6 de junho de 2007

Cheira bem, cheira a Lisboa!





Download do video aqui.

Ontem à noite, na RTP Memória, deu o 1º jogo da final do play-off de basket da época 94/95, que foi disputada entre o Benfica (que era campeão há 6 anos seguidos) e o FCPorto (que seria campeão nos 2 anos seguintes). E eu, que não sou um especial adepto de basket, vi o jogo completamente embevecido, com a possibilidade de rever a grande equipa de basket que tivemos nessa altura (Jean Jacques, Steve Rocha, Pedro Miguel, Carlos Seixas e outros, treinados pelo Mário Palma e o Mário Gomes), o grande ambiente que havia no antigo pavilhão da Luz, mas principalmente esse mito, essa lenda que dá pelo nome de Carlos Lisboa!

Neste jogo ele já tinha 36 anos e estava a terminar uma fabulosa carreira, mas mesmo assim era capaz de soltar momentos verdadeiramente orgásmicos como o que podem ver no video! Estava 67-59 para o Benfica, com ainda vários minutos por jogar, o que significava que o jogo ainda estava em aberto. Mas em pouco mais de 2 minutos, o Lisboa dispara 3 triplos e vence o jogo para o Benfica (de 67-59 passámos para 76-59)! E reparem como, depois de encestar, ele vira-se sempre para o público a puxar por mais e mais apoio!

Vi bastantes jogos desta fabulosa equipa no antigo pavilhão, cantei várias vezes o "cheira bem, cheira a Lisboa" e ontem recordei com gosto esses momentos em que, ainda puto, vibrava imenso com este desporto.

E é por isso que agora ainda estou com mais pena do Benfica ir sair da liga de basket. A direcção lá terá os seus motivos, e às vezes até dá vontade que o Benfica tomasse mais posições de força como esta noutras modalidades, para abalar com as estruturas e fazer ver que há muita coisa por mudar no desporto Português; mas por outro lado, tenho pena se não podermos voltar a vibrar com momentos semelhantes ao do video (a não ser que a Proliga, impulsionada por esta entrada do maior clube Português e o que dá mais visibilidade, ganhe uma importância que até agora não teve...)

Ps1: Hoje à noite dá o 2º jogo deste play-off, e para a semana a RTP Memória continua a transmitir esta decisão de campeonato.

Ps2: Para quem recorda com carinho esta grande equipa, recomendo vivamente este blog.

34 Comentários:

Anónimo disse...

simplesmente maravilhosoooooooo.......não lisboa carlos lisboa

Anónimo disse...

maozinhas de veludo :)

Anónimo disse...

Este Lisboa era um espectáculo. Até da pena ver as tentativas de lançamentos longos no plantel actual qd comparadas com as do Carlos Lisboa. Era um regalo.

Ildemaro

Anónimo disse...

Não sou muito de ver a rtp memória (normalmente passam jogos da fase negra do clube dos Tahar´s, Mauro Airez, etc, o que me deprime) mas ontem fiquei absoluamente regalado com um dos meus desportos favoritos a ver a melhor equipa de sempre da história do Basket Português.
Foram anos e anos de alegrias como esse jogo (que claro vi ao vivo no velhinho nº 1 debaixo das bancadas do antigo 3º anel), com vitórias e exibições mirabolantes, com jogos europeus incriveis (chegamos a rivalizar com os gigantes Madrid, Panatinaikos, Cibona Zagreb, etc), com a classe do Pedro Miguel, o poder de explosão do Jean Jaques, da inteligencia do Steve Rocha e claro com o Mito Carlos Lisboa um dos melhores atletas de todos os tempos um simbolo e mito do nosso glorioso. Posso mesmo dizer que Lisboa mais do que um jogador de futebol era o meu idolo do desporto, um orgulho e um exemplo para todos. O Cheira bem, Cheira a Lisboa foi um icone do proprio basket e dos sócios, uma forma de viver o proprio benfica, era arrepiante todo o pavilhão a cantar e o Lisboa já com 36 anos depois de ganhar tudo o que havia para ganhar a puxar como sempre pelo público, isto é que é a mistica benfiquista.
Acho que o Lisboa é talvez como o King Eusebio a grande figura do clube e deve ficar no clube até sempre pois ele é um dos nossos.
Nessa final (o ultimo titulo) ganhamos na negra por 3-2 (na Luz a abarrotar 1 hora antes do jogo), perdemos o 2º e 4º jogo. Alias essa foi o grande aviso que nem treinadores (o grande mario palma) e dirigentes quizeram ver que a equipa estava a acabar era preciso começar uma renovação (que nunca aconteceu).

