17 de janeiro de 2009

Benfica-2 FCPorto-1 de 2001





Download do video aqui.

Começa a aproximar-se o grande jogo com os corruptos e por isso acho interessante começarmos a recordar alguns clássicos antigos.

Arranco com um relativamente recente, em que a maioria de vocês ainda se deve lembrar, embora não se possa dizer que seja um clássico que tenha ficado na História. Mas qualquer vitória sobre os corruptos é sempre digna de ser relembrada.

Este jogo foi para a temporada 2000/2001, que terá sido muito provavelmente a pior época de toda a História do Benfica (talvez seguida de perto pela época passada), mas nesta altura, início de 2ª volta, o Benfica ainda lutava pelo título (aliás, umas 6 ou 7 jornadas depois deste jogo recebemos o Boavista e se tivéssemos vencido, tinhamos passado para o 1º lugar. Ficou 0-0 e começou aí o descalabro que nos levou ao infame 6º lugar...).

A maior curiosidade desta partida, é que intermediou um Benfica-FCPorto e um...FCPorto-Benfica. É que 3 dias antes, a Luz já tinha recebido o FCPorto, mas para a Taça de Portugal (ficou 1-1) e 3 dias depois desta vitória, o Benfica deslocou-se às Antas para a repetição da eliminatória, e este jogo é que não me consigo lembrar do resultado...

Mas centremo-nos neste 2-1. Excelente ambiente no Estádio da Luz (dos melhores de sempre que eu me lembro de vivenciar) e logo no início do jogo ficou um penalty descarado por marcar (António Costa sempre em grande nos Benfica's-FCPorto's), mas minutos depois o Benfica colocou-se em vantagem, golo de V. Hooijdonk (que grande goleador tão desaproveitado por nós!!), no seguimento de um penalty, também claro como a água, mas que felizmente foi assinalado.

O FCPorto ainda empatou, mas a 12 minutos do fim chegou a explosão com o 2-1, num golo peculiar. Roger a marcar o livre, e o V. Hooijdonk a meter a cabeça, alterando a direcção da bola. "Uma jogada estudada" disse o Carlos Cruz, a comentar o jogo...yeah right.

Ps: Que maravilhoso, almoçar e sair de casa para ir para a Luz ver o glorioso a jogar! Que saudades dos jogos à tarde!! E que bom também termos ganho e estarmos nas meias-finais da Taça da Liga. Muitos dizem que esta é uma competição irrelevante, mas eu levo-a muito a sério. Porque o Benfica já desperdiçou a Taça UEFA e a Taça de Portugal, porque o Benfica tem que lutar para vencer até no berlinde, mas principalmente porque o clube e estes jogadores precisam de ganhar o hábito de levantar troféus. Por menos importantes que eles sejam. Ainda ontem estava a ver uma entrevista com o Alex Ferguson e ele estava a referir quão importante foi para esta actual equipa do Man Utd ter vencido a Carling Cup em 05/06. Abriu-lhes o apetite e agora vê-se...

58 Comentários:

Gonçalo Azevedo disse...

Meu caro, se nao me falha a memoria no jogo da segunda mao levamos uns 4... mas acho que houve penaltys inventados.
Seja como for, 4 sao 4, e quando se perde por numeros destes os maiores culpados sao mesmo os incompetentes que de vez em quando contratamos para vestir o manto sagrado.

Abraco!

Gonçalo Azevedo disse...

E ainda hoje penso na estupidez que foi ter corrido com o Van Hooijdonk.
Felizmente, este sim, sabia o que era honestidade e integridade e recusou descer de divisao e nao foi jogar para os Corruptos.

Anónimo disse...

48 horas depois....foram 4

Utilizador disse...

Esses 4-0 foram vergonhosos, o Toni teve a brilhante ideia de jogar com os menos utilizados e foi... humilhado.

Valeu esta vitória, que na altura relançou a equipa na luta pelo título, mas o plantel era profundamente desequilibrado e não dava para mais e a desmotivação acabou por vencer.

Utilizador disse...

E outra coisa: nas duas bolas ao poste do Porto vê-se toda a qualidade de Ronaldo na marcação... ou não!

Bakero disse...

