22 de maio de 2008

Benfica-3 Feyenoord-1 de 1963





Download do video aqui.

Como previa, video a preto e branco correspondeu a zero comentários.

Compreendo-vos, mas se não se importam, vou seguir contra a maré :-).


Conquistada a Taça dos Campeões Europeus em 61 e 62, na temporada seguinte o Benfica embarcou em nova aventura europeia a caminho do tri. Se o Real Madrid ganhou 5 vezes seguidas, porque não pode o Benfica repetir esse domínio prolongado?, deve ter sido o pensamento da altura.

Até porque, o Benfica mantinha practicamente a mesma equipa, apenas com José Torres a entrar como titular em relação aos outros anos. Uma grande diferença, contudo, deu-se ao nível do treinador, já que como se sabe, Bella Guttman abandonou o Benfica após a final de Roterdão, para ser substituido por Fernando Riera, mas mais importante que isso, despediu-se com a sua famosa maldição...

Anyway, nas primeiras eliminatórias tudo correu como previsto (na 1ª eliminatória o Benfica ficou isento por ser o campeão europeu em título): 1-1 fora e 5-1 em casa ao Norrköping; 2-1 em casa e 0-0 fora ao Dukla de Praga; até que chegou o forte Feyenoord nas meias-finais. Na Holanda, o Benfica conseguiu um positivo empate a zero bolas e tudo ficava guardado para mais uma bela noite europeia na Luz.

E aí, o Benfica foi implacável (até este momento o Benfica seguia invicto em jogos europeus no estádio da Luz, estatuto que só perderia com a visita do Manchester United em 1966) e venceu por 3-1, com golos de Eusébio, José Augusto e Santana.

Este jogo foi também histórico para a RTP, já que foi a 1ª transmissão televisiva em directo em Portugal.

Bom, o país teve então oportunidade de festejar o 3º apuramento consecutivo para a final da Taça dos Campeões Europeus, mas na final o Benfica sofreria o 1º episódio da saga "maldição do Bella Guttman". O video e as incidências dessa partida poderão ver neste post antigo.

Ps: Um comentáriozito ao menos, arranja-se? Eheh...

12 Comentários:

Anónimo disse...

Um facto curioso que o meu pai me contou: a basófia agoniante que estes holandeses tinham. Principalmente a imprensa que dizia que o Benfica e Portugal eram pequenos.
O treinador deles chegou a chamar campónios aos benfiquistas.

Isto tudo antes do jogo claro está.

Anónimo disse...

Enganei-me. Esse episódio foi afinal uns anos mais tarde quando o Feyenoord acabou por perder 5-1 na Luz pelo que ainda deve ter sido mais divertido hehehe

Anónimo disse...

LoL. Parabens bakero pelo blog. sejam jogos antigos ou jogos recentes o Benfica é sempre o mesmo. GLORIOS

Anónimo disse...

Cada vez tenho mais saudades do antigo estadio...que prazer em ver estas imagens.Parabens pelo blog.So pode ser de grandes Benfiquistas.Bravo.

Anónimo disse...

ola ola
epa sinceramente não tive vontade de comentar o outro video,e estou a comentar este porque vá xD para n deixares de postar xD lol
n agr a serio...epa a ver o Benfica como foi esta época, e como já estou a ver que vai ser a próxima...
já perdi a fé no Benfica..enquanto houve incompetencia lá..e reparem que o Rui Costa não tem experiencia nenhuma neste campo..e está a ter grandes dificuldades em encontrar um treinador que queira treinar o Benfica...
e sinceramente não estou a ver onde se vai arranjar dinheiro para arranjar bons jogadores.. sim porque não é com Nelsons, Luis Filipes,Bynias e Cardozos que se ganham campeonatos...
sinceramente vou sem expectativa po proximo campeonato, assim não fico tão desiludido!

abraços e vá força pó Blog, que neste momento é mais glorioso que o Benfica actual:(

Anónimo disse...

MEU AMIGO OBRIGADO PELO BLOG E POR TODOS ESTES VIDEOS MARAVILHOSOS.
TAL COMO TU SOU UM APAIXONADO POR FUTEBOL E PRINCIPALMENTE ANTIGO E HISTÓRICO. SOU UM COLECIONADOR, VICIADO. PASSO A VIDA A TENTAR ARRANJAR NA NET TUDO O QUE SEJA VIDEO HISTÓRICO DE GRANDES CLUBES.PRINCIPALMENTE VIDEOS DO MEU CLUBE DE CORAÇÃO, O GLORIOSO E TAMBEM DE UMA ANTIGA PAIXÃO, ESSE SIM O MAIOR CLUBE INGLES DE SEMPRE, O LIVERPOOL. E PARA QUE POSSAS CONTINUAR COM O TEU BOM TRABALHO, SÓ TE DIGO.
YÓUL NEVER WALK ALONE

Bakero disse...

eagleheart, por acaso também sou um grande apaixonado pela História do Liverpool.

Se quiseres, manda um mail para o memoriagloriosa@clix.pt e eu indico-te a maneira de "comprares" uns dvd's bem interessantes sobre a fabulosa História dos Reds.

Anónimo disse...

A malta comenta menos, mas vê na mesma!:D

Anónimo disse...

De facto era muito mais facil ser do Benfica nesta altura, e eu pergunto:-Será que vale a pena?E respondem-me o meus amigos:-Tudo vale a pena quando a alma é benfiquista.
Mas às vezes...Vamos ver o que nos reserva esta época.
Parabens pelo blog

NN_16 disse...

http://manchaencarnada.blogspot.com/

Unknown disse...

Bossio, Dudic, Tahar, Ronaldo, El Hadrioui, Thomas, Chano, Luis Carlos, Taument, André e Tote.

Nuno Santos, Okunowo, Sérgio Nunes, Sérgio Soares, Rojas, Marco Freitas, Peixe, Dani, Escalona, Mawete e Porfírio.

Zack Thornton, Gary Charles, King, Paredao, Pesaresi, Éder, Uribe, Machairidis, Cabral, Cadete e Pepa

Toni,Cristiano, Toni, Diogo Luis, Harkness, Paulo Almeida, Fernando Aguiar, George Jardel, Toy, Karadas

Pedro Neto disse...

Não te apoquentes com os comentários, Bakero. Os fiéis continuam cá, comentando ou não. Abraço.