22 de julho de 2007

Benfica-1 Anderlecht-1 de 1983





Download do video aqui

Foi com imenso prazer que fiz um resumo da minha nova pérola na colecção de DVD's que possuo. Nada mais, nada menos que a 2ª mão da final da Taça UEFA de 1983 em que o Benfica participou. Infelizmente não conquistámos o troféu, mas não deixa de ser um dos grandes jogos da História do clube. E uma verdadeira raridade, já agora! Quantos se podem dar ao luxo de dizer que têm em DVD, a cores e com boa qualidade, um jogo como este (embora não tendo os comentários em Português...)? :-).

O Benfica tinha aqui (época 82/83) uma equipa excelente e um treinador que estava a revolucionar o futebol Português. Por isso, para além da dobradinha interna, o Benfica fez um percurso até à final da Taça UEFA sensacional, com destaque para a eliminação da AS Roma.

Na final, que então era jogada a duas mãos, o Benfica defrontou o Anderlecht. Na Bélgica o Benfica perdeu 1-0, mas tudo poderia ter sido diferente se Diamantino não tem tido este falhanço inacreditável. Na 2ª mão era preciso uma noite mágica e de início tudo parecia indicar nesse sentido...grande ambiente na Luz (embora seja cómico ouvir o hino a ser cantado de forma tão desajeitada lool) e um golo do Benfica logo aos 30 minutos!

Mas este Anderlecht era fortíssimo no contra-ataque (isto falo eu do que vi do jogo há uns dias atrás, porque eu não sou destes tempos. Aliás, nasci sensivelmente 1 mês depois deste jogo :-) ) e empataram poucos minutos depois. Na retina ficou-me também o Lozano que, salvo erro, depois foi jogar para o Real Madrid. Grande craque!

Até final o Benfica ainda teve mais algumas oportunidades, mas nunca com grande convicção. Era mais uma final europeia perdida, mas fica sempre o mérito e a honra de as disputar.

Em princípio, o próximo video vai ser outro grande momento da História do Benfica: um resumo do famoso jogo com o Marselha, o tal da mão de Vata!

Ps: Não se enquadra muito no espírito deste blog, por isso não o coloco aqui, mas dêem uma vista de olhos no BnRB e divirtam-se com o video feito aqui pelo je, acerca desse novo Luís Campos que dá pelo nome de José Couceiro, perdão José Peyroteo Couceiro lol.

27 Comentários:

Fred disse...

excelente blog!!visitem o meu:
http://perigonaarea.blogspot.com/

Ninja disse...

Isto não é gloria nenhuma. Lembrar-me que perde-mos uma final de taça UEFA no estádio da Luz para mim não é uma memória gloriosa, é antes uma memoria penosa.

Taberneiro disse...

18 de maio, 1983. foi neste dia que nasci ;)

Tiagojcs disse...

Grande jogo ! Saudoso tempo !!!! Pena de facto o resultado .

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Anónimo disse...

grande ambiente com as bandeiras...ficava com um colorido diferente. o hino ouve-se mal pois com o eco daquele grandioso estádio atrasava o som :p bem d qq maneira deve ter sido a 2ªmelhor geraçao do benfica d smp a seguir a eusebio e companhia...talvez a par com a 88-90.obrigado pelo fantastico post ;)

Anónimo disse...

eu nasci a 14 de maio de 83, logo assisti a este jogo no berço :)

diz a historia que o benfica dessa epoca era uma equipa a frente do seu tempo, ao comando de erickson que introduziu novos metodos de trabalho num plantel que teve pela primeira vez estrangeiros, de qualidade refira-se, um dos melhores planteis só superados pelo benfica de 60-68

e pronto, devia o benfica ter ganho a taça, mas nao esteve ao nivel da campanha nos jogos da final, para a historia fica o velho estadio da luz cheio de bandeiras, e um país periférico ( a espreitar uma entrada na europa da cee) a colocar o nome na historia

Anónimo disse...

Obrigado, Bakero, uma curiosidade, quanta gente levava o estádio assim imcompleto? Que som magnífico...

Anónimo disse...

Foi talvez a minha 1ª grande desilusão na velhinha Luz. Mas nunca me esquecerei tendo 6 anos na altura.
Fui para o estádio 3 horas antes e pouco depois já estava completamente cheio. A confiança era tremenda e ainda hoje considero que tinhamos muito melhor equipa que os belgas. Lá o Diamante falhou o golo mais facil de sempre que certamente nos daria a taça. Aqui foi um pouco a euforia e a equipa foi na onda basta ver o golo do Lozano com a defesa descompensada depois de uma perda de bola a meio campo. Enfim perdeu-se uma hipotese tremenda de fazer história de uma equipa simplesmente de sonho que ganhou quase tudo o que havia a ganhar: titulo, taça (nas Antas com os Andrades), taça Ibérica.

