18 de março de 2007

A final da TCE de 1988





Download do video aqui.

Extra: O 2-0 ao Steaua de Bucareste.

Depois da final de 68, o Benfica levou 20 anos a chegar a nova final da Taça dos Campeões Europeus (embora pelo meio, em 1983, tenha chegado à final da Taça UEFA).

O percurso até à final não se pode dizer que tenha sido muito espinhoso: Partizani Tirana, AGF Aarhus, Anderlecht e Steaua de Bucareste. Contudo, na memória ficará para sempre o jogo da 2ª mão com os romenos do Steaua (uma das melhores equipas da europa na altura, tendo George Hagi como principal figura de cartaz. Basta ver que 2 anos antes tinham sido campeões europeus e que no ano seguinte chegariam novamente à final da TCE). Com mais de 120.000 na Luz, o Benfica venceu por 2-0, golos de Rui Águas e pôde festejar assim o apuramento para a final. No video-extra podem ver esses golos...

A final foi com o PSV Eindhoven, que contava nas suas fileiras com vários jogadores pertencentes à selecção holandesa que meses depois desta final se iria sagrar campeã da Europa. Nada mais, nada menos que a famosa laranja mecânica.

E se o Benfica entrava em campo sem a sua principal figura de então (Diamantino), tudo piorou quando aos 10 minutos da 2ª parte, Rui Águas também se lesionou. Na frente de ataque o Benfica ficou limitado ao talento e força de Magnusson e pouco mais.

E depois houve aquele caricato espectáculo das chuteiras a saltarem constantemente dos pés dos jogadores encarnados, devido à fraca aderência de umas meias a serem estreadas pela 1ª vez.

Tudo isto resultou num jogo muito fechado, táctico, chato e com muito poucas oportunidades de golo. Por isso só nos penaltys a contenda foi resolvida. Na 1ª série de 5 todos marcaram, mas depois os holandeses facturaram e Veloso falhou. Ou melhor, Van Breukelen defendeu.

Infelizmente era mais uma final perdida, e a maldição de Bella Guttman a perdurar.


Como disse no início desta série de retrospectivas sobre as finais europeias do clube, teria que deixar as finais de 83 e 90 de fora, por não possuir resumos dessas finais.
Contudo, aqui ficam pequenos videos sobre essas finais:

. 1ª mão da final da Taça UEFA 82/83 (Anderlecht-1 Benfica-0)
. 2ª mão da final da Taça UEFA 82/83 (Benfica-1 Anderlecht-1)
. Final da Taça dos Campeões Europeus 89/90 (AC Milan-1 Benfica-0)

Espero ardentemente que daqui a 2 meses possamos juntar mais uma final europeia ao nosso palmarés. Trazendo o caneco para Lisboa, de preferência :-)

12 Comentários:

RuiCosta_10 disse...

EXCELENTE Bakero,

Uma pena a imagem estar um pouco clara de mais e dificulta um bocado a percepção, mas mesmo assim está muito bom!

Obrigado, FORÇA BENFICA!

Bakero disse...

gwaihir, isto foi retirado de uma cassete com quase 20 anos, por isso a qualidade não é das melhores, de facto.

Mas é o que se arranja :-)

HuGuiTu disse...

Recuso-me a ver este video. Lembro-me que tinha 11 anos e cá em casa todos falavam que desta é que ia ser. Foi a primeira e unica vez que chorei BABA E RANHO por uma derrota do BENFICA.

Anónimo disse...

Meus irmãos mais cedo ou mais tarde a maldiçao de Bella Gutman caíra. O Gloriosso sempre foi o MAIOR e o MELHOR DO Mundo. A Mística do Benfica renasceu das cinzas, tal e qual como o voo sagrado da fenix. O pesadelo terminou e agora outros cem anos de glóias,de vitórias e de alegrias aguardam a nossa família.
Pelos campos a vibrar..........São papoilas saltitantes.

Vivó o Barbas,o Máximo, o Toni, o Euséio.......... e todos aqueles que jogaram, vibraram, choraram, sentiram e vivem o BENFICA.

Anónimo disse...

