1 de março de 2009

Benfica-6 Farense-2 de 2000





Download do video aqui.

Vamos ao video: 2ª volta do Campeonato 99/00, com o Benfica ainda na luta pelo título. No dia anterior, o Sporting tinha empatado, o FCPorto tinha perdido, o que poderia, em caso de vitória encarnada, colocar o glorioso a apenas 1 ponto da liderança.

Estádio da Luz muito bem composto, para um jogo teoricamente fácil frente ao saudoso Farense.

Só que aos 10 minutos...os algarvios vencem por 2-0!! Mas o que se seguiu foi uma exibição de gala, claramente a melhor dessa temporada (o melhor resultado foi o 1-0 do Sabry, mas exibição de luxo foi mesmo esta).

Esta vitória de pouco serviu, já que o Benfica acabou no 3º lugar, lugar consentâneo com a pouca qualidade dos jogadores que então serviam o clube, mas é um prazer assistir a tantos golos, tanta emoção, tanto futebol de ataque num só jogo.

Ps: Fiquei a saber a semana passada como, mesmo a 3.000 kms de distância, custa perder um derby, mas os resultados desta semana re-colocaram a situação controlada. São 10 finais, que eu espero que resultem na arrancada definitiva para o título, com a equipa rodeada de uma nova onda vermelha!

20 Comentários:

Anónimo disse...

Estive la nesse jogo, lembro me bem como foi a loucura nesse dia para comprar bilhete, ninguem estava a espera que o Benfica pudesse ficar em 1º lugar, e quando o sporting empatou e o porto perdeu, parecia que esse jogo era o jogo do titulo, nesse dia a fé renasceu, lembro me bem de estar na bilheteira com o jogo a começar e com uma fila enorme atras de mim, infelizmente nem todas as pessoas conseguiram adquirir bilhete porque o benfica nesse jogo nao emitiu a totalidade da capacidade do estadio, pq ninguem esperava a enchente que foi, entrei no estadio já decorriam 10 minutos de jogo, e o Farense ja ganhava por 2, fiquei mesmo desanimado, mas a equipa começou a jogar a bola e partiu para uma das melhores exibiçoes que eu vi naquelas épocas negras, este é um dos jogos que nunca mais vou esquecer na vida, pelo que vivi nesse dia, tinha apenas 13 anos e fui sozinho para o estadio ver este jogo, sem duvida que foi uma das tardes que contribuiram para que hoje eu fosse o viciado que sou pelo Benfica..

Obrigado por teres postado este video, fizeste me recordar um dia especial para mim

zizou disse...

Também estive na Catedral neste jogo.. Jogo de boa memória, apesar de nada ter adiantado para o desfecho do campeonato.
Mas foi mesmo daquelas exibições para recordar (depois do 0-2 claro... lol).

Daniel Moutinho disse...

Lembro-me tão bem deste jogo, das minhas primeiras recordações do Benfica. Lá fui eu com os meus 8 anos pela mão do meu pai ver este jogo, dos primeiros que vi no Estádio da Luz! Lembro-me perfeitamente, primeiro a desilusão, depois a loucura. És grande Bakero!

Anónimo disse...

não fosse o Enke ter-se lesionado, e termos lá o frangueiro do Bossio, e se calhar tinhamos sido campeões...

Bancada16 disse...

Quando vejo este estádio composto, nem digo cheio, basta composto,até me dá arrepios...

Não quero deixar de dar os parabéns pelo site, que está muito bom e nos faz recordar bons momentos.

Anónimo disse...

Boas memorias desse ano que mais um dos horrores dos anos Damasiasnos e do Vale Tudo.
Nesse ano até acho que tinhamos equipa para ganhar o titulo pois por exemplo nos jogos grandes só perdemos o habitual nas Antas.
Quanto ao jogo foi bonito e talvez o melhor desse parvalhão do Maniche com 3 golos. Estava lá e de facto houve muita confusão na entrada pois muita gente chegou há ultima da hora.
Enfim na semana seguinte com a lesão do Enke e o Bossio na baliza levamos 3 na reboleira e o sonho acabou

Anónimo disse...

Penso que a equipa não era assim tão má, tinha grandes jogadores só que tinha outros que eram autenticos barretes, principalmente do meio campo para trás. Um ataque composto por nuno gomes, joão pinto, maniche poborsky não pode ser mau, faltava era o resto. O sabry era bom jogador e mostrou-o mesmo em jogos grandes. Da defesa é difícil falar porque não há um jogador que gostasse sequer.

Anónimo disse...

Grande jogo sim senhor, foi porvavelmente nesta epoca que comecei a ligar ao futebol e a ver os jogos na TV e no estádio. Lembro.me do 1º jogo que fui ver ao estádio, Benfica 2-3 Paços de Ferreira da época 2000/2001, se não me engano. Era possível postares o video de um Benfica 4-0 Campomaiorense, da época 1999/2000 ou 2000/2001, por favor. Não sei porquê este jogo ficou.me na memória lol.
Grande abraço, parabéns pelo blog, óptimo trabalho, e que continues sempre assim. Felicidades

Anónimo disse...

