provavelmente os dois últimos no banco). Jogadores baratos, comprados em Portugal (E.Amadora, Braga, Boavista).
Há alguém que quer ganhar dinheiro hoje em dia, através de métodos menos claros.

chilisebas disse...

vi todos os posts antigos do blog e na altura fiquei muito triste este ter sido desativado. quase tanto como fico agora contete de o ver a reerguer-se. viva o Sport Lisboa e Benfica!