21 de maio de 2014

FCPorto-0 Benfica-1 de 1983



Download do video aqui.

Aaaaaaand we're back! Após mais de dois anos de ausência, decidi reabrir o Memória Gloriosa! Claro que o momento actual do nosso Benfica deu-me toda a motivação que precisava para reiniciar este projecto, mas também o facto de passado tanto tempo ainda tanta gente falar-me com saudade do blog, dos seus videos e de como era um espaço para os Benfiquistas recordarem entre si todos aqueles momentos gloriosos que nos fizeram sentir de forma ainda mais forte o "Sou do Benfica e isso me envaidece!", levaram-me a pôr mãos à obra e a tentar reerguer este espaço. Mas vou pedir a vossa ajuda numa coisa: espalhem pela net e pela blogosfera encarnada que o blog voltou ao activo! Seria muito bom voltarmos a ter as caixas de comentários com mais de 50 benfiquistas a partilharem entre si as suas recordações relativas aos jogos em questão, tal como já aconteceu há uns anos atrás.

Bom, mas arranquemos. Pensei muito por onde começar, mas achei que este jogo seria o ideal. Porque é uma final da Taça de Portugal, porque aconteceu numa época muito semelhante à que agora terminou (uma final europeia e domínio incontestado a nível nacional). Falo claro da belíssima época de 82/83, a 1ª de Eriksson como treinador do Benfica e que tal como 13/14, entra directamente para a galeria das mais brilhantes temporadas do Benfica. Com uma equipa carregada de jogadores Históricos do Benfica (Bento, Álvaro Magalhães, Humberto Coelho, Chalana, Carlos Manuel, Néné and so on), o Benfica chegou à final da Taça UEFA e fez a dobradinha (houvesse a Taça da Liga e aposto que tinhamos aí outro triplete - ou tripleta? Ou tripla? Já se chegou à conclusão de como vamos chamar a este feito?).

Quanto à polémica relacionada com este jogo, penso que todos sabem a história. À final da Taça de Portugal chegam Benfica e FCPorto, e instala-se a confusão porque a final estava marcada não para o Estádio Nacional, mas para o Estádio das Antas (e Pinto da Costa ainda só era presidente há um ano! Veja-se bem a força que já tinha...). O Benfica exigiu que a final fosse marcada para um campo neutro, FCPorto rejeitou e a final ficou adiada até agosto, já bem perto do arranque da época 83/84, altura em que o Benfica cedeu e aceitou jogar a final nas Antas.

Sabendo o que sabemos hoje, se calhar não devia ter aceite, porque era o primeiro braço de ferro que o FCPorto venceria com o Benfica e foi com este tipo de atitudes que foi ganhando força e influência ao longo da década de 80, mas na altura, dentro de campo...ui, como se lhes tornou amarga a chico-espertice!

Com um golão do Carlos Manuel logo aos 20 minutos (que semelhanças com o golo do Gaitán!), o Benfica resistiu à pressão andrade até final do jogo e conquistou aí uma saborosíssima Taça de Portugal!

Bem que gostaria que o video tivesse imagens da entrega da Taça e dos festejos do Benfica no estádio das Antas, mas nada. Até hoje nunca vi tais imagens (nem sequer em fotografia)...alguém sabe porquê? Houve alguma espécie de censura a tais imagens certamente humilhantes para o FCPorto e para Pinto da Costa ou estarei a exagerar?

19 Comentários:

The The disse...

Para entrar em contacto contigo, posso utilizar o mail memoriagloriosa@clix.pt?

saudações benfiquistas

Bakero disse...

Sim

Anónimo disse...

Uma excelente notícia a reabertura do blog. Ter num só espaço grandes momentos da história do clube é um privilégio!

The The disse...

Tentei enviar-te um mail, mas dá erro! Deve estar cheio!

The The disse...

Deves ter o mail cheio, dá-me erro ao enviar-te!

Bakero disse...

Experimenta agora, já deve dar. Já não ia a esse e-mail há uns tempos e estava cheio de spam, mas já estive a apagar...

Se não der avisa, que indico outro e-mail

Anónimo disse...

Excelente escolha para o excelente regresso! Boa sorte!!

Anónimo disse...

Excelente noticia! :)

Falta agora uma página no facebook para haver uma maior interligação.

Saudações Benfiquistas e não pares o trabalho!

Anónimo disse...

Excelente :)

Anónimo disse...

Melhor notícia do dia! Obrigado pelo regresso Bakero!

Abraço

Luis Rosário

Manuel Neves disse...

É um grande e esperado regresso. Cria uma página de facebook e vais ver isto a ter os milhares de leitores que merece.
Toda a sorte! Um abraço e viva o Benfica!

Bakero disse...

Nem de propósito M.!

Criei há pouco a página...

https://www.facebook.com/blogmemoriagloriosa

Podias dar uma ajudinha e fazer publicidade na página do face do LáEmCasaMandoEu?

Abraço!

Minha Chama disse...

Excelente notícia Bakero!

felicidades

Manuel Neves disse...

Está feito, Bakero. Toda a sorte e bom trabalho!

Rsalva disse...

Parabéns pelo regresso, vou passar a palavra! Obrigado.

Bakero disse...

Obrigado a todos e principalmente ao M.! Já disparou para a centena e meia o número de seguidores na página do facebook, só à conta do tua referência ;)

Ai Vale Bujas disse...

mas que bela notícia! Parabéns pelo regresso!

pt_ra3 disse...

Muito obrigado por este regresso!
Há uns anos que seguia o blog e que esperava por este regresso. Como benfiquista nascido em 1995 sempre foi importante para mim aceder a estes registos, não para despertar memórias mas para conhecer um outro Benfica - que eu nunca tinha visto e que parece (esperemos nós) estar a regressar.

Mais uma vez obrigado e continua com o bom trabalho.

Daniel Vilela disse...

A entrega da taça ocorreu... O meu pai foi ver esse jogo e os jogadores do Benfica aproximaram-se da claque com a Taça de Portugal na mão. No fim do jogo a claque do Benfica guardou os cachecóis para depois saírem do estádio "à civil" para não haver problemas... Já nessa altura