5 de outubro de 2007

D. Bucareste-0 Benfica-2 de 1999





Download do video aqui.

Video-extra: PAOK-1 Benfica-2

Dado a 1ª parte da década de 90 ter sido tão fabulosa para o Benfica e a 2ª parte tão horrorosa, é curioso verificar que é bastante mais fácil encontrarmos e vermos jogos e videos do Benfica do período 90-94, do que do Benfica de 95 a 2000. E é por isso que este Benfica que podem ver neste video, muitas vezes me parece mais distante que o glorioso Benfica de 90 a 94.

De qualquer maneira, arranjei este jogo recentemente (através de um contacto que tenho na Roménia) e achei interessante colocá-lo no blog (quanto mais não seja, para recordarmos que por mais mal que estejamos agora, estamos incomparávelmente melhor que em 1999, por exemplo. Basta dizer a defesa do Benfica neste jogo: Rojas, P. Madeira, Ronaldo e Okunowo. Até arrepia, não é? :-) ).

Bom, mas independentemente da pouca qualidade desta equipa, esta acabou por ser uma vitoria interessante. Na 1ª mão o Benfica tinha perdido 1-0 na Luz (e nessa noite apanhei uma das maiores molhas da minha vida!) e por isso as perspectivas não eram muito animadoras para este encontro.

Mas aos 25 minutos o Benfica marcou golo, por Maniche, e igualou assim a eliminatória.

Na 2ª parte, Rojas foi expulso e temeu-se o pior. Mas felizmente, um jogador do Dinamo também foi expulso e tudo ficou novamente equilibrado...

E quem diria que seria Chano, do alto dos seus 35 anos, acabadinho de entrar em campo, a desiquilibrar completamente o jogo e a eliminatória? Pois bem, marcou o 2º golo do Benfica (numa excelente execução!) e pouco depois até podia ter feito o 3-0, mas a bola foi ao poste.

De qualquer maneira, o Benfica avançava para a 2ª eliminatória da Taça UEFA, onde defrontou os gregos do PAOK, vencendo fora por 2-1 (um resumo do jogo no video-extra) e perdendo em casa pelo mesmo resultado, mas seguindo em frente, na lotaria dos penaltys (com Enke a ser o héroi, defendendo 3 penaltys, se não estou em erro...).

Na 3ª eliminatória...

...bom...

Não falemos sobre isso, ok? :-)

17 Comentários:

joaorsilva disse...

José Moreira no banco.

E Marius Niculae no Dínamo.

Bom vídeo. Obrigado :-)

Anónimo disse...

Jorge Cadete no Benfica :o)

Anónimo disse...

até nao começamos mal esta epoca, acabamos até em grande (vitoria 1-0 sobre o porto golo de sabry et vitoria tambem em alvalade na pénultima jornada num livre deste mesmo sabry no ultimo minuto) o pior foi no meio e até acho que o 7-0 e que "matou" a equipa que 3 dias antes tinha perdido nas antas 2-0 para o campeonato e via reduzido a vantagem de 4 para 1 ponto... a partir dai, foi o descalabro mas ainda nao acabamos muito longe do 1° lugar : 6 o 7 pontos do sporting salvo erro.

Bakero disse...

Na verdade, com a matéria-prima que tinha à disposição, eu até acho que o Heynckes fez um bom trabalho. Pelo menos, não tive nem tenho dúvidas da sua competência.

Mas quando se tem jogadores como Rojas, P. Madeira, Ronaldo, Okunowo, Andrade, M. Freitas, José Soares, Sérgio Nunes, Porfírio, Luís Carlos, Tote, Cadete, etc etc o que é que o homem poderia fazer?

E é como dizes...tivemos um excelente arranque de época (que muito me entusiasmou na altura), com 7 vitórias consecutivas nas primeiras 8 jornadas e vitórias como estas em Bucareste e Salónica, mas o 7-0 destruiu todo o excelente envolvimento que se estava a construir à volta desta equipa.