P.S- Ao fim de muitos anos o grande Erickson admitiu que equivocou-se ao não pôr o Alvaro na esquerda, preferindo o Veloso que vinha de 1 lesão, foi pena

Anónimo disse...

Este é um dos melhores blogs sobre o glorioso, senão mesmo o melhor deles todos, parabéns mais uma vez bakero e obrigado por nos dares oportunidade de rever a fabulosa história do SL, REPITO SL BENFICA! ao BENFIQUISTA Montana digo que gostei muito quando refere ``grande ambiente com as bandeiras...ficava com um colorido diferente´´.....é isto aonde quero chegar há muito tempo, GOSTAVA QUE OS BENFIQUISTAS ACORDASSEM e que se voltasse a viver os fabulosos tempos do SL BENFICA...em vez dos tempos de....

NN GAIA
NN ALVERCA
NN ENTRONCAMENTO
NN ALMADA
NN ETC...

O ke é isto meus senhores? ONDE ESTÁ A MÍSTICA? ONDE ESTÃO OS SÍMBOLOS DO GLORIOSO?

De recordar que nos anos 80 já com execrável pinto da costa a presidente do futebl corrupção do porto o SL BENFICA GANHOU MAIS CAMPEONATOS E TAÇAS DE PORTUGAL QUE OS NOSSOS PSEUDO-RIVAIS JUNTOS! e porké? porke havia a fabulosa mística, íamos a guimarães e víamos o estádio afonos henriques cheio de bandeiras do benfica, era impressionante.

Hoje em dia já não vemos nada disso....nos jogos do porto e sporting vemos bandeiras com símbolos do porto e sporting, vemos leões e dragões

Vemos um jogo do Barça e Milan e vemos símbolos e bandeiras desses clubes.

Vemos jogos do nosso clube, o Sport Lisboa e Benfica e vimos o qué?

Bandeiras e símbolos NeoNazis daí a atmosfera negativa que rodeia o Benfica, nunca nada corre bem ao Benfica.

P.S O AZAR já começou, Moreira tém pra 6 longos meses....

Quem serão os próximos jogadores do Benfica FREGUESES DESTA MADIÇÃO NN QUE SE ABATEU SOBRE O GLORIOSO?

De referir que desde que existem os NN NUNCA O BENFICA CONQUISTOU UMA SIMPLES DOBRADINHA!

Antes, no TEMPO DO SL BENFICA CONQUISTOU 10!

Antes dos NN o Benfica foi sempre á EUROPA, depois dos NN ficou 2 anos sem ir á EUROPA.

O BENFICA ganhou 2 campeonatos desde que existem os NN, esses 2 campeonatos que ganhámos foram em 2 anos em que o futebol corrupção do porto cometeu falhas de planeamento de épocas, OU SEJA TROCOU DE TREINADOR A MEIO DA ÉPOCA, IVIC POR ROBSON E NO TÍTULO DE TRAPATTONI TROCAREM 3 VEZES DE TREINADOR...

Ou seja em ano que o futebol corrupção do porto não troca de treinador a meio da época o NN BENFICA NÃO CONSEGUE GANHAR O CAMPEONATO...

O Benfica só não dominou a Década de 90, Década onde nasceram infelizmente os NN

Nos anos 80 por exemplo com a corrupção ao mais alto nível o BENFICA GANHOU 5 CAMPEONATOS E 5 OU 6 TAÇAS DE PORTUGAL E FOI A 3 FINAIS EUROPEIAS.

Havia na altura mística, não estávamos almaldiçoados, as coisas qdo tinham que correr bem corriam.

Há mto para falar sobre este assunto.

Acho inacreditável que nenhuma direcção do Benfica tenha tomado medidas sobre isto, as pessoas vivem com medo na luz destes meninos que não sabem que existiu o holocausto e morreram milhões de pessoas devidos aos miseráveis NeoNazis.

Digam-me uma coisa...que entidade merece ter SORTE qdo está associada a símbolos que estão ligados a mihões de mortes?

Já pensaram NO AZAR QUE PERSEGUE O BENFICA NESTES ÚLTIMOS ANOS?

