5 de junho de 2014

Marselha-2 Benfica-1 de 1990




Download do video aqui.

Como tinha referido no último video, vamos reviver a campanha europeia de 89/90. Eu sei que a ferida da final com o Sevilha ainda está um pouco aberta, e esta caminhada redundou em mais uma final europeia perdida, mas vale a pena ver este video e os próximos porque são momentos muito altos e históricos do nosso clube (e só um enorme clube consegue ter 10 finais europeias).

Depois da primeira passagem de sucesso de Eriksson pelo nosso clube em 82/83 e 83/84, 5 anos depois o sueco regressou para mais 3 anos de grande nível e esta temporada era a primeira dessas três. No campeonato o Benfica ficou em 2º lugar, fruto de alguma irregularidade, mas também vítima de um dos campeonatos mais polémicos de sempre do futebol português. Não sei se repararam, mas a RTP Memória andou a dar todos os domingos os "Domingo Desportivo" dessa temporada e quase não houve jornada sem erros gravíssimos de arbitragem, com um beneficiário usual que não preciso de estar a dizer o nome.

Já a nível europeu, foi das mais brilhantes participações do Benfica, também ao nível dos números: até à final, 8 jogos disputados, com 7 vitórias e um score de 22 golos marcados e 3 sofridos! Caíram Derry City (2-1 fora e 4-0 em casa), Honved (2-0 fora e 7-0 em casa) e Dniepr (1-0 em casa e 3-0 fora), até chegar este Marselha nas 1/2 finais.

E este Marselha seria o equivalente ao PSG dos dias de hoje. Um clube rico, carregado de vedetas e com uma equipa fortíssima que no ano seguinte chegaria à final e 3 anos depois seria campeão europeu (embora também com alguma suspeita de corrupção à mistura, como bem sabemos).

Esta 1ª mão no Velódrome foi o que se vê no video: um jogo muito aberto, com o Benfica a ter que se dar por feliz com o resultado pela diferença mínima. A 2ª parte então foi um verdadeiro massacre da parte dos franceses!! (Há quem diga que eles só podiam estar dopados. Estariam?)
 
Mas pronto, fica dado o aperitivo...porque o próximo video será a 2ª mão, onde aconteceu aquela mão de Deus que todos sabemos :). Terão oportunidade de ver aí a emoção do Gabriel Alves a comentar o jogo em directo, a festa no final do jogo por parte de jogadores e Inferno da Luz, bem como a festa que se viveu pelas ruas de Lisboa com o acesso à final de Viena.
 
Ps: Já há alguns aninhos atrás (2007, como o tempo voa!) tinha sido colocado neste blog um resumo deste jogo, mas com a locução do lado de lá: podem ver aqui como os franceses viveram o jogo.  

3 Comentários:

Anónimo disse...

Onde é que está o golo do Vata marcado com a mao??????

Bakero disse...

Isso foi no jogo da 2ª mão, é no próximo video...

FranciscoB disse...

Seu Lima - um ganda cromo, mas verdadeiramente um goleador - s/ este golo não teríamos ido à final...

Qd chegou a Portugal perguntaram-lhe - Quais são as suas características?

Seu Lima - Quêa?

As suas caracteristicas, qd joga...

Seu Lima - Não tem característica. Sou jogadô goleadô...