Oh caraças, eu quando disse que não me lembrava do resultado de 3 dias depois, é porque é daqueles que me esforço por esquecer, não que me tinha efectivamente esquecido...

Comentem este 2-1 e não o outro, que ainda hoje me dá arrepios, sff...

Anónimo disse...

o ambiente no Estádio ainda era um ambiente "à Vale e Azevedo", tal como Eu já tinha referido em comentários anteriores...era impressionante! O Benfica até podia ter uma equipa muito equilibrada mas tinha jogadores muito fortes...e esses grandes jogadores, como eram do Vale, foram todos corridos... nesta altura julgo que já não havia Poborsky, por exemplo...e já não havia Mourinho...que miséria!!! :(
Não posso ver vídeos desta altura porque não me consigo calar, mas o Bakero insiste neles...!

Anónimo disse...

Queria dizer, desequilibrada, como é óbvio...!

Bakero disse...

Eheh Rafael, vai-te preparando que o próximo video volta a ser desta altura...

Utilizador disse...

Vou tentar adivinhar o próximo jogo do Memória Gloriosa...
ou o Beira-Mar 1-3 Benfica, ou o E.Amadora 1-2 Benfica, ou então, o Benfica 5-1 Aves. :D

Bakero disse...

André, eu vou continuar com os jogos contra o porto...

Anónimo disse...

Bakero... deixava aqui duas sugestões: o Benfica 2-0 Porto para a taça de Portugal em 92-93, em que o Isaías espetou o nó cego da vida do Fernando Couto e onde, na Luz, nessa tarde, o Futre foi apresentado; ou então o Benfica 1-1 Porto de 94-95, em que o nosso profeta Isaías marcou um golaço ao Baía a acabar o desafio e lá emapatou o jogo numa época de muito má memória. Em relação a este jogo de 2001, foi dos poucos momentos bons dessa temporada, onde na 22ª jornada, na recepção ao Boavista, em caso de vitória ficaríamos isolados na primeira posição...empatámos 0-0 e depois foi o que se viu.

Abraço e continua o teu excelente trabalho Bakero.

Foram apenas 2 sugestões

Bakero disse...

Patrick, esse 2-0 ao porto prá Taça em 93 já coloquei:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/02/guerra-fcporto-benfica-para-taa-em-1993.html

Quanto a esse 1-1 em 94/95 não deverei colocar resumo do jogo, mas um dia destes disponibilizo o fantástico golo do Isaías para download, num daqueles "videos-extra" que às vezes coloco.

Mas estejam à vontade com as sugestões, porque às vezes não sei bem que videos pôr e sempre dão uma ajudinha :-)

Anónimo disse...

Tens razão Bakero...já tinhas colocado o vídeo desse jogo de 93. Também temos sempre uma série de finalíssimas da supertaça disputadas, sensivelmente, entre 91 e 95, em que perdíamos sempre para os tripeiros, e onde esses jogos chegavam a ser disputados com mais de 1 ano de atraso para as respectivas épocas.

Anónimo disse...

Keres saber do jogo Benfica - 1- Porto - 1 de 1994/1995? vê e faz o resto. saudações benfikista. abraço

http://www.youtube.com/watch?v=FYtifzCTUOI&feature=related

Anónimo disse...

A relação Roger-Pierre não era das melhores... infelizmente! jogadores fantásticos, tal como Marchena, Meira, Enke... o sexto lugar é difícil de perceber.

dispensar o van hooijdonk foi dos momentos mais tristes da recente história benfiquista.

Anónimo disse...

desculpem isistir mas, o outro jogo nao foi 3 dias depois...foi 48horas na terça feira mas incrivel foi em fev desse ano estarmos a 1 ponto do boavista, jogarmos com ele na luz e nao tivemos oportunidadesde golo..se nesse jogo tem passado para a frente...mas tambem nao foi nada que nao se repetiss

Gonçalo Azevedo disse...

Anonimo, nesse jogo com o Boavista, que so jogou na Luz ah retranca, tivemos ainda algumas oprtunidades de golo. A melhor foi a poucos minutos do fim num cabeceamento do Van Hooijdonk que bateu com muito estrondo na barra.
Disse nesse momento que perderiamos o campeonato por nao termos ganho ao FC Porto (escolhe a letra do Alfabeto e coloca ah frente. Eles tem tantas filiais que eh dificil dizer qual a ordem...).
Uns anos mais tarde, quando cometemos a proeza de enviar cinco bolas ao ferro num jogo contra o Boavista na Luz, fiquei com a mesma sensacao...

