30 de janeiro de 2008

Boavista-1 Benfica-1 de 2005





Download do video aqui.

Aproveitando o balanço do video anterior, coloco o jogo que permitiu aquela festa toda.

Eu não diria que foi o jogo do título, porque esse terá sido a vitória sobre o Sporting na jornada anterior. Mas foi o da confirmação, digamos assim...

Antes de mais, é lindo, é belo, é arrepiante ver o Bessa todo de vermelho e o ambiente de benfiquismo, de alegria e de libertação que se sente antes do jogo. Durante, misturaram-se momentos de euforia com sofrimento, tão típicamente benfiquistas.

Como o jogo é recente e marcante, penso que não há necessidade de vos reavivar a memória. Todos certamente se lembram dos 5 minutos subsequentes ao golo do Simão, em que pensámos que se calhar não ia haver sofrimento; todos certamente levaram o tiro a sangue-frio que foi o golo do Boavista; todos certamente se recordam da angústia da 2ª parte com o golo do FCPorto à Académica e os minutos a passar.

Mas também não se esquecem, de certeza, de quando receberam a notícia "A Académica empatou no Dragão!"!

Eu vi este jogo pela tv com um grupo de amigos, e nervosamente ia fazendo zapping de tempos a tempos para a TVI, de modo a saber como estava o FCPorto. E como vai dar para ver pelo video, num desses zappings apanhei os segundos seguintes ao golo da Académica!

A partir daí, seguiram-se minutos de euforia, retratados no video, até ao apito final.

Onze anos depois, "Benfica Campeão Nacional".

Ps: Há coisas inacreditáveis e inaceitáveis! Peço que leiam isto e, caso estejam na disposição, ajudem na medida que vos for possível.

Ps2: Apesar da vitória, voltámos a assistir a uma arbitragem sem vergonha em Guimarães! Fiz um pequeno video com um apanhado de algumas (das variadíssimas!) decisões de João Ferreira que prejudicaram o Benfica: podem vê-lo aqui.
Como bem sabemos, o nosso presidente calado é um poeta, mas não deve ter andado longe da verdade, quando disse que "até mesmo a 11 (agora 8) pontos, causamos preocupação!"

Ps3: Depois de ver este video, dá vontade de ver Álvaro Magalhães de volta ao Benfica, não é?


21 Comentários:

Anónimo disse...

O alvaro era o benfiquista que toda a gente gostava de ter no banco festejava os golos do benfica como se foçe um adepto eu adorava o homem e nunca mais me esquecerei ele no bessa a levantar-se do banco e a pedir apoio e o pessoal todo NOS SO QUEREMOS BENFICA CAMPEÃO!!!
E qualquer coisa sem palavras!
SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!
SLB 4EVER

Anónimo disse...

Era ele para adjunto mais o Mozer!
Alvaro Magalhães para a mística, Mozer para a disciplina!!
Mas sem duvida que o Alvaro Magalhães faz lá muita falta!e na época seguinte mandaram-no embora!
É uma vergonha!

Cristina disse...

O 1º video é arrepiante e fiquei com as lágrimas nos olhos só de rever aquelas belas imagens. Movemos um país inteiro e não se via ponta de panteras negras nenhumas.

Quanto ao video do João Ferreira, passou-se no sábado o costume. Os comentadores são dois atrasados que não põem o dedo na ferida (bem diz o meu pai que tb há microfone dourado) e, apesar de termos marcados 3 golos, foram-nos anulados lances perigosos onde poderíamos ter dilatado a vantagem.

Sim, o Guimarães esteve em cima do Benfica nos 25' da 2ª parte, mas não por mérito próprio. O árbitro ajudou muito, mas, desta vez, não serviu de nada.
No jogo contra o Setúbal, os jogadores sadinos jogaram a bola com a mão, pelo menos, umas cinco vezes e quantos amarelos viram? Enfim... é a escandaleira total e o Benfica tem é de se mentalizar a cada jogo que joga contra 14.

Anónimo disse...

Queria realçar aqui um personagem que durante esta epoca em que jogamos muito mal, motivou o benfica e teve sem duvida no meu ponte de vista, o homem inconsável no banco do benfica.. que sofria tanto como nós... ÁLVARO MAGALHÃES!

quando o camacho veio para o benfica esta época.. ainda sonhei com ele, ja que ele tinha abandonado o camando tecnico do clube quem que ele estava...

mas infelizmente nao pode ser verdade.. po que se não garanto - vos que o benfica hoje não estava a 8 pontos! DISSO TENHO A CERTEZA!

Abraço

por uns 90 minutos, quero apenas dizer, "Vukcevic Iz my lov"xD


BENFICA AMO - TE.

madne0 disse...

Uma das melhores memorias da minha vida, essa tarde/noite passada no Bessa. Saí de lá sem voz de tanto gritar pelo Benfica. Quando o Simão marcou, a Académica empatou e (claro) quando o jogo acabou devo ter abraçado uns 20-30 desconhecidos. Incrível!

Pedro Neto disse...

Até me vieram as lágrimas aos olhos. Viva o Benfica!

Anónimo disse...

