5 de fevereiro de 2008

Benfica-2 Sporting-0 de 1973





Download do video aqui.

Hoje de manhã, ao comprar A Bola, como sempre faço, fiquei estupefacto com a capa. Sejamos francos: é ridícula. Parva. E estúpida.

Mas isto vem no seguimento do surgimento da ideia de que, por absurdo, Cristiano Ronaldo já pode ser comparável a Eusébio! Reparem: não é que poderá vir a ser, é mesmo que já é.


Cristiano Ronaldo é um verdadeiro craque, um fenomenal atleta e é daqueles jogadores que arrastam multidões com as suas fintas, as suas arrancadas, os seus remates. Eu, admirador confesso do Liverpool (é de longe o meu clube estrangeiro preferido), dou comigo muitas vezes a preferir ver jogos do Man Utd ao Liverpool, porque de um lado está Ronaldo e cia, e do outro lado, uma equipa que tem um jogo chato, chato, chato...

Mas daí a elevar Ronaldo ao estatuto de Eusébio? Ridículo! Parvo! Estúpido! Digam-me lá, o que ganhou Ronaldo a nível internacional? Competições europeias: zero; prémios individuais: zero.

Nos grandes jogos, contra os grandes adversários, o que fez Ronaldo até hoje? Viram-no no jogo com o Milan para as 1/2 finais da Liga dos Campeões? Vêem-no quando o Man Utd joga com o Arsenal, o Chelsea ou o Liverpool?

Isto não falando que Eusébio era e é um Senhor, ao contrário de Ronaldo, que me irrita profundamente com os seus tiques mimados, de vedeta e metrossexual.

Espero sinceramente que o Ronaldo continue a crescer enquanto jogador e enquanto Homem, e nos delicie com as suas fintas, as suas arrancadas, os seus remates. E se daqui a 10 anos tiver ganho tanto ou mais que Eusébio, e adquirido o respeito e a admiração do mundo do futebol, tal como Eusébio o fez, serei o primeiro a considerar Cristiano Ronaldo como "O Rei".

Até lá, tenham pachorra os que não suportam a ideia do verdadeiro Rei do futebol Português estar intrínsecamente ligado ao Benfica, mas terão que se reprimir (tal como já o fizeram com o Figo...).

Termino com uma história engraçada, mas reveladora do prestígio de Eusébio (e trata-se mesmo de prestígio e admiração; não de euforia e gritinhos histéricos adolescentes). Há uns tempos troquei uns mails com um irlandês, a propósito dos jogos que o Benfica fez com o Derry City em 1989, e contou-me ele o seguinte:

My greatest memory of the 1st leg game in Derry, was when this 'old man' (well when you where young everyone was old :-) ), walked onto the pitch before the game to thunderous applause, it really was electric, he actually got a better reception than when both teams came on to the pitch. It was something that stayed with me for a long time. It wasn't until the day after the game that i found out the 'old man' was the great Eusebio.

Ps: Ah sim, relativamente ao video: Benfica-2 Sporting-0 da época 73/74, com o grande Eusébio a resolver mais um derby...

15 Comentários:

Anónimo disse...

Mai' nada!

Anónimo disse...

pois mas se há coisa que a Bola é e sempre será é vermelha. o Ronaldo é o melhor do mundo para muita gente e em portugal de momento é o rei. o que é que isso tem de mais? ps: sou benfiquista mas seguro, acho que isto nao belisca nada eusebio. ronaldo, no futebol moderno, será um sucessor, so rejeita isso quem é cego

JNF disse...

E o mais impressionante deste vídeo é que "este" Eusébio já tinha sido várias vezes operado ao joelho e estava no final da sua carreira ao mais alto nível.

E mesmo assim resolvia derbies. "Forever the best."

Pedro disse...

"Isto não falando que Eusébio era e é um Senhor, ao contrário de Ronaldo, que me irrita profundamente com os seus tiques mimados, de vedeta e metrossexual."

É isto q eu não compreendo. Pq é q Ronaldo é mimado e vedeta e Eusébio um senhor?

Acho q os benfiquistas ficam cegos nesta discussão...não façam de Eusébio um modelo de virtudes pq não o é.

Maradona está longe de ser humilde e um exemplo mas será para sempre O maior.

Discutam atributos técnico tácticos entre os jogadores...não entrem pela caracterização dos homens.

Anónimo disse...

concordo com o pedro o maradona e o pele são grandes jogadores mas fora do campo nao fazem ou dizem nada de jeito mas sao os melhores de sempre

Anónimo disse...

VIVA O KXTIANO!

Anónimo disse...

Bakero, a capa não diz que ele é o rei sobre o Eusébio, se vires o canto superior direito vês Eusébio e Figo ao lado de um rei do xadrez. É o terceiro elemento da linhagem, é só isso que se diz... E sim é o nosso rei do futebol moderno. Para muitos já é o rei do futebol mundial, muito mais rápido ainda o é em Portugal apenas.

Bakero disse...

Anónimo das 2:19, eu percebi a ideia...mas o que já fez Ronaldo para ser colocado no estatuto de Eusébio e Figo?

