4 de junho de 2008

Benfica-5 Feyenoord-1 de 1972





Download do video aqui.

Antes de mais, não podia deixar de falar sobre o tema do dia:

Hoje fez-se um pouco de justiça, hoje ficou um pouco reparada a enorme dívida que o FCPorto tem relativamente à isenção e honestidade no futebol.

Desejo ardentemente que os recursos do FCPorto não dêem em nada (mas agora já recorrem, é engraçado...) e se confirme o afastamento do clube regional da Champions. É mesmo assim: corruptos não entram!

Se o Benfica beneficiar disso, óptimo (até porque é o que está nos regulamentos); se não, não me importa por aí além. O fundamental é que o FCPorto sofra as consequências dos seus actos. Mas, de qualquer maneira, a má fama e o carimbo de corruptos na testa já ninguém os tira, e isso já é uma grande vitória.


Bom, quanto ao video. Trata-se de outra grande noite europeia do Benfica de preto e branco.

Com uma equipa sensacional (cujos feitos já foram devidamente realçados aqui), o Benfica atingiu os 1/4 de final da Taça dos Campeões Europeus em 71/72, onde encontrou novamente o Feyenoord (após o confronto de 9 anos antes, já falada no penúltimo post), e desta vez foi verdadeiramente memorável.

Porque na 1ª mão o Benfica perdeu 1-0 e porque o treinador Holandês resolveu dizer algo como "os portugueses jogariam para não descer de divisão, no campeonato Holandês".

Pois bem, o Inferno da Luz fê-lo engolir as palavras e o Benfica venceu de forma sensacional por 5-1, com 3 golos marcados nos últimos 15 minutos (talvez os mais famosos 15 minutos à Benfica), para dar mais emoção e tudo!

O glorioso avançaria então para as 1/2 finais, mas aí não foi capaz de eliminar o Ajax de Johan Cruyff, campeão europeu na época anterior, bicampeão europeu nessa época e tricampeão europeu na temporada seguinte!


E agora, vou começar a preparar as pipocas para às 20h me deliciar com o bimbo da costa a espumar por todo o lado eheh.

7 Comentários:

Anónimo disse...

Parece que os treinadores Holandeses, nunca tiveram muito jeito para as conferências de impressa, e eu a pensar que era só o Komem

Anónimo disse...

Este Benfica de 72 tinha estaleca para ser campeão europeu..no ano seguinte ganhou o campeonato sem derrotas...e dava espectáculo...só estes 5 ao Feyenoord que tinha sido campeão europeu em 70, já dizem muito da classe da equipa:)

Anónimo disse...

O Feyenoord e o Ajax na mesma época. Na altura não ia só o campeão? Porquê esta excepção?

Bom trabalho bakero

Bakero disse...

rfp85, porque como referi no post, o Ajax tinha sido campeão europeu na época anterior.

Sendo que no campeonato holandês da temporada anterior, o Feyenoord deve ter sido o campeão, certamente...

Anónimo disse...

Eu depois lembrei-me disso. O vencedor da Taça Campeões Europeus tinha sempre acesso.

Bons velhos tempos estes que nos trazes bakero.

Anónimo disse...

Olha bakero em relação à última frase dessa mensagem do vídeo, é rídiculo ver k parece k os jornalistas da sic até têm pena dele (bimbo da costa), riem-se das piadinhas dele, e são facilmente influenciados sem se aperceberem (ou sim) a mudar de repente de assunto (kuando tavam a falar da exclusao do porto da champions, mudaram para a situação de transferências de certos jogadores.) Parece k o sistema acabou por se enfiou no cu da dona clara de sousa (esta k se fartou de rir com as piadinhas dakele bimbo), ou seja, a sic parece k tá influenciada ou sei lá o k.....enfim....

Anónimo disse...

eu tinha 11 anos e fui com o meu Avô ao Estadio da Luz foi uma noite maravilhosa tinha muita curiosidade em ver o video mas "cadê ele" ????