9 de outubro de 2007

Hóquei: Benfica-12 FCPorto-4 de 2002





Download do video aqui.

A esmagadora dos videos que entram neste blog são de futebol, porque é o que mais gostamos e sempre foi a minha prioridade, mas acreditem que também adoro rever os momentos gloriosos das nossas modalidades. E se felizmente temos um passado fabuloso no futebol, na maioria das modalidades também não ficamos nada atrás! Por isso aqui vai mais um jogo histórico de mais uma equipa histórica das modalidades do Benfica...


Devido a esta equipa de hóquei, durante 2 ou 3 anos andei completamente apaixonado por esta modalidade e tentava nunca perder nenhum jogo (no pavilhão ou na tv) desta equipa (tal como adorei o basket do Benfica no início da década de 90, devido a Lisboa e cia).

Era uma equipa fortissíma com um cinco-base de luxo: José Carlos, Vítor Fortunato, Mariano Velásquez, Panchito e Filipe Gaidão.

Mas a estrela era mesmo o Panchito. A sensação era que tinhamos o Maradona de stick na mão, a defender a camisola do Benfica!! Segundo histórias que ouvi na altura, o argentino não era propriamente um profissional de excelência, mas quando um jogador marca golos destes, o que podemos fazer :-) ?

E o momento mais alto desta equipa terá sido este jogo, para a Supertaça António Livramento. Depois de um 2-2 no jogo da 1ª mão, o Benfica recebeu o FCPorto com o antigo pavilhão da Luz a rebentar pelas costuras.

E o cântico de "festival, festival" nunca deve ter feito tanto sentido! Foram golos atrás de golos, numa avalanche demolidora! O FCPorto foi literalmente atropelado, completamente arrasado!

Mais do que garantir mais um troféu para a modalidade (e recorde-se que, embora o FCPorto tenha dominado nos últimos anos, graças à sua melhor equipa e sistema corrupto associado, continuamos a ser o clube recordista de campeonatos e Taças de Portugal), esta equipa fez aqui um "jogo que entra na História do Hóquei do Benfica" como muito bem referiu o comentador da RTP.

Ps: Felizmente, esta não fui a única vez que o FCPorto saiu chamuscado do infernal pavilhão da Luz. Esta foi outra bela goleada :-)

27 Comentários:

Anónimo disse...

Eu lembro-me destes poucos mas bons anos. Nos tinhamos uma equipa de outro mundo, de outra galaxia. Tinhamos o melhor jogador do mundo, o melhor jogador do mundo!!!!!!!! era indescritivel a equipa.

Anónimo disse...

Que rica recordação e posso mesmo dizer que foi a ultima exibição de gala desta equipa que meses depois foi completamente desmembrada.
Foi também das ultimas grandes execentes do velhinho nº 1 destruido 4 meses depois.
Claro que foi das tardes mais incriveis que vivi na Luz, um regalo.
Era uma equipa incrivél, do melhor que existia em todo o mundo. O pior era o resto.
1º o banco tirando o Ricardo Pereira era comico com miudos dos juniores o que provocava um desgaste enorme na equipa o que na fase final do titulo e Liga dos Campeões pagava-se caro
2º O mago Panchito era de facto o melhor que alguma vez vi jogar, um génio só comparavel ao Livremento, o melhor do mundo, mas como disseste e bem um profissional da treta (faltava a varios treinos), mau colega (nos ordenados em atraso foi-se embora dando solidariedade aos outros que lutaram até ao fim), chegando até a fazer-se de lesionado, que jogava hoquei parece-me um pouco por diversão tendo o dom que tinha dando inumeros problemas ao Dantas tal como já tinha dado no Barça onde foi dispensado e na propria selecção Argentina. Tinha (tem) muita pouca cabeça (hoje é agricultor) se tivesse um pouco do caracter que tem o irmão seria um mito do desporto.
A verdade é só uma tendo esta equipa de sonho não ganhamos nenhum titulo nacional (só taças e Supertaças), nem Europeu (caimos sempre nas Meias finais). É pena

Anónimo disse...

realmente akela ekipa era sem duvida muito boa...
um desabafo...
um dos jogadores k mais kurtia era sem duvida o filipe gaidão... e nc percebi pk e q ele foi po porto anos mais tarde...

