4 de fevereiro de 2007

FCPorto-0 Benfica-2 de 1991





Download do video aqui

Um dos mais fantásticos jogos de toda a História do Sport Lisboa e Benfica!

A 5 jornadas do fim do campeonato 90/91, o Benfica deslocava-se às Antas no 1º lugar, mas com apenas 1 ponto de avanço sobre o 2º classificado, nada mais nada menos que o FCPorto!

Mas, resistindo a todas as intimidações (desde balneário impestado, obrigando a equipa a equipar-se no balneário; autocarro do Benfica apedrejado; passando por acusações patéticas, como a do árbitro ter feito a viagem para o Porto com a equipa do Benfica; de tudo valeu!), a equipa foi ciníca, matreira e despachou o jogo e o campeonato com dois golos nos últimos 5 minutos, ambos por César Brito, ele que tinha entrado segundos antes de marcar o 1º golo!

No regresso a Lisboa, a equipa era vitoriada por milhares e César Brito via o seu contracto renovado por três anos.



Ave César!

Agradecimento: Urra...Apre

25 Comentários:

HuGuiTu disse...

Grande tarde de Domingo! Lembro-me que tinha ido passar o fim de semana a Beja e o meu falecido pai (Ferrenho benfiquista) aproveitou a hora de jogo para regressarmos a Sines. Na altura dos golos havia muitos carros em andamento, quando não foi o meu espanto a quantidade de bandeiras que começaram a ser desfraldadas por todos os veiculos. A viagem entre Grandôla e Sines parecia um casamento... foi até as bozinas darem o berro!!

Gein disse...

Carlos Brito? :D

Boa ideia, apontei.

RedStar1982 disse...

...grande momento!!!

...gostava de saber quantos milhares de benfiquistas estavam no estadio!!!

...abraço REDSTAR1982

Anónimo disse...

carlos brito ya lol

bakero, nao dá para pôr aí um link para sacar o video tb?

abraço

Anónimo disse...

Carlos Brito? O bronco do comentador era do Porto...

Pedro Neto disse...

É o Zé Nicolau Melo, que aziado...

Ganda "pantufada" do Paulo Madeira, penalty vergonhoso não assinalado sobre o Pacheco...

Renato Rolão disse...

Arranja se puderes meter cá, o video da festa de 1988/89 achoeu, em que se vê o miguel veloso, equipado à benfica no colo do pai...talvez a unica festa que vai ter do género...hihi

Bakero disse...

Lool, ok, daqui a uns dias coloco cá esse video...

zugans disse...

era novo mas lembro que na altura nao havia muita fé para esse jogo por todo o cenário de terror montado nessa semana e no dia do jogo. Para além das historias do balneário, lembro também que o Artur Jorge 10 min antes do jogo começar mandar regar o relvado no corredor esquerdo do ataque do Benfica, onde o Pacheco escorregou a 1ª parte toda...ca se fazem, cá se pagam!

Joao disse...

Jogo espectacular em que o grande Erickson provou que era o melhor treinador em Portugal. Este foi o último verdadeiro ano de glória do Benfica porque os campeonatos seguintes, embora nos tenham dado muito prazer, não foram ganhos com a classe a que o Benfica nos habituou.

Anónimo disse...

gostava de ver o migurl veloso vestidinho de vermelho...
é mais um melancia ...hihihi

joao_mgv disse...

malta o ultimo comentario foi meu desclpem mas meti anonimo,,,

Pedro disse...

Lembro-me como se fosse ontem de ouvir este jogo pelo rádio e saltar com o meu irmão que nem doidos pela casa fora, a por a aprelhagem no máximo, a festejar estes dois golos.
Q sofrimento!!!
LINDO LINDO LINDO

João disse...

Lembro-me perfeitamente de ouvir este jogo na rádio com o meu pai. Foi uma das tardes de Domingo mais felizes que tive!

Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabens aos autores do blog pela seu bom gosto fazendo-nos reviver momento únicos do nosso glorioso o maior e melhor clube do Mundo.
Quanto ao jogo convem referir como o nosso futebol estava na altura. Era sem duvida o auge do Apito Dourado, com os Andrades a controlarem tudo e todos. Tinhamos um grande equipa com o Ricardo, Thern, Paulo Sousa, Paneira, Pacheco, Rui Águas, Magnunsson, Valdo, etc e de facto só a classe destes grandes jogadores poderia ser campeã contra tudo e todos. O campeonato foi muito equilibrado como sempre nos ultimos anos entre Benfica e Porto. Conseguimos a meio uma pequena vantagem 4/5 pontos mas uns empates inesperados fez reduzir para 1 ponto nas ultimas 5 jornadas. Era o jogo decisivo pois quem ganhasse ficaria com as portas abertas para o titulo. O curioso foi que na 4ª Feira anterior já tinhamos ido ás Antas para a taça e perdido 2-1 com o 1º golo do Domingos em claro fora-de-jogo (estavamos a ganhar) e com expulsão de um jogador (creio que o Jose Carlos) enfim o costume. Depois no Domingo veio esta maravilha apesar do clima de terror montado, com agressões ao arbitro Carlos Valente, aos nossos dirigentes que se tiveram que esconder numa ambulância (com o famoso guarda Abel em acção), ao nosso autocarro, com os jogadores a equiparem-se no corredor de acesso ao relvado, enfim com tudo o que se sabe, mas nem assim (ainda com um penalti incrivel não assinalado sobre o Pacheco) conseguiram impedir esta exibição de gala, no dia da glória do Cesar Brito (Carlos Brito para esse mitico Andrade José Nicolau de Melo).

