9 de janeiro de 2008

Benfica-1 Sporting-0 de 1993





Download do video aqui.

Não sei como acontece com vocês, mas é quando o Benfica perde ou atravessa situações difíceis que menos vontade me dá de ver ou publicar videos de jogos do Benfica de antigamente. Em vez da nostalgia, irrita-me a sensação de estar a compensar os insucessos do Benfica actual com os momentos gloriosos do Benfica do passado. Afinal de contas, não gosto daquela história de "viver do passado".

Mas enfim, as coisas são como são, e se vou estar à espera de grandes vitórias do Benfica, acho que este blog seria pouco actualizado...


Bom, mas se é para olhar para o passado, que seja um que dê prazer. E prazer era o que esta equipa transmitia! Numa época (92/93) muito agitada, com Jorge de Brito a receber grande contestação (ring a bell?), com confrontações de jogadores, nomeadamente os russos Kulkov, Mostovoi e Iuran (outra coincidência engraçada), havia uma diferença substancial para os tempos actuais: Qualidade. A rodos!

Ao contrário de agora, em que temos uma mistura de jogadores jeitosos com medíocres, naquela altura tinhamos jogadores fabulosos, compensados com jogadores muito bons...

Só para dar o exemplo, atentem neste onze que defrontou o Sporting: Neno; Schwarz, Mozer, Hélder, Veloso; Paulo Sousa; Pacheco, R. Costa, Paneira; Futre, João Pinto.
No banco ainda havia William, Kulkov, Mostovoi, Isaías, R. Águas, Iuran ou César Brito.

Este jogo ocorreu já na 2ª volta do campeonato, em que o Benfica perseguia o líder FCPorto a poucos pontos de distância. Seria um campeonato perdido, mas uma época cheia de momentos altos (vários já relembrados no blog). Este jogo foi mais um deles...

O Benfica apenas venceu por 1-0, mas podia ter dado um tareão ao Sporting! Basta ver na parte final do video a uma sequência incrível de 3 oportunidades de golo claras, desperdiçadas em menos de 1 minuto!

O resultado foi magro, mas o que vale é a delícia de ver tantos craques vestidos de camisola encarnada a darem um verdadeiro recital de bola...

16 Comentários:

Anónimo disse...

Essa equipa seria a base daquela que seria campeã no ano seguinte, no célebre campeonato dos 6-3, isto depois dos abutres terem atacado o nosso clube quando estávamos de joelhos. Neno Hélder, Pacheco, William e César Brito eram as peças mais fracas mas o resto do plantel era de primeira qualidade.

Unknown disse...

Caríssimo, não desanimes. Estamos todos tristes com a situação actual, mas não é caso para pormos de parte o passado glorioso, mesmo que seja cada vez mais distante. Sigo o teu blog com orgulho, continua!

Anónimo disse...

acho que este blog só mostra vitórias. podiam também pôr 1 derrotazinha de vez em quando para variar, pq gosto de rever jogos antigos independentemente do resultado.
porque não pôr aquele benfica 1-2sporting de 1986 que deu o titulo ao porto a uma jornada do fim ?? gostava de ver esse jogo...e sou benfiquista.

Anónimo disse...

De facto tinhamos uma equipa incrivel.. mas qual foi o preço? Os continuos anos de seca seguintes? É que eu lembro-me bem do esforço incalculado de ter ido buscar o Futre por um milhão de contos.. Os problemas financeiros sucediam-se e alguém teria que vir a pagar.
De qualquer forma, Paulo Sousa, João Pinto, Futre, Paneira...tudo na mesma equipa..:)

E, claro, continua com os posts...passo cá sempre na esperança de ver estas pérolas..;)

Anónimo disse...

Que grande plantel!!! :) Com esta equipa o zbording teve muita sorte em não levar 5... Saudações!!

Anónimo disse...

bolas que saudades desta equipa... mas como foi dito acima, o esforço financeiro para contratar e manter estes craques todos foi o início do fim. seja como for, até me traz lágrimas aos olhos lembrar o quão bem estes rapazes jogavam. o que me deixa aparvalhado é como é que não ganharam mais títulos. cheira-me a fruta.

Bakero disse...

anónimo das 17h41: De tempos a tempos, tenho posto derrotas do Benfica. Ainda o post anterior, tinha as imagens da derrota com o Rosenborg por 2-1 em 2004. Uns posts atrás está a derrota com o Marselha em 1990. Isto já não falando nos videos das finais europeias, quase tudo derrotas, como infelizmente sabemos. Se tiverem interesse ou forem momentos importantes na história do clube (e já agora não muito vergonhosas :-) ), não tenho problemas em pôr não-vitórias do clube...

De resto, agradeço os vossos incitamentos. De facto, às vezes custa-me continuar com o blog, dada a actual situação do clube, mas hei-de prosseguir :-).

Ps: Também concordo com o que já referiram: esta equipa era fabulosa, mas foi todo este excesso de jogadores e dinheiro gasto que contribuiu para o nosso descalabro...

Anónimo disse...

:)

Tinha falado deste jogo neste blog há pouco tempo, excelente Bakero.

O Futre era uma coisa... Um jogador daqueles naquela idade, se fosse hoje era a estrela duma grande equipa numa grande liga europeia. Um desequilibrador impressionante. Paulo Sousa, Rui Costa, Futre, João Pinto, Paneira, Isaías... no banco. Bem, até metia medo.

jsbmj@clix.pt disse...

Que linha avançada esta: Futre, Joaõ Pinto e Pacheco, o futebol como deve ser jogado, à holandesa, com 2 extremos inteligentes, que tanto jogam à linha como de interiores no flanco oposto... E Futre era um jogador absolutamente excepcional, impressionante, a Futre nunca lhe será feita justiça pelo jogador que foi... Fabuloso os seus minutos de futebol que estão neste video...

Anónimo disse...

Mas que equipa que passes de qualidade uma equipa bem estruturada bem a saber como atacar com jogadores de classe alta ja jus era muito...
SLB 4EVER

Pedro Neto disse...

Este Campeonato só a criminosa Fruta o conseguiu roubar ao Benfica.
Um dos maiores escândalos do Futebol Português.

Uma equipa destas, hoje, valia mais de 250 milhões de euros.

Anónimo disse...

Gostava se possivel metrem aqui o video do centenario do benfica ou seja akele jogo contra o real madrid ! se possivel

BP disse...

Que grande jogo fizemos e o campeonato tambem foi mt bom... foi incrivel como nao ganhámos o campeonato!!!!!!!!!
Olha, ja agora Bakero, tens aquele dvd q saiu com o jogo que resume a epoca do ultimo campeonato do Benfica?? Procurei isso por todo o lado na altura e nao encontrei... Se tiveres diz que compro-te uma copia se fizeres favor!
Um abraço
http://obenficologo.blogspot.com

Bakero disse...

bp, manda um mail para memoriagloriosa@clix.pt, sff ;-)

Anónimo disse...

É um crime o que fizeram ao benfica!Essa equipa fazia com que a defesa das equipas adversarias parecessem manteiga.

Mas a culpa da situação em que esta o benfica é do porto, que nos ia roubando campeonatos de forma escandalosa, fazendo com k o benfica não recebesse o dinheiro a que tinha direito ou que ficasse fora de outras competiçoes.
Só peço a deus para que esses tripeiros tenham aquilo que merecem e que extingam esse clube de corruptos.
Até custa acreditar como é que pode haver pessoas que não admitam que o porto fez aquilo que fez e que esse clube não tenha ido ainda para a 2ª divisão.

Anónimo disse...

Que saudades....até o banco era de luxo