17 de março de 2008

30 de Maio de 1994





Download do video aqui.

Querido Benfiquista,

Antes de mais, parabéns pelo título conquistado! Foi uma época fabulosa, não foi? O 3-3 nas Antas, o 4-4 de Leverkusen, o 2-1 ao Parma e claro, esse maravilhoso 6-3!! Acredita que 14 anos depois, essas epopeias não estão nada esquecidas!

E que tal foi o ambiente de ontem? Só posso imaginar, 120.000 na Luz a festejar a conquista do 30º campeonato (tantos como todos os outros clubes portugueses juntos, incrível, não é?)! É pena não termos marcado nenhum golo ao V. Guimarães, mas a festa não foi menor por isso, certamente...

Bom, mas deves estar ansioso para que te conte novidades, não é? Como vai ser o Benfica nos próximos anos, o que é que vai ganhar, se o Rui Costa sempre vai sair ou até mesmo como será o Benfica no longíquo ano de 2008!

Ok, eu conto-te tudo, mas antes disso faz-me um favor: senta-te. Senta-te e nunca te esqueças que o Benfica é sempre o Benfica. Quer ganhe, quer perca, isto é um estado de alma, não um clube de futebol, ok?

A verdade é que eu estou para aqui com rodeios, porque não quero ser demasiado bruto...mas pronto, lá vai: as coisas vão correr mal. Sinceramente...as coisas vão correr muito mal! Já te deves ter apercebido de algumas nuvens negras, não? A crise financeira, aquela malta do norte cada vez mais perigosa, a revolução que se aproxima no plantel, a vinda do Artur Jorge...

Pois amigo, é mesmo aí que a magia se vai quebrar! O Artur Jorge vai-se desfazer de practicamente toda a malta que viste ontem no campo, e vai contratar muito perna-de-pau.

E a partir daí vai ser sempre a descer...

Não é que não vão haver momentos bons; vai reservando um lugar no Jamor para daqui a 2 anos ;-), ocasionalmente vamos fazer umas gracinhas na Europa, ou vencer o FCPorto e o Sporting (então os lagartos em Alvalade vai ser quase uma tradição eheh!)...

Mas a verdade é que a seguir ao Artur Jorge, vai chegar o Mário Wilson, e depois o Autuori e o Manuel José e o...epá, muitos treinadores! E carradas de jogadores! É como uma bola de neve, percebes? As coisas correm mal, despede-se o treinador, contrata-se novos jogadores; mas depois os que chegam não têm tempo (ou qualidade) e também vão embora, e entramos numa espiral...

Em 97 vai chegar um novo presidente que vai acabar preso por roubar o Benfica! Percebes o quão baixo vamos descer? E em 1999, vamos perder por...(continuas sentado?)...se...set...sete a zero com o Celta de Vigo. Pá, nem me perguntes, porque não gosto de recordar essa noite.

O Benfica continua a ser um grande clube, mas deixará de ter grandes equipas, percebes? Na época 2000/2001 vamos ficar em 6º lugar! Sim, sexto lugar!!

Depois vamos recuperar um pouco, vencer uma Taça em 2004, o Campeonato na época seguinte (pois...só voltarás a festejar um campeonato daqui a 11 anos!), mas a crise mantém-se.

Até que chegamos à questão: Como está o teu Benfica em 2008? Olha, pouco ou nada tem a ver com o Benfica que tu conheces. Não é só jogarmos num novo estádio (sim, a antiga Luz vai ser demolida em 2003, mas o novo estádio é muito bonito, não te preocupes. Não tem é a mesma mística do outro, mas com o tempo vai lá...), ou as camisolas serem muito diferentes, ou as personagens serem outras (aliás, o nosso Rui Costa ainda cá anda :-) ), a questão é que...

Isto é outro Benfica. É um clube assim como...tipo...o Sporting! Exactamente, vamos-nos tornar no Sporting!

Blergh, eu sei, até custa ler isto, mas é algo do género. Continuamos com muitos adeptos, mas tornaram-se resignados e a única crença que sobra é o "pró ano é que é"; continuamos a ser muito destacados pela comunicação social, mas a maior parte das vezes é para nos atacar e ridicularizar.

E depois foram-se as referências, o respeito (acreditas que o nosso equipamento alternativo é...cor-de-rosa?), a mística (aprecia bem o Veloso, porque é o último grande capitão que teremos; se bem que se vires o miúdo dele, dá-lhe um palmada a ver se ele ganha juízo, ok?), os grandes jogadores, as grandes vitórias, os títulos...

Foi-se tudo. Por isso, querido Benfiquista, espero que te tenhas divertido imenso ontem com os 120.000 e tenhas gozado com as alegrias que o Benfica te tem dado. Porque a partir de agora, começarão as provações. As dificuldades. E as vergonhas...

Mas não te esqueças, o Benfica é sempre o Benfica. Quer ganhe, quer perca, isto é um estado de alma, não um clube de futebol, ok? (repete isto muitas vezes, pelo menos a mim ajuda-me).

Saudações eterna e gloriosamente Benfiquistas!


51 Comentários:

LF disse...

Fabuloso texto, que peço desde já autorização para reproduzir (com a devida referência) no meu blog.
É duro, mas real.

Paulo disse...

Excelente texto. Infelizmente para nós..... :(

CARREGA BENFICA!!!

Bakero disse...

lf, podes utilizar o texto, claro que sim.

Anónimo disse...

a mim smp me disseram...oh so es benfiquista pq es do clube ganhador. puro engano, nasci numa derrota europeia e desde ai pode-se dizer q sou d um clube derrotado.mas pronto n deixa d ser o maior...a alegria esvai-se mas a esperança nc se perde!
amigos n se chateiem mt pq o vieira ja disse q ia ficar por mt tempo...

Anónimo disse...

epa sinceramente, o texto ainda se percebe a frustraçao que nos vai na alma, mas a imagem da campa... acho falta de respeito...sinceramente, sou tenho 30 anos e sou socio ha igual antiguidade, ja vi muita coisa, e sei que nos piores momentos é que se ve os que se levantam e erguem a cabeça...e nao é com cavar a propria sepultura que la vamos...

Anónimo disse...

Eu tive lá =)

Anónimo disse...

Em 1994, estive lá.
Tinha apenas 10 anos, e se me tivessem dito que o futuro ia ser assim, pensava que estavam a gozar comigo!

É triste...

Parabéns pelo texto!
Dos melhores que li sobre o Benfica!

