15 de outubro de 2007

Sporting-3 Benfica-6 de 1994





Download do video aqui.

Algum dia este tinha de vir cá parar, não era :-)?


Já escrevi e apaguei este início de "conversa" umas 100 vezes, porque nem sei o que há a dizer sobre este jogo. Acho que ainda está tão vivo na memória de todos, que não acrescentarei nada ao que já sabiam...

Apenas posso dizer que muitas vezes fecho os olhos e viajo no tempo até à noite de 14 de maio de 1994. Tinha 11 anos e vi o jogo na sala da casa dos meus pais com imensa gente, toda benfiquista.

Lembro-me de na escola ser constantemente "avisado" pelos amigos lagartos que eles tinham uma equipa fabulosa e que o Benfica ia ser trucidado. Respondia-lhes à letra (até parece que nós também não tinhamos uma equipa fabulosa!), mas aquela é uma idade muito impressionável, e por isso, por dentro, temia mesmo que o Benfica fosse ser goleado...

E todo o ambiente estava feito nesse sentido. Reparem bem na animação que ia naquelas bancadas, naqueles olés que saiam ao 2º passo certo, na própria arrogância e gozo com que os jogadores lagartos trocam a bola. Mas dá-me ideia que foi exactamente por isso que este jogo resvalou para o nosso lado desta maneira assombrosa (isso, e uma certa substituiçãozinha...:-) ).


Recordo-me que jantei fondue e recordo-me ainda onde me sentei. Recordo-me do golo do João Pinto e de nos minutos seguintes mostrar ao grupo todo como o João Pinto se tinha virado e rematado. Recordo-me de ainda andar na demonstração quando o Figo marcou. Recordo-me de ter voltado para a mesa angustiado. Recordo-me de ter acompanhado o João Pinto no 2º golo com um "Vai...vai...vai...vai...isso...chuta....GOOOOLLLOOOOO!". Recordo-me de ter ido para a janela gritar golo e vivas ao Benfica no 3º golo.

Recordo-me de ter passado a 2ª parte toda a querer ir à casa de banho, mas como é que podia ir se estava a assistir ao maior baile de todos os tempos? À verdadeira serenata à chuva??

O meu idolo de infância Isaías (um dia faço um post só dedicado a ele) fez o 4-2 e o 5-2 e eu era um jovem muito, muito feliz. Passado uns minutos do 5-2 não resisti mais e fui à casa-de-banho. Foi aí que me avisaram que o Benfica tinha marcado mais um e até hoje não me perdoo por ter perdido o golo do Hélder.

Após este golo a ideia, o sonho era mais um para igualar os 7 dos lagartos. Não deu, e ainda foi o Sporting a reduzir já perto do fim.

No final do jogo fui para a rua de cachecól e juntei-me ao grupo de amigos da rua (a esmagadora maioria deles também todos benfiquistas) e fomos gritar e cantar pelo Benfica. Conforme passavam carros e pessoas, davam-nos os parabéns e vivas ao Benfica, o que me deixava imensamente orgulhoso e feliz.

É das melhores recordações que tenho da minha infância e nunca esquecerei esta equipa. Tenho memórias vagas do Benfica de 90 a 92 (o 1º jogo que me recordo de ver importado com o assunto foi o 1-0 ao Marselha), mas o meu primeiro Benfica foi o de 92 a 94. E que fabuloso Benfica, era este! Recomendo a leitura deste excelente texto, que explica melhor do que eu alguma vez conseguiria fazer, porque era aquela equipa tão especial, principalmente para um rapaz de 10/11 anos.


Já agora, é um desafio que vos faço: viagem no tempo como eu fiz e recordem como foi o vosso 6 a 3 :-).


55 Comentários:

Anónimo disse...

Um dia inesquecivel apesar da minha maior alegria ter sido no golo do Vata ao Marselha.
Esta foi especial e vou só contar uma história de um tio meu Fanático benfiquista (um dos responsáveis pela minha doença encarnada) infelismente já falecido teve neste dia. Ele não perdia 1 jogo mas como empresário nesse fim de semana 14/15 Maio 94 teve de ir aos Acores para 1 congresso não podendo sequer ver o jogo na TV. Estava como a noite. Aquilo acabou tarde e depois de ir para o Hotel "cheio de medo" lá perguntou o resultado "Então como foi o jogo". O recepcionista disse "6-3". "Meu Deus que pesadelo". Voltou o recepcionista "Olhe que o jogo vai repetir na TV ás tantas horas".
Foi dormir sem querer ver nada. Mas no fim lá acabou por dar uma espreitadela na TV. A verdade é que na 2ª parte ao golo do Isaias começou a chorar e telefonou-me em soluços. Foi a sua ultima grande alegria desportiva.

Pedro Neto disse...

Eu ainda era muito miúdo, como tu, Bakero. Tinha apenas 13 anos. Foi uma vitória inesquecível e um dos melhores momentos que já vivi como benfiquista. Este foi, possivelmente, o último Benfica à Benfica que existiu. Nada deste Benfica tem a ver com o actual.

Lembro-me de também ter esse receio, porque a esmagadora maioria das pessoas davam o Sporting como favorito indiscutível. E o Benfica vinha de um empate em casa, acho que com o Estrela da Amadora. Depois, quando Cadete marcou foi a desilusão. Pensei que tudo tinha desabado. Mas ainda hoje me lembro do relato do Gabriel Alves no momento dos golos do João Pinto. Que exibição fabulosa, que classe!

Onde é que estavas no vinte e... 6-3? Eh Eh!
O que mais me lembro foi do que aconteceu na minha Escola, depois do jogo, onde toda a gente queria imitar o João Pinto. Até me lembro de piadas feitas por professores. Este jogo é um marco, também, porque garantiu um título. Só por isso tem a importância que tem.

