26 de setembro de 2007

Boavista-2 Benfica-3 de 1993



Download do video aqui.

Devido a alguns problemas com o meu pc, não estou a conseguir usar o programa que utilizo habitualmente para editar os videos (o Sony Vegas) e por isso tenho sido obrigado a recorrer ultimamente a videos que foram upados para a net por outros, procurando assim manter o estaminé a funcionar :-).

Fui assim buscar este jogo ao YouTube, porque é daqueles jogos que tinha que entrar no blog, desse lá por onde desse, e, de qualquer maneira, infelizmente este é apenas o único registo que também tenho deste mítico jogo (quer dizer, o video é muito completo - parabéns e obrigado a quem quer que o tenha editado - mas eu queria era ter o jogo completo :-) ).


Bom, fazendo o enquadramento habitual: Estávamos nas últimas jornadas da época 92/93 e Benfica e FCPorto mantinham uma corrida sem tréguas pelo título nacional. À entrada para esta jornada o FCPorto era líder com 3 pontos de avanço, mas foi perder a Alvalade! E portanto, quando esta partida começou, os jogadores sabiam que se vencessem podiam-se colocar a apenas 1 ponto da liderança! E quem é que o Benfica recebia na próxima jornada? Nada mais, nada menos que o FCPorto!

E este deverá ser dos mais fantásticos jogos da História do nosso clube! Até determinada altura tudo corria maravilhosamente bem...é verdade que foi o Boavista o primeiro a adiantar-se, mas o Benfica deu a volta e chegou a estar a vencer por 3-1 (e o score podia ser mais alargado - como é que o Futre me falha aquele golo!? lol).

Mas os últimos 20 minutos foram qualquer coisa de extraordinário. Hélder expulso, Neno expulso, Paulo Sousa a ter que ir para a baliza porque Toni já tinha feito todas as substituições e o Boavista a reduzir para 2-3 na cobrança do penalty!!!

Mas, como se costuma dizer, os jogadores fizeram das tripas coração, e com muita garra e mística, mantiveram o resultado final e conquistaram assim uma vitória histórica e fabulosa!

Só é pena que na jornada seguinte o Benfica não tenha conseguido derrotar o FCPorto (0-0) e tenha acabado por não conquistar este campeonato...:-(

24 de setembro de 2007

A Memória Ridícula

No outro dia, em conversa com o Em4lyf pelo Messenger, comentávamos que era uma pena o facto de não se enquadrar no espírito da Memória Gloriosa, uns quantos videos que temos de FCPorto e Sporting a serem goleados nas competições europeias, ou a serem ridicularizados por equipas de meio da tabela ou até mesmo aqueles momentos e personagens inesquecíveis dos nossos rivais.

E foi assim que rapidamente tivemos a ideia em criar um novo blog que servisse de assistente à Memória Gloriosa.

Nasceu assim a Memória Ridícula :-).

Continuaremos a dar maior atenção e destaque a este blog, porque nada nos dá mais alegria do que (re)ver grandes vitórias do Benfica, mas, de tempos a tempos, certamente gostarão de ver o FCPorto a ser goleado no Camp Nou, ou o Sporting a levar chapa 3 do Arsenal em...1970 :-)!

Ps: A partir de agora vou apagar todos os comentários que não estejam relacionados com o post em questão. Basta ver os comentários do post anterior a este, para perceber o porquê desta minha atitude...

16 de setembro de 2007

Vamos todos assobiar para o lado??



Fonte: VE82

Vou-vos fazer uma confissão: sempre olhei para os dois cantos do Estádio da Luz com um pouco de inveja.

Bem sei que já fizeram muitos erros, que há elementos que não estão lá pelos motivos certos e que têm uma má fama que ultrapassa largamente o proveito. Mas acho que, no fundo, a larga maioria está lá por uma simples razão: ama o clube! E quer apoiá-lo e segui-lo a todo o lado! Porque senão, porque outro motivo gastariam tanto dinheiro, porque motivo perderiam tantas horas a preparar coreografias, bandeiras e tarjas? Pois...

Contudo, por uma razão ou por outra, nunca entrei para os Diabos ou No Name, embora os admire imenso. Talvez tenha faltado alguém que me levasse para esse mundo numa fase inicial e agora já é complicado (lá está, a má fama...).