Concordo completamente que ele tem todas as condições para lá chegar, e aliás, se continuar a evoluir da mesma maneira que tem feito nos últimos 2 anos, até pode ultrapassá-los.

Mas neste momento, o que já ganhou Ronaldo, o que já fez Ronaldo, o que representa Ronaldo para o colocarmos ao nível dos outros dois?

Não estaremos todos a colocar os bois à frente da carroça? Bastou ver o jogo de Portugal com a Itália para percebermos que Ronaldo ainda tem muito caminho pela frente...

LF disse...

Caro Bakero,

Eu tenho a decorrer no VEDETA DA BOLA uma sondagem sobre qual deles o melhor.
Eusébio vai destacado na frente, e também concordo que, até ver, continua sendo o número um.
Mas não acho de forma alguma absurdo comparar os dois, se bem que essa comparação só seja justa no final da carreira de Ronaldo.

Eusebio ganhou uma liga dos campeões, vários campeonatos nacionais, foi bota de ouro e bola de ouro. Levou Portugal a um terceiro lugar no mundial 66.

Ronaldo já foi a uma final do Euro, e ficou em 4º no mundial, portanto a nivel de selecção não tenho muitas dúvidas que, mais tarde ou mais cedo, mais golo menos golo, vá igualar e até ultrapassar o que fez Eusébio.

Em termos de clube, também creio que mais tarde ou mais cedo ganhará uma ou mais Liga dos Campeões, como de resto ganharam Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Futre ou Vitor Baia.
Quanto a títulos nacionais já os ganhou, e de certo ganhará mais.

O que fica a faltar ?
A Bola de Ouro e a Bota de Ouro!
Parece-me bem que será já este ano que irá conquistar as duas.

Embora benfiquista, desejo ardentemente que Ronaldo consiga todos esses objectivos. Isso nada afecta o Benfica, nem o que fez Eusébio.
Nem entendo a comparação como algo entre o Benfica e o Sporting, até porque Eusébio fez toda a carreira na Luz, e Ronaldo apenas jogou uma época como profissional no Sporting.
No fundo são dois grandes jogadores portugueses, um do passado e outro do presente, e será um privilégio para a nossa geração acompanhar a carreira de Ronaldo como os nossos pais acompanharam e nos contaram coisas sobre Eusébio.

Figo foi muito bom mas fica, quanto a mim, um degrau abaixo dos outros dois. Principalmente porque sempre me pareceu gostar menos de futebol do que Eusebio e Ronaldo, e isso reflecte-se nalguma frieza, que o fez ganhar muito dinheiro, mas que o impediu de dar "aquele passinho".

Anónimo disse...

Bakero, o que fez é muitíssimo para alguém da sua idade. Fez o suficiente para aos 23 anos ter um estatuto que Figo nem sonhava já nos seus 26, 27... Ganhou todos os prémios individuais da liga inglesa num ano em que practicamente ofereceu o título à equipa. Leva já uma marca extra-terrestre este ano. É o 8º melhor marcador de sempre da selecção com apenas 4 ou 5 anos de jogos... E não é só uma questão de números, é uma questão de espectáculo, é hoje o maior representante do futebol espectáculo.

É claro que ainda tem muito caminho pela frente, mas é aí que é especial. É assustador pensar que tendo chegado já este nível ainda tem mais para evoluir... A 80% do que pode ser é mesmo assim por muitos considerado o melhor, não é brincadeira.

E não creio que o jogo com Itália prove nada, é um jogo amigável. E mesmo que não fosse, o Rónaldo é hoje em dia o único jogador que não pode ter um jogo abaixo do esperado e tem logo a crítica a dizer que como falhou já não é o melhor. É o único que parece ter que provar em todos os jogos sem excepção que é o melhor... Repara que o Kaká pode estar um mês sem mexer uma palha e a tolerância nunca acaba...Com o nosso, como é português, tem que estar sempre a provar, quase tendo qu pedir desculpa por se meter ao barulho com os brasileiros e argentinos. É o único jogador que, para alguns críticos, só é o melhor se for o melhor sempre. Digamos que o critério não é o mesmo para os outros...

antyporkos disse...

"O que fez Ronaldo até hoje? Viram-no no jogo com o Milan para as 1/2 finais da Liga dos Campeões?"

Eu vi! Marcou o primeiro golo do Manchester Utd no jogo da primeira mão.

Anónimo disse...

Caro Bakero, sou particular fã do teu blog, porque gosto de rever o futebol antigo basicamente e deixa-me que te diga que até já afirmam na pole que o Eusebio não é português...porque não nasceu em Portugal...mas enfim!
Já la fui fazer dois comentários e quanto a mim, que analiso há muitos anos, o futebol ao longo das gerações e apenas por mero gosto individual( não sou nenhum especialista nem treinador sou..lol) digo que te compreendo bastante e passo a explicar porquê...