Anónimo disse...

excelente recordação :D:D:D o hoquei em portugal morreu no dia em q o benfica deixou de ter essa equipa! dava gosto ver os jogos, agr n resta nd...pavilhoes vazios e o mm de smp a ganhar.com grande equipa mas com corrupçao a mistura(n estando a par da actualidade do hoquei isto foi dito por um amigo portista mas ferrenho pelo hoquei barcelos). pode ser q este ano a sorte mude e q voltem estes tempos :D o desporto em portugal so ganha com as vitorias do benfica :) pena q o vilarinho tenha conseguido acabar com o hoquei do benfica, mais a desgraça do panchito ter saido, mais a traiçao do gaidao, etc...saudades do autocarro dos porcos partido! enfim vamos a ver este ano...

Anónimo disse...

Podem fazer upload novamente para se fazer download dos dois videos que estao no blog sobre o basket?

Urra Apre disse...

O Filipe Gaidão à semelhança de outros porcos, foi na mira do dinheiro e da fama. Foi na altura que o Vilarinho quis extinguir as modalidades que o gajo, cagado de medo de não lhe calhar o guito ao fim do mês se pôs na alheta para o pior sítio.

Não gosto de gozar com a infelicidade alheia mas deus escreve direito por linhas tortas e os porkos nunca puderam mamar da grande categoria deste jogador, nem o próprio jogador se pôde ficar a rir porque teve aquele infeliz acidente na piscina de casa. Nunca mais foi o mesmo e ainda andou aos caídos naquela pseudo-equipa que a lagartada dizia que tinha.

Alguém sabe por onde anda este gajo? Se calhar a fazer o mesmo que o Panchito, a cavar batatas.

Grande jogo, grande Filipe Gaidão (5 golos à sua pala neste jogo), mas tudo acabou.

Uma palavra acerca do Panchito que na verdade tinha a fama de fazer péssimos balneários e de ser um homem com "h" pequenino. O oposto do irmão o ENORME Mariano que continua a honrar o manto sagrado!

Anónimo disse...

E a histeria do comentador ao 1º golo dos porkos? Até se cagou o anormal

Anónimo disse...

este panchito era mesmo o maradona do oquei...relembro-me que o fomos buscar ao barcelona...naquele tempo dava jeito ver esses jogos que eram a seguir ao futebol...filas e filas de pessoal a sair da catedral para invadir logo apos este pavilhao que nunca encontrara igual...aquilo era a msitica e o ambiente da familia benfiquista...falo desses tempos com muita saudade...nada de comparavel por agora...

Pedro Neto disse...

Mais uma pérola, Bakero. Actualmente o Hóquei Nacional está morto, visto que a corrupção ainda é piro que no Futebol. Já não vejo um jogo de hóquei há bastante tempo. Também nem vale a pena, porque já todos sabemos quem ganha.

Esse "Festival, Festival" ouviu-se na época passada, em Loures, no Sporting 1-4 Benfica em Futsal. Na realidade, só a exibição do Ricardinho já valia o cântico. :)

Nuno Costa disse...

Vi este jogo pela televisão e foi realmente histórico! Isto sim é o Sport Lisboa e Benfica! :)

Há que trabalhar para sermos demolidores, em tudo!

Saudações Benfiquistas!

D'Arcy disse...

O Panchito era um génio. O hóquei sempre foi uma das minhas modalidades preferidas, e sempre fui espectador assíduo no Pavilhão da Luz. Para mim a melhor equipa que vi no Benfica era anterior a esta: José Carlos, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira e Rui Lopes. Mas considero-me um privilegiado por ter visto o Panchito jogar tantas vezes, e ao vivo. Mesmo em jogos menos mediáticos, com o pavilhão bem mais vazio, ele fazia coisas incríveis. Uma vez, contra a Oliveirense, ficou à espera sobre a linha do meio-campo, a olhar para o cronómetro. Quando faltavam sete segundos para o intervalo, arrancou por ali fora, fintou a equipa adversária toda e meteu a bola no ângulo da baliza mesmo antes do apito. Nunca vi outro jogador como ele.

Anónimo disse...

