2 de setembro de 2008

Benfica-3 CSKA Sofia-1 de 1993





Download do video aqui.

Video-extra: Golo do Rui Costa no CSKA Sofia-1 Benfica-3 (jogo da 2ª mão).

Não haja dúvida que o Benfica não é propriamente o clube mais sortudo neste planeta. Parece que há sempre algum problema, nunca está tudo bem! Ora se arranca um clássico com um grande ambiente e um jogador faz um penalty disparatado; ora se remata à baliza e o ponta-de-lança da equipa adversária tira a bola de cima da linha de golo; ora se chega ao empate e um jogador vê um 2º amarelo desnecessário; ora se mantém um bom ritmo, mesmo com 10, e logo vários jogadores ou se lesionam ou apresentam dificuldades físicas...

Isto não é fácil, aliás, com o Benfica nunca nada é fácil!

Mas pronto, não se conseguiu melhor que um empate e há que seguir em frente. E isto implica olhar para 2 semanas sem jogos (alguém me explica esta lógica, quando o campeonato começou há 2 jornadas!?), até chegar a eliminatória com o Nápoles.

E por isso, tentando manter uma certa ligação entre o que vai acontencendo e os jogos recordados neste blog, trago novo jogo do Benfica para as competições europeias. Não foi, no entanto, para a Taça UEFA...

Em 93/94 o Benfica participou na Taça das Taças, e após eliminarmos o Katowice (1-0 em casa; 1-1 fora), defrontámos este CSKA Sófia. Não terá sido muito mais que apenas mais um passo no nosso percurso até às 1/2 finais desse ano, mas merece ser visto essencialmente por 2 motivos:

Ver o nosso actual director desportivo a marcar os dois primeiros golos do Benfica e acima de tudo, o sensacional golo do Schwarz em cima do apito final, já depois dos búlgaros terem reduzido.

Como repararão no video, a gravação que possuo deste jogo não mostra o golo no momento em que acontece, mas as repetições mostram de forma clara este verdadeiro golaço, de mais um jogador desta brilhante colheita 90-94 que deixa imensas saudades.

16 Comentários:

Anónimo disse...

Quando vejo imagens de jogos do SLB com o sol ainda a brilhar, ate se me vem uma lágrima ao olho de tanta nostalgia.
Lembro-me deste jogo, de chegar a caa depois da escola e apanhar só a 2ª parte e ainda ver a "cortina de yuran" e o golão do hans juergen stefan scwartz. E tambem me lembro de no dia a seguir falar na escola do "avançado bulgaro com nome de avião". Só um aparte, no 2º golo o rui costa esta acampadissimo em fora de jogo.
Do jogo que falas no texto slb-katowice, lembro-me de 2 momentos: o pontapé de bicicleta do Joao Pinto, á figura de um guarda redes com nome de coreano (Jung??) e um canto directo dos polacos que o Paneira tirou já dentro da baliza, sem que o fiscal topasse

Anónimo disse...

Grande vídeo.

Realmente, os jogos à tarde tinham outro encanto (mesmo que me impedissem de assistir a alguns ao vivo).

Grande golo o do Schwartz, sem dúvida. Esta equipa era realmente fabulosa, mesmo nos dias maus a qualquer momento quase todos os jogadores eram capazes de tirar um coelho da cartola e resolver.

Estou com alguma esperança que o nosso plantel comece a entrar nesse nível de categoria também, enquanto esperamos que venho maior entrosamento. Espero que as duas semanas de paragem no campeonato sejam bem aproveitadas para isso.

Continua sempre com este blog, estas imagens fazem (pelo menos a mim) muito bem.

Arsène Lupin

1234567vv disse...

Pois... mas o segundo golo do Rui Costa é em fora-de-jogo. Pelo menos pelas leis actuais.

Quando o remate do Isaías é feito ele já está à frente do último defesa e aproveita o ressalto para marcar.

Mas foi uma bela caminhada nesse ano.

Anónimo disse...

Pronto. Nesse caso o melhor é retirar este vídeo. Após visionamento das imagens, ainda se lembram de aplicar algum sumaríssimo ao Rui Costa por estar fora-de-jogo.