Anónimo disse...

Fantastico o ambiente na luz. Os Adeptos e No Name estavam em força!

Anónimo disse...

Claro que me lembro deste jogo, grande ambiente e grande Pierre a fazer a diferença.

E o jogo depois com o Boavista tb me lembro...mas pelas piores razões. Bah

Sugestão: Qualquer jogo em que Mantorras tenha deslumbrado (deve ser da época antes deste jogo). Ele merece e já se diz muita barbaridade por aí de quem não se lembra de quanto jogava e infelizmente não há registos em lado nenhum dele antes da lesão. Acho que é uma coisa que faz mesmo muita falta...

Abraços e continuem o bom trb

Utilizador disse...

Fazia falta o jogo Benfica 3-0 FC Porto, no tempo do Souness ou o 1-0 do Sabry, no ano do Heynckes, apesar de ter sido um jogo péssimo em termos de qualidade.

Bakero disse...

André, o 3-0 do Souness está aqui:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2008/09/benfica-3-fcporto-0-de-1998.html

O 1-0 do Sabry...é já a seguir :-)

Anónimo disse...

futsal, para mim é das melhores coisas que o benfica tem, com vitorias, titulos, jogadores portugueses de grande nivel europeu, ja merecia um video.

Pedro Neto disse...

Sempre em alto nível, Bakero. Abraço.

Anónimo disse...

estou de acordo com cwally.

era bom um video do mantorras na epoca 2001-2002 onde ele faz 14 ou 15 golos no campeonato. o mantorras estava a se tornar num grande jogador lembro me de grandes exibiçoes (um hat trick contra o setubal por exemplo, o jogo de apresentaçao contra a fiorentina tambem fez um jogao)

a maioria dos golos de mantorras no youtube sao ja da época do titulo

Anónimo disse...

vindo este video, vem-me de repente a memoria que o golo do porto neste jogo foi exactamente o mesmo 4 dias antes para a taça : livre a 30 metros da baliza... cabeçamento... golo. :-(

ps : que palhaço era este pena com este corte de cabelo XD

Rui disse...

Vi este jogo ao vivo na Luz. Lembro-me de ter ficado obviamente satisfeito com a vitória, mas com a clara sensação que não tínhamos equipa para muito mais.
Alguns dias depois, fomos jogar às antas a 2ªmão da eliminatória da taça (a 1ª mão tinha sido uns dias antes deste jogo e tinha ficado 1-1) e levámos 4....Suspeita confirmada.

Anónimo disse...

Bakero, se puseres o vídeo do 1-0 do Sabry, não te esqueças de, se puderes, mostrares as entradas dos jogadores do porto a este mesmo jogador, neste mesmo jogo...Incrível a forma como o castigavam!
Á cerca de um anónimo que veio para aqui falar do futsal, tenho a dizer que o Benfica tem mais modalidades com portuguese e títulos...Andebol, e agora o Basquetebol, que também vai no bom caminho...!

Anónimo disse...

fico contente por ler isto bakero: "O 1-0 do Sabry...é já a seguir :-)"
era um dos videos que estava ansiosamente á espera como o de 2-1 contra o braga em 99/00 em que o kandaurov marca o 2-1 de livre..
parabéns mais uma vez pelo bom trabalho bakero, este blog que nunca acabe :D. Em relação ao jogo lembro me sim dele e até pelos melhores motivos, que saudades de esmagar os tripeiros na luz ! :D mas voltará brevemente as nossas vitórias cntra o fcp

Viva o BENFICA !!

