24 de abril de 2008

Boavista-1 Benfica-3 de 1996






Download do video aqui.

E eis que se aproxima o final de uma das piores épocas que há memória (pior que esta, talvez só mesmo a de 00/01). Digamos que o Benfica vai-nos habituando ao sofrimento e às desilusões, mas esta temporada foi demais.

Não houve um único grande momento, não houve uma única grande alegria, não me recordo de ter festejado esfusiantemente um golo (estive no outro dia a pensar, e só o golo frente ao Celtic na Luz a poucos minutos do fim, e os 2 golos iniciais ao Sporting no outro dia me fizeram "saltar da cadeira"). Vivemos na mediocridade, na falta de qualidade, na falta de ambição, na falta de profissionalismo...

Tal como na temporada anterior, um Benfiquista chega ao final a pensar que foi um ano perdido, (mais) uma época atirada ao lixo.

Mas indo-se os anéis, podem e devem sobrar os dedos. Isto é, o Benfica tem obrigação de somar 9 pontos nos últimos 3 jogos e procurar a melhor classificação possível. Já nem falo no 2º lugar, porque esse vê-se há muito que está reservado aos vitós (e vai uma aposta como o porto vai jogar com os suplentes todos e vai perder?), mas pelo menos o 3º lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Esperemos que isso ao menos seja alcançado...


Bom, mas quanto ao video. O Benfica vivia nessa altura uma situação semelhante à actual, talvez um pouco melhor. Estávamos na recta final da temporada 95/96, e o título já estava (practicamente) entregue ao FCPorto, restando aos 2 grandes de Lisboa e a um outsider (então o Boavista) a luta pela 2ª posição.

Na jornada anterior, o Benfica tinha dado um passo importante, ao derrotar o FCPorto na Luz, e neste jogo manteve a boa forma.

Frente ao forte Boavista de Manuel José (que partia para este encontro na desejada 2ª posição), o Benfica jogou à Benfica, já que mesmo reduzido a 10 elementos durante a maior parte do tempo, conseguiu uma bela vitória por 3-1, com uma grande exibição do capitão João Pinto e deixando assim satisfeitos os milhares de benfiquistas que estavam no Bessa.

Quem não ficou nada satisfeito, aparentemente, foi o comentador da RTP, que no final do jogo, só muito difícilmente escondia a azia, terminando inclusivé a emissão com uma deliciosa verdade de la palisse: "Benfica que acaba por conseguir uma vitória feliz, diga-se, conseguida com golos marcados". :-)

Benfica esse, que acabaria mesmo por segurar a 2ª posição, e caso estejam recordados, terminou a época da melhor maneira, com a conquista da Taça de Portugal, derrotando o Sporting na final por 3-1, vitória construída também ela curiosamente com golos marcados eheh.

Ps: Só um pequeno aparte acerca da "manifestação" de há uns dias (eu coloco entre aspas, porque acabou mais por ser uma reunião/tertúlia que propriamente uma manifestação). Foi claramente mal organizada, não teve a aderência desejada, foi mal compreendida por muitos. Mas, na minha opinião, não falhou no essencial: mostrou que há Benfiquistas descontentes, mostrou que ou as coisas melhoram ou há uma vaga de fundo, que por enquanto é pequena (incompreensívelmente, se querem saber a minha opinião), mas que pode crescer e muito.

Ps2: Hoje à noite, o ESPN Classic vai dar um documentário sobre o Benfica e os Benfiquistas. Esperemos que seja um programa interessante e que consiga apanhar a essência do que é isto de ter na alma a chama imensa.

Ps3: Só outra coisa: Só espero que estas notícias sobre o Carlos Queiróz sejam uma brincadeira. É que escolher Queirós só por si é um erro (que currículo tem ele como treinador principal para ser considerada a melhor opção?), oferecer-lhe um contrato de 4 anos é desastroso. Será que LFV já parou para pensar que para o ano há eleições e ele, surpresa das surpresas, poderá perdê-las? Já alguém pensou no tipo de indemnização que estaremos a falar se porventura as coisas correrem mal?

Ps4: É o último p.s., juro. Jorge Ribeiro? Jorge Ribeiro?? Jorge Ribeiro??? Mas já não há dignidade, memória, respeito, orgulho próprio neste clube? Já agora, que tal ir buscar também Maniche, Sokota e Jankauskas? Ou tentar convencer Jesualdo Ferreira a regressar ao clube? Ou convidar Paulo Sousa para director? Ai benfiquinha, benfiquinha...

10 Comentários:

Anónimo disse...

como e que foi possivel dispensar um génio como joao pinto ! se nao queriam mais o jvp, entao era so esperar por propostas para vender o passe até porque jvp fez um optimo euro 2000...

Anónimo disse...