Arsène Lupin

Anónimo disse...

O que vibrei com o golo do Schwarz no final... belos tempos sem dúvida!! :) Naquela altura não era fora-de-jogo... ;)

RA disse...

deste jogo, a imagem que me lembrarei para sempre é a do JVP a esmurrar um polaco enquanto caíam os dois, embrulhados (!!!!)

no fim, o rui costa, queixava-se que jogar de tarde era muito difícil por causa do calor.

mas não me lembro do que comi ontem ao jantar, juro-vos

PS: gostei de "Abel". simplesmente "Abel". LOL

Anónimo disse...

Sei que este comentario não tem nada a ver com o blog, mas...se puderem respondam-me.
Tou a trabalhar em edição de filme para fazer um clip promocional da empresa em que trabalho. De momento utilizo o imovie porque é o que o pc tem e isto é uma cena totalmente amadora e para o que é bacalhau basta. So que o imovie tem diversas limitaçoes e uma dela é não conseguir acelerar a imagem, ou ate por em camara lenta. Vocês que são profissionais da edição amadora, que programa me aconselham, que não tenha estas limitações basicas.
Obrigado

RA disse...

epá, acelerar e reduzir a velocidade até o windows movie maker consegue.

se conseguires meter as mãos no pinnacle, força. é muito bom e simples

Bakero disse...

constantino, para isso de acelerar um video ou colocar em câmara lenta basta o Windows Movie Maker, o programa mais simples e básico que existe, mas muito, muito útil quando queremos fazer algo simples (e parecendo que não, têm muitas opções interessantes).

Para algo mais elaborado, o programa que sugiro fortemente é o Sony Vegas. É bastante completo, mas fácil de usar, ao contrário de muitos outros que quase é preciso um curso para os saber utilizar...

Espero ter ajudado,

Abraço!

Anónimo disse...

Muito obrigado pelas dicas. Estou ja a estudar o esquema.

Abraço

Anónimo disse...

bakero antesde mais 2 notas sobre a tua introdução

- o benfica nem sempre é feliz mas o empate com o porto acaba por não ser mau e isto revela um pouco o que foi o jogo, ou seja, mais uma vez deu-se avanço na 1ª parte e na segunda foi-se atras do prejuizo..igualzinho ao jogo de ha 2 anos
- quanto à paragem do campeonato, só vai fazer é bem ao benfica e pode esfriar um pouco os adversarios campeoes da 2ª jornada.


quanto a esta eliminatoria, so recordo que nas bancas estavam muitas crianças, pois tinham sido dados bilhetes as escolas...e claro recordo o golo do schwarz

arrebumbas disse...

Caros Benfiquistas,

Proponho o seguinte:

Escrever, denunciando estes corruptos em blogs e sites dos clubes que vão defrontar estas bestas na Champions, para que todos saibam quem são e ao que andam esta corja de corruptos e caceteiros.

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!
Morte total aos Andrades!

Anónimo disse...

Estive lá, precisamente por detrás da baliza dos golos marcados pelo Rui Costa. Sei que entrada era gratuita p estudantes do secundário e lá fui eu com mais uns quantos malucos da minha escola... Fui fabuloso, o ambiente, a luz, o jogo, o resultado... Que saudades desse Benfica que metia respeito por essa Europa. Obrigada Bakero por este momento :)

E vamos manter a fé p este ano... Se batermos os lagartos e o Napoles, o moral pode e deve subir...

Saudacoes a todos

HuGuiTu disse...

E aposto contigo o que quiseres que foi esta eliminatória na Taça das Taças que empurrou o Benfica para campeao nacional!!

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer a data deste jogo? Em que dia foi?

Anónimo disse...

Que saudades: do jogo, da equipa, da taça das taças, do nosso querido estádio da luz, do sol a brilhar, da Tv2 a transmitir o jogo, do Gabriel, enfim... dos meus tempos de criança. Descobri o teu blog hoje e estou maravilhado com os videos que aqui colocas. Que viagem ao passado do nosso Benfica.

Muito e muito obrigado!