BP disse...

Já vi que somos do mesmo ano... Pois era um miudo que (tal como hoje...) sonhava acordado com o Benfica... Lembro-me de não se falar mais nada nessa semana, lembro-me de não ter conseguido comer nada nesse dia. Lembro-me que preferi ver sozinho o jogo na cadeira da cozinha e de a cada golo que passava ir a correr ter com o meu pai que ria, ria ria até às lágrimas! Foi fenomenal! Um dia destes posto uma recordação detalhada deste e doutros dias!!!!
abraços

Anónimo disse...

lembro-me desse jogo como se fosse ontem. tinha 14 anos naquela altura e como qualquer benfiquista temia que o benfica perdesse o jogo e o campeonato. até a preparaçao ao jogo correu mal : na semana anterior o yuran teve um acto de indisciplina no jogo com o estrela (nao gostou de ser suplente)e foi castigado pelo clube, o kulkov lesionou-se a meio da semana e la vai ter que ser o abel xavier a jogar a trinco, e enfim toni prepara o jogo com rui costa fora do 11 titular. ora sem kulkov, yuran e rui costa 3 jogadores fundamentais tinha medo que o slb nao aguentasse...

depois fui ver o jogo com o meu irmao num café portugues (estava e ainda estou em frança) e naquela altura era raro ver o jogo do benfica na tv nos que estamos no estrangeiro porque so ha pouco tempo e que havia a rtp internacional.

no café havia 90% de benfiquistas, e a cada golo era uma alegria enorme, os sportinguistas nem se ouviam o pelo menos até ganhar 2-1... foi um grande slb tal como foi o slb desta maravilhosa época onde fez jogos extraordinarios (leverkusen, parma, porto, sporting)

Mr. Shankly disse...

Passei a semana a ser massacrado pelos lagartos e se no 1-0 sofri, no 2-1 fiquei calmo: se já marcámos uma vez havemos de marcar outras. Lembro-me que ao intervalo fui jogar computador (no Spectrum!) para acalmar, mas ia pensando que a jogar assim dificilmente perderíamos. Quando o meu pai me disse que o Paulo Torres tinha saído, pensei: "o Paneira vai acabar com isto". E foi mesmo o que aconteceu. Foi um dos dias mais felizes, desportivamente, de que me lembro. Tinha sido uma época difícil, depois de um Verão desastroso em que íamos ficando sem equipa. A imprensa levava os lagartos ao colo, e eu temia aquela equipa que eles tinham (muito boa, mas que acabou em...terceiro).
No fim do jogo liguei a um "companheiro de sofrimento" que apenas disse com uma voz muito calma: "não vale a pena dizeres nada porque não há palavras para isto. Encontramo-nos no sítio do costume para festejar"
Foi uma longa noite e o título mais sofrido de que me lembro (OK, o último também foi difícil).

Quetzal Guzman disse...

Sem me alongar muito, refiro apenas que me espalhei ao comprido no chão da sala (culpa do tapete, claro) quando o JVP completou o hat-trick. A minha mãe, que já se passara com os berros com que festejara os dois primeiros golos, limitou-se a declarar: "este rapaz é maluco!" :D
Lembro-me bem do barulho que se começou a ouvir na rua do meu baiiro a partir do golo do Hélder. a malta nem esperou pelo final da partida e correu para a rua a festejar o título por antecipação.

1234567vv disse...

Se me lembro? Claro que me LEMBRO!

Depois de um verão quente em que perdemos Pacheco e P.Sousa e que quase perdemos o Menino de Ouro... lá recuperamos.

Era uma equipa que tinha alguns excelentes jovens e muita experiência (Mozer, Veloso e Isaias).

A lagartada tinha passado o natal por isso estava convencida que ia ser Campeã.

O Benfica chega a Alvalade (Yuran e Kulkov fora da equipa) fragilizado e sabendo que Neno iria ter muitos problemas nas bolas paradas de Figo e Balakov. Por isso sempre estavam 2 lá na pequena área para o amedrontar.

O que me lembro (e que se vê bem nas imagens) é a arrogância OSGAL! Aos 5 minutos de jogo (com 0-0) já gritavam Olés... coisas de viscondes gays.

Mas João Pinto... o míudo que quase fugira e que era assobiado a toda a hora, sacou 2 coelhões da cartola... duas obras primas. Um pontapé fulminante e uma finta que sentou Vuiacyk (se é que me lembro bem do nome.

O 3 golo nasce de uma jogada estudada e bem terminada pelo menino.

E lembro-me do que pensei quando soube da "substituição"... ui... agora é que é.

E Vitor Paneira deve ter pensado o mesmo e faz aquela que foi a melhor jogada do encontro... a meio do nosso meio campo recolhe uma bola e sempre pela linha tira 4 (QUATRO!) lagartos da frente para no final centrar, JVP simular e Isaias marcar... e a celebração de Isaias!!!

O quinto e o sexto lá foram também criados pelo TUNEL DE ALVALADE.

Mas o mais bonito foi ouvir a curva dos GLORIOSOS a cantar Oles!!! E os lagartos caladinhos.

Desse jogo 3 fabulosas exibições:

- JVP (Nota 10)
- Isaias (um 9.99)
- Paneira (um 9.98 pela jogada do 4º Golo).

Foi uma vitória que soube tão... tão bem! Depois do que Sousa Cintra nos havia feito... depois do que fez ao Sir Robson, só merecia aquele show de bola!

E as osgas que tanto se armam em Viscondes e que votaram num labrego daqueles, lá levaram com os OLÉS de volta!