Mas o não pertencer, não significa não compreender. E, amigos Benfiquistas, o que se está a passar é que temos outros companheiros de clube que estão a ser "escorraçados" sem razão nenhuma! Acho que este texto é bastante explícito e transcrevo-o no Memória Gloriosa, com a devida permissão:

"Vamos começar pelo início.
Na época passada o Benfica vs Porto foi marcado pelos incidentes que todos ainda provavelmente recordamos, em que uma “mente que brilha” decidiu colocar os Super Dragões e o Colectivo no terceiro anel do Estádio da Luz por cima de adeptos benfiquistas. Depois do jogo do empurra entre o Benfica e a PSP (ficaram célebres as trocas de acusações entre o Presidente LFV e a Comissária Paula Monteiro) nunca mais se falou. O assunto foi arquivado e a culpa morreu solteira. Pelo meio, os Diabos, os No Name e as claques do Sporting foram prejudicados no derby lisboeta. Foram proibidas bandeiras e estandartes. Quem tomou essa decisão? A mesma “mente que brilha”, já que por parte da PSP não havia (à semelhança de ontem) qualquer entrave. A mesma “mente brilhante” proibiu a realização de uma coreografia preparada pelos Diabos no jogo frente ao RCD Español.

Termina a época e tudo normalizado. As bandeiras e os estandartes voltaram à Luz.
No defeso nova intervenção da “mente que brilha”. Desta vez o argumento era que a circulação no anel pedonal do Estádio da Luz era impedido pela entrada de adeptos adversários. A direcção dos DV foi convocada para uma reunião com essa “mente brilhante” e o Vice-presidente Mário Dias. A proposta era a mudança de sector dos DV (para o actual sector visitante) e a construção de uma obra de engenharia (vulgo rampa megalómana) que “despejaria” os adeptos adversários dentro do estádio da Luz (Sectores 21 e 22, ocupados pelos DV). A nossa revolta foi óbvia. E com argumentos válidos fizemos ver ao Vice Mário Dias que esse problema era de facto em apenas 2 jogos por época e que a solução proposta tinha tanto de ridícula como de não exequível. No final da reunião ficou tudo em estaca zero. A “mente brilhante” meteu a “viola no saco” e lá conseguimos manter o nosso sector, que bom ou mau é o … nosso!

Início da época novo “contra-ataque” desta “mente que brilha”. Um fax da Liga informando que o CNVD acusava o registo de 4 claques como associações, no âmbito da famigerada lei 16/2004. Esse FAX foi suficiente para uma nova reunião, mas desta vez com o Presidente LFV, o Dr. Paulo Gonçalves (Dep. Jurídico) e a “mente que brilha”. Na reunião foi claro o desconhecimento da lei por parte tanto do Presidente e do Sr. Paulo Gonçalves e a clara oposição às nossas propostas por parte da “mente que brilha”. Foi nos apresentado uma espécie de ultimato num período de 48h (há alguém que consiga uma legalização de uma associação em 48h, sendo que 24 das 48 correspondem a um sábado ???) em que éramos ameaçados de fecho da nossa sede e em que os nossos argumentos eram por vezes entendidos pelo Sr. Paulo Gonçalves e pelo Presidente e sempre, mas sempre, contrariados pela “mente que brilha”.
A reunião foi inconclusiva.

No dia de ontem os DV contactaram a PSP para saber alguma informação acerca da famigerada lei e se por disposição da PSP as claques do Benfica (e do Guimarães) estariam impedidas de entrar com o seu material de apoio no estádio. A PSP informou que tinha indicações da “mente que brilha” para nenhuma claque poder entrar com material. Neste ponto a “mente que brilha” voltou a mostrar a sua sagacidade. O que a lei 16/2004 diz é o seguinte: “Aos promotores do espectáculo desportivo é licito apoiar exclusivamente grupos organizados de adeptos através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material, desde que esses grupos estejam constituídos como associações, nos termos gerais de direito e registados como tal no CNVD”. Basicamente isto aplica-se aos grupos organizados da equipa caseira. Não aos ultras do Vitória de Guimarães. Estes foram ontem impedidos de entrar com o seu material de apoio no estádio da Luz não por qualquer decisão da PSP ou do CNVD, da ASAE ou da NATO (peço desculpa ao Sr. Fernando Negrão) mas sim por decisão de uma personagem que possui uma “mente que brilha”.

Esse indivíduo além de uma enorme incompetência demonstra uma total inépcia para gerir massas sendo mais uma face visível da incompetência que começa a grassar no Benfica. Visível no plano desportivo e organizativo (sábado mais uma “enchente” com clareiras no estádio).
Quanto a ti “mente que brilha” a tua passagem no Sport Lisboa e Benfica será passageira e podemos prometer-te que não nos esqueceremos de ti. Um abraço! Incompetente!