O Ronaldo foi "picado" pelo Platini, porque para Platini, os melhores jogadores vêem-se nas grandes competições, isto é, nos Europeus e Mundiais. E portanto para ele(Platini), o Ronaldo ainda não provou nada de especial, porque apenas tem demonstrado o seu valor num campeonato inglês, que é dos 3 mais fortes da Europa, mas que tenhamos consciência, não é o mais forte a nível tactico e técnico, nem muito menos a nivel defensivo. O Ronaldo respondeu e bem, que os grandes jogadores vêem-se ao longo da época...
As pessoas falam da velocidade no futebol, mas a diferença que há e que já foi publicada, é o tempo que um jogador actual tem para pensar o jogo, ou seja, o tempo que tem entre receber a bola e ser pressionado...é obvio que o que fez mudar o futebol neste aspecto foi sem dúvida a condição física do atleta, o treino que o ajudou a melhorar..porque sem isso podia-se ter uma táctica de pressão constante homem-a-homem e passado 5 minutos estavam todos "rotos"...No tempo do Eusébio já havia catennacio, não se pense que é uma coisa do futebol actual...e marcações impiedosas sempre existiram e o Eusébio é prova disso...foi dos mais castigados na história do futebol, porque o futebol no seu tempo não protegia quem jogava bem e bonito, essa é que é a verdade. E mais, o Eusébio chegou a jogar infiltrado, com injecções no joelho, porque não era possível fazerem substituições...os 11 que entravam, eram os mesmos 11 que abandonavam o campo após 90 minutos.

Querem comparar a prima dona do Ronaldo que quando lhe dão um toque ou o anulam completamente, o que era esperado pela Italia...fica com mau génio e nem e depois passa o jogo todo a tentar fintar toda a gente...mas ele pensa que os outros não o conhecem já? Meus caros, o Eusebio com 20 anos já era temido em toda a Europa...foi 2º na Bola de Ouro em 1962, façam pesquisas...com os mesmos 23 anos do Ronaldo, foi em 1965 Bola de Ouro e só nao repetiu em 66 porque não ganhou o Mundial, no qual foi sem sombra de duvidas o melhor jogador e sem ele nem às meias finais tinhamos chegado...foi 2 vezes bota de ouro, quando a bota de ouro não discriminava os campeonatos, porque sim, o Ronaldo vai ser concerteza Bota de Ouro este ano, mas por causa que joga em Inglaterra e porque lá os golos valem mais pontos...e como digo, o campeonato inglês nem é dos mais defensivos, muito pelo contrário.

O eusébio fez 66 jogos pela selecção nacional e jogou contra as melhores equipas do mundo, não fez 100 jogos contra lituanias e liechensteins...comparar esses golos que se marcam agora contra esses "colossos"..é de rir...nem há termo de comparação.

Só queria acabar este longo discurso dizendo que o Ronaldo tem que ser mais humilde, é certo que já não tem nada que provar a ninguém...

Anónimo disse...

O futebol agora é muito mais dificil do que era na epoca do Eusebio. So um cego, que sofre de clubite aguda ao mais alto nivel, é que não vê que o Ronaldo com 22 anos está no mesmo patamar, ou superior, que o Eusebio. Já para não falar que nem sequer jogam na mesma posição, por isso até é ridículo. Quanto ao Ronaldo não fazer nada no Man Utd, só podes estar a brincar. Quantos jogos não foram ganhos ou com golos, ou com assistências do Ronaldo?? Enfim, os benfiquistas e a sua visão do futebol...mantenham-se calados e continuem a ganhar jogos com a ajuda de arbitros porque de futebol pouco percebem.

Anónimo disse...

O Ronaldo com 22 anos tem ajudado a ganhar muitos jogos no Man UTD, não o neguei, mas só um cego como tu..anónimo, é que não percebe o que escrevi porque só vês o futebol actual...olha lá...o George Best, diz-te alguma coisa este nome? Também não deves conhecer...tratou-se só do melhor jogador do Manchester e detém o recorde de golos numa época para um não avançado...era extremo como o Ronaldo e aos 22 ans estava no topo da Europa, 1968, Campeão da Europa, Bola de ouro...como vês isto não é clubite meu caro...o Ronaldo ainda não ganhou nada e eu o que fiz foi apresentar factos históricos...se achas que o futebol actual é mais difícil...ainda ontem vi o último jogo do manchester da época 2006/ 2007...bem, os homens jogam como querem, nem sequer pressão fazem em inglaterra, nem no principio do jogo...mas pronto, voces só vêem os melhores lances...
O Ronaldo pode estar no mesmo patamar que o Eusébio com 23 anos...mas ainda falta muito para acabar a carreira não é verdade..no final é que se fazem as contas...agora dizerem que já é o melhor de sempre, são épocas distintas...eu apresento factos e vocês vêem com clubites...lol

Joao Dinis disse...

Ronaldo, já ganhou o que Eusébio nunca ganhou...o prémio FIFA e todos os outros no mesmo ano.
Campeão europeu e do pais onde joga....
Chega???
Mas mesmo assim continuo a admirar Eusébio (melhor que Pelé), embora admita,os que nenhum dos dois se compara a Ronaldo. No futebol actual, inham lugar como jogadores, mas nunca no mesmo patamar que Cristiano ronaldo.