Mas mais do que o jogo, o que eu me lembro foi das horas a seguir. Foram passada com o meu pai (recentemente falecido) que era um lagarto (mas dos dignos que sabem perder) e com um amigo seu, Benfiquista Doente... e que noite passamos.

Esta foi uma noite que marcou... não só pelo resultado mas pela forma notável como o meu pai viveu a minha alegria, apesar da derrota do seu clube.

Mostrou-me nesse dia que a dignidade é muito mais que as vitórias. Que o desporto é alegria e celebração... e a vitória é normalmente o menos importante.

Um abraço a todos,

V.

Anónimo disse...

MONUMENTAL :')

jose disse...

Epa sinto-me velho a ler os vossos comentarios. Tinha 22 anos na altura...e tinha sido massacrado pelos lags durnate a semana toda
Depois vi o Rui Costa no banco..e quase tive uma apoplexia (andara la perto nos 4-4 em Leverkusen nesse mesmo ano, e nos 3-3 no Dragay..)
Vi o jogo em casa com dois amigos e com o meu pai (embora o velho so a meias, porque dizia ele que a maquina nao aguentava)
Do inferno ao extase foi uma questao de minutos. E depois, depois foi festa da grande
Foi celebrar com um amigo meu que fazia anos nesse dia (tal como outro amigo que era lagarto). Foi de partir a louca toda

E para quem como eu festejou como um doido num meio de um Pub rodeado de Camones aqui na Bimbolandia no Inglaterra 2-3 Portugal no Euro 2000, e nas vitorias do Euro 2004,WC2006, Manchester e Liverpool, esta, continua a ser a mais saborosa de sempre. Grande festa houve na minha terra nesse dia
(Ainda tenho a Bola e O Record do dia seguinte algures em Portugal)

Oyabun disse...

Claro k me lembro.

Sinto-me um puto, comparado com voces, tinha na altura 9 anos. tava doente, é verdade, tinha uma constipaçao terrivel, fiquei pa morrer qnd o medico me disse k tinha de ficar na cama, e os meus pais só tinham uma tv na sala, mas a vantagem de se ter 9 anos, é k com uma birra as coisas compoem-se :P pronto obriguei os meus pais a irem buscar a tv da minha avo, a preto e branco :-( mas servia, e pronto. Axo k n vale a pena descrever os golos e as exibiçoes, pk alem de voces saberem, da-me vontae de chorar. Lembro-me de gritar tanto e chorar, k devo ter ficado doente mais uns dias :-)

è incrivel como o k se passa em 90 min pode ficar na memoria de crianças, só algo mt mágico, mt deslumbrante é k perdura...

Anónimo disse...

Ha muito para dizer sobre este mito que foi o 6-3
dizer que foi uma vitoria numa epoca conturbada em que

-nesse ano, cada bola por alto na àrea do Benfica era golo do adversário, nessa epoca o Benfica tinha um handicap defensivo absolutamente gritante. so compensado com um meio campo- ataque de luxo

-que no jogo com o Estrela
empatámos 1-1 com uma péssima exibição e um Rui costa a descer de forma e em que o toni foi assobiado no final

- que estava para ser servida a frio a vingança de JVP e do Benfica perante os avanços do sporting sobre os nossos jogadores no verao quente de 93

-que toda a imprensa e os lagartos consideravam papar o SLB e ganhar o campeonato (estavam a subir e nos a quebrar). sousa cintra " vai sair daqui um resultado historico" e tinha razão!

E debaixo deste clima, numa tarde-noite chuvosa de Maio (dia do meu 11º aniversário), lá foi o Benfica a Alvalade com um ponto de vantagem vencer um jogo mítico cheio de magia

Algumas curiosidades que podem ter ditado o nosso sucesso

- Duas semanas antes, nas Antas o scp perdeu 3 jogadores por expulsão contra o porto; pelo menos dois deles nao alinharam frente ao benfica

-o prof .queiros cometeu um dos seus maiores erros na sua carreira, ao tirar o Paulo Torres deixando o scp sem lateral esquerdo durante toda a segunda parte, abrindo o corredor ao Vitor Paneira. Para mim o scp perdeu esse jogo ao intervalo

- o JVP foi sublime tal como dizia a Bola no dia seguinte. Não ganhou o jogo sozinho mas quase, porque ao intervalo o sporting estava morto psicologicamente.


E eu, onde andava eu?

Bem, nao estava longe, eu estava a comemorar o meu aniversário na saudosa feira popular em lisboa, onde tive oportunidade de festejar cada golo com muita emoção. na verdade nao tinha bem a noção que o jogo valia o titulo, para mim era ganhar aquele jogo e pronto

na semana seguinte, para quem nao recorda, vencemos o uniao da madeira 1-0 na luz, o sporting perdeu no funhal e ponto final nas contas

Anónimo disse...

Já me tinha esquecido dos 'olés' lagartos,...

Vi o jogo em casa, sozinho, no inicio chamei todos os nomes possiveis, imaginários ao Neno, mas depois passou...

Por esta altura, já andava, nas minhas 'férias' universitárias, os lagartos não sabiam onde se enfiar, foi um verão bastante saboroso, depois do que tinha acontecido, no inicio de época, foi extraordinário...

Fomos campeões, com o Micheal Jackson a trinco(para quem não se lembra, esta era a alcunha do Abel Xavier), e o Kennedy a defesa esquerdo !!!
Só de pensar que esta equipa do Sporting teve quase a ser Campeã !!! com o Lemajic, Vujcic, Cadete, Paulo Torres !!!
O Figo, e o Capacho com os capacetes na cabeça, extraordinário !!!

PS: Pena, as imagens não mostrarem a substituição do João Pinto, quando ele passa à frente do banco do Sporting, e o Carlos Queirós a cumprimentá-lo...