Reflictam e vejam, já começou o azar com Moreira nesta época. outros azares virão porque como dizem os espanhóis noncredites e,bruxas peroke las hay hay.

O QUE ACHAM DA SORTE QUE TIVEMOS NOS JOGOS COM BOAVISTA E ESPANHOL NA LUZ O ANO PASSADO?

Não parecia algo FORA DO NORMAL que não fazia a bola entrar?

Drulovic esteve no porto e benfica, perguntaram-lhe qual a diferença entre os dois clubes....respondeu...o Benfica é maior mas parece que está embruxado...


Sou sócio do Benfica há mtos mtos anos e sinto vergonha qdo vou á Luz e vejo naquela entrada das ambuláncias uma tarja com o símbolo do meu clube ao lado dum símbolo NN ligado á morte de milhões de judeus,polacos,russos,ingleses,franceses etc...

O Sport Lisboa e Benfica enquanto não resolver este gravíssimo problema de IMAGEM não voltará a ser o mesmo clube que foi.

É a minha convicção que vale tanto como a de qualquer um.

Só que infelizmente o tempo vai-me dando razão.

NADA tenho contra os benfiquistas dessa claque, APENAS E SÓ CONTRA ESSES SÍMBOLOS E BANDEIRAS.

ACABEM COM ESSE NOME, CRIEM OUTRA CLAQUE

Com bandeiras e símbolos do BENFICA

SL GAIA
SL ALVERCA
SL ALMADA
SL ENTRONCAMENTO

ÁGUIAS DE GAIA
ÁGUIAS DE ALVERCA
ÁGUIAS DE ALMADA
ÁGUIAS DE ENTRONCAMENTO

E A MÍSTICA VOLTARÁ

E A SORTE TAMBÉM

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA, SEMPRE!

tuga_SLB disse...

mais uma vez excelente. Como já vem sendo hábito.

http://visaodeumlampiao.blogspot.com

Anónimo disse...

Parabens pelo Blog.
Eu tinha 1 mês de vida, gostava imenso de ter vivido este jogo, graças a este belissimo blog estou a viver agora.

Saudações
Bruno Silva
epilif_23@hotmail.com

madne0 disse...

anónimo de 24 de Julho de 2007 11:06: Essa dos símbolos que os NN usarem tarem a dar "azar" ao Benfica não pega. Primeiro, porque o azar não existe. Segundo porque equipas como o Real Madrid têm claques cheinhas de energumenos neo-nazis e nos últimos 10 anos ganharam 3 ligas dos campeões e não sei quantos campeonatos.

Quanto ao vídeo, fantástico como sempre. Grande trabalho Bakero!

Anónimo disse...

couceiro no porto..jááááá

Anónimo disse...

belo video e fabuloso blog, parabéns ao autor.

concordo com o anónimo, prefiro um estádio cheio de bandeiras do meu clube, do que um estádio cheio de bandeiras das claques

de recordar que os diabos vermelhos também mal tém bandeiras do benfica, nisto em comparação com o porto e sporting estamos muito mal, perdeu-se a identificação com o clube e célebre mística também era uma parte disso acho eu.

A direcção do Benfica devia tomar medidas, o Chelsea este ano ofereceu milhares de bandeirinhas pequeninas aos seus adeptos para criar mais espírito de equipa e de clube, é isto que falta ao Benfica hoje em dia e daí concordar com o anónimo.

SLB FOREVER

Anónimo disse...

Apesar do tom exageradamente fatalista do anónimo, devo concordar, é uma vergonha nada acontecer contra isso. Aqueles símbolos SÃO símbolos neo-nazis. E mesmo que não fossem, é no mínimo falta de amor pelo clube ir para o estádio do benfica com bandeiras de apoio aos... NN! Ainda por cima com cores que nada têm a ver com o Benfica, verdes, azuis, etc... Faz algum sentido termos bandeiras verdes a dizer NN no meio do público do Benfica, supostamente de apoio ao... Benfica?...estão-se a apoioar a eles próprios? Aproveitam a casa do benfica para se auto-publicitarem? Não vejo grande diferença entre isso e eu ir para o estádio gitar pelo Benfica com uma bandeira gigante de publicidade à minha empresa de seguros, ou pneus, ou seja o que fôr... Para apoioar o benfica acenam-se bandeiras DO BENFICA! É uma palhaçada e só uns grunhos, bestas como aqueles é que acham aquilo normal!

Anónimo disse...