P.S- Apesar das muitas homenagens já feitas ao Lisboa, porquê uma ao estilo NBA a retirada oficial do famoso nº 7 no topo da pavilhão até porque desde que ele acabou a carreira em 96 nunca mais o Basket usou esse nº, assim "oficializava-se" a situação

1234567vv disse...

Desde que começaram as ligas que elas foram controladas pelos amiguinhos do Borras da Bosta!

No Basquete foi assim e é vergonhoso o que se passou. 4 meses para analisarem o doping??? Ou é ou não é! Agora suspender preventivamente e deixa andar?

O Benfica muito provavelmente perdeu o campeonato por isso. Com Tavares o Benfica tinha limpo o Porto. MAs claro... que isso não era o que eles queriam!

slbcarlitos disse...

Um dos maiores atletas que passaram pelo glorioso clube. O Benfica faz bem em não prescindir da sua presença à frente do basquete do clube. Para o ano vamos para a Proliga que passará a ser a primeira divisão porque a primeira deve acabar por falta de clubes inscritos (o mínimo são oito) e para já só há mesmo oito clubes inscritos e como deverá haver mais desistências...
É a força de uma nação gloriosa. Viva ao Benfica!

António Pista disse...

Antes de mais parabéns pelo blog!
Excelente conteúdo,continue!
Convido-o agora a visitar:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!
Obrigado!

Também vi esse jogo, aliás estou agora a ver o 2º jogo, já ñ se fabricam como o Carlos Lisboa!!

Anónimo disse...

salvo erro, no jogo decisivo (que a rtp memoria ira transmitir) cantou-se em clima de festa "o porto tem mais encanto na hota da despedida"..fiquem atentos e vejam se estou errado (não nao estou, lembro me bem desse playoff)

PS: já que abriste uma porta para outras modalidades, só te peço isto: Hockei, Benfica 8, Barcelona 1 - ano de 1995, depois dos 5-0 (d) na catalunha

Anónimo disse...

RTP Memória, tá a dar, muito obrigado Bakero!

Era uma boa ideia sempre que passasse um momento glorioso na Memória tu tentares avisar com antecedência, porque uma coisa são resumos, outra é o jogo todo...

Quanto ao video, fantástico! fazia-nos falta um Carlos Lisboa no campo agora, ou então um Carlos Lisboa tão competente como dirigente como era o Carlos Lisboa jogador...

Acho sinceramente, sem ter um conhecimento aprofundado do caso que os benfiquistas amantes de Basket ainda vão agradecer esta saída da LCB. Assim é que não podia continuar...

António Pista disse...

E já agora se achas por bem adicionar o meu blog aos teus links, ficava muito lisongeado!

Anónimo disse...

eu ontem vi um bcd deste segundo jogo :) cheguei a casa e tava a dar...realmente aquilo era dar baile ehehe infelizmente os d hoj enfim :S tremenda desilusao aquela derrota no 7ºjogo esta epoca...dp do bailinho do 6ºjogo.n ha explicaçao ainda por cima perder para aquele clube.ja para n falar do andebol na taça etc...

Anónimo disse...