Foi um dia para mim sempre inesquecivel. Tinha estado na Luz em 83 na final da Uefa com o Anderlech, mas esta era a final da Taça dos Campeões, portanto muito mais importante.
Na meia final estive com 120 mil a vibrar com os golos do Rui Aguas (não saibam mas no fim do jogo ele e o Dito foram jantar com um representante Andrade e logo aí acordaram a transferência vergonhosa) e lembro-me no dia da final estar sempre a pensar no que iria acontecer, enfim a ansiedade de 1 grande final.
Tinhamos uma equipa para o fraco, como o Toni dizia "fomos armados com espingardas Mauser, contra metrelhadoras G3", com uma boa defesa (Mozer a comandar até o Dito parecia bom jogador), um meio campo trabalhador (com o Elzo e o Sheu) e um ataque razoavel (Magunsson o Aguas). Mas o grande golpe foi a lesão do Maestro da equipa o Dimantino com o Guimarães 4 dias antes (ainda o Toni nunca explicou porquê esteve 1 mês a poupar os jogadores que deu ficarmos a 15 pontos dos Andrades, para no jogo antes da final pôr a equipa titular deu no que deu). Não podemos dizer que com o Dimantino ganhavamos, mas de certeza tinhamos mais hipoteses até porque o PSV (que eliminou só o Real Madrid) respeitou muito a nossa equipa e não forçou muito o ataque.
Depois perdemos no penaltis com o grande Veloso (um dos melhores em campo) a falhar, foi pena mas honestamente era caricato o Campeão Europeu ter jogadores como o Chiquinho Carlos, o Wando, o Hadjry, o Tueba, o Tó Portela, etc, etc...

P.S- 2 notas: 1 das botas que caíam dos jogadores, falou-se que era por causa das meias novas, mas sinceramente foi mas é amadorismo a mais, outra uma confissão do malogrado Bento que foi suplente e o Toni pensou nele entrar para o penaltis. Recusou por respeito ao Silvino mas foi para atrás da baliza ajudar. Advinhou 4 dos 6 penaltis mas o Silvino nervoso não lhe deu ouvidos a não acertou 1 lado sequer, ou seja com Bento nos penaltis tinhamos 3 taças dos Campeões na Vitrina da Luz.

O GLORIOSO

Anónimo disse...

Queria só utilizar este espaço para propor uma coisa. o benfica tem um estádio magnífico, uns adeptos incansáveis, mas acho que falta um pouco de criatividade na organização da festa nas bancadas. Não sei se viram o último barça-real e o mosaico com cartolinas ou lá o que era aquilo que fizeram. é já uma das imagens de marca do camp nou, mas não é o único, já vi o mesmo no allianz arena, no do ajax, no do real, do milan, até do porto... Pá, aquilo dá um efeito fabuloso ao estádio e num estádio como o da luz deverá ficar "um mundo"... o máximo que se vê são os nn que fazem, mas é muito pouco, lindo era encher o estádio integralmente desses efeitos... Encham o site do benfica de mensagens a pedir mais criatividade e trabalho nesse aspecto, ajudem a fazer dos jogos na luz um espectáculo sem igual em portugal. Este tipo de coisas fascinam os mais novos e como seria fabuloso ver a luz decorada... Ninguém acha o mesmo que o eu ou estarei mesmo sozinho nesta questão?

Anónimo disse...

Fiz um favor a mim mesmo e desgravei esta final. Agora, à distancia de 19 anos, tenho que reconhecer que não jogamos futebol suficiente para ganharmos aquela TCE. O PSV foi um justo vencedor...chegamos ao cumulo de termos o Rui Aguas mais preocupado com a marcação ao Koeman (em qualquer parte do campo), por indicação do Toni, do que o fantástico defesa holandês, relativamente ao avançado português! Se ao menos lá tivesse estado o Diamante...

Anónimo disse...

Sinceramente esta final é daquelas coisas que fica na memória para toda a vida, fica aquele sentimento mas porque e se...se...
Nunca tinha visto um resumo tão alargado (fazia 5 anos nesse mes de maio)..desconhecia os melhores lances do psv e reconheço que afinal eles mereciam ter ganho, mas no decorrer do jogo.
O Benfica chegou a essa final com sorte - tinhamos uma equipa limitada..o psv tambem nao era por aí além, mas sempre tinha eliminado o real madrid..Absurdo a cena das botas..há quem diga que a culpa foi da adidas. o facto do diamantino nao ter jogado foi desvalorizado pelo toni, pois jogou o shéu que segurou mais o meio campo

já agora amigo bakero esse resumo é do pós-jogo? pela imagem deu para perceber que estava o toni e o eusebio em estudio. Terá sido no famoso "estadio nacional" ?(programa desportivo dos anos 80 que antecedeu o DD)

Anónimo disse...

nem tentou defender o traidor

Anónimo disse...

o benfica não era inferior ao psv teve o contra de aguas ter-se lesionado logo aos 10 minutos da 2 e as cenas das botas enfim

Anónimo disse...

muito obrigado bakero não te conheço mas pronto

Anónimo disse...

Um bom video que vos falta aqui é o do " Leverkusen 4 - 4 SL Benfica " .

Cumprimentos ;)