2 de maio de 2007

Arsenal-1 Benfica-3 de 1991





Download do video aqui.

Extra: Um resumo do jogo da 1ª mão (1-1).

Num ano em que a Liga dos Campeões está a ser dominada pelos clubes ingleses (e relativamente ao jogo de ontem do grande e mítico Liverpool frente ao novo-rico Chelsea, deixem-me só dizer o seguinte: YEEESS!!!), que tal recordar a grandiosa vitória de há 16 anos atrás no campo do campeão Inglês em título!? Vitória essa só equiparável à de há 2 anos em Anfield (e cada vez vamos ganhando maior noção do feito que foi derrotar o Liverpool no seu imperial feudo!!!).

Como podem ver no video-extra, o Benfica não fez um grande resultado nem uma grande exibição na 1ª mão. E seriam poucos os que acreditavam num milagre em Highbury...

Mas os milagres acontecem! E com jogadores como Veloso, J. Thern, Schwarz, V. Paneira ou Isaías tudo pode acontecer!! E claro, também ajudou ter um treinador chamado Eriksson no banco.

Curioso neste jogo é também podermos ver (então) jovens como Rui Bento, Paulo Madeira ou Rui Costa a portarem-se como gente grande!

A 1ª meia-hora é fortíssima por parte do Arsenal, mas o Benfica respondeu bem e empatou perto do intervalo por Isaías. A 2ª parte foi renhida e por isso o jogo foi para prolongamento. E aí o Benfica assumiu-se como a melhor equipa e despachou o jogo e a eliminatória com mais 2 golos, da autoria de Kulkov e de um fantástico Isaías!

Para finalizar transcrevo uma parte do melhor livro relacionado com futebol que alguma vez li ("Fever Pitch" - em Português: "Febre no Estádio, Diário de um fanático" - do Nick Hornby) - é um livro em que o autor fala sobre a sua vida e a forma como o Arsenal sempre esteve presente nela. E esta é uma passagem do livro em que o Nick fala exactamente sobre esta eliminatória:

"Houve um pequeno sobressalto no início da época, mas a equipa tinha recuperado a boa forma quando a Taça dos Campeões Europeus começou em meados de setembro; esmagámos os campeões Austríacos por 6-1, uma exibição magnífica que acreditámos que serviria para pregar um susto ao resto do continente. Jogámos com o Benfica de Portugal na segunda eliminatória, e eu fui num dos dois aviões dos apoiantes do clube até Lisboa, onde fizemos um empate honroso por 1-1 perante oitenta mil portugueses no intimidante Estádio da Luz. Porém, no regresso a Highbury sofremos, fomos vencidos, perdemos e acabou-se tudo..."

17 Comentários:

Anónimo disse...

Vou ter o prazer de ser o 1º a agradecer mais um excelente video por parte da equipa do Memória Gloriosa. Confesso que sinto uma alegria enorme por ver que outrora já fomos grandes na Europa, e que neste momento ainda caminhamos para o voltarmos a ser.
Não será com parte do actual plantel, e na minha opinião nunca com este pseudo treinador, mas enfim, uma vez Benfica, sempre Benfica, independentemente do treinador.

Fica a pergunta... qual será o próximo video? :)
Abraços para a equipa do MG, e para todos os que diariamente visitam este blog.

Anónimo disse...

Para quem quiser ver fotos do derby passem em:

http://photo-a-trois.blogspot.com/

Comentem se quiserem.Abraços!

Bakero disse...

Ainda não pensei no próximo video, felipe :-)

Anónimo disse...

Lembro-me perfeitamente deste grande jogo. Obrigado pelas imagens.

Martunis disse...

Porra...

Que saudades deste tempo...desta equipa...desta garra, desta mistica, destes jogadores, de golos e reviravoltas assim. Saudades dos tempos em que a Europa sabia quem nós eramos e tinha medo de nós...que saudades de jogadores como Isaías, Paneira, Veloso, Schwartz, Kulkov e outros tantos...

Lembro-me tão bem desta noite...

Já passa das duas da manhã e eu a ver este video....esbocei um sorriso emocionado. Obrigado pela recordação. Muito Obrigado

Anónimo disse...

é verdade. o arsenal nao era talvez uma parada de estrelas como hoje mas nao deixava de ser o campeão inglês. e os portugueses até esquecem que os ingleses tinham estado de fora da europa durante 5 anos, abrindo caminho por exemplo à final do porto em viena, do benfica em estugarda e em viena, numa altura em que dominavam o futebol europeu. tal como hoje o grande liverpool que caiu na epoca passada com outro glorioso, consegue entre essa derrota estar duz vezes na final da LC em 2 anos. as nossas vitorias sao de facto especiais



ps: ou muito me engano ou caminhamos para outro sono de uma decada. falta cultura deportiva aos adeptos do benfica. pensam que mandar embora o fernando santos é solução para todos os males..a solução fracassada dos ultimos 14 anos. que venha o proximo que saira pela mesma porta. que fique fernando santos, um novo departamento médico e que a equipa de futebol seja reforçada e seremos campeões. tenho dito

Anónimo disse...