Grande equipa esta, a melhor equipa de sempre do glorioso a seguir ao Benfica de Eusébio nos anos 60, grandes jogadores, incríveis jogadores,Lisboa é uma lenda, o Mário Palma era incansável, o Pedro Miguel jogava os 40 minutos, o Jacques então era com cada bomba, marcou-me muito esta equipa do Glorioso.

A direcção do Benfica e os benfiquistas devia homenagear esta equipa, não é quando eles tiverem velhos com 70 e 80 anos que deviam ser homenageados.

Anónimo disse...

Carlos Lisboa era simplesmente fabuloso, nunca mais vai aparecer um jogador assim e esta equipa era maravilhosa com uma mistura explosiva de grandes jogadores com um grande treinador,Mário Palma, que a seguir ao Benfica ganhou tudo também no meu país, Angola.

Pedro Miguel acelerava o jogo como ninguém, Jean Jaques (o maior atleta angolano de sempre) era imperial nas tabelas,Steven Rocha era a serenidade da equipa, Mike Plowden um senhor, Carlos Seixas um sexto jogador fabuloso e outros que formavam uma histórica equipa.

Tenho 47 anos, o Benfica sai agora da Liga e tenho a impressão que não voltarei a ver uma equipa do Benfica com um conjunto de jogadores e treinador daquele calibre.

Lisboa tal como Eusébio deverá ficar sempre no nosso clube

Obrigado Carlos Lisboa( extensivo a todos os outros claro) pelos momentos inolvidáveis vividos no velhinho pavilhão Borges Coutinho.

Bem hajam

João Tomaz disse...

Obrigado pela referência...

Anónimo disse...

estes videos dao para recordar a mistica do benfica coisa ke agora pouco se vê em todas ou kuase todas as modalidades pavilhao cheio a vibrar um inferno agora é pavilhoes vazios ou meia casa nao existe o espirito a mistica de campeao nos atletas

e a clake com uma facha digna de seu nome

Anónimo disse...

Podemos mesmo ver preciosidades na RTP memória :D

Anónimo disse...

Exmos. Srs.,

Muito boa tarde.

O meu nome é Mónica Maia e sou a responsável pelo mercado português da Globet.com.

Gostaria que me facultassem um endereço de e-mail para o qual vos poderei contactar para fins publicitários do meu e vosso interesse.

Enviem-mo, se-faz-favor, para o seguinte endereço de e-mail: monica@globet.com

Sem mais me despeço desejando a todos uma óptima tarde de Quinta-feira.

Com os melhores cumprimentos,

Mónica Maia

IntoBlogs disse...

Já que se fala de Benfica... Cluj vs Benfica dia 21 de Julho...

É o que diz o site oficial do Cluj...ora vejam lá este link http://www.cfr-ecomax.ro/ e procurem a data acima on diz "live" no menú, e seleccionem o texto "CFR va disputa sapte amicale in cantonamentele din Austria!!!"...

Anónimo disse...

tenho 3 aspectos a realçar neste blog:
-o facto de so mostrar antiguidades..entao e onde esta as conquistas do benfica na epoca 2006/2007?..eu tava ansioso para ver os lampioes com a taça do dubai outra vez...
-ha que reconhecer que o benfica é a maior equpa de portugal...mas em termos de melhor é a 3ª melhor de portugal..e so os obcecados clubisticos é que nao veem isso..
-eu diria que voces criaram este blog para saboraerem as conquistas do "merdoso" pois duvido que voltem a ganhar alguma coisa...porque o campeonato portugues é neste momento dominado pelo sporting e pelo porto...


ai essa azia que os lampioes têm...

e pa acordem...passado é passado...comecem a olhar po futuro onde so dá sporting e porto..

SPOORTING!
POORTO!

Lampião porco,lampião paneleiro
ès a vergonha de portugal inteiro
és miseravel,atrasadinho
e ao eusebio das esse cuzinho...
BENFICA É MERDA!BENFICA É MERDA!MERDA!MERDA!