Anónimo disse...

o Blog da Bola: "Angola: uma prostituta cara

"Estamos a ser colonizados pelos angolanos. A terra do dinheiro, dos diamantes, petróleo e de um povo marcado pela fome e que muito provavelmente vai ajudar a acabar com a democracia no nosso país. Semelhanças que também nos tocam. E perguntam vocês. O que é que isto tem a ver com futebol? No centro de todos os negócios perspectivados pelos angolanos estão os presidentes dos três maiores clubes portugueses e o “mestre” Joaquim Oliveira. Filipe Soares Franco vendeu o património do Sporting a um grupo de capitais angolanos e passados meses, a sua “OPCA” já estava nas mãos da nova “OPWAY” numa parceria com o grupo Espírito Santo e com grande implantação em Angola. Luís Filipe Vieira encaminhou todas as suas empresas de construção para “ajudar” na revitalização de Angola e até mandou como apenso o seu vice Mário Dias com a missão de construir os estádios de futebol para o CAN. Pinto da Costa, como não tem empresas, lá vai gerindo os seus negócios além-mar, com alguma descrição e ajuda do seu grande amigo Kundi Paihama, ministro da defesa angolano e com lugar reservado no camarote presidencial do Dragão. O presidente portista, até já fez saber, que um dia, quando se chatear, ainda vai curtir uma de caçador de elefantes para o país dos novos horizontes. Joaquim Oliveira, nem se quer lembrar dos dias em que ganhava a vida a assar frangos na capital de Angola. Com a ajuda do BES, em 2004, convenceu os angolanos a investirem na compra da Lusomundo e José Sócrates passou a ter porta aberta de defesa em toda a linha no seu grupo de CS. Enquanto isso, os capitais de José Eduardo dos Santos, presidente angolano, começaram a proliferar nas maiores empresas portuguesas. Quando o Governo fez saber que iria passar licenciamento para o 5º canal, logo surgiu “Oliveirinha”, agora com novo sorriso, a mostrar-se interessado num concurso cuja garantia de vencer era de 99%. Seria mais um canal a apoiar a gestão do nosso primeiro. Mas, pelos vistos, era pouco."

Anónimo disse...

"José Eduardo Moniz, director geral da TVI, exactamente o mesmo que abriu as portas da RTP à Olivedesportos, transformando esta empresa numa operadora de televisão sem ter uma única câmara de filmar, foi convidado para ajudar ao lançamento do novo canal de televisão em Angola, “TV Zimbo”, por coincidência este canal tem o mesmo nome da casa de alterne e "strep-tease" que Joaquim Oliveira tinha na cidade do Porto: “Zimbo Bar”. Mas, entretanto, um grupo de empresários portugueses está “tentar” convencer os angolanos a comparar à Prisa a TVI e Joaquim Oliveira está no negócio. Caso se confirme esta compra, a nossa democracia corre sérios riscos, pois se estivermos atentos a todas estas ligações, José Sócrates vai contar com o apoio de 4 canais de televisão generalistas: RTR 1 e 2, TVI e 5º canal. Isto porque a ZON já está na primeira linha para o licenciamento deste 5º canal e mais uma vez, Joaquim Oliveira não fica de fora. Quem vai ficar de fora é a SIC, mas com algumas condições."

-Isto para quem quiser saber a razão de o Blog da Bola ter sido escandalosamente silenciado.

Anónimo disse...

A Gloriosa blogosfera continua a crescer:

- Mais de 200 blogues Benfiquistas
- TV com vídeos do Benfica 24/7
- Escolha de vídeos "on-demand"
- Contacto entre Benfiquistas no "Chat"
- Possibilidade de colocar a TV no blog através de "Embed"
- Notícias oficiais do Benfica actualizadas
- Acesso a artigos do jornal O Benfica
- Acesso a artigos da revista Mística
- Notícias sobre o Benfica actualizadas
- Notícias sobre o desporto actualizadas
- Logos para blogs

Gloriosasfera
http://gloriosasfera.blogspot.com

De Benfiquistas para Benfiquistas

Anónimo disse...

queria apenas fazer um pedido,penso que se justifica um resumo destas duas grandes vitorias contra estes individuos,falo pois dos 4-2 no hoquei,2 dias atras e basquetebol ontem.
se possivel claro.abraço!

Anónimo disse...

sugestão:
Benfica 3-1 FC Porto Liga Portuguesa 1986/87

PAOK 1-2 Benfica Taça UEFA 1999/2000

Belvedur Izola 0-5 Benfica Taça UEFA 1992/1993


sao so sugestoes

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé