13 de maio de 2007

Benfica-2 FCPorto-1 de 1996





Download do video aqui.

Este Benfica de 96 fez um enorme favor ao Benfica de 73! Confusos?

Em 72/73 O Benfica sagrou-se campeão invicto. 28 vitórias, 2 empates e nem uma única derrota! Um feito fabuloso, mas em 95/96 o FCPorto esteve perto de consegui-lo. Chegou à 27ª jornada também invicto. Por isso este jogo foi tão importante.

De modo a que o Benfica pudesse ser o único clube Português a já ter sido campeão invicto, os jogadores empenharam-se e, com maior ou menor dificuldade, o objectivo foi alcançado. O Benfica derrotou o FCPorto e já agora, deu um passo importante para assegurar a 2ª posição nesta época.

Só um pequeno aparte: mais uma vez, e como tantas vezes durante a década de 90, foi João Pinto a dar-nos aquele cheirinho de magia, de qualidade extra, que tanto nos faltou nesse período.

Quer alguns queiram, quer não, João Pinto faz parte da História do Benfica e é sem dúvida a figura mais marcante desses anos 90 que começaram tão bem e acabaram tão mal...

Ps: Novas actualizações na lista de dvd's. Destaque para o Portugal-Brasil do mundial 66 e para mais umas quantas finais europeias do nosso clube! A lista toda pode ser vista aqui.

Ps2: Aconselho uma visita a este blog. Grandes jogos disponíveis para download!


11 Comentários:

Anónimo disse...

pois eu lembro-me bem desse jogo. nao havia muita fé realmente, (nem muit publico) e o benfica fez o melhor jogo da epoca pela sua historia. na primeira volta tinhamos perdido 3-0 nas antas, e lembro que estavamos em tempo da apito azulado ao rubro. é um facto que o jogo sorriu-nos, com o vitor novoa na baliza, e com o segundo golo logo apos o empate.
soube muito bem essa vitoria na altura ainda que o campeonato estivesse ha muito inclinado.

Anónimo disse...

"Só um pequeno aparte: mais uma vez, e como tantas vezes durante a década de 90, foi João Pinto a dar-nos aquele cheirinho de magia, de qualidade extra, que tanto nos faltou nesse período.

Quer alguns queiram, quer não, João Pinto faz parte da História do Benfica e é sem dúvida a figura mais marcante desses anos 90 que começaram tão bem e acabaram tão mal..."


Disseste tudo. JVP carregou o Benfica em anos negros, deu a cara e foi um ídolo. fez pela vida quando as pessoas que estavam a frente do clube acharam por bem dispensá-lo. foi legímito dele jogar noutro clube de Lisboa, como ele sempre disse, nao querer tirar os filhos da escola
é uma vergonha tratar mal este senhor quando vem à luz. mostra que boa parte dos nossos adeptos nao tem memoria gloriosa

PS: e hj 14 de Maio, assinalo os seus 3 golos marcados ao sporting nesse dia em 1994 que valeu em muito o ultimo grande titulo conquistado

Cristina disse...

O JVP é de facto um jogador GRANDE da nossa história gloriosa. Não condena nada do que tenha feito, porque afinal é ele é profissional e também precisa de comer. Só lhe aponto o dedo por ter chegado a Alvalade e ter dito "Encontrei um balneário de campeões.". Ele esteve muitos anos na Luz para saber que não fomos campeões porque havia grande corrupção.

Anónimo disse...