Desse resultado em frente, veio a mediocridade evidente deste plantel, embora ainda tenhamos tido essas 2 vitórias sobre os rivais.

Anónimo disse...

No jogo do Paok, em casa, estava em Santiago de Compostela, quando juntamente com uns amigos decidimos ir ver o jogo !!!
Foram cerca de 6 horas, com almoço pelo caminho, ainda me lembro do restaurante, foi o Victor da Mercearia em S. João do Rei, Povoa do Lanhoso, um dos melhores de Portugal.
Jogamos tão mal, que quando o jogo foi para penalty's, perguntamos: É preciso ser mesmo maluco para fazer uma viagem destas, para vir ver esta desgraça !!! escusado seja dizer que depois das defesas do Enke, já tudo valeu a pena !!!

PS: No jogo de Bucareste até parece que o Paulo Catarro é do Benfica, mas...

Depois de um inicio de época tão bom, o que é que correu mal?
O plantel realmente não era grande coisa, mas penso que não foi o mais importante. Quando o Jupp chegou, todos os jornalistas se 'babavam' ao elogiar o antigo Campeão Europeu pelo Real Madrid, afirmavam com todas as letras que era o melhor treinador do mundo, mas na altura do Natal, um familiar do Alemão adoeceu, um jornalista Português foi à Alemanha saber o que se passava, e foi tocar à campainha do Jupp. O homem não gostou, mesmo nada, e parece que tratou mal o jornalista, a partir desse momento o estado de graça acabou, e nada teve haver com os resultados, numa rara atitude coperativista dos jornalistas desportivos Portugueses, todos se meteram contra o Alemão, nunca mais teve descanso, até se ter ido embora...

PB disse...

Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas

Anónimo disse...

VISITEM O NOVO ESPAÇO DE OPINIÃO BENFIQUISTA, NÃO SE VÃO ARREPENDER.

WWW.GLORIOSO-SLB-GLORIOSO.BLOGSPOT.PT

Anónimo disse...

ainda me lembro da capa da bola apos decorridas 8 jornadas do campeonato " A melhor defesa da europa" e as fotos dos jogadores da defesa encabeçados por R. Enke.
1 golo sofrido em 8 jogos (logo na primeira jornada no rio ave)
depois numa semana foram 2 nas antas e 7 em vigo, e tudo acabou em pesadelo

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

esta defesa referida pelo bakero no post deve ser a pior defesa da história do Benfica, a dupla de centrais foi a pior em 100 anos de Benfica, nunca entendi a defesa que era feita aos defesas do Benfica na altura e ainda hoje há quem os defenda

é ver o video dos 7-0 de vigo e ver a actuação dos centrais para se ficar a pensar como foi o possível o Benfica descer tão baixo e andar anos com aquela dupla

Anónimo disse...

Podem disponibilizar o vídeo do "Quem Somos?" para download? Está fantástico!

Pedro Neto disse...

Tinha um "ódio de morte" ao Chano, que até chegou a ser capitão em alguns jogos. Este terá sido o seu melhor jogo pelo Benfica.

Grande equipa do Dinamo, com Vladoiu, Adrian Mutu - que está na Fiorentina -, Mihali, Niculae, Petre, Lupescu...

PS: Bakero, quem é o Jorge Marco, #9, que está no banco do Benfica?

Bakero disse...

É o Tote...(o ex-novo-Raúl :-) )

Pedro Neto disse...

LOL

Quetzal Guzman disse...

Eu gostava do Chano, apesar de um célebre enterranço em Leiria...

Anónimo disse...

1 dia podias colocar o video
Benfica-1-0-Liverpool
se pudesses claro

Anónimo disse...

so Rojas, P. Madeira, Ronaldo e Okunowo. Até arrepia, não é? :-) ).


isso foi uma ironia?

Anónimo disse...

o link do jogo contra o paok expirou.

quanto a Ronaldo: lembro-me de na altura se transferir para a turquia e poucas semanas depois um amigo turco "agradeceu-me". ficou todo entusiasmado com o Ronaldo que passou a ser o patrão da defesa do besiktas. :D