Creio que foi nesta época, num jogo para a Taça, na Luz, também houve grande emoção. Merecedor de ser mostrado neste site.
Foi o primeiro jogo do Carlos Queirós, depois do despedimento do Bobby Robson, após os 3-0 do Casino Salzburgo, foi também a semana do acidente do Cherbakov.
O Sporting marcou primeiro de canto, golo do Figo, mas na segunda parte o Benfica virou, golos do Yuran, e do Isaias.
A primeira vez que não fui para a bancada de sócios, fui com uns amigos da universidade, alguns eram Lagartos, no final do jogo, enquanto esperavamos pelo comboio, para regressar a casa, na estação do Metro dos Restauradores, encontramos a Juve Leo, resumindo noite perfeita, ganhamos, e ainda tivemos tempo para dar uns pontapés nos meninos da Juve Leo !!! nessa noite cheguei a casa as 6h da manhã !!! grande noite !!!

Anónimo disse...

Já reparam no Francisco Figueiredo, que a cada golo do Benfica, com algum desgosto vai dizendo:

INCRIVEL

Bakero disse...

Anónimo das 22:59, esse jogo foi para o campeonato e já o coloquei no blog:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/04/benfica-2-sporting-1-de-1993.html

Quetzal Guzman disse...

Michael Jackson!!! :D Exactamente! Mas olha que foi sempre a trinco que mais gostei de ver o Abel jogar, abidos.
Esse 2-1 que referes foi para o campeonato e o Isaías marcou nessa noite um dos melhores golos que já vi na minha vida: mata no peito, passa a perna direita sobre a bola enquanto esta bate no relvado, depois amortece no joelho e dispara sem deixar cair no chão. Mas estou para aqui a descrever o lance para quê? É ver o golo:
http://www.youtube.com/watch?v=lWsI1OGZRNc
E pensar que tantas vezes assobiávamos este gajo...
http://calciorosso.blogspot.com/2006/08/o-pontap-canho.html

Anónimo disse...

Pois é Bakero, eu nesse dia tava em casa com a minha mãe, pois o meu pai tinha ido ver o jogo para o café com os amigos. Lembro-me da semana que antecedeu o jogo, em que os meus amigos rapazes, quase todos lagartos devido ao "chefe" da escola ser lagarto, me gozarem a dizerem que o Benfica não tinha qualquer tipo de hipótese. Também fui receoso parao jogo, e os dois primeiros golos do sporting fizeram-me tremer ainda mais. Depois, pois, depois já toda a gente sabe o que aconteceu, festival, golos atrás de golos do Benfica, e uma enorme alegria. Na semana seguinte vinguei-me e gozei tudo a dobrar, o que eles me tinham gozado, ao ponto de ter andado à porrada com um amigo meu lagarto. Semana inesquecível! Grande Benfica! O último Benfica à Benfica!

Anónimo disse...

Agradeço ao Bakero, e ao Quetzal Guzman a retificação.
Como pensava que o jogo tinha sido para a Taça, não o encontrava!!!

PS: E o Neno mais uma vez aos papeis, nos cruzamentos !!!

Anónimo disse...

Até admira ninguém se lembrar quando está 2-6 e é o penalty (claro lol) para os ranhosos que o pessoal do Benfica se levanta e começa a gritar pelo sporting no gozo e gritam golo também HAHAHAHAHAHA É A HUMILHAÇÃO TOTAL!
Este foi o jogo da minha vida. É o jogo perfeito. Tiveram a ganhar por 2x e ainda saem goleados em casa no jogo do título e no fim ainda têm um penaltyzinho para serem humilhados pelo adversário a puxar por eles. Melhor do que 7-1 ou 15-0!!!

jose disse...

E quando o Rui Aguas falhou o que seria o 7-2..So me deu vontade de o esganar. Mas depois perdoei-lhe esse pequeno erro...

Anónimo disse...

Tanto o Águas como o Isaías falharam o 7º

Anónimo disse...

Vídeo muito bem conseguido Bakero. Retrata exactamente o que foi o jogo, para além dos golos, aquele excerto logo a seguir ao 1º golo do sporting do Cadete, fez-me recordar a angústia que sofri na altura, ao ver o Benfica a perder e o estádio todo a caír em cima de nós. Depois, foi o céu para todos nós não é? Chuva de golos, golos atrás de golos que nos fizeram ir à Lua! Provavelmente o melhor jogo do Benfica a que eu já assisti, não muito superior, mas atrevo-me a dizer superior ao de Leverkusen, pois contra um rival e ainda por cima em sua casa, é qualquer coisa de extraordinário. Parabéns Bakero!

Mr. Shankly disse...

"na semana seguinte, para quem nao recorda, vencemos o uniao da madeira 1-0 na luz, o sporting perdeu no funhal e ponto final nas contas"

Acho que a festa foi feita com o Gil Vicente, em Braga (3-0).

Anónimo disse...

A festa foi em Braga contra o Gil Vicente...

Anónimo disse...

este video tb devia tar no memoriaridicula! xD

Anónimo disse...

cada vez k vejo este video ate me vêm as lagrimas aos olhos... tinha 10 anos mas lembro-m tao bem.. e desculpem kk coisinha mas este menino k nos deu este titulo e a taça na final da morte do rui mendes,foi,para mim o melhor jogador k tivemos no benfica,isto no meu tempo claro..deu-nos muito,merece ser sempre aplaudido quando vem á luz e nao assibiado. foi po scp,é verdade,mas kem o mandou pa la? akele palhaço k agora ta preso e devia apodrecer la dentro. obrigado pela recordaçao bakero e parabens pelo blog pk é a 1a vez k aki escrevo... BENFICA SEMPRE! OBRIGADO POR TUDO GRANDE MENINO DE OURO JVP

Anónimo disse...

mr shankly é verdade que a festa foi em braga contra o gil vicente mas antes ainda tivermos que bater o união em casa (1-0) golo do rui costa à entrada da área com a bola a bater ligeiramente num defesa e traindo o g.r. nesse fds o sporting perdeu 2-1 no funchal, e perderia tmb o 2º lugar para o porto.

depois numa quarta feira, a meio da semana aí sim foi o jogo do titulo, 3-0 ao gil vicente. para a historia ficou também o 0-0 perante 120 mil contra o guimaraes e a derrota (desta ng se lembra lol) no bessa 1-0 com o 3º G.R a titular.

