28 de abril de 2008

Ser Benfiquista





Download do documentário completo aqui.

Como tinha avisado, o ESPN Classic transmitiu um documentário intitulado "Ser Benfiquista". Como já desconfiava, é o programa que a RTP transmitiu no dia seguinte à conquista do campeonato 04/05.

Apesar dessa semi-desilusão (porque gostava de ter visto algo novo), penso que é um documentário bastante interessante, e que lava um pouco a alma, nestes momentos tão difíceis e até um pouco deprimentes para o Benfiquismo.

Claro que o programa podia estar melhor, mostrar mais imagens das vitórias do passado, ter algumas entrevistas mais interessantes, mas no meio da pobreza que é o meio audio-visual destinado aos clubes de futebol português, isto sabe a ouro!

Por acaso é algo que me decepciona um pouco (para não dizer muito...), esta reduzida aposta dos clubes portugueses na área da multimédia. Ainda agora, até os supermercados Modelo estão a comercializar um DVD com os melhores momentos da selecção nacional ao longo dos tempos, e eu fico a pensar: E porque raio não fazem algo semelhante os nossos clubes (ou, vá lá, a sportinveste)?

Eu pergunto-vos: não acham que é um fonte de rendimento que o Benfica, que é o que nos interessa, está a desperdiçar? Se na loja do Benfica estivesse à venda um DVD sobre a História do clube (e falo de uma coisa bem feita, claro, e não esta decepção que há tempos foi lançada), ou um DVD sobre o antigo Estádio da Luz, ou sobre o Eusébio, ou até mesmo sobre o Rui Costa, aproveitando a sua despedida iminente dos relvados, não seriam os primeiros na fila para comprar? Eu não tenho ideia exacta dos custos de produção associados a um producto destes, mas acho que seria mais uma fonte de rendimento rentável para o clube (tal como faz com o merchandising das camisolas, cachecóis, etc) e acima de tudo, satisfazia os adeptos.

Só para terem uma ideia de como estamos atrasados nesta área, vejam bem a quantidade de DVD's que existem à venda na Amazon, sobre o Liverpool, por exemplo.


Enfim, enquanto o nosso mercado não evolui nessa área, sempre podem arranjar material contactando um tipo, que tem um blog cujo nome começa em "m", acaba em "a", e tem pelo meio "emória glorios" :-).

Para quem nunca mais deu uma vista de olhos, volto a recordar que podem adquirir (ou preferencialmente fazer troca com) dvd's da minha (cada vez mais gigantesca) colecção, bastando ler o post que fiz sobre o assunto, para esclarecerem todas as dúvidas.

De qualquer maneira, para vos aguçar o apetite, vou só recordar alguns dvd's que arranjei nos últimos meses:

. Benfica-3 Feyenoord-1 de 1963
. Liverpool-1 Benfica-0 de 1984
. Benfica-5 Sporting-0 de 1986
. Benfica-2 Anderlecht-0 de 1988
. Benfica-2 Sporting-1 de 1994
. Sporting-1 Benfica-4 de 1998
. Resumos de todos os Campeonatos Nacionais entre 92/93 e 97/98 + 04/05
. Alemanha-0 Portugal-1 de 1986
. Portugal-3 Irlanda-0 de 1996
. Portugal-3 Inglaterra-2 de 2000
. Holanda-0 Portugal-2 de 2002

A colecção toda pode ser vista aqui.

Ps: Já há bastante tempo que não o actualizava, mas confirmo o abandono definitivo à Memória Ridícula. Por um lado, já há algum tempo que não me sinto com moral para gozar com o mal dos outros, e por outro, embora sempre tenha um certo gostinho ver os outros dois estarolas em situações caricatas, não é isso que me faz "correr". Se tenho um grande prazer em fazer os posts para este blog (e acreditem que fazer os clips dão algum trabalho, isto é mesmo só para quem corre por gosto), para o outro já os fazia um pouco por obrigação, e para isso, não vale a pena estar com chatices. Apenas não o apago, porque de vez em quando, pode dar (a mim ou vocês) uma daquelas vontadezinhas sádicas de ir rever algum daqueles videos :-).

10 Comentários:

daniel xarope disse...

Olá Bakero!! Concordo plenamente com o que dizes!! Como é possivel O Benfica não apostar na área de multimédia, com o historial rico como tem com os jogos que teve e tanto nos marcaram com os jogadores que teve e tem como o Rui Costa? De facto muito desse problema se deve à negociação que o Benfica teve com TBZ pois entregou de bandeja todo o merchandising a essa empresa que coicondencia também é a do POrto , Sporting, Braga e Académica...enfim...Belo exmemplo que deste como por exemplo o Liverpool, Celtic, Man United que fazem as delicias dos adeptos com autênticas obras de arte retratadas em DVD. Já agora o meu blog... www.slbpluribusunum.blogspot.com

Anónimo disse...

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE

Anónimo disse...

Bakero gostava muito de ter:

. Liverpool-1 Benfica-0 de 1984
. Benfica-5 Sporting-0 de 1986

Se tiver de pagar, seja. Que precisas?

Bakero disse...

Preciso que mandes um mail para o memoriagloriosa@clix.pt e aí falemos sobre esse assunto ;-)

António Pista disse...

Toda a actualidade sobre futebol, comentada por 4 benfiquistas, 3 sportinguistas e 2 portistas num blog só:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Também a actualidade futebolística é discutida no Águia de Ouro:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Visitem...

PS: Se quiserem adicionar à barra lateral nós fazemos o mesmo convosco!

Saudações bloguistas!

Anónimo disse...

Amo te BENFICA,porque és razão de eu viver
Es a razão de me fazeres sorrir,es razão de me fazer chorar
Por ti tou disposto a morrer,por ti tou disposto a matar
Por ti tou disposto desta vida partir,até ao fim vou te sempre acompanhar

Amo te BENFICA,para sempre vou te amar
Jamais por algo vou me assim apaixonar,jamais por algo irei tanto lutar
Tua grandeza é imcomparavel,tua mistica inegualavel
A tua gloria,a tua historia,estará sempre presente na minha memoria

Amo te BENFICA, no melhor e no pior,
Irei te sempre ser fiel,sou teu soldado eterno,e tu es meu quartel
Es meu brasão imortal,es a minha identidade
Para o bem ou para o mal irás ter sempre a minha fidelidade

Amo te BENFICA,essa tua beleza tão pura
Com muita raça e fervor,na alegria e na dor
Meu coração chama por ti, como um lobo chama a lua
Porque fui,sou e serei BENFIQUISTA com muito orgulho e muito amor...

Anónimo disse...

Vá lá, Bakero, não acabes já o "Memória Ridícula" pq hoje tens uma adição de ouro: o jogo "tripeiros 0 - Nacional 3"!...

Anónimo disse...

Benfiquistas, quinta todos à Luz. Vamos apoiar a nossa equipa de andebol! Eles sim, jogam à Benfica. Infelizmente o Donner vai sair, mas enfim, são os dirigentes que temos...........Quinta-feira, 21 horas, pavilhão EDP, Benfica-ABC.
Era lindo sermos campeões......

Vamos encher o pavilhão e mostrar o que é a raça benfiquista!

Anónimo disse...

Epa sinceramente preferia ver os DVD's das glorias actuais..
mas como infelizmente não as temos:(
e lá vem mais 1 treinador a enterrar-se...coitado do Erikson.. vem para o clube dos incompetentes:s enfim

abraços

Anónimo disse...

Na minha opinião o blog do Memória Rídicula nunca devia ter sido criado!
Chama-se a isso dar importancia ao adversário!!
e pelos vistos..damos...