10 de abril de 2007

Benfica-1 Sporting-1 de 1991





Download do video aqui.

Depois do Benfica-Sporting de 88/89, avançemos para a temporada 90/91 (em 89/90 o Benfica venceu 2-1, mas não tenho video sobre essa vitória).

Esta partida foi na jornada seguinte ao mítico FCPorto-0 Benfica-2 do César Brito. O que significava que o Benfica chegava a este jogo na liderança e com o título practicamente no bolso, já que essa vitória nas Antas tinha permitido aumentar a vantagem para uns confortáveis 3 pontos, quando faltavam apenas 4 jornadas para o fim)...

Quanto ao Sporting (que terminaria em 3º lugar a 13 pontos do Benfica) chegava a este jogo já sem nada por lutar, a não ser o de não passar por cabeçudo e dificultar a vida ao mais que provável campeão.

O jogo foi à tarde, como era (tão bom) costume nesses tempos e o estádio da Luz recebeu mais uma multidão que encheu as bancadas. Aliás, a parte inicial do video mostra bem o ambiente de festa que se sentia...:-)

Mas como disse o Eriksson no final deste jogo, os jogadores sentiram muito a pressão do momento, e não conseguiram comprovar em campo a superioridade sobre o adversário (por exemplo, em Alvalade o Benfica tinha vencido tranquilamente por 2-0).

E então quando o Sporting marcou a 10 minutos do fim, muitos temeram algo parecido ao que acontecera na época 85/86, quando o Sporting veio à Luz vencer por 2-1 e com isso entregara o título ao FCPorto.

Mas Isaías, na sua época de estreia no Benfica, começava a ganhar a apetência para os golos decisivos e empatou já perto do fim.

Deste modo, o Benfica via a sua vantagem reduzida num ponto, mas o campeonato acabou por ficar no ninho da águia, de qualquer maneira.

12 Comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite. Penso que esse 2-1 que falas é um 2-1 que a Juve passou o jogo todo a fazer porcaria, eles estavam no 3º Anel, bem por cima dos sócios do Benfica. Por acaso tinha a ideia que tinha sido 2-0, devemos estar a falar do mesmo jogo, porque n devem ser muitos os jogos em que perdemos o titulo para o porto, com uma derrota em casa com o sporting. Fixe, era arranjares esse jogo. Falando ainda da Juve, foi monumental a espera que os Diabos lhes fizeram a saida do estádio. Velhos tempos.

Anónimo disse...

esse careca do sporting era aquele da seleção brasileira???futebol à tarde era outra coisa realmente!

Mr. Shankly disse...

Fui ver esse jogo, fiquei atrás da baliza onde o Benfica empatou. O golo do Sporting foi salvo erro do Litos. Claríssimo o penalty no final e parece que na primeira parte fica um por marcar sobre o Pacheco.

Pedro disse...

Estava lá e lembro-me bem da desilusão q foi este empate!!!!

Utilizador disse...

Já que estamos em maré de Benfica -Sporting, porque não o de 93/94, 2-1, golos de Figo e dois de Ísaias, e claro, o de 04/05, o golo do título do Luisão? Ficam as sugestões...

Bakero disse...

andré garcia, vou continuar a colocar vários Benficas-Sportings nos próximos tempos, e claro que esses dois não vão faltar ;-).

Anónimo disse...

Hoje vamos dar cabo do espanhol!!!
helder
abraço

Anónimo disse...

Parabéns por mais uma grandiosa noite europeia...

até do espanhol levamos no cu...

benfica sempre

Unknown disse...

dá pa fazer download do pequeno video do "quem somos"? Gostava de o ter...

N.M disse...

Jogo equilibrado este,no entanto pareceu-me ver uma exibição com alguns furos abaixo daquilo que era normal,por parte do slb!!
Valeu o pontinho para a conquista do campeonato!!

Anónimo disse...

pessoal tok a votar
http://www.voteyourteam.com/

ajudem o slb

Anónimo disse...

que saudades..lembro-me bem, dia da mãe, 5 de maio de 91, ambiente primaveril e festivo após a vitória nas antas. não sei se se recordam mas penso que o fantasma do natal dos lagartos começou nessa época com marinho peres, ganharam os primeiros 10 jogos do campeonato ou coisa parecida e acabaram a 13 pontos do campeão..
quanto ao jogo, pois o golo do litos parecia gelar a luz e fazer tremer até ao final do campeonato mas ísaias salvou nos (mas naquele tempo perdiamos em casa?) e assim terminaria com 2 pontos de avanço..(farense, maritimo e beira-mar não cuasaram problemas)
apesar de não descortinar n ovideo, estariam umas 100 mil na luz? viva o futebol à tarde