Marco Oliva disse...

Foi a partir deste dia que comecei a ver futebol e me tornei num autêntico viciado no Benfica. Tinha 10 anos.
Os lagartos mal sabiam o que os esperava quando começaram com os «olés» no início do jogo. Eh eh eh.
São jogos destes que tornam a nossa memória encarnada ainda mais gloriosa.
Que grande clube, que grande paixão, meu Benfica do coração!

Anónimo disse...

Lembro-me de ouvir o presidente do sporting (sousa cintra) neste dia a dizer: "vai ser feita historia hoje em alvalade"...sabia la ele o que o esperava hahahahahahahahah

Galaad disse...

Esta ninguém me contou. Estive lá e assisti a tudo, tudinho!! Desde o drama inicial do primeiro golo dos sapos logo a abrir, até á debandada geral das osgas por alturas do 5-2. Lembro-me que, nesse dia de manha, fui com os meus pais ao Carrefour de Telheiras e, ao passar pelo estádio do sporting, apoderou-se de mim um sentimento de fé de tal maneira forte que me fez virar para o meu pai (belenense desde sempre) e pedir-lhe o dinheiro para o bilhete. "Tens a certeza? Olha que no ultimo, na Luz, nem ao Estrela ganhaste!!" perguntou-me ele. "Tenho!!", respondi eu. E até disse mais isto:"Não sei explicar, mas hoje é nosso, eu sinto!!!!" E foi!! Relembro ainda o caminho todo até casa pela Alameda das Linhas de Torres(moro nas redondezas...)debaixo de chuva diluviana mas com o coração tão quente e a gritar a tudo o que passava. Eterno Benfica!!

Foi lindo, lindo, lindo. Magnifico, mesmo.

Anónimo disse...

o ke se á de dizer ?
isto é o maior mais bonito e mais apaixonante clube portugues fdsss isto é o benfica.

eu tinha 11 anos e tava em casa foi na epoca ke começei a acompanhar mais o futebol e a cultivar a minha paixao pelo benfica tinha a mesma ideia ke vcs ke era um jogo ke partiamos em desvantagem depois o ambiente do estadio o 1ª golo dos sapos os oles o benfica nem respirava mas depois bem depois apareceu o benfica com sorte sem sorte com mistica sem mistica o ke se sabe e viu foi mais um ponto brilhante numa historia de ouro (hj nao ha mistica é preciso resiscita la).
lembro me perfeitamente do 1º dos golos do jvp homem da noite e talvez do ano.
do golo do helder,a bola parece ke vai para o crl mas tau la dentro realmente recordar é viver e tambem me lembro de leverkusen o abel xavier marcou um golo potente imparavel o 4º penso ke foi o kulkov tambem me lembro de um golo de jvp contra o uniao da madeira penso eu parecido com o 1º que marcou aos sapos tenho vaga recordaçao do slb porkos na luz 2 a zero ailton e penso ke rui costa marcaram fernado couto esse grande fdp foi expulso etcccccccccc...........

norte vermelho

Anónimo disse...

olé olé olé ooooooooooooooooléeeeeeee

João Tomaz disse...

Acho que já por aqui escrevi que já fui variadíssimas vezes a Alvalade ver o Benfica, ganhámos sempre e falhei este... :(
ÉPICO!!!!
"Benfiquistas desde pequeninos"
http://pelicanobenfica.blogspot.com

Anónimo disse...

Já tinha 20 anos e já era maluco pelo Benfica... lembro-me que decidi gravar o jogo em VHS, está vamos em 94 lol, coisa que nunca fazia, mas achava que íamos ser gamados e que depois algumas imagens nunca mais seriam vistas, as repetições principais, mas eu teria as provas!! :) Qto ao jogo, o 2º golo do JVP foi uma obra de arte e foi um jogo que ficou na História, bem como muitos outros daquele Benfica... Saudações vermelhas

Pedro Neto disse...

A comemoração do Isaías no seu 1º golo é a mais fantástica de sempre. É o delírio, eheh!

A exibição do "Profeta", um dos maiores ídolos que tenho no Futebol, foi um bocado esquecida em virtude do hattrick do João Pinto, mas também foi fantástica. E também a do Paneira, outro grande ídolo!

Paulo disse...