Anónimo disse...

tenho 3 aspectos a realçar neste blog:
-o facto de so mostrar antiguidades..entao e onde esta as conquistas do benfica na epoca 2006/2007?..eu tava ansioso para ver os lampioes com a taça do dubai outra vez...
-ha que reconhecer que o benfica é a maior equpa de portugal...mas em termos de melhor é a 3ª melhor de portugal..e so os obcecados clubisticos é que nao veem isso..
-eu diria que voces criaram este blog para saboraerem as conquistas do "merdoso" pois duvido que voltem a ganhar alguma coisa...porque o campeonato portugues é neste momento dominado pelo sporting e pelo porto...


ai essa azia que os lampioes têm...

e pa acordem...passado é passado...comecem a olhar po futuro onde so dá sporting e porto..

SPOORTING!
POORTO!

Lampião porco,lampião paneleiro
ès a vergonha de portugal inteiro
és miseravel,atrasadinho
e ao eusebio das esse cuzinho...
BENFICA É MERDA!BENFICA É MERDA!MERDA!MERDA!

Anónimo disse...

ke grande anormal veio aki escrever, és mais um frustrado antibenfiquista primário como tantos outros, vai-te curar pá

Pedro disse...

Só dá quem?
Q clubecos são esses??

caro atrasado mental a maior prova de q somos e seremos sempre os maiores é tu estares aqui neste blog.

Lixado não é?

hehehehehe

N.M disse...

De facto o carlos lisboa era sem sombra de duvida um grande jogador de basquetebol!!!Grande jogo...

arrebumbas disse...

Estamos prestes a libertarmo-nos da merda azul e branca que dá pelo apelido de Oliveira e que em muito têm condicionado o verdadeiro valor de mercado televisivo e não só do Glorioso Sport Lisboa e Benfica!

Já agora dêem uma saltada a:
http://www.amt-slb.blogspot.com/

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

Anónimo disse...

Ó anónimo meu ganda paneleiro, já percebi que és sportinguista. Mas o sporting domina o quê? Só se for no número de anos sem ganhar o campeonato! Já conseguiram 18 e agora estão a correr para bater o vosso record e o do porto. Atrasado do caralho pah! Resume-te à tua insignificância, e quando quiseres ver taças a sério vai ao museu do Benfica que és capaz de ver lá uns 31 campeonatos, umas 24 taças, umas 4 supertaças, umas 2 champion, lá 1 taça latina, umas quantas tereza herreras. Há! E aproveita e tira uma fotografia ao lado da estátua do melhor jogador português de sempre e que por acaso jogava no Benfica e vos encavou muitas vezes. Já agora, para ficares com a recordação completa tira uma foto também ao lado do estádio mais mítio de Portugal e leva uns planos para ver se conseguem contruir um pavilhão, pelo menos para as assembleias gerais!

Tiagojcs disse...

Grande jogo . Saudosos jogadores .enorme mistica . Pavilhao cheio !

Grande benfica !!

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Anónimo disse...

ganda labrego que apareceu neste mitico blog, acontece...eles existem

faz nos um favor, nao apareças...nao curtimos do teu cheiro.

aqui só há espaço para amantes de um clube mítico, coisa que nunca saberás o que é..

Anónimo disse...

ó lagarto palhaço, monte de esterco, comparar o Glorioso com o teu clube é como comparar arroz doce com merda...

Anónimo disse...

1-Tavares mexeu com as modalidades, teve o mérito de lhes dar expressão mas acho que não as soube gerir na perfeição pois gastou-se muito dinheiro e não se viram os retornos desse dinheiro em termos de resultados embora Tavares não seja o único culpado mas tém responsabilidades como é óbvio.

2-Porque saiu Pedro Miguel?

3-Lisboa e Vieira merecem toda a consideração e respeito dos benfiquistas, já que Lisboa vai ser o director geral das modalidades Henrique Vieira podia ficar como director do basket e ir-se buscar um treinador croata( pois são os melhores da formação) para se refazer o nosso basket.

