29 de maio de 2008

Benfica-5 Real Madrid-1 de 1965





Download do video aqui.

Video-extra:

Real Madrid-2 Benfica-1 (os golos no jogo da 2ª mão)

Continuando pelo grande Benfica da década de 60, trago agora o que terá sido, porventura, a melhor vitória de sempre do Benfica no estádio da Luz.

Estávamos na época 64/65 e o Benfica tinha arrancado para mais uma memorável aventura europeia. Já tinha eliminado (com goleadas, naturalmente) o Aris da Grécia, e o Chaux-de-Fonds da Bélgica.

Mas nos 1/4 de final apareceu o Real Madrid. O Real Madrid que não muito tempo atrás tinha sido pentacampeão europeu. O Real Madrid que o Benfica tinha vencido de forma tão sofrida e gloriosa na final de 62. O Real Madrid que no ano seguinte se sagraria mais uma vez campeão europeu. O Real Madrid de Santamaria, Puskas e Gento.

Mas nada disto conseguiu fazer frente ao Benfica de Eusébio, Coluna e Simões e a um estádio da Luz naturalmente a abarrotar.

Aos 25 minutos já o Benfica dava 3! Na 2ª parte o Real ainda reduziu, mas perto do fim o Glorioso fez mais 2 golos até chegar ao sensacional resultado de Benfica-5 Real Madrid-1! Golos de José Augusto, Simões, Coluna e Eusébio a bisar.

O Benfica avançaria então para as 1/2 finais, onde eliminou o Vasas (1-0 fora, 4-0 em casa), até perder a final para o Inter de Milão em pleno San Siro, jogo já recordado neste post.


Giro, giro, era estas gloriosas vitórias não terem sido já há 40 anos atrás, mas é este peso da História que o Benfica carrega, é esta a magnitude da lenda do Sport Lisboa e Benfica, e eu gostava imenso que o novo treinador e os jogadores do Benfica tivessem a noção do símbolo que representam.

Saberão eles que o Benfica já espetou 5 ao Real Madrid?

5 Comentários:

Anónimo disse...

A arrancada do Eusébio, que acaba no golo, é fenomenal...!!!

Anónimo disse...

Porque não nasci nestes anos ?! :\

Grande bakero :)

Anónimo disse...

Sou do BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE TENHO A GENICA QUE A QUALQUER EGRADECE SOU DE UM CLUBE LUTADOR QUE NA LUTA COM FERVOR NUNCA ENCONTROU RIVAL NESTE NOSSO PORTUGAL! Ser benfiquista...

Anónimo disse...

Uma super equipa e um super Eusébio, a arrancada do Eusébio e a colocação e potência do remate...era assim Eusébio:)

Anónimo disse...

Ya no corria la Saeta Rubia (Flecha Loira) por el bernabeu......