1 de julho de 2007

Portugal-Inglaterra do Euro 2004





Download do video aqui

Voltando aos jogos que fizeram a História da Selecção Nacional, recordemos este fabuloso jogo para os 1/4 de final do nosso Euro 2004.

Eu não sofro um décimo com a selecção do que sofro com o Benfica, mas com este jogo vibrei de uma forma arrebatadora. Aliás, deve ter sido assim com todos nós! Foi uma daquelas partidas que teve de tudo: tivemos momentos de euforia, momentos de depressão, momentos de desespero...tudo, menos momentos de tédio!

Tive pena que o fabuloso golo do Rui Costa no prolongamento não tivesse sido o golo decisivo, mas este jogo estava destinado a ser decidido nos penaltys.

E aí, mérito ao Ricardo, foi grande ao defender e logo a seguir, a marcar ele o penalty que nos deu a vitória!

Nota para a emoção do Paulo Catarro a comentar o jogo :-). Muito bom!

Ps: Não sei se têm reparado, mas a minha colecção tem aumentado de uma forma quase exponencial! E se tudo correr bem, nas próximas semanas vai continuar a aumentar e em grande estilo, por isso fiquem atentos ;-). Como sempre, podem verificar os updates por aqui.

23 Comentários:

Anónimo disse...

Como benfiquista é preciso ter alguma sensibilidade em analisar a dupla admiração nutrida pelo clube e pela selecção. tal como tu bakero, não sofro tanto pela selecção como pelo benfica, apesar de isso estar no inconsciente de cada um é algo que deveria ser ultrapassado, ou não fosse o benfica o clube que maior portugalidade representa no mundo e acima de tudo é o país que nos úne. daí que a selecção fosse tantas vezes confundida com o benfica em tempos idos, tempos em que o benfica elevou o nome de portugal no mundo.

hoje é a selecção a fazer o que compete à maior equipa de portugal. contudo sou completamente indiferente às neo-manifestações de apoio à selecção; as pessoas andam sempre atrás das vitórias alcançadas e de suporte para a baixa auto-estima dos portugueses..

mas ainda sou daquela geração dos futres e companhias que ficavam a ver o mundial pela tv e que não existia o fenómeno doentio que há hoje, e o meu pai ainda se recorda do tempo em que a gloriosa equipa de hoquei patins de portugal tinha mais popularidade que a selecção de futebol...

Anónimo disse...

Obrigado por publicares este video. Foi a primeira vez que vi um resumo deste jogo em português, pois na altura já vivia fora de Portugal.
Permite-me um reparo: acho que devias ter incluido o golo (bem) anulado ao Campbell! Os instantes de desespero que se apoderaram de mim(e muitos outros portugueses) mereciam ter sido revividos...
Apesar de não me impressionar muito com a euforia que tem reinado na selecção depois da chegada do Scolari, nenhum clube me faz "sofrer" tanto como a equipa das quinas!

João Tomaz disse...

Eu também sinto o mesmo. Penso que isso tem a ver com o carácter pontual das competições da selecção.
Os meus festejos dos golos do Postiga e do Rui Costa, estiveram ao nível de qualquer dos melhores e mais importantes golos do Benfica. Este jogo estava a ser demasiado frustrante.

LF disse...

Eu presenciei esse jogo, um dos melhores da minha vida.
Escrevi um longo post a recordá-lo em:

http://vedetadabola.blogspot.com/2006/10/jogos-para-eternidade-2-portugal.html

Taberneiro disse...

Epa grande blog que tens aqui. a serio... muito bom mesmo. cada vez que aqui venho e clico no play é mais que certo que me vou arrepiar. os meus parabens! continua...

Unknown disse...

Estive no estádio e a par do Boavista - Benfica que deu o título ao glorioso, foi o jogo mais emocionate que assisti ao vivo. Simplesmente fabuloso o ambiente que se viveu na Luz.
Uma palavra também para os adeptos ingleses que dão outra cor a um qualquer estádio de futebol.

gdsa.blogspot.com

Anónimo disse...

Grande video Bakero! A seguir ao Boavista - Benfica de 2005 que nos deu o titulo (que tive a sorte de ver ao vivo), este foi o jogo que mais me "atacou" o coração. Fantastico!