XP

Anónimo disse...

foi bom teres percebido o que quis dizer ;D

Nuno Gonçalo Silva disse...

ola. gostei mt do texto ta mt bom..
gostava de te pedir se me davas autorizaçao para o reproduzir no meu blog.
se nao td bem eu percebo.
fica bem.

Anónimo disse...

O texto surgido no início do vídeo é uma lástima; benfiquistas assim.... não obrigado !!!!!!

Bakero disse...

Podem usar o texto onde quiserem, desde que coloquem a referência, claro.

Tenho recebido algumas críticas pelo texto, mas se pensarem bem, não andei muito longe da verdade. Afinal de contas, se este exercício imaginativo se concretisasse, isto é, se tivessem que explicar a um benfiquista de 1994 o rumo que o clube tinha seguido, o que diriam? Apenas os aspectos positivos e tapariam o sol com a peneira?

Quanto à imagem da sepultura, é de facto um pouco forte, e também me custa ver, mas representa o falecimento de um certo Benfica. Não o sentimento que eu e todos temos pelo clube, não a grandeza do clube, mas a morte do clube como grande potência nacional e mundial, como tinha sido seu apanágio até 94.

Mas hey, eu estou constantemente à espera da ressuscitação ;-)

Pedro disse...

Damásio devia ser preso. Um homem q destruiu o Benfica e ainda assim tem tempo de antena para dar bitaites sobre o clube. Não fossem os lobbys estarem todos centrados no ataque a Vale e Azevedo e os benfiquistas podiam perceber o mal q este jet set de cascais fez ao Glorioso.

Não gosto de Toni mas nunca deveria ter saído como saíu. Conseguiu segurar um plantel com imensos problemas (verão quente de 93 rings a bell?) e conseguiu ser campeão nacional. Merecia ter ficado até a casa estar mais tranquila e então proceder-se a mudanças qualitativas e nunca uma remodelação radical como o palhaço do Damásio fez.

Foi um crime. Devia ser preso. Este sim é q devia ser apontado pelos benfiquistas como o homem q quis matar o Benfica.

Unknown disse...

Ola
meu email é miguelpsc@hotmail.com
alguem tem videos do Portimonense-Benfica?

Anónimo disse...

Não gostei muito da parte de que íamos ter um presidente que ía acabar preso por roubar o Benfica... Quem nos roubou mesmo, foi o Damásio com a sua revolução que acabou com aquela equipa extraordinária e agravou a nossa crise financeira que já vinha de alguns tempos...! O Vale começou por mandar os "mamões" que estavam no nosso clube embora e depois, com tempo, já estávamos a voltar a ter uma grande equipa e um grande treinador (José Mourinho)... Se ele roubou, nao sei se acredito.. Foi buscar o dele, como todos os presidentes vão e só sei que calou um senhor chamado pinto da costa e que um clube chamado porto estava a ir-se a baixo, não ganhava campeonatos, e já nem tinham dinheiro para o novo estádio... A sorte foi uma espécie de Euromilhões, chamada José Mourinho, que bem podia ter sido o nosso Euromilhões se o presidente Vale e Azevedo tivesse continuado...! Mas os sócios do Benfica são sempre os mesmos, acreditam em cada coisa... Acreditavam que o Vilarinho ía trazer o Jardel, o Sorín... Nunca os cheguei a ver com o nosso maravilhoso símbolo ao peito!

BP disse...

Oh Bakero, sabes que quase sempre concordo contigo, mas tira la a imagem da campa! FODA-SE, o BENFICA É IMORTAL!!!!! Havemos de morrer nós, mas o BENFICA nunca!
Estamos na merda. No lodo. A Chafurdar. Mas a Fénix renascida por alguma razão é vermelha!
A união que deve existir é nos campos...
Cumps.

Anónimo disse...

O Vale e Azevedo está a pagar pelos outros!
O Damásio foi dos piores presidentes!Esse destruiu o Benfica!
O Vale e Azevedo foi só buscar os restos e claro aproveitou a onda e roubou também..
enfim...

gostei muito do texto, é triste:(
tenho pena de não ter vivido as grandes épocas do Benfica...desde que comecei a ver futebol,que infelizmente só vi o Benfica em queda:(
prontos é verdade tivemos 3 alguns momentos bons...contudo..muito poucos...

Um amigo meu diz e até tem razão: Os dirigentes que querem destruir o Benfica nao estão fora, mas sim dentro do próprio clube...
e olha que....não sei não...
o Vieira o Veiga e o Pinto da Costa..foram amigos... quem sabe se as trocas de palavras não foram simplesmente show off?
enfim...
só os socios e adeptos podem levantar o Benfica pois só eles sentem o que é o benfica...agora como???:s

parabens Bakero pelo teu grande glorioso e também triste blog:(

o Benfica é passado presente e futuro!

Passado serve para inspirar, presente para trabalhar e futuro para planear!!

FORÇA BENFICA

Rui disse...

Caro Bakero,

Não poderia concordar mais contigo.
O Benfica, o glorioso Benfica que conhecemos, já não existe. Hoje em dia, não temos grandeza desportiva nenhuma. Estamos a pagar a factura de sucessivas direcções que não percebiam nada de futebol e nunca deram tempo aos treinadores para construirem uma equipa à sua imagem. O problema no Benfica é que os títulos são para ontem... O Benfica é esmagado pela sua própria grandeza.
Economicamente, estamos estáveis.Goste-se ou não, o Vieira fez uma excelente recuperação económica. Estádio, centro de estágios, etc. O problema é que o homem não percebe nada de futebol. A partir do momento em que o SLB tenha uma só pessoa a cuidar de todo o futebol (será o Rui Costa) e que o Vieira deixe de se imiscuir em assuntos da bola, o Benfica pode estabilizar outra vez e paulatinamente ir recuperando o seu estatuto europeu. É necessária calma e realismo.
Morreu um Benfica em 1994, mas compete-nos a nós sócios e adeptos, dar à luz (trocadilho propositado)um novo Benfica, à imagem do antigo e quem sabe, mais grandioso.

BENFICA SEMPRE E EM TODO O LADO!

Anónimo disse...

Texto absolutamente brilhante e revelador, mas também muito triste.

Os meus parabéns

ADRIANO COSTA disse...