AO MADNE0

respeito a sua opinião mas devo dizer também qe o presidente do Real Madrid anterior ao florentino perez não me lembro agora o nome mandou acabar com essa tal claque os sur acho eu, e uma vez durante um jogo mandou retirar umas bandeiras neonazis que estavam no local da claque.

Era o que o Borges Coutinho faria hoje em dia, com Borges Coutinho nunca existiriam bandeiras NN no Benfica, era um senhor e um cavalheiro com grande nível.

Não me esqueço da vergonha que passei e senti em bruxelas no jogo com o anderlecht na pré eliminatória com trapatoni que curiosamente perdemos 3-0, metade da vedação do estádio estava coberta por bandeiras NN dos no name boys e um casal belga escandalizado a dizer que ainda falavam na aústria por causa do nazi do jorg haider, pelos vistos o nazismo também está em portugal disseram eles...

E é esta a imagem que dão do Benfica no estrangeiro....

Se acham bem....

madne0 disse...

anonimo: Tive a ler a minha mensagem anterior e realmente passa a ideia que eu apoio aquelas demonstrações. Nada disso! Estou de acordo consigo. Claques do Benfica devem ter bandeiras do Benfica, nada mais. Nada de palhaçadas de símbolos, sejam eles nazis, comunistas, anarquistas ou monárquicos. Agora, que o aparecimento desses símbolos significou a queda que o Benfica teve nos ultimos 10-15 anos, não concordo. Antes fosse!

Anónimo disse...

Estive lá com os meus filhos nesse dia, não ganhámos mas foi uma das mais belas páginas da história do glorioso a caminhada até á final.
Obrigado bakero por este blog e pelos belos momentos que podemos revisitar aqui.

Quanto á discussão sobre as bandeiras creio que qualquer benfiquista que se preze gostaria de ver nos jogos do Benfica bandeiras alusivas ao Benfica e mais nada como acontece nos outros clubes, esta situação já a comentei com os meus filhos e amigos no camarote em que ficamos, há poucas bandeiras do Benfica hoje em dia e isso é realmente uma tristeza, devia-se fazer um abaixo assinado e entregar á direcção.

Admira-me que uma direcção que se diz moderna em termos de marketing e merchandising não olhe para este pormenor das bandeiras neonazis no estádio da luz, é realmente mto feio que tal aconteça, a imagem que passa para o exterior não é de facto a melhor.

Saudações gloriosas a todos

Bakero disse...

Juntando-me à discussão paralela...

Como todos, estou completamente de acordo que não é agradável ver as claques com bandeiras das próprias claques, e não alusivas ao Benfica. Afinal, estamos ali todos é para apoiar o Benfica, e todos os adereços deviam ser de incentivo ao Benfica.

Agora, daí a significar que a nossa crise dos últimos 15 anos se devem às bandeiras, já é fantasiar um pouco, pero que las hay, las hay :-).

Mas a minha questão é (e pergunto isto com uma certa ignorância no assunto): existe algo nas bandeiras dos NN que esteja relacionado com símbolos nazis? Bem sei que NN pode-se levar a Neo-Nazis, ou que os dois N's invertidos podem fazer a cruz suástica (ou não, nunca fiz a experiência...), mas há algo de palpável e concreto naquelas bandeiras que as conotem com o regime nazi?

Anónimo disse...

é claro que sim bakero, senão porke não põem as bandeiras NNB? não são No Name Boys? então porquè só NN? NN com a rodela á volta em especial com cores brancas e vermelhas sempre foi conotado com Neonazismo, na alemanha se aparece algo com esse símbolo é logo retirado chegando á prisão quem usa esses símbolos.

A direcção do Benfica ou da Sad sei lá devia proibir a entrada dessas bandeiras miseráveis na luz e em todos os jogos, levo o meu filho ao estádio e ele não vé uma bandeira do Benfica e vé NN? quero que ele se torne benfiquista, não NeoNazi.

É uma vergonha para o clube esta situação, e pelos visto ninguém actua no Benfica porque tém medo, sei de uma história que um elemento dos NN pediram a um director do Benfica uns convites para um jogo da liga dos campeões, pois esse director respondeu que a direcção do Benfica não reconhecia a claque dos NN boys, sabes o que lhe fizeram bakero? furaram-lhe os 4 pneus do mercedes......rebentaram com os pneus aliás e sei de mais benfiquistas agredidos por não querererem usar cachecóis NN, ao que isto chegou, um clube como Benfica dominado por uma claque de marginais.