A saída do João Pinto marcou uma época de transição mas realmente poderíamos ter feito um dinheirinho com ele... Na época seguinte tínhamos uma equipa excelente e com um treinador chamado José Mourinho, mas essa época acabou por ser uma desgraça devido à perda das eleições por parte do Vale e a consequente chegada de um Vilarinho que pôs lá o Toni... Enfim...!
Não posso concoradr com a parte em que se diz que a época anterior foi como a deste ano... O Benfica jogava muito, não foi campeão principalmente devido a um jogo com o Boavista que foi o mais incrível que vi e lutou pelo título até à última jornada e chegou aos quartos-de-final da UEFA... Quiseram mandar o Fernando Santos embora e os jogadores mais influentes da equipa... Não acontecem milagres!
Aproveito para chamar atenção para a (horrível) forma como o Benfica defende este ano e tem jogadores como o Zoro que nem convocados são (Gosto muito de falar neste jogador pois é dos meus preferidos senão o meu preferido, desde que soube da sua contratação fiquei feliz porque já o conheciae pensei que o Benfica ia ter um grande defesa-direito ms, sinceramente já perdia a esperança porque sei que o vão dispensar pois foi o Veiga que o contratou...!). Outra coisa é que estou triste e fiquei pasmado porque hoje li uma notícia que dizia que o Binya ia ser dispensado... Mas porquê??? Será que ninguém percebe que jogadores africanos numa equipa são importantíssimos devido à sua força de vontade, raça e humildade com que jogao??? Já vi que não...
Até parece que o nosso melhor jogador de sempre não foi aficano...!

Anónimo disse...

Olha bakero podes-me dizer kuando é k vao dar a repetição dakele reportagem sobre o benfica na ESPN ? É k nao consegui ver como deve ser por causa das gralhas da minha irmã e minha mãe. podes-me dizer aki se kiseres tony_santos90@hotmail.com. Ou entao comenta aki no teu blog k venho ca com frequencia pa ver. um abraço!

Anónimo disse...

O meu primeiro comentário tem alguns erros ortográficos porque estava com pressa...
Infelizmente não pude ver o documentário porque não tenho esse canal e espero que este documentário esteja disponível brevemente na Internet e, quem sabe, neste blog...!

Bakero disse...

Estou a pensar fazer o upload do documentário no youtube e depois coloco aqui no blog a referência.

Talvez faça um apanhado dos melhores momentos, porque o programa dura 40 minutos e isso é muita fruta para fazer upload.

Quanto a repetições, retirado do serbenfiquista.com:

Da amanha
a 1 hora da manha (daqui a 2 horas e pouco)
a 5 horas da manha
a 13 horas
26-04-2008 10:00
27-04-2008 3:00

NM. disse...

Fantastico bakero !

Mais boas imagens para um video futuro de uma compilação :)

Grande Tochada !

Enfim. Grande Benfica

Tiagojcs disse...

Divulguem :

http://www.youtube.com/watch?v=2zMUPWlVAaI

Anónimo disse...

é Assim... para quem se gabava no inicio da época que tinha tudo bem planeado...enfim..
Este Benfica vai levar anos a voltar a ser o que era!
Mesmo que este ano venha um treinador tipo Erikson..até podia vir o Mourinho...
sem ter jogadores e estabilidade não consegue fazer nada!
E depois é contratar jogadores da treta...
Tanto dinheiro gasto com a porcaria do Cardozo..tinha-se pago isso ao Miccoli que esse sim valia isso...
não venham a dizer que é o nosso melhor marcador..bah..só marca golos se a bola vier ter com ele..não tem pé direito,não tem cabeça...só tem pé esquerdo...e mesmo assim....bah mais valia termos mantido o Van Hooijdonk..lol
enfim...
se o Benfica tivesse ficado com o Karagounis(eu sei que ele se quis ir embora, mas o dinheiro compra tudo:p), Simão, Miccoli, Manuel Fernandes..mais o Katsouranis, Rui Costa...só faltava um defesa direito...
Tinhamos uma super equipa..agora assim..trocámos os bons pelos mediocres...é obvio que não vamos lá!!
e enquanto se fizer contratações à parva...o Benfica não há-de voltar a ser o mesmo..
e quem fala de futebol, fala por exemplo de Hoquei..há ktos anos n ganhamos um titulo??? e a Andebol???
só a Vanessa Fernandes dá ali alegria:p

beijos e abraços

Anónimo disse...

Boas Bakero...
É possível fazer uma compilação e oh que compilação dos melhores momentos do João Vieira Pinto no Benfica?

Obrigado.

João Pedro disse...

Eu estive nesse jogo. JVP brindou-nos com uma das suas melhores exibições, bem servido por um Kennedy em grande noite. Diga-se também que o muito público afecto ao Benfica não se calava, de tal forma que para o genérico do programa que então correspondia ao Eurogoals, a Eurosport usou precisamente imagens da bancada benfiquista dessa noite.