Estou a escrever este pequeno texto sem ter visto o video, mas consigo logo perceber que ao ve-lo vou sentir uma serie de coisas, primeiro saudade por ver um ambiente daqueles, orgulho por aquela equipa fantastica que tinhamos e emoção em ver todas aquelas pessoas alegres, mas ao mesmo tempo vou sentir tristeza pelo que temos feito desde então, raiva, porque a cada jogo que passa parece que tudo fica ainda pior e ainda e isso é o que mais me preocupa é o facto de ver os jogos e não conseguir gozar aqueles 90 minutos como o fazia dantes.
Esta época está a ser má demais, espero é que se tome o rumo certo para que se começe a ganhar titulos...isso é que interessa.

ps:...Benfica SEMPRE e em QUALQUER LUGAR.

um abraço.

Anónimo disse...

A carta esta demais...
Mas não podes pensar só na desilusão...

Falta enviares a carta daqui a 8 anos... No futuro o Benfica encontrou a estabilidade ganhou varios titulos, acabou a corrupção no futebol e o jogo de bastidores... Com algumas detenções pelo meio. A comunicação social voltou a respeitar o Benfica e a dar-lhe o devido valor.

Vai-se voltar a ter prazer em ver um jogo de futebol. Ver o jogo pelo jogo sem polemicas e suspeitas.

É assim que eu espero que recebas a tua carta.
Nem tudo é culpa do Benfica, a crise em que nos encontramos tem mto de terceiros e inimigos do benfica e de Lisboa.

FORÇA BENFICA!!!

Tiagojcs disse...

Excelente recordação ! Fantastica memória de outros saudosos tempos .

grande texto e optimas imagens !

Anónimo disse...

Infelizmente, o jogo da Luz, com o Guimarães, acabou empatado, e foi muito mal jogado, mais parecia um jogo da actual época!!!
Um dos momentos altos do dia, foi cerca de 1 hora e meia, antes do jogo começar, quando um helicopetro aterrou em pleno relvado!!!
Tinha 5 passageiros, entre os quais o meu pai(alugaram o heli, para celebrar a vitoria do campeonato!!!), que não me levou com eles, porque queria que eu fimasse a aterragem da bancada!!!
Durante os 11 anos seguintes de 'seca', tive que relembra-los que desde que o heli aterrou no terreno sagrado, nunca mais ganhamos o campeonato, como tivesse sido uma maldição!!! por não me terem levado!!!
Felizmente desta maldição já nos livramos...

Anónimo disse...

Boas, pessoal peço desculpa mas tenho que desabafar com Benfiquistas!

Bakero desculpa!

Venho aqui falar sobre o Bruno Alves ficar impune!

É impressionante!
No jornal "ojogo" dizem que não puniram o Bruno Alves, porque o assistente viu a jogada em questão mas não viu o contacto fisico..

Alguém se lembra do lance do Katsouranis com o Luisão.. REPAREM! O Paulo Paraty viu a jogada, e não fez nada! Mau, mas o Paulo Paraty levou uma repreensão, E A LIGA TEVE O DESCARAMENTO DE PUNIR OS 2 JOGADORES QUANDO ISTO É UM PROBLEMA DO BENFICA, E SÓ DO BENFICA, NUM LANCE QUE NEM SEQUER CHEGOU A HAVER CONTACTO!.. MAS OS JOGADORES DO BENFICA FORAM PUNIDOS..

E pronto.. o Bruno Alves escapa impune num lance que todos vimos..
Como é que um jogador que sabe que vai acabar por ganhar o jogo.. se não for por mérito próprio vai ser pela ajuda dos árbitros, Como é que ele tem o descaramento de derrubar daquela maneira um colega de profissão, de um clube satélite... pah.. mais ano menos ano podem estar os dois na selecção..

sinceramente, é a mistica do número 2 do porto.. capitão, tem que jogar à burro, dar porrada, nos lances, ou passa a bola ou o jogador..
eis as caracteristicas do jogador mistico deles...
mas que mistica qual quê.. pa??!

E depois a liga nem sequer pune um jogador destes... é o normal..
mas eles estão à espera de que mais provas??! Quais??

Sinceramente.. estou farto de ver o futebol portugues.. há quem fale de máfia russa.. (vê - se mesmo que não conhecem o pinto da costa..)

é com muita tristeza que vos digo isto benfiquistas

mas enfim..

Anónimo disse...

bem mas esse final de epoca de 94 foi algo de inexplicavel. estivemos a beira de perder esse campeonato, depois de na parte final da epoca o benfica começar a quebrar e o sporting a crescer. começou com uma derrota em vidal pinheiro, depois o jogo do benfica com o estrela antes da deslocação mitica a alvalade em que empatamos 1-1 numa pauperrima exibição. depois em alvalade so tinhamos um ponto de avanço e aconteceu o 6-3 que nao se sabe bem como e que acabou com o campeonato e uma vitoria por um magro 1-0 sobre o uniao da madeira para em braga fazer a festa. mas eu lembro-me que apesar daquela equipa fantastica esse benfica era muito peculiar. completamente vulneravel em bolas por alto, defesa batida inumeras vezes pelo jogo aéreo que era compensado por meio campo e ataque de luxo. isso explia alguns dos resultados historicos dessa epoca. mas nessa epoca ( e no verao que a antecedeu) ja nem tudo ia bem, ao contrario do que se diz por aqui....

Anónimo disse...

bem mas esse final de epoca de 94 foi algo de inexplicavel. estivemos a beira de perder esse campeonato, depois de na parte final da epoca o benfica começar a quebrar e o sporting a crescer. começou com uma derrota em vidal pinheiro, depois o jogo do benfica com o estrela antes da deslocação mitica a alvalade em que empatamos 1-1 numa pauperrima exibição. depois em alvalade so tinhamos um ponto de avanço e aconteceu o 6-3 que nao se sabe bem como e que acabou com o campeonato e uma vitoria por um magro 1-0 sobre o uniao da madeira para em braga fazer a festa. mas eu lembro-me que apesar daquela equipa fantastica esse benfica era muito peculiar. completamente vulneravel em bolas por alto, defesa batida inumeras vezes pelo jogo aéreo que era compensado por meio campo e ataque de luxo. isso explia alguns dos resultados historicos dessa epoca. mas nessa epoca ( e no verao que a antecedeu) ja nem tudo ia bem, ao contrario do que se diz por aqui....

Bakero disse...

"Já te deves ter apercebido de algumas nuvens negras, não? A crise financeira, aquela malta do norte cada vez mais perigosa, a revolução que se aproxima no plantel, a vinda do Artur Jorge..."

É evidente que em 94 nem tudo eram rosas, até mesmo na década de 80 já nem tudo eram rosas (apesar de ainda a termos dominado - 5 campeonatos, contra 3 do porto e 2 do sporting).

