26 de setembro de 2007

Boavista-2 Benfica-3 de 1993



Download do video aqui.

Devido a alguns problemas com o meu pc, não estou a conseguir usar o programa que utilizo habitualmente para editar os videos (o Sony Vegas) e por isso tenho sido obrigado a recorrer ultimamente a videos que foram upados para a net por outros, procurando assim manter o estaminé a funcionar :-).

Fui assim buscar este jogo ao YouTube, porque é daqueles jogos que tinha que entrar no blog, desse lá por onde desse, e, de qualquer maneira, infelizmente este é apenas o único registo que também tenho deste mítico jogo (quer dizer, o video é muito completo - parabéns e obrigado a quem quer que o tenha editado - mas eu queria era ter o jogo completo :-) ).


Bom, fazendo o enquadramento habitual: Estávamos nas últimas jornadas da época 92/93 e Benfica e FCPorto mantinham uma corrida sem tréguas pelo título nacional. À entrada para esta jornada o FCPorto era líder com 3 pontos de avanço, mas foi perder a Alvalade! E portanto, quando esta partida começou, os jogadores sabiam que se vencessem podiam-se colocar a apenas 1 ponto da liderança! E quem é que o Benfica recebia na próxima jornada? Nada mais, nada menos que o FCPorto!

E este deverá ser dos mais fantásticos jogos da História do nosso clube! Até determinada altura tudo corria maravilhosamente bem...é verdade que foi o Boavista o primeiro a adiantar-se, mas o Benfica deu a volta e chegou a estar a vencer por 3-1 (e o score podia ser mais alargado - como é que o Futre me falha aquele golo!? lol).

Mas os últimos 20 minutos foram qualquer coisa de extraordinário. Hélder expulso, Neno expulso, Paulo Sousa a ter que ir para a baliza porque Toni já tinha feito todas as substituições e o Boavista a reduzir para 2-3 na cobrança do penalty!!!

Mas, como se costuma dizer, os jogadores fizeram das tripas coração, e com muita garra e mística, mantiveram o resultado final e conquistaram assim uma vitória histórica e fabulosa!

Só é pena que na jornada seguinte o Benfica não tenha conseguido derrotar o FCPorto (0-0) e tenha acabado por não conquistar este campeonato...:-(

17 Comentários:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

gostava de saber quem foi o árbitro desse Benfica 0-Porto 0 porque não me lembro, aqui neste video está Fortunato Azevedo, mais uma glória azul, que nos tirou um campeonato com Eriksson, perdemos 3-2 na luz com o porto em que há um penalty do mais vergonhoso possível.

Este Fortunato Azevedo deve ter ido conhecer todas as praias do Brasil( e não são poucas) e bebido lá e cá muito café com leite....na altura não havia as escutas e o forróbódó foi de facto escandaloso.

Um blog de 25 anos de arbitragens do porto com pinto da costa na presidéncia seria também um grande êxito.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

também me lembro desse penalty, se bem que não tenha tirado propriamente o campeonato porque ficámos a 10 pontos do porto com essa derrota.
bakero, uma correcção: na jornada em que vencemos no bessa o porto nao perdeu em alvalade, empatou sim nas antas com o sporting (0-0),que tmb foi parecido, de facto...
nesse jog odo bessa convem salientar que o terreno parecia um aquasplash deslizante

João Tomaz disse...

E no final da época, Sousa para o sportem... Essa época valeu pela final da taça

1234567vv disse...

Que saudades de Isaias!!!

Vitto Vendetta disse...

Grande equipe qe nós tinhamos nessa altura... muito melhor que a do Porto de 03/04 ! Nem era preciso Mourinho! Isaias em grande forma, Rui costa, uma promessa a despontar, paulo sousa a começar tambem a dar os passos que o tornariam num dos melhores jogadores do mundo, Yuran sempre genial!! Que saudades... e só tinha 9 anos na altura e já sentia tanto esta equipe do benfica...

Parabens pelo Blog, está muitissimo bem conseguido!

Anónimo disse...

O meu pai falava-me deste jogo como sendo inesquecivel e de facto...

Anónimo disse...

Isto sim era o benfica a ganhar ou a perder nd estava perdido!
Agr akele jogo de ontem? OMG!

Anónimo disse...

aqule golo de isaias já naõ ha jogadores desses agora a bola atrapalha um golo no chão com o relvado encharcado chiça

Anónimo disse...

aqule golo de isaias já naõ ha jogadores desses agora a bola atrapalha um golo no chão com o relvado encharcado chiça

Anónimo disse...

epah o falhanço do Futre... xP

Júri Faustino disse...

E os nossos jogadores todos expulsos em vésperas de receber o Porto...
É o costume! Pena é que continue igual passados 15 anos

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

é só para dar um má notícia

O Sportinguista Pedro Henriques vai apitar na Luz depois de amanhã o Benfica-Sporting

Acho que é 3ª vez que o faz nos últimos anos na Luz e o Benfica nunca ganhou é que o há a dizer, o ano passado não expulsou Caneira se não tou em erro por falta sobre Miccoli nos primeiros minutos e houve um penalty sobre Nuno Gomes não assinalado.

Como prémio volta a apitar outra vez.

O Sportiguista Vítor Pereira está a fazer um belo trabalho não haja dúvidas

Depois do que se passou nos últimos anos como é possivel isto

Anónimo disse...

Realmente que saudades do Isaías.
Dos jogadores que vi jogar (só tenho 25 anos), a seguir ao Rui Costa está o Isaías, sem dúvida...

LF disse...

Espero que os meus amigos não se importem, mas utilizei, com a devida referência, alguns videos vossos no meu blog, para ilustrar um post de fundo sobre memórias de derbys Benfica-Sporting.
Já agora convido-os, e a todos os vossos leitores a dar uma espreitadela:
www.vedetadabola.blogspot.com

Bakero disse...

Não há problema nenhum lf. Aliás, gostei imenso de ler o post :-)

HuGuiTu disse...

Este deu-me mais nervos do que o jogo com o Arsenal!!

HuGuiTu disse...

e continuo a acreditar que o Futre só falhou esse para marcar os outros dois na final da taça! :)