é verdade vi este jogo no sofa mas vi foi fantastico so nao percebi o ke ke os adeptos tao a madar para o caralho? o ventura?

o benfica nao ganha no hokei como no resto porque nao ha kualidade e mentalidade ke seja suficiente para fazerem se campeoes e nao adianta falar em corrupçao é ke com os desempenhos vergonhosos a falta de raça e espirito de vitoria e sacrificio nem nos deixam moral para falar em corrupçao e mai só existem traidores no benfica porque as direcçoes o permitem e nao transmitem a raça e a mistica do benfica

norte vermelho

Anónimo disse...

o benfica precisa de ser liderado por um maluko das clakes ke seja tenha curso superior para ser homem e verdadeiramente apaixonado pelo benfica e dar ao benfica todo o seu tempo e nao part time pois o benfica nao precisa de favores mas sim de quem realmente o sinta no sangue e encarne akele espirito sem comparaçao
o ke acontece é ke vao para la senhores com actividades profissionais ke dizem ke se tiverem de fazer algo na segunda no domingo nao podem acompanhar o benfica ,ok, o presidente nao joga mas se o presidente nao dá o exemplo e sofre mais ke kualker um com akilo kem o vai dar?

rui costa a presidente o mais rapido possivel.

norte vermelho

Cristina disse...

Antes de mais, aplaudo esta iniciativa. O Benfica é mais do que futebol e a sua grande história deve-se a todos os atletas que por lá passaram.

Já não me lembrava deste jogo (mas acho que o vi em casa). Era nos tempos em que ainda seguia o hóquei e, como tu, também segui o basket. Foi uma goleada à antiga e muito saborosa. ehehe

Gostei dos locutores porque ainda estavam a falar de um golo e o Benfica já estava a enfiar outro. Tínhamos, de facto, uma grande equipa e um público que se disponibilizava a ir ao pavilhão.

Hoje em dia, pessoalmente, puxo mais pelo volei, pelo andebol e pelo futsal, tirando o futebol. Também já tivemos alguns momentos marcantes.

O Benfica é assim... ENORME, seja em que modalidade for. E é muito bom sabê-lo!!

Cristina disse...

Urra apre, se não estou em erro, o Filipe Gaidão está no hóquei de sintra e é namorado da Karen Jardel LOL Isto quer dizer muito dele, não?

O Mariano é um senhor. Não tinha as qualidades técnicas do Panchito, mas soube-se impor de outra maneira e é um capitão digno do prestígio do Benfica.

CARREGA, BENFICA!!

Bakero disse...

Anónimo das 19:20 de ontem, aqui estão:

http://depositfiles.com/files/2022594 - Benfica-75 FCPorto-57

http://depositfiles.com/files/2022800 - Carlos Lisboa

Anónimo disse...

Reparem bem na forma como o comentador festeja o primeiro golo do porto...
Que vergonha!
Infelizmente, já não há comentadores imparciais.

Urra Apre disse...

Obrigado Cristina, a vida deste gajo não dava um livro mas sim uma bela reportagem da Nova Gente ou coisa que o valha LOL

Anónimo disse...

Que comentador tão nojento.Há por aí o 6-5 ao Barcelos em que estavamos a perder por 5-1 ou o que para mim foi o melhor jogo que vi de hóquei do Benfica un 8-1 ao Barcelona em 95.

Anónimo disse...

Depois de ver este video, e outros de outras modalidades, ate me vieram as lagrimas aos olhos.
Tenho imensa pena que actualmente o Benfica esteja na situação em que está. No futebol, é o que se sabe, nao ha uma estratégia delineada, a gestao do futebol = 0. A forma como os socios sao tratados, é de uma vergonha que nem vou comentar. O ambiente no estádio faz lembrar as salas de cinema ou as morgues. Só enche quando jogamos com os rivais e muitas vezes nem aí.
No basquet é o que se sabe...
Meus ricos anos 80 e 90.

Anónimo disse...

O Filipe Gaidao anda pelo hoquei de sintra? O que eu vi durante o Verão foi ele a jogar pela equipa de futebol de praia do sporting!! Q nojo esse cabrao....enfim....e claro, anda c a karen LOOOL..
Em relação ao mariano, vejo aqui mta gente a criticar o pancho e a falar no melhor caracter do irmao.. pessoal conheço gente q jogou no SLB e que conhece o mariano, e sao os primeiros a dzr q ele de humilde nao tem nada..
Ainda dizem q ele inventava q jogava lesionado, mas ele tinha mesmo um grave problema no joelho! Alias, desde mt jovem, foi por isso q n se dedicou ao futebol, pq de inicio era isso q ele tencionava fazer.

Anónimo disse...

continuacao.. esta ultima parte q referi da lesao no joelho, diz respeito ao panchito.

