6 de abril de 2007

Benfica-2 Sporting-0 de 1988





Download do video aqui.

Porque daqui a umas semanas haverá um Benfica-Sporting, vou começar a trazer a este blog alguns derbys do passado, principalmente os disputados na Luz.

E como vou tentar fazer isto de forma cronológica, começo por este derby para o campeonato 88/89.

Benfica e Sporting encontraram-se à 17ª jornada e aqui já o Benfica seguia com seis pontos de avanço em relação ao vizinho da 2ª circular (e recorde-se que nesta altura cada vitória só valia dois pontos!). Portanto, o Sporting estava obrigado a vencer este jogo, se ainda quisesse acreditar num título que já lhe fugia há 6 anos.

Quanto ao Benfica, seguia na liderança do campeonato com 4 pontos de avanço em relação ao 2º classificado, o FCPorto. Com um pecúlio de 11 vitórias, 6 empates e nenhuma derrota!

Com 100.000 na Luz, o Benfica dominou, teve as melhores oportunidades de golo e venceu naturalmente por 2-0, como podem ver no video.

Neste resumo do jogo poderão encontrar também alguns pormenores engraçados, como o poeta-político Manuel Alegre, 20 anos mais novo, a frequentar o estádio da Luz, o polémico presidente do Sporting de então, o famoso Jorge Gonçalves; o nosso Bento a garantir que o seu Benfica iria vencer por 2-1 ou 3-1; Carlos Manuel com a camisola do Sporting a elogiar o público da Luz, e ainda vários jogadores do nosso imaginário como Ricardo Gomes, Mozer, Paneira e especialmente Magnusson que fez aqui uma exibição fabulosa.

Que jeitaço que este alto, loiro e tosco nos daria agora, hem?

11 Comentários:

Anónimo disse...

quero dar os meus parabéns pelo blog fantástico que têm vindo a criar.será que podiam pôr um resumo do jogo da selecção contra a frança no euro 84?bem sei que perdemos esse jogo,mas fizemos uma exibição fantástica,uma das melhores que a equipa de todos nós alguma vez fez.ficar-vos-ei eternamente agradecido

Anónimo disse...

adorei a parte do carlos manuel maravilhado com o ambiente, parecia um jogo amigável... lol

Paulo disse...

Fui ver este jogo. Nessa noite, a RTP tão excitada com a vitória do Benfica, deu o jogo todo em deferido. Foi Lindo!

Anónimo disse...

http://www.metacafe.com/watch/297824/simao_benfica_2006/
veem este video duh simao saborosa exelente!!!

Anónimo disse...

espero que seja este o resultado quando o benfica jogar com os lagartos...se calhar nessa altura os 3 pontos podem valer "ouro"!...:\

Pedro disse...

Mais um q eu estava lá. Atráz da baliza do topo norte. Lembro-me da juve leo estar (curiosamente) no terceiro anel e haver muita confusão com as porcarias q eles mandavam cá para baixo. Lembro-me do pontapé de bicicleta do Cascavel e lembro-me, perfeitamente, do golo do Pacheco.

88..tinha 12 aninhos!!!! Fosga-se!!!

Anónimo disse...

eu nasci nesse ano...mais precisamente no fim da final contra o psv :| é smp bom ver os jogos q n se teve oportunidade de viver :) esse comentario do "alto, loiro e tosco" smp ouvi dizer desde pequeno por parte do meu pai sobre o magnusson :p de vez em qnd la aparece o homem na tv de visita ao estadio da luz! podia postar aí o jogo do parma-benfica de 94 q smp ouvi dizer q foi um roubo ou aquele em q perdems 2-0 contra o porto, estreia d kaundaurov e poborsky so pa refrescar as memorias aureas do apito dourado eheh abraço e continuaçao de um excelente trabalho

Pancho7 disse...

Simplesmente fantástico o Mats Magnusson. O meu ídolo de infância. Com um ponta de lança destes este ano já éramos campeões de certeza. Fora Nuno Gomes e Derlei. Voltem os loiros e toscos por favor.

N.M disse...

Grande jogo do Magnusson!!!Bela vitoria.

Anónimo disse...

este jogo já passou na rtpm. tive oportunidade de o ver todo. e tambe mde perceber porque razão esteve o sporting tantos anos sem ganhar nada.
e o benfica tinha uma defesa de betão, sofreu 15 golos em 38 jogos(é obra)e quando foi a alvalade até já era cãmpeão

Anónimo disse...

Magnusson o meu heroi de infancia :)
Se eu fosse treinador do slb metia os jogadores 1 vez por semana antes dos jogos a ver estas preciosidades \o/
Magnusson > all
Valdo > all
Thern > all