Pois cristina, aí disseste tudo, perdoem-me a maioria dos visitantes deste site, mas não sou um grande fã do João Pinto. Aliás, quando dizem que carregava a equipa às costas não posso concordar, pois eu só me lembro de 2 grandes épocas de João Pinto enquanto jogador do Benfica, foram elas a de 93/94, aquela época fantástica do título, e esta, de 95/96 em que fez 18 golos salvo erro. Essas sim foram duas grandes épocas! E dito isto acho que João Pinto só por uma época se pode dizer que andou com a equipa às costas, e com uma grande ajuda do Preud´Homme. Não esquecer, que anos antes de ser dispensado, João Pinto tinha rescindido com o Benfica para se juntar ao Sporting, mas foi depois resgatado sabe-se lá por quanto dinheiro. Perdoem-me mas é a minha opinião. Relativamente a esta época tenho a dizer que foi o acabar de vez com a prometedora equipa do Benfica no início da década de 90. Porque depois de na época anterior se ter vendido jogadores como Rui Costa ou Schwarz e se ter dispensado Yuran e Kulkov para o Porto, no início desta dispensou-se o capitão Vítor Paneira (com ainda 28 anos) para o Guimarães, juntamente com o menos influente Neno, e paraalém destes a venda do grande Isaías para o Coventry e a não manutenção de duas boas contratações da época anterior, Edilson e Stanic. Tudo bem que se contratou Valdo e Ricardo, a classe estava lá, mas a veterania já não perdoava. Olhando bem para estes erros crassos, e pensando friamente, cada vez me convenço mais que todos estes erros foram sem dúvida alguma fabricados por um trio chamado Pinto da Costa, Manuel Damásio e Artur Jorge.

Anónimo disse...

Esses merdas pensavam que seriam campeões invictos... Associação de Malfeitores!

Oh Bakero, não querendo fugir do tema deste blog... E que tal uma bela montagem -como só tu sabes fazer- em homenagem ao nosso Michel Preud´Homme?!
Deixo a ideia...

Anónimo disse...

JonasThern, em parte concordo com o que dizes... Mas, quem nunca cometeu erros e sempre foi perfeito em tudo aquilo que fez, levante o braço!
É de uma grande injustiça o que fazem ao João Pinto, quando este vem à Luz. É inqualificável! Mas enfim... já passou...
Saudações Benfiquistas.

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

Anónimo disse...

até eu me lembro bem desse jogo apesar de ter apenas 8anos na altura xD foi uma vitoria com sabor especial...o joao pinto foi sem duvida marcante mas tb foi perdendo fulgor nas outras epocas talvez por causa da fraca qualidade dos companheiros ou por achar q tinha lugar cativo. de realçar q este senhor apesar d ter jogado nos 2grandes d lisboa, é portista(isto dito por ele qnd tava no boavista numa intervista para a rtpN salvo o erro).apenas este facto me admira nele pq foi constantemente maltratado durante anos naquela tourada das antas.ah os 3-0 da 1ª volta tb me lembro...penso q ate foi dos primeiros classicos a dar na sportv e tive d ouvir pelo radio.deu vontade de chorar...mas pronto foi o auge do apito azulado.de facto artur jorge foi sem duvida o pior treinador da historia do slb...dispensou a equipa campea? :s mt mau!d certeza q foi contratado pelo pintinho pq isso n se faz. desde o inicio da epoca q apelido o sr.f.santos d artur jorge II xD espero n me enganar mas a culpa nesta temporada alem dele foi tb da direçao ao vender o r.rocha/alcides e o fonseca...sem duvida mais consistentes q andersons e derleis.
ah qnt a michel preud'homme talvez o melhor guarda redes q vi ate hoje...q classe e q despedida qnd arrumou as botas :( o unico a sair aos cruzamentos com uma mao!fantastico!tristes mas ao mesmo tempo algumas boas memorias...continuaçao de um optimo trabalho! cumprimentos

Anónimo disse...

Nesse dia não estavam mais de 25 000 pessoas (penso que nem 20000).

E é destes dias que me lembro e que me recordo que... PODEMOS SER CAMPEÕES!!!

Anónimo disse...

muito bem lembrado

Anónimo disse...

akele mário wilson é mesmo cómico a falar. mas vendo pelo lado positivo, ele ajudou o nosso benfica a manter esse record. Um abraço!

Anónimo disse...

O porto nunca será campeão sem derrotas! Assim espero. Os records são e hão de ser sempre nossos!