Anónimo disse...

ramalhete, leste, picas, piruças e salvo erro jose carlos..alguem se lembra desta, sim, glorioso equipa.esta foi a umas poucas de finais das taças dos campeoes europeus que para variar perdiamos sempre para o barcelona...se alguem se lembrar destes gajos...ehehhe

Quetzal Guzman disse...

Só há pouco tempo comecei a visitar esta casa e agrada-me ver esta homenagem ao hóquei, desporto que muito acompanhava mas que, nos últimos anos, me tem passado ao lado fruto da quebra competitiva do nosso campeonato.

Contrariamente ao camarada o glorioso, não me parece que fosse a ausência de banco a ditar a não conquista de títulos. É que ao lado do Ricardo Pereira também se sentava o Mariano Velasquez e, durante pelo menos uma época, o capitão Luis Ferreira. O Dantas é que sempre foi um treinador que apostava tudo num cinco base forte. As limitações orçamentais ditavam o resto. A melhor equipa que conheci do Benfica, a mesma referida pelo d'arcy, também só tinha o António Ramalho no banco e pouco mais. O azar do Panchito e Cia foi terem apanhado um período de ouro do nosso campeonato. Basta recordar que em 2002, se a memória não me atraiçoa, Portugal teve 3 equipas na final four da Liga dos Campeões que se disputou em Guimarães. O Porto era forte, o Óquei, apesar de equivalente escassez de títulos - ganharam um só campeonato, na penúltima jornada, quando o Tomba resolveu fazer um hat-trick de rajada que deitou por terra a vantagem de dois golos que o Benfica tinha assegurado a meio da segunda parte -, tinha provavelmente a melhor equipa da altura (Guilherme e Sérgio Silva, Paulo Matos, Crudelli, primeiro, Miguel Sanchez, mais tarde, Paulo Almeida, Leonardo Tomba, os manos Bertolucci) - que levou 5-2 noutro belo festival na Luz e que viria a originar a célebre birra do Maniche por um comentário perfeitamente válido do Vilarinho - e ainda havia , sem lutar pelo título mas a chatear bastante, o Infante Sagres de Luis Viana e dos jovens espanhóis Miguel Masoliver, Luis Teixidó e Pedro Gil.

Mas Panchito era mesmo fantástico e se não fosse aquele joelho... Alguém ainda se lembra do golo com que roubou o título mundial a Portugal? Fantástico!!! Tão grande que não consegui ficar chateado com a derrota. Aliás, aproveitando o facto do Gaidão ter bisado e de estar acompanhado por um portista, fiz logo questão de decretar o Benfica Campeão Mundial após aquela vitória por 3-2. :)

Anónimo disse...

Alguem tem este jogo completo? Isto é lindo. tenho o 7-4 ao porto para trocar. rikardo@sapo.pt

Cristina disse...

avançado está a treinar-se com a equipa e PODE ASSINAR EM BREVE
Regresso de Filipe Gaidão
Uma das hipóteses que se tem discutido na Luz é o regresso de Filipe Gaidão à equipa do Benfica. O avançado tem estado a treinar-se com o plantel ao serviço de Carlos Dantas desde a pré-época e a sua inclusão no quadro de jogadores das águias é uma possibilidade que se torna cada vez mais forte.

O jogador poderá reunir-se com Fernando Tavares hoje ou nos próximos dias de forma a poderem discutir as condições em que Gaidão voltaria a vestir as cores benfiquistas. O nome de Filipe Gaidão, apesar da sua passagem de dois anos no FC Porto que saiu falhada pelo acidente que o jogador sofreu, sempre esteve intimamente ligado ao clube da Luz e o regresso poderá constituir um atractivo extra para trazer mais público ao pavilhão Açoreana Seguros. Além disso, Carlos Dantas gosta de trabalhar com um grupo de 11 jogadores, para poder suprir as faltas inerentes a lesões e castigos, pelo que o ingresso de Gaidão no Benfica não viria contra as contas do técnico encarnado. Tudo estará dependente da conversa entre o avançado e o vice-presidente do Benfica para as modalidades.

Quem queria saber onde estava o Gaidão.... Está tudo doido!

gaivota disse...

este jogo faz parte das minhas recordações mais presentes!
aconteceu tudo o que era possível no decorrer do jogo, desde lições de patinagem, a excepcionais concentrações e oportunidades de jogo incríveis, a cabazada de golos...
fantástico!
a equipa era fantástica e, confesso, tenho saudades de ver, ao vivo, a cumplicidade Panchito/Mariano...
cosas de vieja...