Mas a verdade é que até 94 venciamos campeonatos, venciamos taças e faziamos boas participações na europa de forma regular e constante.

Depois "implodimos"...

Ricardo disse...

caro bakero, lá estive nesse jogo, com o meu pai, um sol lindo, estádio lindo, cheio de vermelho por todo o lado. No fim, fomos todos para o relvado. Lembro-me de no outro dia, na escola, tirar um pedaço da relva para mostrar aos amigos. Ficaram todos extasiados. Outros tempos, sem dúvida. Desse Benfica para este... só o nome.

jsbmj@clix.pt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jsbmj@clix.pt disse...

Bakero, boas. A carta é uma preciosidade, mas a foto da campa (com todo o meu respeito, pois sabes que aprecio imenso o teu trabalho) é imoral. Devias retirá-la, apagá-la, o Benfica não morreu, nunca há-de morrer. Faz pf o exercício de escrever uma carta projectando o que vai ser o Benfica em 2015 e verás... Podia começar assim essa carta: "O Benfica, para além de ser o maior clube do mundo, tem os sócios e adeptos mais inteligentes do mundo... Ao verem a desgraça acontecer em 2008 (incluída a humilhação no Dragão em 2008 similar à de Vigo - preparem-se...), juntaram-se alguns deles e com muito Benfiquismo, trabalho, crença, alma e carácter, e começaram a fazer renascer a Fénix..."...
Todos nós (eu incluído) escrevemos muito nos nossos Blogs, criticamos muito, mas de acções nada... Se alguém se quiser juntar, reunir e ajudar o Benfica, disponham, eu ajudo... O meu e-mail é o < jsbmj@clix.pt >. Um grande abraço.

Gus disse...

É verdade...........também me lembro desse dia. Grande festa, que saudades da "velha Luz", que saudades......comi um saco de linguas-de-gato sozinho antes do jogo começar...mas enfim.
O texto não é fácil de digerir, mas temos de encarar a realidade. Que é crua!
Já aqui deixei um comentário acerca do périplo doloroso do nosso Benfica nos últimos anos. Volto a deixar a minha mensagem:
Aqui, neste blog, se únem os grandes benfiquistas. Novos, velhos, que vão ao estádio, que não vão.
VAMO-NOS UNIR! Vamos criar um movimento para fazer oposição a esta direcção.
Acho que há muita gente que não faz ideia do que se passa. O Benfica evolui em termos financeiros, mas muita gente está a meter dinheiro ao bolso com isso. E o facto de o Benfica contratar jogadores "de merda" também "enche o bolso" a muita gente. Não se iludam!
Neste momento, nem 1/10 das pessoas que "governam" o Benfica são benfiquistas, sentem o Benfica como nós sentimos. O Benfica, neste momento, para a direcção do clube e para a SAD, é um negócio!
Se não formos nós a organizarmo-nos, e a avançarmos com um movimento de oposição, quem será?
Quem ama mais o Benfica que nós?
Tenho falado com benfiquistas amigos, sócios com lugar cativo, sócios sem lugar cativo, adeptos e simpatizantes. Vamo-nos unir.
Se não formos nós, quem será?
O Jaime Antunes........ahahahahahahahahahahah.......
Vamos dar um pouco de nós ao nosso Benfica! Ao nosso grande amor!

Duriense disse...

Boas!
Eu como benfiquista há 32 anos sei mt bem o qt custa, mas o k o Bakero escreveu é a triste realidade...:(
Sou nortenho e confesso k me incomoda o facto de os putos já nascerem "tripeiros", coisa impensável há uns anos atrás, hoje em dia por mais k os pais (benfiquistas) lhes queiram fazer ver k o SLB é de facto o maior, não adianta! A merda do porto é quem ganha! Eles gostam do clube k ganha, logicamente...
E perdoem-me mas, a mim esta situação assusta-me, pq cada vez mais (não só no norte), os putos aos poucos vão ser "mais tripeiros" e vão ser homens e(a continuar esta deprimente situação do Glorioso) daqui a 20 anos, em vez do BENFICA ser o clube dos "6 milhões", quem vai ter esse privilégio vai ser esse clubezito rafeiro, asqueroso da "imbicta" enfim...
Mas realmente como diz e bem o Bakero ser-se benfiquista neste momento é um "estado de espírito"!!!
Por isso:
SLB4ever
CARREGA BENFICA!!! o/
Abraço

Bakero disse...

Vocês têm razão. Resolvi retirar a foto da campa...é muito forte e já não era capaz de vê-la sempre que vinha ao blog.

Quando escrevi o texto, estava muito em baixo no meu benfiquismo e a foto pareceu-me adequada à minha sensação, por vezes, de que o verdadeiro Benfica ficou-se por 94.

Mas é evidente que o Benfica não morreu. Pode estar doente, pode-se ter esquecido de muitas das suas tradições, pode ter perdido o respeito próprio, mas continua vivo.

Foi um disparate, está corrigido ;-)

jsbmj@clix.pt disse...

Caro Bakero, o da campa não foi um disparate, foi uma expressão sincera do que sentes actualmente como benfiquista... Cada um é livre de se espressar como quiser, mas há coisas que sensibilizam... A tua atitude foi correctíssima. Agora, prá frente Benfica, esta fase vai passar (mas ainda não é para o ano,acreditem)...

Ricardo disse...

Sem querer ferir susceptibilidades, eu acho que mesmo (como bakero "às vezes") que o verdadeiro Benfica acabou em 1994. Dó admiti-lo para os outros e ainda mais para mim, mas é o feeling que tenho. Acho muito difícil (para não dizer impossível) conseguir que este clube recupere a capacidade de superação, transcendência, mística e cultura de vitória que teve até 1994. Espero estar muito mas MUITO enganado.

Ricardo disse...

* Sem querer ferir susceptibilidades, eu acho mesmo...

* (como O bakero "às vezes")

* DóI admiti-lo para os outros e ainda mais para mim...

1234567vv disse...

Bakero...

Preciso de um favor teu...

Lê a mensagem que te enviei no Youtube.

Abração,

V.

1234567vv disse...

O Benfica só recuperará o seu nível quando a ESCUMALHA QUE DOMINA o futebol Português for presa.

O grande problema do Benfica foi-se submeter (com Damásio) às ordens de Valentim, Pinto da Costa e outros Pintos (Andriano, Lourenço, de Sousa, etc).

