21 de dezembro de 2007

Benfica-3 Sporting-2 de 1972





Download do video aqui.

Extra:

Benfica-3 Sporting-1 (final da Taça de Portugal 69/70)

Benfica-5 Sporting-1 (Campeonato 70/71)


Continuando a incursão pelo Benfica profundo, isto é, por jogos do glorioso em tempos já longíquos, trago agora a final da Taça de Portugal 71/72.

O Benfica vivia aqui um período aúreo, já que sob o comando de Jimmy Hagan, tinha-se tornado numa equipa quase imbatível!

Hagan chegou ao glorioso em 1970 e rodeado de jogadores como Jaime Graça, Toni, Vítor Baptista, Simões, Néné ou Eusébio, o Benfica fez 3 anos demolidores.

Em 70/71 o Benfica sagrou-se campeão nacional, embora de forma algo periclitante. Fez uma péssima 1ª volta, mas na 2ª parte da época não deu possibilidades, despachando pelo caminho o Sporting por 5-1 na Luz (os golos desse jogo no 2º video-extra).

Em 71/72 o Benfica voou durante a temporada. A um campeonato practicamente perfeito (30 jogos, 26 vitórias, 3 empates, apenas 1 derrota; 10 pontos de avanço para o 2º classificado!), juntou-se esta Taça de Portugal e uma participação entusiasmante na Taça dos Campeões Europeus. Nos 1/4 de final, o Benfica eliminou o forte Feyenoord (que 2 anos antes tinha sido campeão europeu) com o famoso 5-1 na Luz, mas nas 1/2 finais não conseguiu ultrapassar o Ajax de Johan Cruyff.

Em 72/73, o Benfica não foi longe na Taça de Portugal nem na Taça dos Campeões Europeus, por isso concentrou forças no campeonato. No que é que isso resultou? No mais perfeito campeão da História do futebol Português! 30 jogos, 28 vitórias, 2 empates e 0 derrotas; 101 golos marcados, 13 sofridos; 18 pontos de avanço para o 2º classificado!).


Bom, de regresso à época 71/72 e a esta final da Taça de Portugal. Depois de esmagar o FCPorto na Luz por 6-0 (!) nas 1/2 finais, o Benfica encontrou o rival de sempre na final. Nada de novo, afinal de contas, isso já se tinha verificado em 69/70 (3-1 para o Benfica - os golos do Benfica no 1º video-extra) e em 70/71 (desta vez foi o Sporting a vencer por 4-1).

Mas esta terá sido talvez a final mais equilibrada e espectacular. Com 45 mil pessoas no Jamor, aos 20 minutos, com alguma sorte à mistura, Eusébio pôs o Benfica em vantagem. Respondeu o Sporting no início da 2ª parte com 2 golos, virando o resultado. Mas Eusébio, sempre Deusébio, voltou a marcar, desta vez de cabeça e o jogo terminou 2-2. Avançou-se assim para o prolongamento e quando tudo previa que este tempo extra terminaria sem golos e teria que ser marcada uma finalíssima, livre para o Benfica no minuto 118. E aí Eusébio soltou um dos seus remates-canhões, a bola sofreu um ligeiro desvio na barreira lagarta e só parou no fundo das redes!

O Benfica vencia assim o encontro, com um hat-trick de Eusébio, e conquistava a sua 15ª Taça de Portugal. Alcançava também a 6ª dobradinha da História do clube.

Para o final do video, fica uma deliciosa entrevista com Eusébio (embora o pantera-negra esteja vestido de uma forma muito pirosa :-) ), em que o Rei confidencia que informou o Humberto que sentia que ia marcar o 3º golo, até porque o Benfica estava de viagem marcada para o Brasil e era uma chatice ter que se jogar a finalíssima :-).

Ps: Tendo o Benfica tantas estórias, histórias e História, porque raio hei-de fazer uma pausa neste blog?


9 Comentários:

Anónimo disse...

Bem o narrador devia ser Lagarto, a festa que fez no segundo golo do Sporting, e o silêncio nos golos do Benfica, não engana...

Na entrevisa, o grande Fialho, faz uma introdução curiosa: 'Aqui está o Eusébio, que não fez uma exibição muito boa, mas marcou os 3 golos do Benfica...!!!'

Anónimo disse...

yaya grande golo de dinis...e o resultado final????este deve ser avô do gajo que comenta os jogos da tvi xD

Anónimo disse...

lindo amigo muito obrigado eu sou o beleza

Anónimo disse...

Para variar, penalty... Clube patético!
E no 2º golo do Eusébio, o guarda-redes lagarto chuta a bola contra o poste cheio de azia, que estúpido lol

Anónimo disse...

Julgo que este jogo já passou no canl Memória, mais uma vitória sobre a lagartagem e curiosamente até gostei de ver o Deusébio com a camisola engraçada, tadinhos... lol p.s. mas que benfiquista no seu perfeito juízo quer uma pausa neste blog??????? este blog é uma colecção de relíquias, obrigado pela dedicação!!!

Anónimo disse...

podias tentar arranjar um sporting benfica em que ficou 0-2 golos de tiago e zahovic. bom ano novo e continua o espectacular trabalho.

Bakero disse...

red rocket, o video foi feito a partir dessa transmissão do jogo na rtp memória :-).

Anónimo das 15h23, esse jogo já foi colocado:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/02/sporting-0-benfica-2-de-2002.html

De qq maneira, o video não tem comentários, por isso eu um dia destes vou ver se ponho um novo video desse jogo...

João Tomaz disse...

José Alves dos Santos

Segundo o meu pai, na primeira repetição disse entusiasticamente:
"E agora uma jogada exactamente igual... GOLO!!!!"

João Tomaz disse...

Na primeira vez em que houve uma repetição na televisão...