Um dia que nunca mais vou esquecer.
Eu fazia parte dos No Name Boys e lembro-me que preparámos este jogo muitos dias antes na nossa antiga sede do velhinho estádio da luz.
Queríamos preparar a maior concentração e cortejo jamais organizado pela claque.
E conseguimos!
O Gonçalo Dias, à altura o líder da claque, foi entrevistado pela RTP no topo de uma das pontes para o 2º anel e em baixo a imagem mostrava milhares do NN's a desfilar em direcção a Alvalade. Em direcção ao sonho!
Lembro-me que o dia começou com aguaceiros e o meu primeiro pensamento foi: vou apanhar uma molha do caraças...
No caminho para o estádio da lagartagem, passámos pela segunda circular, por telheiras e fomos sempre muito saudados. Parecia um exército que ia para uma "batalha" muito importante e derradeira.
Foi espectacular o entusiasmo e a vontade de vencer que cada um transportava.
Os cânticos eram arrepiantes, pois éramos muitos e isso fazia-se sentir.
Lembro-me de chegar ao estádio dos lagartos e eles olharem para a nossa chegada com ar de espanto e de algum receio. INVASÃO!
Dentro do estádio foi o maior e melhor momento que alguma vez senti enquanto adepto do Benfica: na casa do rival a dominar e a dar baile.
O nosso João Pinto abriu o livro e a toda acompanhou.
Foi lindo! Espectacular!
No final, todo molhado de apanhar tanta chuva e completamente rouco de tanto gritar fomos em grupo a festejar pelas ruas, escoltados pela PSP (alguns deles estavam eufóricos com a vitória também).
Havia ainda muitas sensações que vivi para vos contar, mas acho que já chega.
Apenas finalizo dizendo que jamais esquecerei a figura do nosso Jorge Maurício "Gullit", saudoso e mítico dirigente dos No Name Boys, que viria a falecer poucos meses depois, em cima da rede do nosso sector, com o cachecol estendido, virado para a sua claque e a puxar pelo apoio vocal.

AMO-TE BENFICA!

Anónimo disse...

Mas ó paulo, esse tal de Gullit não morreu em Split, juntamente com mais outros dois NN? És capaz de explicar melhor como foi isso? É que já tou farto de ouvir essa história, e lembro-me de ter ouvido qualquer coisa na altura, mas nunca soube como foi a história ao certo. Se quiseres explicar agradeço.

Anónimo disse...

Paulo gostei muito de ler o teu testemunho desse jogo e fez-me lembrar esse dia também que fui com os NoNameBoys claque da qual sou membro e penso que todos aqueles que foram um dia NN's deviam voltar aquele topo para sentir o SLB de uma forma diferente. Foi uma grande invasão como disseste repara bem nesta foto na 2 circular desse mesmo jogo

http://img145.imageshack.us/img145/9323/pelaestradannxz7.png

Saudações

Anónimo disse...

Cá esta o link da foto
http://img145.imageshack.us/my.php?image=pelaestradannxz7.png

Anónimo disse...

E a primeira vez q comento 1 jogo mas tenho vindo assiduamente a este fantastico site e so posso agradecer o vosso trabalho.Em relaçao a este jogo tinha 12 anos e o meu idolo sempre foi o Rui Costa n so pelo q jogava mas pq tb me xamo Rui Costa e sempre foi 1 exemplo pa mim.Lembro-me perfeitamente de na jornada anterior ter visto o Benfica a jogar mal e empatar em casa com o estrela e a lagartada a ir ganhar 4-0 ao beira mar.Os lagartos andavam inchados como sempre e como a voces todos tb a mim me picavam e o Rui Costa ficava no banco o q para mim era 1 drama. Lembro-me q qd foi o golo do cadete aos 7 mins comecei a xorar...pois sabia-me a injustiça. Tinha 1 dossier da sorte pq tinha la arkivadas todas as minhas cadernetas de cromos.Apos o golo deles agarrei-me a ele ate ao fim do jogo e foi como se dum amuleto se tratasse.Akeles 23 mins seguintes ate ao golo do Joao Pinto foram de mt sofrimento ate pq se me lembro foi 1 dos primeiros remates do Benfica a baliza se n o primeiro.Mas akele golo fantastico fez-me pensar q era possivel ir la ganhar e sermos campeoes.Akela marcha do marcador foi fantastica sei o relato de todos os golos de cor pq tinha o habito de gravar os jogos contra as grandes ekipas e gravei felizmente esse jogo...qd o jogo acabou gravei os resumos todos q deram...nas semanas seguintes vi o jogo duzias de xs nem q fosse so os golos...e apesar dos 6 q levaram soube a pco...e tambem me lembro q o 3ºgolo do sportem foi claramente festejado por gozo pelos benfikistas lol. lembro-me dakeles 10 mins finais de oles q pareciam eternos.E lembro-me q menos de 1 mes dps tava num Estadio da Luz c 120 mil pessoas a festejar o 30º titulo nacional contra o Guimaraes.Pena so q n tivessemos marcado nenhum golo...mas nem era preciso. 1 Grande Abraço a todos os socios adeptos ou simpatizantes do Benfica e 1 grande abraço aos autores deste grande site.

D'Arcy disse...

Todo este dia ficará para sempre na minha memória de adepto. Principalmente por poder ter o prazer de dizer 'Eu estive lá!'. Eu e mais os milhares de benfiquistas que lotaram metade do topo norte de Alvalade, debaixo de uma chuve copiosa. Também eu passei a semana a aturar as promessas de goleadas dos lagartos. Lembro-me de, a caminho do estádio, ouvir na rádio um Sousa Cintra histérico a proclamar para quem o quisesse ouvir : 'Hoje vai sair daqui um resultado histórico' (acertou em cheio). Ainda hoje, passados treze anos, quando recordo os golos não são as imagens da TV que recordo, são aquelas que vi no estádio. Recordo-me de começar a gritar golo assim que a bola saiu do pé do JVP no primeiro golo. Recordo-me de me desatar a rir quando o mesmo JVP partiu os rins ao Vujacic no segundo golo, para logo a seguir festejar. Recordo-me de celebrar como um doido o terceiro golo, para segundos depois perceber que estava a chorar, abraçado a um desconhecido qualquer que estava ao meu lado, e que também chorava de alegria.