PS: Ontem Diabos mais uma vez decidiram não acatar uma decisão injusta e rídicula. E à sua maneira fizeram o seu protesto. Pena o sector estar a meio gás no apito inicial mas foi visível e audível. Á nossa maneira!!!

PS1: Lembram-se de os adeptos do SL Benfica não poderem estar presentes no jogo no Dragão (excepção feita a uma centena e meia de DV e alguns NN) porque houve quem se esquecesse de pedir os bilhetes dentro do prazo estipulado? Adivinharam. Foi exactamente este senhor...

Demasiado Fiéis Para Desistir !"


Texto publicado em http://veultras.blogspot.com/

Resta-me dizer que os presidentes passam, os dirigentes passam, os jogadores passam (tirando excepções como o nosso maestro Rui Costa, que é eterno! :-) ), os adeptos ficam! E há uns que já cá andam há muito tempo e até por isso mereciam mais respeito!


5 de setembro de 2007

O roubo mais escândaloso de todos os tempos!



Ainda no outro dia este lance foi aqui falado nos comentários a um video do blog, e o amigo S.L.B. colocou no seu blog um video deste roubo incrível. Agradeço a sua disponibilidade para que o video também seja colocado aqui no Memória Gloriosa. Aliás, acho que todos os bloguistas Benfiquistas deviam publicar este video, porque há imagens que valem por mil palavras!


Para quem já não se recorda, este jogo foi para a 2ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira da época 94/95. Na 1ª mão, Benfica e FCPorto empataram a uma bola na Luz...

A cerca de 2 minutos do fim do jogo da 2ª mão, disputado no estádio das Antas, mantinha-se um 0-0 que levaria o jogo para uma finalíssima.

Até que acontece isto. Não só não é marcada qualquer falta (e consequente expulsão) ao Vítor Baía por defender a bola com as mãos fora da área, como depois o golo é escandalosamente anulado por um suposto fora-de-jogo de jogadores que não influem em nada na jogada.

Este é daqueles momentos que nunca esqueci, pois lembro-me bem das horas seguintes ao jogo e da revolta que senti. Numa época tão complicada, num período em que o nosso Benfica atravessava uma situação tão tumultuosa, têm noção do que tinha ajudado à estabilidade e paz no clube se temos ido vencer o FCPorto às Antas, conquistando assim um troféu? Porque a Supertaça tem o valor que tem, mas uma coisa é certa: é preferível vencê-la do que perdê-la! E esta foi-nos literalmente roubada!!


Infelizmente, este é mais um caso triste do futebol Português e podiamos pensar que são coisas do passado, mas vendo o 2º golo do FCPorto à U. Leira deste fim-de-semana, percebemos que a corrupção mantem-se. Talvez de forma mais encoberta que antigamente, mas mantem-se. É triste, é vergonhoso, é revoltante!

Ps: Como bem sabemos, este não foi caso único do Benfica a ser prejudicado no estádio das Antas. Podem recordar outras situações famosas aqui e aqui.

3 de setembro de 2007

O meu espanhol preferido!



Legendagem:

"-otra ez?...... na eso no es nada, va va va fuera con eso iashdicbsdsids a tomar por el culo.
-jkcnsdc ombre, ombre!!!!
-la mano no me jodas, por un corte en la uuuuuu mano, udcbicbdc manco.
"

LOL! :-D


Devido a questões pessoais e profissionais já há alguns dias que não actualizo o blog, e provavelmente também não terei tempo para o fazer pelo menos até à próxima semana, mas queria só dizer umas coisinhas num post diferente do habitual:

Como é que há Benfiquistas que não adoram o homem??? O espanhol coloca nas suas equipas tudo o que eu admiro: garra, coragem, bom futebol, coragem de apostar em jovens, coragem de confiar nos veteranos, jogo pelas alas, "salir a ganar" em casa ou fora, contra o Real Massamá ou o Real Madrid...

Queria agradecer ao espanhol o facto de ter voltado a vibrar com o Benfica, a sofrer com o Benfica e a festejar os golos (acreditem que foram muitas as vezes, no tempo do Santos, em que nem tive vontade de festejar-externamente-golos do Benfica).

Queria agradecer ao espanhol o facto de voltar a ansiar, cheio de esperança e confiança, por novo jogo do Glorioso, por ter voltado a acreditar que vamos ter motivos para festejar e que o meu clube está a caminhar o percurso correcto.

Queria agradecer ao Sr. Camacho o facto de incorporar o espírito e a mística do Sport Lisboa e Benfica.


Jose Antonio Camacho, o meu espanhol preferido...


Ps: Di Maria. Craque. Maravilha! :-D