Anónimo disse...

teve o jogo do titulo aqui online e ng avisa ? :\

ja me pusestea chorar bakero :|

Anónimo disse...

foi o jogo da seleção q mais me emocionou...agr cnsg torcer tanto pela seleçao como pelo benfica, graças aos inumeros comentarios despreziveis de invejosos tipo franceses e holandeses no mundial, ou pelo ar de superioridade dos ingleses ou tb pelo desprezo e roubo de certos arbitros como contra a belgica.situaçoes q revolta simplesmente...mas ja o jogo da final do euro achei uma verdadeira porcaria.

o catarro parecia q estava a festejar um golo contra o slb xD

Anónimo disse...

criticamos tanto os ingleses ou os holandeses pela arrogancia (muitas vezes parte da imprensa) e esquecemo-nos que esta nova equipa portuguesa, devido ao estatuto vitorioso que alcançou trata os paises mais pequenos da mesma forma. por isso de vez em quando perdemos com a polónia e fazemos uma tempestade. quando perdemos a culpa é da arbitragem (pais pequeno e tal) ou então do treinador (nao esqueci a recepção vergonhosa ao oliveira apos o wc 2002)..enfim ainda somos um país pequeno ao pé deles, daí que nao me afecte tanto o pretenciosismo deles

Tiagojcs disse...

Excelente recuperação . Tambem eu na altura estava fora do país e vivi este vitoria com duplo sabor !

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Anónimo disse...

criticamos tanto os ingleses ou os holandeses pela arrogancia (muitas vezes parte da imprensa) e esquecemo-nos que esta nova equipa portuguesa, devido ao estatuto vitorioso que alcançou trata os paises mais pequenos da mesma forma. por isso de vez em quando perdemos com a polónia e fazemos uma tempestade. quando perdemos a culpa é da arbitragem (pais pequeno e tal) ou então do treinador (nao esqueci a recepção vergonhosa ao oliveira apos o wc 2002)..enfim ainda somos um país pequeno ao pé deles, daí que nao me afecte tanto o pretenciosismo deles


Eu sei q mtas pessoas criticaram por termos perdido com a polónia,eu sinceramente n achei grande escandalo, agr em relação à culpa do árbitro q recentemente se atribuiu no holanda-portugal em sub-21, uma coisa é certa: portugal jogou mal mas se ele marca o penalty para a holanda, n sei pq é q n marcou o penalty ao moutinho :S e isso vem sendo moda, pq já no jogo dos AA contra a bélgica o árbitro passou o jogo a fingir q n vi-a as faltas para portugal por pretensa simulação. vem sendo norma, agr n se marcar faltas aos portugueses, só pq uns fulanos holandeses e franceses vieram dizer q os jogadores portugueses eram umas meninas por outras palavras...mas nd me admira tendo em conta q quem dirige a fifa e o sr.platini.
qnt ao mundial 2002, toda a gente sabe q a culpa n foi propriamente do oliveira, mas tem certa razao qnd afirma q ainda somos um país pequeno e q se faz euforia a mais.
n sei se atingiu onde eu quis chegar anteriormente, mas o q quis realmente referir foi q situaçoes de menosprezo sobre nós, faz-me ganhar um sentimento nacionalista maior

Anónimo disse...

caro montana, eu concordo com (quase tudo)o que diz; o meu comentário foi uma crítica isolada dirigida ao novo movimento de apoio à selecção que se deve às vitorias recentes e não a uma tradição de firme apoio nacionalista. mas é um facto, em relação à dimensão dos paises, que o que fazem a nós tmb nós fazemos aos outros mais pequenos

Tuareg disse...

Grandes recordações. No entanto, nada que não se possa repetir já em 2008, na Áustria e na Suíça.Parabéns pelo blog
Abraço
http://perigonaarea.blogspot.com

Anónimo disse...

Esperemos q se torne numa tradição as vitórias da seleção :)

Anónimo disse...

Nunca na vida me hei-de esquecer deste jogo. Que emoção, que sofrimento! Quantas cambalhotas eu dei no sofá eh eh !

Anónimo disse...

kuando é k dá pa fazer o download desse jogaço?

Bakero disse...

Estou-me a ver à rasca com os uploads, anónimo...

Vou ver se consigo ainda hoje pôr o video disponível para download...

Anónimo disse...

ok

nao se incomode

Anónimo disse...

oh nao da pa fazer download :'(

Anónimo disse...

eu sofro mais pelo Benfica do que pela selecção, mas atrevo-me a dizer, que este foi o jogo que mais sofri em toda a minha vida

jose disse...

Olha la o que eu encontrei no youtube
http://uk.youtube.com/watch?v=wYN1S4ZOv9M
Euro 2000, comentarios em Ingles.

Anónimo disse...

Só faltam mesmo os comentários do grande e senhor, se bem que sportinguista, mas muito admirado, Jorge Perestrelo!