4-Alexander Donner ganhou em todos os clubes por onde passou, porque não ganhou ainda na Luz ou será que vai ganhar alguma coisa?

5-Mário Palma foi o melhor treinador da história do Benfica, porque nunca regressou?

6-Alguém consegue explicar a contratação de Norberto Santos?

7-Porque Luís Magalhães ou Jorge Araújo nunca treinaram o Benfica?

8-Como foi possível trocarem-se tantos americanos no Benfica nos últimos anos como não há memória?

9-Ninguém fala e nem dá explicações sobre nada no basket

10-Algum sócio do Benfica cai na esparrela de que todos os males do nosso clube no basket foram devidos á liga porque não geriu bem o caso do base tavares? foi por este caso que se não ganhou nada nestes últimos 10 anos ou mais?

Por amor de deus, é tempo de nós os benfiquistas abrirmos os olhos....

Anónimo disse...

está a dar na sportv agora o Ben fica-Sporting e mais uma vez não se vé uma única bandeira do Benfica mas sim uma NN QUELUZ....enfim uma tristeza medonha o Benfica de hoje em dia....

Anónimo disse...

estou a ver agora a festa do Real Madrid e o parvalhão e vendido do Joaquim Rita afirmou á pouco que dos Grandes da Europa é o Real Madrid que tém mais títulos ficando agora com 30 e o Benfica tém 28....até o Record que sempre insistiu nessa tese deu a mão á palmatória e reconheceu que o Benfica tém 31 títulos de campeão! Se fosse á direcção da Sad do Benfica proibia este joaquim vendido de voltar a entrar no estádio da Luz e mais nada.

Mas nem é isso que me chateia porque dos pobres de espírito e vendidos como este rita há por aí aos pontapés....o que me chateia é estar a ver esta bonita festa do Real Madrid com o estádio cheio de bandeiras do Real e com símbolos do Real e pensar....qdo voltarei a ver assim o estádio do GLORIOSO CHEIO DE BANDEIRAS E SÍMBOLOS DO GLORIOSO? Ao invés é NN GAIA, NN ENTRONCAMENTO, NN ALMADA, NN ALGARVE....DV LISBOA, DV VIANA DO CASTELO ETC....

Qdo é que o Benfica e os benfiquistas vão acordar e fazer voltar a Luz e aos os estádios por esse país fora com bandeiras do Glorioso para assim VOLTAR A CÉLEBRE MÍSTICA BENFIQUISTA?

É pedir muito isto aos benfiquistas?

Acho que não a alguém que gosta tanto do Benfica como eu é muito simples...

ACORDA BENFICA!

Anónimo disse...

por acaso qnd assisti ao jogo e vi esse senhor comentar essa situação...a dor de coto proporciona essas situaçoes.ja n bastava ter sido altamente imparcial ao comentar o jogo, no fim diz uma barbaridade dessas.enfim como esse ha outros na tvi ou rtp por exemplo...

realmente ve-se mtas bandeiras do real mas tb ha simbolos no estadio do real de extrema direita ou senao ha, ha bem pouco tempo havia...nos ultras sur, costumava ou costuma ter simbolos de extrema direita.n critico essa opiniao, ate defendo q faz falta do estadio esse colorido das bandeiras mas ate q ponto e q deixavam entrar com elas mm sendo d plastico o cabo? :S bem mais importante q isso, é q o estádio esteja cheio e os pavilhoes tb, seja em q modalidade for ;) abraço

Anónimo disse...

Podem pôr este vídeo e o outro deste jogo que está no blog também outra vez online para fazer download? Os links estão em baixo, os ficheiros foram apagados.

Anónimo disse...

Este ainda era o BENFICA no basquetebol, quando já era benfiquinha no futebol.

Aliás, a nossa ultima equipa à Benfica foi a de hóquei de à 4 ou 5 anos atrás...