16 de fevereiro de 2009

Sporting-0 Benfica-1 de 1989





Download do video aqui.

Aproxima-se o derby eterno (o qual irei provavelmente perder por completo, o que me deixa desesperado, embora seja por um bom motivo: é que vou estar a gozar uns dias de férias em Praga :-)), e para manter a tradição do blog, proponho que recordemos um Sporting-Benfica do passado...

Este jogo foi para a temporada 89/90, que assistiu ao regresso de Sven Göran Eriksson ao nosso clube, depois da primeira memorável passagem (1982-1984), e por esta altura o Benfica era uma máquina trituradora!

Com um treinador desses, e com jogadores como Ricardo Gomes, Aldair, Jonas Thern, Valdo, V. Paneira ou Magnusson, o Benfica entretinha-se a esmagar todas as equipas que lhe apareciam à frente (querem exemplos? Este jogo ocorreu em novembro e entretanto já o Benfica tinha dado 4-1 ao Nacional, 5-0 ao Beira-Mar, 7-0 ao Penafiel, 5-0 ao Portimonense, 4-0 ao Derry City ou 7-0 ao Honved!).

Dir-se-ia, portanto, que muita sorte teve o Sporting em perder pela diferença mínima. E vendo o video, percebe-se que, de facto, a diferença entre as duas equipas era muito grande. O Benfica venceria com um golo de César Brito, mas muitos mais poderia ter marcado. Chamo à atenção ao penalty descarado que ficou por marcar, sofrido pelo Magnusson. De facto, não é só nas Antas que o Benfica tem/tinha azar com as arbitragens...aliás, sabiam que desde 1983 o Benfica não tem um penalty a seu favor em Alvalade?

Agora, a questão premente: como raio foi possível esta equipa não ser campeã nacional? E ter perdido o título para o porto do André, Paulinho Santos e companhia? Porque será, não é?

Claro que na Europa, não havendo árbitros portugueses, o Benfica mostrou toda a sua qualidade, chegando até à final da Taça dos Campeões Europeus, só sendo parado pelo mítico Milão do Gullit, Rikjaard e Van Basten.


Força Benfica! Que Alvalade seja novamente nosso!

12 Comentários:

@martasta disse...

isto dos árbitros então já vem de muito longe... assim como essa tendência (favores e dinheiros) azuil e branca :(
Jogamos em inferioridade :s

Boa viagem! Espero que no regresso encontres um resultado positivo neste derby!!!

bjcaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

apenas uma observação sem qualquer importância: nessa altura o paulinho santos ainda não era o sarrafeiro de serviço dos andrades...

Anónimo disse...

boa viagem;)
vê lá se encontras alguma casa do Benfica por aí algures xD

Em relação ao video, o Benfica tinha grande equipa, mas infelizmente foi a partir daqui +/-que começou a desgraça interna do clube..

abraço

Paulo C.

PS: creio que já não tens disponível os videos do Benfica-FCorruptosPorto na final da taça de Portugal de 2004 e a final da taça de Portugal Benfica - Sporting de 1996...
se puderes disponibiliza outra vez (a não ser que eu tenha visto mal:s)

Anónimo disse...

bakero..uma sugestão que nada tem a ver com este jogo, mas como tu tens tudo ehehe...arranjas o video do Benfica - Vac Izzo para a taça uefa 92/93? foi dos primeiros jogos que assisit ao vivo e foi historico porque o william marcou um golo importante nas historia das competições europeias (nao sei que nº mas era redondo)

D'Arcy disse...

Estava lá nessa tarde. Lembro-me de antes do jogo a lagartada à minha volta estar a gozar com o Eriksson por trazer suecos para o Benfica, e que o Thern não jogava nada. Calaram-se todos depois daquela bola no poste. Tínhamos uma equipa fabulosa essa época; o Aldaír até fazia esquecer o Mozer, e depois aquele meio campo com Paneira, Valdo e Thern era fantástico.

Na época seguinte, se bem me lembro, o César Brito voltou a marcar em Alvalade, dessa vez numa vitória por 2-0, em que ele marcou o segundo golo (o primeiro foi do Isaías).

Anónimo disse...

Este foi o primeiro Derby que vi na antiga WC ainda mais entre os socios queques e debaixo da pala e tudo.
Tem graça ao recordar-me da forma como eles apoiavam o sportem, era de facto comico com os OHHHH em cada...lançamento lateral e então nos cantos era quase golo. Lembro-me que ainda falavam dos 7-1 desse dia que nunca esquecem e que estavam sempre á espera que repetir apesar de depois desse jogo estarem 5 anos sem nos ganhar um unico jogo.
No golo do grande Avé Cesar saltei (era miudo fui com o meu vizinho lagarto) e depressa ouvi os tais parvos a resmungarem logo tive que sair a 10 minutos do fim como sempre os queques a culparem o arbitro. Enfim ainda hoje são assim tristes e parvos todos os dias.