Os anos de crise que o Benfica passou nos anos 90, foram uma oportunidade de ouro para a escumalha tomar o poder e colocar os amigos nas posições de decisão.

Enquanto o Benfica soluçava para encontrar soluções para a sua gravissima crise financeira (quem não se lembra das operações coração, das dívidas fiscais de Vale e Azevedo ou dos salários em atraso com Jorge de Brito), eles aguentavam e com os acordos OSGAS-DOURADOS tudo faziam para enterrar mais o Benfica.

Mas mais do que manipular o poder, o Polvo percebeu que tinha que manipular a opinião pública... e em finais dos anos 90, começou (com o alto patrocínio de Joaquim Oliveira) a controlar quem escrevia nos jornais. Já anteriormente eram famosas as agressões a Jornalistas... mas agora era preciso colocar os seus em posições de destaque.

Personagens como Eugénio Queiroz, Nuno Miguel Maia, Miguel Sousa Tavares, Tavares-Teles, etc... tornaram-se escribas do Polvo e a oposição foi sendo afastada para posições de menor destaque.

Com a saída de Vale e Azevedo, o Benfica começa um percurso de recuperação. Investimentos brutais foram necessários e por isso a nova direcção teve que renegociar toda a dívida e restaurar a credibilidade financeira do Benfica para houvesse dinheiro para em 5 anos restaurar todo o património do Benfica.

Mas no futebol, tudo na mesma. Os Baptistas, Paratys, Benquerenças, etc... estavam por lá. A arbitragem e a disciplina nas mãos dos mesmos. E os objectivos não mudavam. em 2002/2003 e 2003/2004, o Benfica lutou mas foi sempre prejudicado...é verdade que o Porto tinha Mourinho... mas também teve o Apito Dourado.

Com o rebentar do escandalo e a saída de Mourinho o Porto foi uma sombra... viu-se os clubes pequenos a irem ao Dragão jogarem o que queriam sem serem prejudicados. Os arguidos estavam assustados e não podiam falar uns com os outros. No final, mesmo com uma equipa limitada, o Benfica torna-se campeão.

Os "fabulosos" dourados sabiam que as coisas corriam mal... além do mal as finanças estavam mal (como estão hoje) e sem garantir as vitórias, não podiam promover os jogadores e tapar os buracos. Em 2004/2005 ainda aguentaram com a venda de alguns dos Campeões de Gelsenkirchen. Mas em 2005/2006 logo se viu como as contas por ali funcionam: 30 milhões de PREJUIZO!

Mas os advogados e as influências no DIAP e PJ do Porto começavam a atrasar o processo... os corruptos (os mesmos ou outros iguais) voltavam as posições sem medo e convencidos que seriam ilibados. Processo eram arquivados com a total conivência do poder político. A máfia ganhava de novo poder e na época de 2005/2006, começou de novo a trabalhar.

Esse foi para mim o campeonato mais bem ganho, muito À custa da inteligêcia de Co Adriaanse e da forte aposta que o Benfica fez na Liga dos Campeões. Nesse campeonato dou-lhes mérito.

Se por um lado a campanha da Liga dos Campeões foi fundamental para as finanças e para o orgulho dos Benfiquistas... o prescindir (mesmo que involuntariamente) do campeonato foi uma oportunidade perdida para cortar a CABEÇA do POLVO.

Este foi para mim o grande erro de Vieira e Veiga. Subestimaram Pinto da Costa (pensando que ele estava moribundo) e deixaram que o Polvo mais uma vez acorda-se.

O Apito Dourado não avançava e os Pintos dominavam de novo.

Em 2006/2007, Adriaanse farta-se e vai-se embora. Pinto da Costa tem que ir buscar um treinador de urgência e com grande risco. As finanças do Clube estavam péssimas e se o clube falhava era a morte do artista, pois havia eleições em Abril(ou Maio) e já se vislumbrava alguma oposição.

Pinto da Costa arriscou tudo. Era a sua sobrevivência que estava em jogo. A manipulação dos jornais (idolatrando Pepes e Quaresmas, e constantemente a criticar os adversários, lembrem-se das crises Nani, Carlos Martins, Liedson, Polga, no Sporting... para não falar no Benfica), as arbitragens vergonhosas, as agressões constantes (já no ano passado Ricardo Costa, Bruno Alves, Pepe, Quaresma, etc... faziam o que se vê esta época) que eram escondidas, e os emprestados e dourados que misteriosamente ficavam doentes nos dias antes dos jogos (Anílton Júnior). A coisa esteve tremida, mas na última jornada lá venceram.

Semanas antes a oposição (que era um grupinho liderado por Rui Moreira) baixou as armas... pois percebeu que o Pinto tinha o poder denovo. E no dia da vitória no campeonato Pinto é reeleito sem oposição... mas quase sem votos.

Depois vende e vende e vende. Na época vendeu 4 jogadores por valores altos mas mesmo assim só consegue equilibrar as contas (quando os adversários com vendas consideradas menores tinham lucros de 15 milhões). Vende Pepe num negócio que muitos consideraram fabuloso... mas que ainda ninguém conseguiu explicar como é que quem vende tanto, vai à banca fazer empréstimos logo a seguir!

Além disso... Veiga é "afastado" pelos seus problemas pessoais. Durante anos conseguiu resistir... mas o Polvo sabe onde atacar e sabia que sem Veiga o Benfica iria por água abaixo.

Com a saída de Veiga, Vieira perde-se. Totalmente concentrado na (excelente) recuperação do clube volta a assumir o futebol. Mas erros atrás de erros, destroiem a pré-época e dão uma vantagem aos Dourados.

Quando a coisa está preta, pega em Camacho e recupera até ao final de Novembro. A equipa começa mal, mas a seguir ao jogo do Milan há o sentimento que a equipa já começa a jogar e com um resultado positivo contra os dourados o campeonato estará relançado.

Pois... mas isso seria num país normal. Num país onde Jorge de Sousa não arbitrasse jogos ou os Conselhos de Disciplinas punissem jogadores como Bruno Alves ou Quaresma, quando têm que ser punidos.

Apesar de estarem em tribunal, os Acusados continuam a comunicar (há muitas formas de comunicar sem escutas) e mesmo com uma equipa fraca, o Benfica foi sendo prejudicado e os Douradinhos a serem levados ao colo.

E a imprensa a ignorar (se eles subiram à custa disso, queriam que eles agora mudassem?) e a focar nas crises do Benfica.

A forma como eles pairam sobre a Luz como Abutres, nada tem que ver com a grandeza do Benfica ou com a nossa necessidade de saber. Quanto mais se falar do Benfica menos se fala deles.