Não via um resumo do Arsenal - Benfica com imagens tão boas há muito tempo.

Ao lado do jogo contra o B.Leverkusen este é um dos Jogos mais épicos e memoráveis do Glorioso nos anos 90, e que boas memórias me traz este jogo :)

Saudações Vermelhas!

Anónimo disse...

É de facto incrível o trabalho que esta equipa está a fazer! BRILHANTE! A continuar assim este site tornar-se-à num museu do Benfica onde a maioria dos adeptos do Benfica virá todas as semanas com sede de novos vídeos! Continuem! EXCELENTE TRABALHO! Quanto ao Benfica actual, é de facto impossível compara-lo com este grande Benfica do vídeo! Tem bons jogadores mas não tem um plantel capaz como este era! Enquanto agora apenas temos um Simão e um Rui Costa capaz de desiquilibrar o jogo, na altura tínhamos um Isaías, um Yuran, um Kulkov, um Thern, um Schwarz, um Rui Águas, um Magnusson, um Paneira. É realmente incomparável! E enquanto agora temos um Fernando Santos, na altura tínhamosum Eriksson! E enquanto na altura tínhamos adeptos confiantes, com a certeza que tinham a melhor equipa de Portugal, agora temos grande parte dos adeptos com o credo na boca, descrentes e sempre à espera do pior, em virtude dos inúmeros anos que ficámos sem ganhar, à sombra do Porto. Um complexo de inferioridade que por vezes se alastra à equipa e talvez nos leve a falhar onde não devíamos, apesar deste não ser o único factor para tal acontecer. Acho que para resolver de vez este caso, esta época que se avizinha será crucial! Temos dinheiro para investir em reforços, numa época em que ao que parece o porto se vai conter. No enatno, em minha opinião, não é a esbanjar dinheiro em Cirillos que vamos conseguir.

Bakero disse...

Excelente comentário jonasthern. Acho que o problema do Benfica actual é mesmo esse complexo, não diria de inferioridade, mas de noção das limitações. Antigamente nós dirigentes/jogadores/adeptos sabiamos que eramos bons e iamos para todo o lado com essa mentalidade.

Agora andamos sempre naquela do "deixa cá ver até onde é que isto vai", "pode ser que os outros falhem", etc.

E também estou de acordo que tem que haver um forte investimento na equipa. Vejo muitos visitantes do blog a falarem na mística destes jogadores do passado, mas eu acho que estas vitórias aconteciam porque nós tinhamos vários excelentes jogadores, o que não acontece agora.

A mística surge com as vitórias. Mas as vitórias só surgem com grandes jogadores...

Anónimo disse...

Completamente de acordo contigo bakero! Sem investimento não pode haver retorno!

N.M disse...

Mais uma das grande noites do slb,jogou mto bem!!!

Anónimo disse...

Sou Leão mas digo-vos neste jogo o Benfica teve muita categoria!

Talves por isso é o que é, e represente o que representa!

Visita-nos --->

http://portugal-online.blogspot.com/

Um blog de todas as cores! Benfica, Sporting, Porto, trofense, Vitória de Guimarães, Portimonense e ate do Manchester United!

Vem e deixa a tua opinião!!!

O teu contributo é necessario!

Anónimo disse...

boas, antes de mais endereço os meus parabéns aos autores deste blog.
sei que o assunto que trago, não tem nada a ver com este jogo.
gostaria de saber quem tem na integra em DVD os seguintes jogos da época em curso:
1º SLB-estrela da amadora
2º SLB-naval 1º de maio

sem mais, saudações benfiquistas, fico a aguardar contaco para saber como os poderei adquirir
P.S.- o meu contacto de mail é o seguinte: sec_boy@hotmail.com

Anónimo disse...

Caros consócios e adeptos, hoje temos a "negra" em basquetebol no nosso pavilhão às 21h00... Adivinhem com quem é?! É contra uns porcos que vestem de azul... isso mesmo, o fruta café e putas!
Não faltem!!!!
Todo o apoio é pouco para a luta desigual que travamos contra estes cancros da sociedade moderna!

P.S.- Será que a merda vai ficar outra vez em Alverca?!

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

HuGuiTu disse...

Uma noite em que comecei como perdido. Afinal... O Benfica é assim, quanto menos esperamos... pumpa!!!

E acredita que nesta noita foi mesmo "pumba"!!!!

Anónimo disse...

obrigado por todos esses vídeos

Anónimo disse...

Obrigado por reavivares memórias que já se estavam a esfumar! Lembro-me bem deste ... relato! Estava em viagem para o Alentejo "profundo" e naquele tempo ainda se demorava 3 horas a lá chegar.