E na segunda parte o Isaías marcou logo no início, e metade da lagartagem desandou para casa ao som dos nossos 'Já te vais embora'. E o Isaías fez o quinto, numa altura em que já cantávamos 'Campeões, nós somos campeões', e ele veio para a nossa frente festejar. Depois o sexto golo parecia em câmara lenta: o Paneira a entrar pelo lado direito como se aquilo fosse manteiga, tal como o fez o jogo todo, e eu a ver o Hélder a pedir a bola há não sei quanto tempo, estava a ver que o Paneira não via. Bola no ângulo e os benfiquistas já gritavam 'Sportém' na banca, já que a lagartagem estava anestesiada. E o Rui Costa que falhou isolado o sétimo golo.

São jogos destes que nos fazem ser adeptos de futebol. Porque para mim há sempre - sempre - uma pequenina esperança de que algo de extraordinário como aquele fim de tarde possa acontecer. E se e quando acontecer, eu quero estar lá para ver. É por causa deste jogo que eu nunca, nunca, nunca fui ou serei capaz de assobiar o JVP, seja com que camisola ele estiver vestido. Não se assobia o jogador que me fez chorar de alegria num estádio de futebol.

Paulo disse...

JonasThern,
Tens aqui este post no meu Blog que explica o que sucedeu ao Jorge Maurício “Gullit”

Abraço

Anónimo disse...

para mim o JVP devia ser respeitado cada vez que entrasse na luz mas infelizmente a memoria e curta

HuGuiTu disse...

Está provado que não há mulher nenhuma, NESTE MUNDO, que me faça ter um orgasmo tão grande como tive nesse dia.

Nano_Neutel disse...

Eu lembro-me desse dia e dos dias a seguir a esse jogo. Infelizmente, no dia desse jogo, tinha 8 anos e estava a tomar banho, mas a ouvir o som da TV, e estava a passar-me com aquilo sempre que o Sporting marcava 1, o Benfica respondia (aliás João Pinto respondia) o que vale é que foi ver ainda o 3-2 e a segunda parte toda, eu fiquei espantado com aquilo, porque nunca tinha visto o meu clube dar uma goleada daquelas concludentes ao nosso maior rival. Bem o que é certo é que toda a gente lá em casa ficou contente, e no meu bairro, todos os que eram benfiquistas meteram nos 2/3 dias seguintes, bandeiras e cachecois do Benfica à janela, como que a dizer que naquele momento eramos os melhores. Excelente recordação :)

HuGuiTu disse...

Depois do orgasmo foi a 2ª feira de escola. Andava eu no 9º ano e tinha aulas às 9h de 2ª feira. O que sempre foi uma seca, tornou-se no paraíso. O professor de história é fanático benfiquista (passados 13 anos ainda recordamos essa manhã, apesar de ele já ter 70 ano hoje em dia). Conseguimos cravar as chaves à continua e a partir do momento em que ele entrou na sala, estavamos em silêncio, foi gritar BENFICA durante 50 minutos em cima das mesas!! choramos a gritar BENFICA, da mesma maneira que ele chorou por tal recepção!

P.S.- Bakero, a ver se comento mais os teus jogos mas mal tenho vindo à net nos ultimos tempos. Abraços

S.L.B. disse...

O melhor comentário que eu posso deixar a este magnífico post e aos comentários que me antecederam é que estou (quase) de lágrimas nos jogos a ler isto e a recordar-me dessa noite inesquecível.

Pedro disse...

Não sei se ainda vou a tempo mas não quero perder a oportunidade de dizer como foi a minha aventura nestes fantásticos 3-6

Eu tb fui lá.
Ás 13:00 da tarde já estava na concentração dos No Name Boys no estádio da luz. Cada vez iam chegando mais grupos e sentia-se um ambiente fantástico. uns gajos do norte a brincarem com fisgas a tentarem acertar nos ecrans, a malta da linha a chegar a contra as aventuras q tiveram com a JL em Oeiras, o Carabinas q tinha sido apanhado pela bófia. Eramos muitos, impressionante. Antes de partir o chefe da bófia diz umas palavras mas a frase q nunca esquecerei é " se eles vierem ter convosco, por favor, não lhes batam". Foi a risada geral. E lá partimos nós, à saída do tunel olho para trás e a multidão não tinha fim, o tunel totalmente cheio e eu sem ver as carrinhas q estão sempre no fim do cortejo. Eramos, sem exagero uns 5 mil.

A caminhada fez-se tranquilamente, sempre a cantar e sem confusões. À chegada a alvalade começamos a correr em direcção à entrada e os lagartos pareciam formigas a fugir. Qd entrei vi um estádio a abarrotar e senti o inimigo pela primeira vez. O ambiente era hostil mas nada q não dessemos conta. Os altifalantes prometiam pneus e sacas de café ao jogador lagarto q marcasse o 5º golo. Mal sabiam eles...os lagartos espumavam.

Começa o jogo e os gajos marcam. Não podia ser...depois do choque lá mostramos o pq de estarmos ali. A cantar q nem uns doidos. E JVP inaugura uma noite de sonho com um golo de levantar o estádio. Foi a loucura total...umas miudas sentadas ao nosso lado, do lado de lá da rede, na bancada dos sócios lagartos festejaram q nem umas doidas, uns qts marmelos mandaram-nas calar. Os lagartos voltam a marcar...foi o desespero para mim. Pouco temop depois do nosso empate eles marcam outra vez? Não!!!!
João Pinto não se fica e marca outro golo de sonho. Explosão de alegria na bancada. As miudas festejam e os gajos, mais uns qts, mandam-nas calar. No terceiro de João Pinto a bancada ia caindo. Foi a loucura total, tudo aos saltos, tudo aos abraços. Esta vitória não fugia mais. As miudas festejaram, os cromos mandaram-nas calar outra vez...a malta investe contra a rede q se torce toda...os lagartos ficaram verdes. As miudas puderam festejar à vontade a partir dali.
A segunda parte foi um festival. Deu para tudo. Até para sermos nós a puxar pela lagartada no penalty.

