2 de março de 2007

Leverkusen-4 Benfica-4 de 1994





Download do video aqui.

Extra: Os golos da 1ª mão (1-1).

Como prometido, cá está um dos mais fantásticos jogos de toda a História do nosso clube. Que jogo doido, que emoção!

Mas primeiro deixem-me enquadrar a partida: Época 93/94, jogo para a 2ª mão dos 1/4 de final da Taça das Taças. Na 1ª mão o Benfica tinha empatado com muito custo (como podem ver no video extra), e as perspectivas não eram muito animadoras para esta 2ª mão. Até porque este era um forte Bayer Leverkusen, com jogadores como Lupescu, Schuster, Paulo Sérgio ou Kirsten.

Só que o Benfica também tinha uma equipa fabulosa e o jogo foi o que foi. Sinceramente, nem tenho palavras para descrever esta partida...apenas me lembro de me sentir numa montanha russa em que passava(mos) do inferno ao paraíso e do paraíso ao inferno numa questão de minutos!

Felizmente o jogo acabou com a eliminatória a pender para o nosso lado e lá avançamos para as fatídicas meias-finais com o Parma.

Vá, agora deliciem-se com o video :-)

18 Comentários:

Tanque Silva disse...

Muito bom o blog . Esse jogo com o Leverkusen em casa 1-1 foi o primeiro jogo que vi do Benfica ao vivo . Empatamos ja passava da hora e ja tinha saido do estadio..

Mr. Shankly disse...

"montanha russa em que passava(mos) do inferno ao paraíso e do paraíso ao inferno numa questão de minutos!" - foi precisamente o que disse o Toni no fim do jogo!
Emocionante, na 1ª mão parecia tudo perdido e o Isaías lá nos safou. Na segunda foi o que foi...
O Abel Xavier levou um baile do Paulo Sérgio, mas devido ao golão que marcou ficou como um dos heróis do jogo.
Foi simplesmente espectacular!

Pedro Gabriel disse...

Curiosamente, o primeiro jogo que me lembro do Benfica foi o segundo jogo contra o Parma. Lembro-me que fiquei o resto da noite sem falar, completamente apático e não jantei nada.
Tinha 11 anos... :/

Anónimo disse...

Aí está o vídeo que durante anos eu procurei pela net e nunca o consegui ver, fica aqui uma nota de gratidão imensa aos autores deste belo blog.

Sobre o jogo só vou dizer 4 coisas,
- foi o jogo mais emocionante a que assisti
- duvido que muitos jogos em toda a história do futebol tenham sido ao mesmo tempo tão espectaculares e emocionantes
- este jogo foi um thriller ao estilo de Hitchcock mas com a emoção e suspense multiplicados por 100
- Tal como me sinto priveligiado por ter visto Bento jogar, também me sinto priveligiado por ter assistido a este jogo em directo!

SusumuBenfica disse...

Quem viu este jogo não esquece. Que emoção. Belo blog, belas lembranças!
Pena o jogo seguinte com o Parma, em que dominámos e esmagámos na 1ª mão e depois...

http://flopsdobenfica.blogspot.com

T-Rex disse...

Um Benfica à Benfica!

Mais uma excelente memória.
Obrigado.

schumi disse...

Grande blog e já agora os meus sinceros parabens pelos seus autores!! Mas vinha também sugerir uma ideia. Que tal, se possível, também se colocar aqui outros grandes resumos mas das várias modalidades do Benfica, ou seja, os jogos e eventos que mais marcaram, e inda foram alguns. É mais complicado de arranjar, mas se por acaso houver e for possível penso que era também muito bom. Que acham?
Quanto a este jogo, sem palavras. Sem dúvida dos jogos mais emocionantes que vi!! Um espectáculo sem a mínima dúvida!
Cumprimentos para todos

Bakero disse...

nuno, eu infelizmente não tenho nada relativo a grandes momentos das nossas modalidades...e penso que o Em4lyf também não.

Mas pode ser que algum visitante do blog tenha, e um dia destes faça o favor de partilhar ;-)

D'Arcy disse...

Se eu não morri a ver esse jogo, então já sei que o meu coração aguenta seja o que for ;)

Foi uma eliminatória dramática em todos os aspectos, até pelo golo do empate da primeira mão, arrancado nos últimos segundos (mais um jogo do qual eu ainda guardo o bilhete ;)) Em Leverkusen assisti a uma exibição monumental do JVP, e provavelmente ao momento mais alto do Xavier com a camisola do SLB.

Macnet disse...

provavelmente o melhor jogo do SLB que já vi...inesquecivel! obrigado pelo teu tributo ao glorioso!

Pedro disse...

No jogo da primeira mão foi a primeira vez q vi uns malucos, com um frio de rachar, de tronco nu aos saltos sempre a cantar...muita cerveja beberam aqueles alemães..