Habemus Campeão

Para quem lá esteve, e eu sou um deles, será inesquecível, para todos os Benfiquistas, onde quer que estiveram a assistir, será inesquecível, quanto mais difíceis são as vitorias, mais saborosas elas sabem...

Se alguns perguntam, 'aonde estavas quando se deu o 25 de Abril?', para nós a pergunta será, 'aonde estavas quando fomos Campeões em 2005?'...

CAV disse...

ah gand alvaro

k saudades

antyporkos disse...

Eu fiquei muito contente com o golo da Académica. Sou adepto da Briosa!
Quanto à festa dos Benfiquistas, acho que foi de uma enorme falta de profissionalismo tantos e tão longos festejos quando no fim de semana seguinte havia uma final da Taça de Portugal para... perder!

Martunis disse...

Foi a enésima vez que vi este(ou outros)video deste jogo e da festa de campeão desse ano e a minha reacção é sempre a mesma...fico com lágrima no canto do olho e com vontade de chorar...de alegria.

Tb vi o jogo em casa pela tv e fui fazendo zapping de um canal p o outro e aconteu-me o mesmo...apanhei mesmo em cheio o golo da Académica. Foi o suficiente para finalmente tirar o champanhe que estava no frigorifco a gelar há dias, e suspirar finalmente...

o Jejum tinha acabado.

Não me lembro de ter visto nenhuma festa de titulo assim em Lisboa como a nossa nesse ano.

Foi lindo...

Cristina disse...

Em certa medida, concordo com o antyporkos. Tivemos a hipótese soberana de fazer a dobradinha e andámos de um lado para o outro em comemorações. Contudo, posso compreender... 11 anos é muito tempo para um clube como o Benfica

Mr. Shankly disse...

Inesquecível! Não arranjei bilhete para o Bessa, e tinha mudado de casa há pouco tempo e nada de Sport TV ainda...fui para o café e ninguém se atreveu a fazer zapping...foi um sofrimento atroz, mas valeu bem a pena!

Anónimo disse...

Fantastico!! Foi daqueles dias em q andei com pele d galinha a noite toda! Fiquei roco... enfim... Tanta emoção.... só possivel d ser causada pelo grande e fabuloso SPORT LISBOA E BENFICA!

Parabéns por este blog fantástico

Manuel Neves disse...

Eu estava lá. Chorei que nem um bebé. E a ver este video, fiquei com umas saudades doidas dessa época. Não jogávamos nada, mas transpirávamos uma fé.
Ainda me lembro do Álvaro dar uma volta ao campo em Coimbra na primeira volta quando ganhámos um zero.
Quando o velhote ao meu lado me disse que era golo da Académica... Foi se houvesse uma grande luz à minha volta e tudo estivesse no sítio. O mundo fez sentido no dia 22 de Maio de 2005.

Anónimo disse...

LINDo este video... esse dia foi fantástico grande festa por todo o nosso Portugal!
SLB

Anónimo disse...

Mesmo nao jogando nada na época do titulo notava-se que havia entre os jogadores e os adeptos uma crença de que ia ser nessa epoca que iamos terminar com o jejum...nessa epoca so fiquei de pé atras em relaçao ao titulo qd a 2 jornadas do fim perdemos em penafiel...22 de maio é um dia historico tal como diz um video que vi "O Benfica voltou a ser Benfica"...E a seguir a termos sido campeoes tivemos a oportunidade de começar uma hegemonia a nivel de campeonatos mas por erros e diversos tiros nos pés demos dois passos atras...

Anónimo disse...

podes meter o jogo completo por favor?
obrigado

Anónimo disse...

As declarações do Trapatoni no final foram notáveis - qualquer coisa do género "ando há 40 anos no futebol e nunca tinha visto nada como o Benfica". Já procurei mas não encontrei. Alguém as tem?

Helder disse...

Caro anónimo

Eu tenho essas declarações mas no jornal que guardei. abraço

Anónimo disse...

olha na pagina inicial retrate bem o teu descontentamento nao e de admirar eu o ano passado estava mais que na mo de baixo..acho mesmo que a epoca do quique flores so a uma unica palavra para a descrever.deprimente..ouve a vitoria ao sporting.e a vitoria ao napoles..de resto..foi tudo tudo tudo para esquecer.mas ja esta na altura de te animares um bocadinho pois esta epoca para ja e ate ver esta a correr muito bem.nao sei se vamos ganhar alguma coisa espero que sim mas uma coisa e certa.ja temos o nosso benfica de volta..coisa que a 2 anos para ca nem uma sombra era...

Anónimo disse...

outra coisa..lembrome do jogo do bessa..e sofri a bom sofrer. o apito final foi magico..mas mais magico ainda..e claro na minha opiniao e nao me recordo de ter festejado tanto um golo foi o do luisao aos lagartoes...aquele que ao que parece e illegal pelo menos para uma pequena percentagem mundial considera que e...festejei esse golo como um autentico tresloucado..e faz ca falta esse video foi um grande jogo para sempre para todos os tempos recordar. passados 11 anos apos o 6 3 voltava novamente a ser o sporting o bombo da festa...pena so ter sido um golo