Não há muitas palavras para explicar o q se sentiu naquela bancada. Foi o culminar de uma semana de levar com os lagartos, um titulo dificil após o verão quente. Era a loucura. Era Benfica.

já no metro de regresso a casa ali estava o miudo todo orgulhoso a mostrar a camisola q agarrou de Rui Costa. E a poça de água nos nossos pés ...sim estavamos encharcados. Estava a chover a potes...não tinha dito?

Mal cheguei a casa fui rever o jogo q tinha gravado.

Foi lindo!!!

HuGuiTu disse...

Ao fim de estes anos todos, só agora reparei no sorrisinho entre os arbitros antes do inicio da partida!

Anónimo disse...

estando presente, com apenas 13 anos de idade e com um pai fervoroso, no estadio dos lagartos. Lembro-me de o meu pai querer ir para casa e eu querer estar na rua a comemorar.lembro-me na altura de o meu pai ter varios amigos no que hoje é a maior falange de socios organizados do benfica,sito NN no name boys.Lembro-me de não ter dormido em casa pois o meu pai em x de ir para casa ficou.Lembro-me de ir para o estádio comemorar.Agora lembrem-se voces que o Benfica é o Benfica.Vão ao estádio não para assobiar mas para apoiar.Vão por amor e não por resultados.Vão e depois digam que mesmo hoje temos orgulho de pertencer à maior familia do mundo.

P.S. tenho idade para ter juizo mas acho que se não o tenho já não irei ter :) . estou numa tourneé ,ou seja há sete anos consecutivos que não perco um jogo do glorioso (seja em Portugal ou no estrangeiro),a excepção de um interregno por causa de um acidente de viação e digo-vos que estamos com a mesma ou mais, paixão de sempre.Não olhem com desdem as claques pois adeptos como nós não assobiam,simplesmente apoiam.Perguntem-se porque o nosso clube tem melhores resultados fora que em casa.Vejam no youtube o apoio que o Benfica teve inda agor a em alvalade e digam se não vos queria um arrepio na espinha.Venham participar na festa de ser benfiquista e não "sofassista"

Anónimo disse...

Alegria com o golo do VATA?Pois!Foi metido com a mão...Depois não vi aqui referência aos 7-1 em Alvalade.

Anónimo disse...

Um marco na vida de qualquer jovem benfiquista.
Com os meus 14 anos vi este jogo sozinho na cozinha a devorar unhas. Como aconteceu a todos, este jogo foi o cuminar de 1 semana de gozo e abuso por parte do lagartedo.
Na minha turma havia um tipo que era juve até à raiz do cabelo, e o que ele não me massacrou.
No dia do jogo soube que ia haver procissão em Almancil (onde morava na altura) e eu, o tipo mais ateista e agnostico do mundo disse" se o SLB ganhar acendo uma vela". Ganhamos e a vela foi acesa, cumpro smepre as minhas promessas catano.
O que mais acho piada, passados todos estes anos é os adeptos lagartos a festejarem efusivamente o 3º golo deles a 5 minutos do fim e a azia do comentador a cada golo do SLB (azias historicas, celebres em jogos com o fcp tambem).
Passados 2 anos o SLB foi à final da taça com os mesmos lagartos. Antes do jogo soube que era novamente dia de procissão....não havia margem de erro... e não houve.
Curiosamente em 2004/2005 a procissão voltou a ser a um 14 de Maio tal como o SLB-SCP que decidia o campeonato. De tarde, ia eu a caminho de uma Queima de Fitas quando me liga a minha irma e me diz: sabes que dia é hoje? Dia de procissão em Almnancil. Logo ali na rua comecei a cantar o "Campeoes Campeoes nós somos Campeoes" perante o espanto de quem passava (confesso que era um pouco o alcool a cantar). Uma vez mais a santina provou ser vermelha. Só mais uma curiosidade: nessa noite tocava UHF na Semana Acadmeica do Algarve, o resto podem imaginar

Anónimo disse...

Por favor.
Gostaria de ter este jogo na intergra. Se alguém me poder ajudar a conseguir este filme completo, ficaria muito agradecido.
Meu contacto jfronteira@iol.pt ficarei a aguardar o contacto de alguém. Muito obrigado

Anónimo disse...

O link do vídeo não funga :(.

Não dá para actualizar. Gostava muito de ter este jogo.

Obrigado

Anónimo disse...

deves ter mais ou menos a mesma idade que eu..eu primeiro jogo que vi foi mesmo ao vivo..foi em espinho aqui perto de casa vi o jogo com meu pai em cima de uns telhados pois o estadio esse ja estava abarrotar..lembrome da final de 88 mas vago..lembrome simplesmente que a minha familia foi para braga para ver la o jogo..e a minha grande primeira memoria tambem foi o jogo do vata.ai sim e que comesou a minha doenxa..

Anónimo disse...

Lembro-me de ter ido chorar para o meu quarto quando o Cadete fez o 1º do sporting e lembro-me sobretudo de ter ficado sem voz no 2º do JVP e de ter ficado espantado quando o Helder fez aquele golão o 2-6 !!! Grande jogo tinha 14 anos na altura e foi dos jogos em que me emocionei mais, tirando o Leverkusen 4 - 4 Benfica de 1994 também em que passei mais tempo no quarto de banho e debaixo dos cobertores do que a ver o jogo... esse sim o jogo mais díficil e a vitoria mais bonita sendo um empate ( marcou mais golos fora ) . Saudações Benfiquistas e parece que o Benfica voltou esta época a fazer coisas bonitas e a jogar com alegria como há muito não se via.