P.S- Claro que não vi o jogo (era ás 3 da tarde belos tempos), mas ouvi na minha rua o relato numa garagem que havia de pneus. Curiosamente os Lagartos estavam todos com o Porto e o festejos dos golos do Cesar Brito pareciam que era o clube do Campo Grande a perder, enfim também o costume.

P.S 2 - Na semana seguinte fui á Luz (a abarrotar) para o jogo com os Lagartos onde jogamos mal (sem lateral esquerdo foi o Paulo Sousa a fazer o lugar) e empatamos no ultimo minuto pelo profeta (Isaias).
Por fim nunca esquecerei o titulo d´"A Bola" no dia seguinte: " Avé Cesar"

O GLORIOSO

Anónimo disse...

um jogo simplesmente memorável do benfica perante o pivete das antas
vitória mais que merecida da melhor equipa com os melhores jogadores avé césar brito e não carlos morte aos porcos e espero dizer pra semana obrigado chelsea

Anónimo disse...

aquilo é o júlio magalhães e falava daquela maneira ah ah boa voz

Anónimo disse...

Realmente foi um grande jogo e como se diz foi um jogo ah benfica!!!
De resto o clima de terror k nos propurcionaram nao chegou para a classe dos nossos jogadores, ja para nao falar da cobardia dos adeptos portistas mas mesmo assim lah estavamos contra tudo e todos. Mas realmente akela capa de abola no dia seguinte foi de mais "AVÉ CESAR"

droff disse...

Ave César.

Mas quem é este tóino que lhe chama "Carlos" Brito??

Grande Valdo, aquele passe fez o golo... Agora no Olivais e Moscavide... que voltas...

droff disse...

boa, droff...

já li os outros comentários... Julio Magalhaes, o mesmo que faz vida na TVI desde meados de 90s?

Que podridao.

Anónimo disse...

isto sim e um comentador.
fogo ele deve ser adepto do porto ou entao estava com medo de levar nos cornos nas antas.
enfim..
por fim quero dar os parabens a quem fez este blog simplesmente fantastico

macnet disse...

a podridão e o ódio aos benfiquista no seu melhor! que nojo alguns portistas! a escumalha do futebol (esses alguns)!!

arrebumbas?! disse...

Pessoal, só para rectificar. Este bandido deste Andrade que comentou o jogo é um gajo chamado Costa Monteiro que na altura usava bigode e só fazia as suas reportagens referentes a este clube ranhoso.

Saudações Gloriosas
Benfica sempre, mesmo depois da morte!

Anónimo disse...

é daqueles jogos épicos porque não havia cenário pior...aqueles tripas espumavam raiva por todos os poros - foi nos tempos em que a coisa andava feia, era o 25 de abril do futebol português. o PC mentor da mentalidade anti-sul tinha criado anti corpos em todo o país, menos na terriola deles..e nesses anos, sempre que havia jogo abaixo do mondego havia porrada grossa com eles. Foi contra o Farense, foi com o Louletano (uma das maiores vergonhaças de sempre)saía sempre alguém com cabeça partida, eram dirigentes e adeptos...
Felizmente as coisas acalmaram muito. hoje o porto até tem adeptos civilizados e em lisboa até já tem meia duzia de simpatizantes.
mas quanto ao jogo, o Benfica tinha um pontinho de vantagem. no jogo da taça tinha sido roubado ate ao tutano - o paulo sousa tinha sido lesionado propositadamente por um jogador azul...rui àguas tinha sido o grande destabilizador no jogo da taça (pôs nos a ganhar) e esqueceram-se que no banco havia ave césar para resolver.

Anónimo disse...

E pá eu fui lá de comboio, ver este jogo fabuloso, no final todos dentro do comboio a sermos apedrejados por gajos do FCP, há um maluco benfiquista que sai do comboio com o cano a gritar "ganhamos o jogo e estamos a levar pedrada vamos lá" eramos ás centenas a correr com eles, foi lindo.