Exemplos:

1) Quantos milhares de páginas se escreveram sobre o custo de Cardozo? Mas não vi ninguém escrever sobre o custo de Anderson (estimado em mais de 10 milhões), de Lucho (qq coisa como 9 milhões) ou de FARIAS, STEPANOV e BOLLATI (que segundo o relatório e contas semestral da SAD DOURADA, custaram mais de 15 milhões de euros!).

2) A agressão de Binya, deu um verdadeiro festival. As constantes agressões de Quaresma, Bruno Alves, Lisandro, etc... foram desculpadas e escondidas.

3) O desaparecimento de Leandrinho... 21 dias demoraram a "descobrir" o que se passava. Quando Léo, Liedson, etc... se atrasam, nem 2 horas demoram para descobrir o que se passa.

4) QQ crescimento do passivo do Benfica é logo notícia. Da mesma forma que o é a reducção do passivo dos Dourados. Mas quando no primeiro trimestre de 2007/2008, a SAD PORQUISTA apresenta uma subida de 20 milhões (mais ou menos 15%) do passivo, nem uma palavra!

5) As arbitragens... os golos com mão, de centros feitos depois da linha-final, as agressões, os golos em que Lisandro para a bola com a mão, etc... nunca são falados. E o penalty na Amadora? Uiiii... o que se escreveu.

6) Uma notícia sobre uma "dívida" de 150 mil Euros à Câmara do Seixal foi logo discutida... mas ninguém discute um Centro de estágio ofereceido pela Câmara de Gaia aos Dourados, que custou 16 milhões (100 vezes mais que a tal dívida) ou os subsídios que o Porto recebe (através de uma fundação bem estranha, Porto-Gaia) para gerir tal centro de estágio: 3milhões em 2004, 1,6 milhões (em 2005).

7) As constantes notícias sobre a EPUL e o silêncio total sobre os mais de 200 milhões de euros que, directa ou indirectamente, a CMPorto, Metro do Porto, IEP, etc meteram na construção do Estádio das Antas. Ou o facto de como o ex-presidente da CMPorto (e actual membro do Conselho Consultivo do FCP, Nuno Cardozo) e dirigentes do FCPorto estarem em tribunal, como acusados, por causa dessas negociatas.

8) Voltando a Gaia... o Centro de Estágio é gerido pela tal fundação Porto-Gaia... onde há 5 representantes com voto: 3 do Porto (quem usa e pouco paga) e 2 da CMGaia (quem pagou e que dá subsídios!). Quando se soube foi criada uma comissão para acompanhar e regular o que se passava. O principal responsável é o Vereador de desporto da CMGaia... faz todo o sentido. Pois... mas o que é interessante é que esse senhor se chama GUILHERME AGUIAR!!! Sim... esse mesmo: José GUILHERME AGUIAR, o amiguinho de Pinto da Costa e ex-dirigente do FCPorto. Imaginem que isso se passava no Seixal???

Bem... o texto já vai longo. Por isso fico-me por aqui.

É verdade que no Benfica se cometem/cometeram/cometerão erros. Mas não é por isso que o Benfica está como está.

Há muitos interesses instalados, muita gente que mama das negociatas e que não vai abdicar do "trabalho" de uma vida toda.

Enquanto a Justiça não os limpar esqueçam as vitórias. Nunca nos deixarão lá chegar.

Um abraço a todos!

Anónimo disse...

Ok vermelhovzky, concordo com muito do que disseste, mas já não alinho na teoria da conspiração.
Quem anda a dar tiros nos pés, como há muitos anos a esta parte, é o próprio Benfica. E não me venham com a conversa da recuperação financeira. Enquanto presidente do Benfica, era obrigação dele consegui-la. Como também é obrigação ganhar titulos. Onde é que eles estão? 1 campeonato, 1 taça, 1 supertaça em 7 anos???
Tenham juizo!
O Benfica não empatou em casa uma série de jogos esta época por causa da máfia portista. O Benfica não despediu um treinador razoável à 1º jornada para contratar um treinador sem qualidade por causa da máfia portista. O Benfica não construiu um plantel às três pancadas e em cima do joelho, com jogadores de qualidade bastante duvidosa (que neste momento não é dúvida, é certeza, são mesmo maus) por causa da máfia portista. O Benfica não é um antro de indisciplina, desorganização e incompetência de gestão desportiva por causa da máfia portista.
Não sei se já tiveram a hipótese de conviver com o presidente do Benfica.............o homem é mau de mais. Não tem formação, não tem educação, não tem um décimo da categoria e capacidade de senhores como Fezas Vital, Borges Coutinho, Ferreira Queimado ou Fernando Martins. E a gentalha que o acompanha? O que é que um tal Paulo Gonçalves, antigo dirigente do Boavista, ligado a áureas (e sinistras) épocas do Boavista, está a fazer no Benfica?
Há tantas perguntas no ar, tantas coisas que se passam e acontecem por incompetência de quem gere o Benfica. Como é possivel o nivel de preparação fisica do plantel ser tão precário? Como se explicam tantas lesões musculares ano após ano? Como é possivel o Mantorras, que não tem condições para ser um atleta de alta competição, continuar a integrar o plantel do Benfica, ano após ano?
Para além do futebol, a tristeza alastra-se às modalidades. Investimento atrás de investimento, contratando os melhores atletas nacionais pelo dobro que outros clubes pagam. Onde estão as vitórias nas modalidades? O basket foi "assassinado", o hóquei para lá caminha...........
A única modalidadde que tem êxito é o futsal. Porque será?
Porque é totalmente independente da direcção do clube.
Abram a pestana!
Daqui a 10 anos continuamos a falar da teoria da conspiração e eles já têm mais campeonatos que nós.
Se gostamos tanto do Benfica, acho que está na altura de o ajudarmos e fazermos algo por ele!
Ass: Gustavo

Anónimo disse...

BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA
VOLTA BENFICA, o GLORIOSO

Anónimo disse...

antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente blog. em relaçao ao texto, ta mt bom, é a verdade, nua e crua...o k acho é k é o momento dos benfiquistas dizerem basta! esta época ta a ser miseravel...parece k estamos a regredir. há coisas k continuam a acontecer no Benfica, ano apos ano, e n vejo kd possam terminar: constantes lesoes musculares, pre-épocas mal preparadas, muda-se tds os anos de treinador, n ha director desportivo, já p n falar das (muitas) más contrataçoes,avançados k passados 6 meses e meia duzia de jogos,sao logo emprestados e nunca mais voltam pk vai-se contratar outros avançados (tb de qualidade duvidosa)...td isso junto,é claro,cria instabilidade e assim n ha resultados...essas coisas n acontecem noutros clubes (falando de grandes clubes, obviamente). concordo c algumas pessoas aki,n chega só falar, é preciso actuar...já vi k há benfikistas k pensam em fazer um movimento,fala-se em actuar, reunir...tb acho k é preciso mostrar o nosso descontentamento, quer seja no estadio, no centro de estagio, nas assembleias...se isto continuar assim teremos k começar já a pensar nas eleiçoes k são daki a 2 anos...o meu mail é cmcosta5@sapo.pt...tou disponivel p fazermos alguma coisa pelo nosso clube...p k o Glorioso volte a sua caminhada Gloriosa...abraço

Anónimo disse...

VeRMeLHoVZKy, mais uma vez, subscrevo tudo...

Esta discusão, entre os Benfiquistas, parece-se com a eterna discusão do 'Ovo e da Galinha', alguns acham que foram os erros das Direcções do Benfica, que abriram espaço para o FCP ganhar titulos, e consequentemente são os principais responsáveis pelos maus resultados da nossa equipa, outros onde eu me incluo, acham que foi a Máfia instalada no nosso futebol, a princiapl responsável pelos titulos do FCP, e consequentemente ao evitar que o Benfica ganhe titulos, (porque para nós, só o primeiro lugar é que conta) fez com que a equipa, e adeptos entrem em 'depressão'!!!

Com todo o respeito por todos, a cronologia destes acontecimentos, para mim é obvia, em primeiro lugar o futebol Português foi tomado de assalto, por uma organização criminosa (no livro do Marinho Neves, está lá tudo explicado), e só depois, é que a ausência de titulos no Benfica, 'obrigou' os nossos dirigentes a tomar decisões erradas.
Digo mais, enquanto o criminoso-mor estiver no poder, poderemos escolher o melhor presidente do mundo, podemos escolher o melhor treinador do mundo, com os melhores jogadores possiveis (dentro do nosso orçamento), e os resultados não irão ser muito diferentes...

Gus disse...

Portanto, pelo que depreendo, a solução é.................................não fazer nada, ficar de braços cruzados. Impávidos e serenos, como têm estado os benfiquistas perante o (pobre) estado das coisas.
Um benfiquista não se rende, um benfiquista não se acomoda. Não vou ficar parado a ver o meu clube ser enxovalhado e humilhado. Tou farto!
Pensei que encontrasse aqui apoiantes para a minha causa, mas já vi que pelas reacções não é aqui que vou encontrar outros benfiquistas que partilhem do meu sentimento de revolta.
Se preferem continuar a colocar posts e novos videos, tudo bem. Mas isso não ajuda o clube.

Anónimo disse...

Gustavo, Não é mais uma revolução interna que o Benfica precisa... Desde 1994 que o benfica parece um troca tintas...
Precisamos é de estabilidade e que seja feita justiça. Equanto o poder no futebol continuar nas mãos de quem está vai tudo continuar na mesma e não é trocando o LFV pelo Jaime Antunes que as coisas vão melhorar.
Pareces-me mais um apoiante da referida pessoa do que um verdadeiro benfiquista...

Não precisamos de benfiquistas desses... Precisamos é de quem lute pelo clube e não de quem luta contra o clube...

Tenho pena que tenhamos andado nisto durante anos... e que os abutres vermelhos continuem a pairar...

O VeRMeLHoVZKy disse toda a verdade e o Sr Gustavo ainda veio criticar... Trocavas o LFV e estavas mais 10 anos a arrumar a casa sem ganhar nada (isso sim cruzar os braços e fingir que se esta a fazer qq coisa) pra não falar que tvz perdessemos a unica coisa positiva que temos nesta altura "as finanças saudaveis"!

A batalha tem de se fazer pela justiça, contra os Lobbys do norte e contra a Comunicação Social. Esses sim são os verdadeiros culpados do insucesso das equipes de Lisboa.

FORÇA BENFICA!!!!

Anónimo disse...

A verdade dói, não dói... foram tropeções uns atrás dos outros, más gerências (é que ser presidente do SLB é estatuto), mas os presidentes têm de perceber que o clube não é deles e não têem de ter proveito próprio.Hoje em dia um clube é uma empresa, tem que gerar lucro, tem que haver investimento para posteriormente haver retorno, e essa gestão não tem trazido proveito, nem tão pouco tem sido bem aplicada.Se ao aplicar-se medidas de contratações a nível dos melhores atletas (campeões comprovados) para as modalidades, porque é que esta regra não se aplica ao futebol? Não teriam um maior proveito ao contratar um treinador com experiência ganhadora? Ou jogadores de 1ª linha? Outra coisa que não entendo é como é que certos jogadores são vedetas de onde vem e chegam ao SLB tornam-se jogadores sem motivação, medíocres e que se calhar dá mais jeito po-los a rodar num clube inferior? Existe tanta falha na prospeção, que quem fica a ganhar são os clubes que recebem os jogadores depois de terem sido dispensados pelo SLB!! Não compreendo como é que não se consegue motivar ou desenvolver um jogador que está na flor da idade e quer é mostrar serviço. Como referi acima, defendo a contratação de jogadores de 1ª linha, mas também a formação de novos jogadores. Temos putos novos que podiam perfeitamente começar a participar regularmente nos treinos e convocatórias, para se irem habituando a grandes palcos, para estarem mais bem preparados quando fossem chamados a intervir. Mas não, ou se opta por emprestar ou então lançá-los às feras para ver se faz alguma coisa de jeito.
O texto do blog é realmente o passado recente do SLB.
Mas eu costumo dizer que A ALMA BENFIQUISTA É ENORME.

EU SOU BENFIQUISTA COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR.

LF disse...

Estou mais com aqueles que defendem que o problema do Benfica está em si próprio (leia-se, na sua direcção), do que os que insistem em desculpar tudo com o exterior.
Muito do que disse o vermelhovsky é verdade, mas isso não pode escamotear os sucessivos erros, sobretudo no plano desportivo, em que LFVieira tem caido.
Se o seu primeiro mandato foi bastante positivo, o segundo está a ser uma desilusão total, levando o clube a um impasse total.