Este jogo foi do caraças...vi-o no café lá da rua na comapnhia de outros benfiquistas. Estava lá um lagartão, daqueles q todos os cafés têm, q a cada golo do BL repetia a frase "já fostes"...e o gozo na cara dele qd estava 2-0...e o q ele ouviu qd virámos para 2-3...claro q depois foi o bom o bonito qd passou para 4-3...o 4-4 vocês podem imaginar como foi..o pobre coitado foi-se embora quase a correr, zangado como nunca o ouvi e sem pagar a conta...

Foi uma noite memorável.
Q época fez João Pinto esse ano...

E é impressão minha mas os 4 golos sofridos são autênticos patos???

Anónimo disse...

Hoje vendo todos os jogos que assiti do nosso glorioso, sem duvida este foi o que sofri mais mesmo tendo visto 3 finais das taças Uefa (2 das Champions) ou jogos inesqueciveis como o do Steua dos 2 golos do Aguas ou a famosa mão do Vata.
Não há palavras para este jogo um dos melhores de sempre das taças Europeias.
Tendo em conta o resultado da 1ª mão (que assiti na Luz e também não vi o golo já festejei- o no tunel que dá p/ o Colombo) estava muito pouco confiante até porque na 1ª parte já estavamos a perder. Depois do 2-0 (do velhinho Schuster) tive uma expressão "prontos já fomos". Mas depois... Magia tudo mudou vibrei com os 3 golos e foi como me espetassem 2 socos o 4-3. Não queria acreditar, mas voltou o 4-4 saltei bati com a cabeça no candeeiro e falei para a TV "meus filhos da p...aguentem ". Não consegui ver mais fechei a TV e fui para o quarto deitei-me em cima da cama tapando os ouvidos. Depois 10 minutos depois voltei a ligar e vieram-me lagrimas ganha-mos foi heroico.

P.S 1- Nesse ano fizemos jogos miticos de uma equipa incrivel de classe e poder de luta, empatamos a 3 nas Antas (como sempre roubados num penalti) e claro os 6-3 no WC no jogo da vida do menino de ouro.
P.S 2- A eliminatoria com o Parma está até hoje encravada na Luz dé-mos um autentico recital, um bailarico, falhamos golos incriveis (até um penalti do Paneira) depois em Italia o Mozer tem uma paragem cerebral e é expulso aos 20 minutos e como sempre sofremos o golo de um canto com uma má saída do Neno (o seu calcanhar de aquiles bem visto neste jogo era pior que o Ricardo)

O GLORIOSO

Pedro disse...

Este jogo foi um dos principais jogos que eles usaram como propaganda para o "soccer" nos states para o Mundial de 94.

anti-franceses disse...

Eu até custumava dizer "Desde que vi o Benfica empatar 4-4 em Leverkusen acredito em tudo!".
Agora digo "Desde que vi o Liechtenstein anular 2 golos de desvantagem e empatar 2-2 com Portugal acredito em tudo!"...

HuGuiTu disse...

Este é o "tal" jogo que não há palavras no dicionário para definir!!

P.S.- "Tal" = Glorioso

Anónimo disse...

curioso como, para quem se lembra ou viu o jogo todo que é na 1ª parte do ulrich - haberland que o benfica tem mais oportunidades de golo, nao só do jogo mas da eliminatoria...nesses 45 minutos o benfica falha 8 golos! e nao marca nenhum golo lol...na segunda parte acontece aquilo que todos viram - ainda hoje considerado o melhor jogo da taça uefa (ha um 5-4 do liverpool-alaves mas foi completamente diferente)

já o jogo da luz foi antagónico. foi 1-1 e ficou-se pelos golos (empate arrancado a ferros so mesmo ao alcance dos grandes)jogo que cá nao deu na rtp1 e que eu vi no SAT 1...o golo deles é num canto, e o benfica teve muitas dificuldades para chegar com perigo a area deles..tinham uns adeptos com um cantigo irritante que me ficou na cabeça....

só um registo que tenho feito noutros jogos de 93/94 - incrivel como a defesa vacilava nas bolas por alto nestes momentos - só mesmo um ataque épico para equilibrar as coisas
foi assim toda a epoca..bem hoje estamos melhor nesse aspecto

Anónimo disse...

Que jogao espectacular que o benfica fez sensacional como o comentador diz fica para a historia como um dos melhores jogos da uefa da taça das taças. É por isso que a historia do benfica é bonita agora deviam de mostrar este jogo aos jogadores do benfica para ver o que é ser do benfica. Benfica sempre

Anónimo disse...

Só como curiosidade: o jogo da primeira mão, no Estádio da Luz, não foi transmitido em directo para Portugal, mas sim pela RTP Internacional, o que significava que só pessoal com parabólica é que podia ver.

Que diferença para os dias de hoje não é, e parece que foi ontem...

Quanto ao jogo da 2ª mão, ok, o resultado é excelente e a emoção fantástica, mas o que me lembro do jogo é que o Benfica durante 70% do encontro não jogou nada e a defesa (Neno incluido) meteu água por todo o lado, e tivemos claramente a sorte do jogo para passar a eliminatória.

O Benfica, embora, a espaços, já evidenciava as falhas, os erros e a insegurança que iriam, e continuam a caracterizar o futebol do nosso clube...