11 de fevereiro de 2008

Benfica-2 D. Moscovo-0 de 1992





Download do video aqui.

Video-extra: Izola-0 Benfica-5

Tentando manter a tradição de acompanhar o blog com a realidade actual, recordo agora um jogo antigo do Benfica para a competição em que vamos participar, daqui a 3 dias: a Taça UEFA.

Trata-se da época 92/93 (sem dúvida, das mais recordadas neste blog, a que não será alheio o facto de termos tido uma constelação de estrelas nessa temporada!) e o jogo era para a 2ª mão da 3ª Eliminatória da Taça UEFA.

Na 1ª eliminatória o Benfica tinha eliminado o desconhecido Belvedur Izola da Eslovénia com um score total de 8-0 (5 deles na 2ª mão, como poderão ver no video-extra); na ronda seguinte, foi a vez do Vac Izzo da Hungria, despachado com um 5-1 na Luz e 1-0 em Budapeste.

Até que chegou este mais conceituado Dinamo Moscovo (com alguns jogadores conhecidos como Smertin, Tetradze ou Kassumov e treinado pelo nosso amigo Valery Gazzaev :-)). Na 1ª mão, não sei se se recordam, o relvado era...gelo! Nevava imenso e o campo estava simplesmente branco, com os jogadores a correr atrás de uma bola...cor-de-laranja eheh. Recordo-me de na altura se comentar com uma certa piada, o facto dos jogadores do Benfica estarem (compreensivelmente) a jogar de camisola comprida e luvas, à excepção de Iuran e Mostovoi, habituados a aquelas temperaturas, que jogavam de camisola de manga curta, como se não estivessem vários graus nagativos!

Bom, o Benfica ainda esteve a ganhar por 2-0, golos do grande Isaías, mas os Russos conseguiram chegar ao empate.

Na Luz, e num dia de sol (ai ai, que saudades dos jogos à tarde), mais de 50.000 foram ver o jogo e o Benfica fez uma exibição bastante agradável, com golos de Isaías (claro!) e Iuran. Mas destaque para a excelente jogada do (na altura) jovem Rui Costa que daria origem ao 2º golo! Aliás, ainda ontem o (agora) veterano Rui Costa fez algumas jogadas semelhantes. Ontem, como hoje...simplesmente o maestro!

Nos 1/4 de final, o Benfica foi eliminado pela Juventus. 2-1 na Luz, 0-3 em Turim.

Para finalizar, um sabiam que?

Sabiam que o Benfica já defrontou o clube alemão que se apresenta na Luz na 5ª feira? Foi em 1962 e depois de perder 1-3 na Alemanha, o Benfica esmagou o Nuremberga na Luz por uns impressionantes 6-0! Claro que seria fantástico reeditar esse resultado, mas eu cá aposto num 2-0 ;-).

Ps: Há uma semana atrás o blog fez um ano de existência, ao mesmo tempo que ultrapassava as 60.000 visitas! Portanto, parabéns ao blog, parabéns a mim, parabéns ao Em4lyf e um sincero obrigado a todos os que visitam e participam neste espaço.

10 Comentários:

Pedro Neto disse...

Muitos parabéns pelo ano de vida.
Este é um dos blogs que eu mais gosto.

Anónimo disse...

Sim senhor! Muitos parbéns ao blog, e ao bakero e ao em4lyf pelo excelente trabalho feito! Um dos melhores blogs, senão mesmo o melhor obre o nosso glorioso! Continuem assim! BENFICA!

Anónimo disse...

tenho que comentar este jogo, foi o primeiro que assisti no estadio da luz (uma especie de compensação depois de nao ter estado na festa do eusebio uma semana antes) foi no dia 8 de dezembro de 1992, feriado nacional, o que tambem ajudou aos 50 mil espectadores. mas o mais engraçado, foi o jogo da 1ª mao, foi o unico que me lembro do benfica jogar num manto de neve e que ainda esteve a vencer 2-0, concedendo depois o empate aos russos.

Anónimo disse...

engraçado que ontem o rui teve um lance parecidissimo com este que dá o segundo golo, e curiosamente, tmb nao rematou, ofereceu o golo só que ninguem o acompanhou

Anónimo disse...

parabens
so queria dizer uma coisa pk ke ninguem pegou no video ke estava bo blog amo te benfica do joao santos a falar sobre o guarda abel e meteu no youtube sobre o tema apito dourado???? matam la sff eu nao faço pk nao sei senao fazia o.

Anónimo disse...

este equipamento era lindo. agora cor de rosa enfim ridiculo!

Equipamento todo vermelho ou todo branco de volta pff

Anónimo disse...

O que o Yuran fez é uma crueldade... lol

Anónimo disse...

Já viram este site:

http://12.phpbb24.com

Muito bom!

João Tomaz disse...

Faço minhas as palavras do Pedro Neto!!!

Que grande nó do Paneira e que grande jogada do Rui Costa... Curiosamente, nesta época, fizemos um péssimo campeonato mas não há dúvida que a equipa da final da taça era de outro mundo...

Cristina disse...

Parabéns ao blog porque é uma excelente iniciativa, sobretudo para os mais novos que tem menos referências do Grande Benfica!

O jogo da passada 5ªfeira não teve nada a ver com o de 62... Acho que foi o nosso pior jogo para as competições europeias esta época. Faltou-nos um pouco de tudo, valeu o resultado que, ainda assim, não é nada de especial. Espero que esta semana o Benfica consiga dar uma resposta mais convincente para que possamos seguir em frente... CARREGA, BENFICA