Anónimo disse...

o NN são um movimento estranho em portugal que só eles próprios o entendem. a alusão ao neo-nazismo, se existe, é completamente inqualificável e verdadeiramente imperceptível tendo em conta que grande parte da claque é formada por elementos negros. e mais ainda se vos disser que as bandeiras verdes-amarelas e azuis-vermelhas são alusivas à jamaica e a cuba países de regime comunista...é um movimento de ideais confusos e de muito pouco intelecto.
Desiludam-se, se pensam que o Benfica tenciona, ou tencionou algum dia, terminar com apoio à claque. podem dizer que não a reconhecem, no entanto, pergunto eu como é que aqueles índividuos têm lugar CATIVO naquela parte do estádio e um sócio corre risco de ficar à porta? é sempre, seja em casa ou fora, não percebo. e são os primeiros a arranjar problemas e a destruir a segurança dos espectadores " civis" nos estádios.
depois de 1996, se tivessemos um Benfica grande, a claque teria sido extinta, o seu nome esta ligado a morte de um adepto, fosse ele qual fosse...
Diz o anónimo e muito bem que Borges Coutinho jamais permitiria aquelas tarjas, pois tal como Ferreira Queimado foi um dos maiores espinhos no regime fascista do estado novo, o Benfica não foi nunca um clube de regime fascista, autoritarista ou nazi, foi sempre um clube popular e de dirigentes de esquerda, aliás ainda hoje grande parte dos politicos afectos ao clube são de esquerda, e ate o vermelho (conotado com comunismo) foi erradicado do dicionario em portugal...
Estranhamente, existe um grupo isolado numa claque de um clube rival (n quero generalizar) que apoia de facto o movimento nacionalista, mas isso são problemas de outros

Anónimo disse...

a direçao do slb deveria juntar as claques e formar uma claque com o nome benfica...agr realmente n tem grande sentido isso das claques.mas so um reparo...os nn inicialmente penso q tinham ligaçoes com a extrema direita mas neste momento os membros q la estao acho q nd tem a ver com a extrema direita.alias os unicos membros conotados com a extrema direita no benfica eram da outra claque do benfica...mas isto ja ha uns dois anos mais ou menos.pelo menos esta e a informaçao q li em jornais e na internet.verdade ou nao e o q valem!uma coisa tb e certa...ng apoia mais q eles :S as vezes mete impressao como o estadio esta calado.na minha opiniao as bandeiras e uma claque chamada benfica era o ideal...ng faz nd por isso! tb d salientar q hoje em dia e quase impossivel entrar com uma bandeira como antigamente se entrava...

Anónimo disse...

não entra com uma bandeira um adepto normal, porque as claques todo o tipo de material é permitido

Anónimo disse...

Não tem grande lógica conotar os NN ao NeoNazismo sabendo que uma das bandeiras mais usadas pela claque tem formato igual á bandeira cubana e que os NN são a claque portuguesa com mais elementos de raça negra.

Mas claro que concordo que as bandeiras deviam ser bandeiras do Benfica e não dos No Name, obviamente.

Anónimo disse...

exacto muito dos simbolos usados ate se podem conotar como d esquerda hoj em dia nos nn...e ridiculo nos estadios os policias revistarem de cima a baixo um adepto normal e as claques raramente sao bem revistadas embora seja dificil tb o trabalho.ja assisti ao ridiculo d ter d esperar uns bons minutos no estadio pq uns talvez 50 a 100elementos de guimaraes provavelmente da claque ficaram mm em frente a saida com paus e outros artefactos...ora como e possivel a policia deixar 1º esta gente sair do q os adeptos normais??para mais q estava como socio do clube da casa e a policia aconselhou-me a sair antes do jogo...isto e so um exemplo do ridiculo da segurança nos estadios.se repararem bem a policia dispersa primeiro os adeptos da casa do q os visitantes :S os da casa e q sao mais prejudicados...os de fora mtas vezes podem fazer o q querem. se isto acontece, como e q eles vao deixar entrar com uma bandeira uma pessoa?mm d plastico duvidava...

Anónimo disse...

J� tinha 9 anos mas n�o tenho nenhuma recorda�o espec�fica deste jogo... j� tinha visto o golo do Sh�u v�rias vezes, foi... classe!! Tinhamos uma equipa incr�vel!! S� n�o sabia que anularam um golo ao Filipovic, recuei v�rias vezes pra ver melhor, e n�o est� fora-de-jogo, pois n�o?? :)

Bakero disse...

Sim, também me parece que o fora-de-jogo foi mal assinalado. E com o 2-1, ficava a faltar apenas 1 golito...:-(