Epá, agora um bocadinho fora de contexto, tenho de expressar o meu espanto pelo leixões-porcos de ontem. Quando se sabe que o leixões tem ordenados em atraso, nada como o EStrela, mas que tem, e os dois primeiros golos são fifias infantis daquelas, epá.........é muito estranho. Não digo que os porcos não tenham bons jogadores e que de vez em quando não joguem bem à bola, mas são muitas as situações que se acumulam.
Para não falar de outras épocas em que me parece claro, em alguns jogos, que as equipas não dão litro a jogar contra eles, esta época temos o caso do jogo com o nacional, em que o otário do defesa assume a pele de guarda-redes e tenta defender a bola ainda antes dela chegar à baliza. As defesas das outras equipas com o Benfica jogam 100% concentradas, com aqueles miseráveis é só deslizes, como em Braga e no Restelo. E ontem foi o que se viu.
Claro que quero que o Benfica ganhe por mérito próprio, mas no fim os pontos é que contam e ninguém se vai lembrar das fifias que deram vitórias aos corruptos.
Bem, hoje, mais hora e meia de sofrimento.
Força Benfica, estamos contigo sempre!

Utilizador disse...

Nesta época de 99/2000, podiamos ter sido campeões, tinhamos uma equipa muito boa do meio-campo para a frente (Pobrosky, João Pinto, Nuno Gomes, Sabry, Maniche, e até João Tomás a partir de meio da época), um bom guarda-redes, e até um treinador razoável, como era o Heynckes, que raramente "inventava", tirando a equipa que alinhou nas Antas.
Mas aquela defesa era imprópria para o Benfica, nem vou dizer os nomes, para não chocar.
Enfim, ficam estes 6-2 como o melhor jogo dessa temporada.

CARLOS RODRIGUES disse...

memórias meu amigo memorias

Anónimo disse...

Bakero gostava de trocar banners ctg, o meu blog é www.pabloaimar.tk
coloquei o teu banner coloca o meu tbm!

Anónimo disse...

anda la bakero, ja e tempo de rescucitar o memoria ridicula !!! 0-5 e 7-1 nos 8° de final da liga dos campeoes e obra !

Quetzal Guzman disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quetzal Guzman disse...

A minha experiência é parecida com a do primeiro anónimo. Estava prestes a comprar o meu bilhete quando a rádio anunciou o segundo do Farense. Eu, como bom fanático, nem pus em causa a ida ao jogo. Mas recordo-me bem da conversa entre o casal que estava à minha frente.
Ela: "Dois? Vamos embora!"
Ele: "Hã? Queres a chave para esperar no carro ou apanhas um taxi?"
ehhehehheh
Claro que ela foi. Contrariada naquele momento, mas saíu de lá seguramente feliz. Belo jogo! :)

HuGuiTu disse...

O grande jogo do Maniche com o manto sagrado. Lembro-me de estar na tropa e só ouvir na radio o nome "Maniche...maniche...maniche".

P.S.- Eu era Bate-Chapas e o meu sargento um lagartão de primeira. Como nunca ninguém batia com os carros eu nao tinha mesmo nada que fazer (foi assim durante 5 meses. Acreditem que é grande seca). Aos 10 minutos de jogo lá tava ele na minha oficina gozando bem comigo. Disse-lhe "isto são milhos para os pardais ainda vamos marcar 5" ao que ele respondeu "nem quatro nem cinco, mas se marcarem 6 deixo-te ir 4ª feira para casa".

Pensei cá para mim "pois pois é 6 golos do benfica e batatas com cove também"

Qual não foi o meu espanto que assim que acabou o jogo o palhaço estava com as folhas todas para eu assinar e abalar "já".

Compreendi. Mais vale um alentejano longe do que um alentejano moer a cabeça até ao dia apostado

:)

Já agora abraços para o B.C.S. (Batalhão de Comandos e Serviços ou como nós gostavamos de chamar Beba Cerveja Sagres) em Santa Margarida.

Anónimo disse...

Grande reviravolta, sem dúvida. Boas imagens do nosso antigo estadio da Luz, e do saudaoso farense.

SLB SEMPRE
Portugal!!!!
:)

Piso 3 Superior disse...

Recordo-me bem deste jogo, estava no piso 3 superior!! =D

Foi dos mais marcantes da minha experiência benfiquista pelo estádio com mais de 60000 e pelo resultado negativo tão precoce. Houve uma simbiose entre a equipa e o público que tornou tudo 10 vezes mais intenso.

Neste jogo a reviravolta começou com a lesão do Quinzinho que até à altura estava a dar cabo da nossa equipa com as suas arrancadas pela direita do ataque! O Maniche na altura jogava pelos extremos, era um jogador mt diferente do actual! Que saudades do Poborsky..e mesmo do desconcertante Sabry! Claro que o egípcio insistia a ser mais ineficaz do que eficiente, mas o homem arriscava a fazer aquelas fintinhas que tanto gozo dão ver. É pena que se perdesse tanto nelas, que demorassa "15 minutos a apertas as chuteiras" e que tivesse uma média tão alta de foras-de-jogo/jogo...é dele um dos golos mais "saborosos" da nossa história =D


Benfica SEMPRE!

Anónimo disse...

Eu também estive lá, mas a apoiar o grande Farense! Se o Quinzinho não se tivesse lesionado talvez a vossa reviravolta não tivesse sido tão fácil! Foi lindo o estádio da luz com 60000 na bancada e menos de 100 Farenses a brindarem com olés na altura do 0-2! Depois foi o que todos sabemos. Mas pronto é bom lembrar estes momentos.
Saudações Farenses!

Mascarado disse...

Saudades do Grande Poborsky. Que golaço. O Nuno Gomes nunca mais o vi fazer golos daquela execução brilhante.