Anónimo disse...

o benfica tinha uma grande equipa, mas os lagartos naqueles anos coitadinhos! os 7-1 foram uma anormalidade, porque dos resumos que tenho visto (88/89, 89/90 90/91) ve se um dominio esmagador do benfica que é qualquer coisa avassalador. nao admira que alvalade seja um tonico, manchado apenas por uma tarde de grande infelicidade que acaba por ser o maior momento da historia dos lagartos. e mesmo esses 7-1 escondem uma primeira parte equilibrada com o benfica a falhar 2 golos certos quando o jogo estava empatado a 0.

Anónimo disse...

o césar brito era uma arma secreta temivel e por estas épocas deixou marca em alvalade e nas antas.
o pior foi depois, conseguiu um estatuto que lhe permitiu ser dos jogadores mais bem pagos do plantel em 93 e 94, sendo quase sempre suplente e raramente opção do toni

uma coisa que tenho reparado, é que o futebol nos anos 80 era lentissimo, pelo menos nos jogos que vejo de portugal. e o aimar cabia que nem uma luva nesta equipa, dá para ver aquela defesa do scp parece a do seixal que nem acorre ao lance do golo, a espera de ver o que dá. lol

Anónimo disse...

benfiquistacommuitoorgulhoemuitoamor.blogspot.com

Anónimo disse...

Hoje o Benfica esteve mal... Na segunda parte, fez o pior jogo de que me lembro está época (não vi o jogo com o Trofense)... Também, só assim, poderíamos perder com este sportingzinho!
Mas estou farto disto... O Benfica perde quando joga mal e, quando joga bem, também perde...porque não nos deixam ganhar!
Temos os melhores jogadores, mas é assim... é assim desde os finais dos anos 80, desde que o sistema começou a ser implantado... Sempre a melhor equipa, mas a perder campeonatos para equipas medíocres que o porto constitui, que até dá vontade de rir falar desses jogadores que constituíam o plantel dos recos...! Investimos, investimos, somos favoritos, mas depois nunca ganhamos nada...!
Deixem acabar o reinado do PC e vão ver o Benfica a ganhar, ganhar, ganhar...e ganhar! Somos mais fortes... Tudo voltará à normalidade... Eu acredito!
O BENFICA É O MAIOR!

Anónimo disse...

Em relação ao jogo de sábado, não devemos tapar o sol com a peneira: é certo que temos grandes jogadores este ano, mas daí a termos uma equipa e misturarmos esta época com as das roubalheiras gritantes vai um garnde passo. Exemplos: jogos em Nápoles, na Grécia, o de sábado. Em todos estes jogos houve uma coisa em comum: um instante em que a equipa pareceu fora de controlo e em que poderíamos ter sofrido mais golos (na Grécia, sofremos mesmo, era cada tiro cada melro). Eu detesto ter de dizer isto, mas o Quique é um autêntico flop. Analisem friamente a evolução que tivemos este ano e concluirão que não houve qualquer progresso, antes um alternar de jogos prometedores com outros fraquinhos. Os jogos correm de feição ou mal como base essencialmente em três factores:
1. Inspiração dos nossos jogadores
2. Erros do Quique não terem muito impacto (no Alvalidl tiveram algum)
3. Capacidade do adversário em materializar os nossos erros.

A esse respeito, quantos golos já custou a adptação/desplicência do David Luiz? O que faz o melhor marcador da equipa no banco? O Bynia alguma vez teve lugar nesta equipa, ou noutra do Benfica? Podemos dizer aqui que os árbitros utilizam nele um critário que mais nenhum jogador sofre, mas ele tamém se põe a jeito...

Destas todas, tenho alguma dificuldade em perceber o desperdício de que está a ser alvo o Cardozo. Um dia ouviremos falar muito deste jogador mas, infelizmente, noutro clube qualquer, porque entretanto fartou-se.

Apesar de tudo, ainda temos duas frentes para lutar! BENFICA SEMPRE!

Anónimo disse...

Do pouco que vi do jogo entre os recos e os lagartos, deu para ver que, tanto no campo, como no banco, como nas bancadas, havia muita ansiedade e medo... O BENFICA está próximo...!