8 de janeiro de 2009

V. Guimarães-0 Benfica-4 de 2000





Download do video aqui.

Se já tenho chamado varias vezes à atenção o facto do Benfica ser normalmente bastante feliz em Alvalade, o que dizer do nosso recorde em Guimarães!?

Basta dizer isto: à excepção de 96/97 (em que perdemos 1-0, derrota que levou à demissão de Paulo Autuori), 99/00 (ainda tivemos a vencer, mas o Guimarães deu a volta para vencer 2-1) e 05/06 (o tal em que os adeptos do Guimarães se lembraram de fazer um cordão humano, para não mais o fazerem, nem antes, nem principalmente depois em que a equipa teve jogos bem mais importantes na fuga à despromoção), desde 1990 o Benfica foi sempre, no mínimo empatar, e na larga maioria das vezes vencer a Guimarães.

E algumas de forma sensacional, como em 95/96 em que ao intervalo perdiamos 2-0 e no final do jogo festejávamos uma sensacional reviravolta para 4-2! Ou em 97/98, talvez estejam recordados, com o Benfica a marcar o golo da vitória no último minuto com uma bomba do Sanchéz! E, antes de abordar este 4-0 em 00/01, também no ano seguinte o Benfica fez um resultado e uma exibição sensacionais derrotando por 4-1 o clube vimaranense.

Mas falemos deste jogo em 2000: O treinador era um tal de José Mourinho, que revelava grandes dificuldades para pôr a equipa a vencer...até esta partida, em 9 jogos com o special one no banco, o Benfica tinha vencido 4...

Mas já se notava uma equipa em crescimento. Na semana anterior, tinha virado uma derrota de 1-0 para o Farense em casa no último minuto para um 2-1 já em descontos (!), 3 dias depois foi a Campo Maior derrotar a equipa local por 1-0 para a Taça de Portugal, e aqui...a equipa explodiu!

Apostando numa maioria de jogadores portugueses (Diogo Luís, F. Meira, Miguel, Maniche, Calado, Carlitos, J. Tomás), o Benfica goleou o Guimarães, com o João Tomás em destaque, a marcar um hat-trick.

Na semana seguinte o Benfica continuou o seu excelente momento de forma, goleando o Sporting com 3 golos sem resposta, para, numa situação tipicamente à Benfica, em que quando parece que tudo começa a encarrilar, deitamos tudo abaixo, se seguir aquela novela da saída do Mourinho e não quero falar muito mais nisso, porque quando às vezes divago no que poderia ter acontecido se o Mourinho tem ficado...enfim...

Ps: Claro que existe uma memória muito negativa das visitas a Guimarães, que colocam em perspectiva todas as outras. E já não faltam muitos dias para fazer 5 anos...como o tempo voa!

11 Comentários:

Anónimo disse...

no dia que começarmos a ser felizes no aido dos dragaloes entao ai sim serei feliz por inteiro

e quanto á má memoria de guimaraes , sim é verdade como o tempo voa
ainda me lembro onde estava e da minha reacçao do que senti no momento e nos dias a seguir , incrivel é por isso que o benfica é muito mais que umc clube

o benfica acaba a ser uma enorme familia portuguesa no dia que tivermos dirigentes que saibam aproveitar isso e sejam realmente competentes entao voltaremos a ser o benfica

norte vermelho

Utilizador disse...

E este jogo levou á demissão de Paulo Autuori como treinador do Guimarães... mais ou menos 3 anos depois de ter saído do Benfica nas circunstancias que o Bakero referiu.

Qto ao José Mourinho, a sua saída foi das coisas mais tristes que vivi como benfiquista. E o pior de tudo é que um ano depois esteve para regressar, mas Vieira insistiu em Jesualdo para adjunto, e nada feito. E de que maneira esses erros foram penalizadores para o Benfica... enfim, já lá vai, mas convém ter memória para que não se repita...

Bakero, e vídeos desses Guimarães - Benfica de 96, de 98, e de 2002? :D

Anónimo disse...

Não devias mostrar estes védeos porque fico extremente feliz, por um lado, mas ainda mais triste por outro...! Já falei destes tempos, desta equipa, do treinador e não me vou alongar mais porque fico muito triste com as saudades que tenho destes anos...!
Quanto a jogos entre Guimarães e Benfica, tenho a dizer que estou lá quase sempre (por acaso, não fui ao jogo de há 5 anos, feliz ou infelizmente!) e acho que é um dos clássicos do nosso futebol...a rivalidade que lá se vive, só tem ideia quem já lá foi, e Eu posso dizer que está (quase) ao nível de um jogo com os lagartos ou com os recos!!!
Para finalizar, só quero dizer o seguinte:
-É triste ver o Di Maria jogar porque não merece, é fraco e só joga para ser vendido...para além do mais é um jogador que não sente a camisola!
-É mais do que sabido que o David Luiz tem de ser o defesa-esquerdo porque ataca e ainda defende melhor.
-É ainda mais triste tentar perceber o facto de tanta falta de oportunidades dadas ao Marc Zoro, um jogador de selecção, um excelente DEFESA-DIREITO (a sua posição original, apesar de também ser um bom central), que nos preferiu a nós em detrimento de outros colossos do futebol Europeu..mas todos sabemos que ele foi "arrumado para canto", porque veio por causa do Veiga, ou seja, as contratações do Veiga não interessam ao Vieira... e aí, onde está o bom senso do Rui Costa??? A carreira deste jogador está a ser destruída...!

Anónimo disse...

A forma como os jogadores festejam cada golo é muito forte; havia ali muita garra.

Enke, Miguel, Meira, Marchena, Maniche, Poborsky, João Tomás, Van Hooijdonk...

Anónimo disse...

nao me lembro desse jogo, só me lembro de nao acreditar muito na vitória sobre o sporting.

mas, assim, a vitória foi mais saborosa.

Anónimo disse...

Também fica para a memória o jogo Paulo Batista 1 SCBraga 0.Roubo escandalozo

Anónimo disse...

No ultimo golo, o ultimo defesa a ser 'comido' pelo João Tomas, é o Abel actualmente Lagarto, curioso...

Sou de um Clube Lutador disse...

Meu caro,
Sou adepto deste blog. Sim adepto e faço questão em divulga-lo junto dos meus conhecimentos. É onde recordo jogos com enorme prazer. É onde fico a relembrar o ambiente de certos jogos, com quem ia, em que bancada fiquei sentado, etc.
Já vos coloquei no meus canais de culto.

Saudações Gloriosas

Bakero disse...

André Garcia, a seu tempo esses jogos também serão recordados ;-)

Está adicionado o blog Sou de um Clube Lutador nos links...

Catenaccio disse...

Memória Gloriosa,

Pensas que existe mística no Benfica actual?

Aproveito para disponibilizar aqui o meu mais recente artigo sobre o universo encarnado: A mística perdida do Sport Lisboa e Benfica.

Cumprimentos.

P.S. Parabéns pelo blog, excelente qualidade!

Mascarado disse...

Mourinho a mostrar serviço. João Tomás que grande jogador.