É bom que percebamos que não foi ele que construiu o estádio (foi inaugurado ainda antes de tomar posse como presidente), nem projectou o centro de estágio, que nos lembremos em que condições fomos campeões em 2005 (com 65 pontos e graças a uma época para esquecer do F.C.Porto).
Depois, há que não esquecer que o passivo do Benfica é, de longe, o maior entre os clubes portugueses, e pouco ou nada tem sido amortizado.
O Benfica gastou quase 30 milhões de euros em aquisições para esta temporada, e ficou com uma equipa mais fraca que a que tinha com Simão, Miccoli e Karagounis, entre outros.

Nas modalidades ditas amadoras os títulos não aparecem (e LFV até queria acabar com elas), os resultados do futebol formação não se vêm.

Onde está o projecto de negociação do naming do estádio ?
E o canal de televisão anunciado em 2005 ?

O Benfica é hoje um clube eternamente adiado, com um presidente que se comporta como estando sempre em campanha eleitoral.
Luis Filipe Vieira vai-se valendo da comparação com Vale e Azevedo para manter alguma simpatia junto de alguns sectores de sócios, nomeadamente das casas do Benfica, que foram também a primeira linha do apoio a Vale , como se recordam. Mas não podemos esquecer que ele está no clube desde 2001, e já estamos em 2008 !!!
O Benfica cada vez se afasta mais do F.C.Porto em todos os aspectos, e Luis Filipe Vieira já demonstrou não ser homem para inverter essa situação.

O seu papel no clube está esgotado, e há que encontrar alternativas.
Não nos iludamos com arbitragens, nem com jornalistas hostis. O Benfica tem de saber viver com isso, e tem de saber reverter essa situação. Caberia à direcção fazê-lo, mas também aí LFV falha em toda a linha.

Não acredito em Jaime Antunes.
Sim em Bagão Félix, que ainda no último sábado assumiu ser um sonho seu presidir ao nosso clube.

LF
www.vedetadabola.blogspot.com

Anónimo disse...

eu comecei a ver futebol precisamente em 94 por isso ainda sou dos benfiquistas que teem raça e sao doentes pelo benfica eu conheci por pouco tempo o verdadeiro benfica mas é uma questao de tempo o k me preocupa é se sao 10 ,15 ou 20 anos para ter de novo o meu benfica.
ao ver estas imagens de toni so me apetecia era matar akele fdp do damasio mais que ser competente eu admiro o benfiquimo entranhado no lado mais profundo da alma por isso gosto imenso de toni e alvaro magalhaes como de humberto etc mas o ke fizeram ao toni n se faz quem chora pelo benfica enfrente as cameras queeeeeemmmmmmmmmmm caralho quem???????????? vao se foder o benfica só tem dirigentes de merda lunaticos so uma merda e enquanto nao aprecerum homem serio com discurso serio sem conversas da treta de campeoes europeus e tal nunca mais saimos da merda pois nao basta bons jogadores é preciso ordem rigor filosofia resuscitar a mistica e nao é com este merdoso ke é socio do porto e do sporting ke vamos la mas espero ainda em vida ver o meu benfica comandado por homens a serio e a ganhar

norte vermelho

Gus disse...

«.... Não só por ser bom, mas porque o Benfica também precisa de uma transformação rápida. Não pode andar a perder continuamente. Há algo de mau dentro do Benfica. É como um indivíduo que está doente durante muito tempo. É porque não acerta no tratamento...», começou por afirmar Manuel Sérgio.

Esta é a análise de uma pessoa imparcial que percebe de futebol como poucos.

E, de acordo com os últimos comentários, não sou só eu que penso que há algo de mau, algo de podre dentro do Benfica. Os jogadores e treinadores têm mudado, os resultados continuam a ser medíocres. Por isso, a solução é a saida desta direcção. Querem estabilidade? Estabilidade de quê? Estabilidade de derrotas? Perdemos hoje, amanhã e depois..........
Uma coisa era vermos plantéis em crescendo de qualidade de ano para ano, ou a aposta racional em jovens com potencial. Mas não, vemos mantas de retalhos de ano para ano. Mas depois de termos a equipa maravilha, acho que não poderia vir melhor.........

O Benfica precisa de sangue novo, de uma capacidade organizativa e uma cultura e dinâmica de vitória bem vincadas e à altura dos pregaminhos do clube.

Espero que surja alguém com gabarito e capacidade para o cargo, no entanto, continuo a afirmar: Devemos fazer algo para ajudar o clube, pelo menos manifestarmo-nos contra esta direcção.

ANTI-BANDEIRAS NN disse...

Caro Bakero

Esqueceste-te de dizer que a partir de 1994 começaram a proliferar em jogos do Benfica MILHARES E MILHARSES DE BANDEIRAS NEONAZIS....

E foi aqui que começou o declínio do clube....

Uma grande coincidência realmente...

Não te esqueças de adicionar QUE DESDE QUE O BENFICA PASSOU A TER UMA IMAGEM NAZI QUE O CLUBE NUNCA MAIS FOI O MESMO...

Contra factos não há argumentos....

Anónimo disse...

epa deixa la as bandeiras nn isso é uma questao de imagem na altura era moda era apelativo era diferente nos nn nao á nazis nem extremas direitas existem todas as raças no nn eles apoiam o benfica incondicionalmente apesar de tambem fazerem umas asneiradas defendem o benfica e precisamos é de quem defenda o benfica

norte vermelho

ANTI-BANDEIRAS NN disse...

PARABÉS POR ESTE POST

O FILHO BASTARDO DO SL BENFICA É O....NN BENFICA...O CLUBE NUNCA MAIS FOI O MESMO DESDE QUE APARECERAM ESSAS MISERÁVEIS TARJAS NEONAZIS...

OS NN começaram em 92 mas podem ver a Luz na festa do título de 93/94 com o Guimarães cheia quem nem um ovo.....COM BANDEIRAS DO BENFICA MAIS NADA....

A SEGUIR EM 94/95 COMO O SHOKY BEM REFERE COMEÇARAM AS MILHARES DE BANDEIRAS NN NOS JOGOS DO BENFICA...

Até hoje o Benfica nunca mais foi o mesmo....nunca mais...


a sportinguização, a decadência, o azar e a maldição do Benfica começaram no dia em que foi criada uma claque com símbolos neonazis que mancharam até hoje o clube.

Acabará quando um presidente do Benfica acabar em definitivo com essa claque.

Não querem acreditar cá estaremos para ver....

a vossa dor é a minha acreditem e vou colocar este fabuloso post no meu blog

abraço

Anónimo disse...

Muito bom! Isto é de facto um estado de alma! continua o bom trabalho!