4 de março de 2007

Final do Mundial de juniores de 1991





Download do video aqui.

Este video é um pouco off-topic, na medida em que o objectivo do blog é recordar os grandes momentos do Benfica...

Mas tenho para aqui esta relíquia e acho que vão gostar de (re)ver o famoso jogo entre Portugal e Brasil para a final do Campeonato do Mundo de juniores que ocorreu em Portugal, no ano de 1991.

E quanto mais não seja, vale a pena ver o estádio da Luz a abarrotar, com mais de 120.000 adeptos (e eu era um deles :-) )! É (ou infelizmente era) uma visão fabulosa!!

E o nosso Rui Costa, ainda puto, a marcar o penalty decisivo, e o, apesar de tudo, também nosso João Pinto, a levantar a Taça.

Enfim, no fundo é um pedaço da História do nosso futebol que aqui fica...


Ps: É possível que no futuro sejam recordados outros jogos de Portugal, mas o Benfica tem a total prioridade, claro :-)...

10 Comentários:

Anónimo disse...

Repararam no peixe a chorar durante e no fim do hino? fantástico!! Exelente blog...tenho me deliciado com as grandes memorias que tenho revivido aqui. Deixo a minha sugestao para alguns jogos...se tiveres material é claro:

Benfica 2-0 steaua de bucareste

benfica 1-0 marselha (seria interessante rever também momentos da primeira mao...jogo que fomos massacrados e só perdemos 2-1)

benfica 2-1 parma

benfica 2-1 barcelona (jogo de apresentaçao 93/94)

porto 3-3 benfica

sporting 3-6 benfica

boavista 2-3 benfica (paulo sousa foi para a baliza)

benfica 5-2 boavista(final da taça 93)

benfica 0-0 porto (92/93...massacramos os tripeiros mas nao tivemos sorte)

sao algumas sugestoes...obrigado

Anónimo disse...

é interessante rever GIL , TONI e sobretudo CAO, o tal que há meia dúzia de anos pediu a nacionalidadade portuguesa(!), levando as intituições administrativas de Cabo Verde e Portugal a concluir que ele jogou esse mundial de sub-20 com uns 23 anos(ou mais!) e sem sequer ter a nacionalidade portuguesa...
Ainda bem que a FIFA nunca puniu Portugal e a FPF como devia ter punido!

Nuno Gonçalo disse...

Muitos parabéns tens um blogue fantástico . Esse pequenos tesouros que apresentas são demais !

HuGuiTu disse...

Lembro-me que foi com esse jogo que tive a certeza que era em Portugal que se jogava o melhor futebol na Europa. Tinha visto o Porto campeão europeu (86), o benfica em duas finais da Taça dos Campeões (88, 90)... e de repente uma final de juniores com o "nosso" estádio a abarrotar (91)!! Desde esses tempos que penso que David pode derrotar Golias.

Pedro disse...

Tb estive lá, bem ao lado do placard do Topo Norte...

Memorável

droff disse...

todo o ouro de uma geracao...

o Peixe foi o melhor jogador do mundial! andamos trocados

mago disse...

Há alguma razão para o vídeo encravar aos 02:53, ou isso só me acontece a mim? É que já ando para o ver há 3 dias e não há maneira hehe...

Bakero disse...

mago, a mim o video corre na boa até ao fim.

Experimenta vê-lo directamente pelo dailymotion:

http://www.dailymotion.com/MemoriaGloriosa/video/x1djno_final-do-mundial-de-juniores-de-199

Anónimo disse...

Mais umas imagens de deixar lágrima no canto do olho..
Diz a Fifa que lá estiveram 127 mil, a segunda maior assistência do mundo (a primeira foi a final do mundial de 50 no brasil). Imagino a temperatura lá dentro - noite quente de verão mais aquele calor humano.. Não tenho dúvidas que o estádio da luz ajudou muito à vitória..até porque para quem viu o jogo inteiro ou se recorda, nunca dominámos o brasil, penso que até fomos inferiores, mas o publico empurrou os jogadores, nao dava para perder..
por acaso não estive na final, mas tinha estado no jogo com a austrália (se arranjares o video tmb não se perde nada lol)com o mesmo ambiente
é daquelas coisas que nunca mais na vida se vêem, perfeito demais



ps: como já referiram, um video dos jogos das meias finais da tce era bem vindo. há varios videos dos jogos com o marselha (em frances) e os golos penso que ja todos viram mas gostava de ver a parte final em que o arbitro apita e se faz a festa

Anónimo disse...

estive lá! :D ao colo do meu papá com uma bandeira de portugal.

131000 nas bancadas - record do velhinho estadio da luz