13 de maio de 2008

Portugal-3 Irlanda-0 de 1995





Download do video aqui.

"Acabo no meu estádio, acabo no meio da minha gente."


Foi das coisas mais bonitas que assisti na minha vida. Já lá vão alguns dias e ainda me emociono quando penso nos últimos 5 minutos do jogo em que não tirava os olhos do Rui, ao momento em que foi substituído, a todo o carinho que o estádio da Luz lhe ofereceu, à volta de honra e às palavras simples e belas que o Maestro pronunciou.

Costuma-se dizer que só quando perdemos alguma coisa, damos valor a ela e este é um caso disso. Como admiti no último post, nunca fui o fã nº1 do Rui Costa (o que não é dizer que nunca o admirei, porque sempre o adorei, como qualquer Benfiquista), mas só no domingo me tocou verdadeiramente o que perdemos.

É que o Rui Costa, mais do que um símbolo do Benfica, é um símbolo do Benfiquismo. E isso tem um valor inestimável, mais até do que a 1ª categoria.

Recomendo vivamente que assistam a este video, feito pelo Pedro Neto. O download pode ser efectuado no Encarnados.


De qualquer maneira, o nosso Rui também deu muito à nossa Selecção que embarca dentro de algum tempo em mais uma aventura europeia e uma das suas melhores exibições terá sido neste Portugal-Irlanda, que era decisivo para o apuramento para o Euro 96.

Mas mais do que a exibição, o que ficou para a História foi um dos melhores golos da sua carreira, na sua baliza predilecta, já que já tinha sido aí que tinha marcado o penalty decisivo naquela final do campeonato do mundo de juniores contra o Brasil, e no épico com a Inglaterra do Euro 2004.

São estes momentos de magia que perdemos, mas fica a esperança que continue com assistências divinais e golos maravilhosos de fato e gravata, contribuindo para a estabilização e organização deste clube que se encontra à deriva.

Do fundo do coração, desejo a melhor sorte ao nosso Rui!

Ps: Para além da confirmação do deprimente 4º lugar, o jogo de domingo teve, contudo, um momento que me levou à loucura (no mau sentido). Minuto 80, 4º lugar mais que certo e os 50.000 no estádio da Luz entretêm-se a fazer a onda. Se não fosse a despedida do Rui, tinha-me ido embora naquele preciso momento. E penso que nem preciso explicar porquê...

11 Comentários:

Anónimo disse...

ainda vamos jogar a pré-eliminatoria da liga dos campeos. o porto vai ser suspenso tambem das competicoes da uefa porque nao apresentou recurso da décisao da comissao disciplinar da liga.

Cristina disse...

Bakero, creio que estás a ver mal as coisas. Pessoalmente não veria assim. Havia a hipótese de chegarmos ao 2º lugar ou ao 3º, sim, mas, acima de tudo, quem foi à Luz no domingo, foi para se despedir do Rui Costa. Era preciso um milagre para conseguirmos o acesso à LC depois do que fizemos a jornada passada.

Achas que, se não fosse a despedida do Rui Costa, perante a época que fizemos, 54mil pessoas iam ao estádio? Se achas, achas mal...

A onda foi feita como uma forma de celebração, de mostrar ao Rui que estávamos contentes, apesar de tudo o que (não) foi feito. Era uma homenagem ao nosso número 10!

Tal como tu, ainda me emociono de cada vez que vejo algo sobre domingo ou sobre o Rui Costa. É pena que os grandes jogadores não sejam eternos... Que falta nos tem feito Eusébio!

Pancho7 disse...

Oi Bakero! Tb achei q com a despedida do nosso maestro se mascarou uma terrível época do SLB.Agr é tempo de se andar para a frente á espera de uma época melhor.

Hj vai dar um jogo do slb na rtp memoria com o Porto em 91. Nao sei como é q acabou esse jogo mas sei que tinhamos uma grande equipa e principalmente um grande treinador, Sven-Goran Eriksson.

Foi o Benfica de Eriksson o principal responsável pelo meu Benfiquismo com o seu futebol de ataque e com os jogos resolvidos com 2 golos nos primeiros 15 minutos do jogo(os famosos 15 minutos à Benfica).

Ainda tenho alguma esperança que este senhor regresse ao Benfica, porque tal como o Rui Costa, este tipo de personalidades são sempre bem vindas.

Espero que o Rui comece por limpar alguns jogadores que estão claramente a mais no SLB. A citar: Nuno Gomes (o primeiro a ir embora após mais uma época vergonhosa), Butt, Maxi, Luis Filipe, Zoro e Mantorras (não está em condições de jogar e está a roubar lugar a um junior).

Anónimo disse...

Começar por mandar embora as nulidades: Nelson, Luis Filipe, Luisão(está na altura :P),Petit(está velho:p),Nuno Assis,Makukula,Mantorras,Cardozo. é começar a construir uma equipa boa e não medíocre

Anónimo disse...

Apesar de não ter nada a ver...

BENFICA CAMPEÃO NACIONAL DE ANDEBOL:D:D
18 anos depois...

O BENFICA NÃO É SÓ FUTEBOL!!APESAR DE NÃO GOSTAR DE ANDEBOL..ACHO QUE HÁ QUE FICAR CONTENTE:D:D

FORÇA BENFICA:D

Anónimo disse...

Tenho que falar do jogo com a Irlanda, pois estive lá, apanhei uma das minhas maiores 'molhas' de sempre, e assisti a um dos melhores golos de sempre...!!!

Na altura a Irlanda tinha uma excelente equipa, tinha estado no Mundial de 94, é nós não nos tinhamos qualificado.

Os bilhetes para este jogo, esgotaram muito depressa, porque estavam cerca de 30000 Irlandeses no Topo Norte, fui comprar os bilhetes à Praça da Alegria, mais um amigo, creio que compramos cerca de 30 bilhetes!!! tudo para amigos, mas os gajos da federação pensavam que era para a candoga, aquilo era só dinheiro a sair dos bolsos!!!

Anónimo disse...

sem duvida uma referência desde q vejo futebol...uma pena! esperemos q n se perca la no meio do vieira. de louvar tb o campeonato de andebol e o grande trabalho de alexander donner mas tb fica marcado pelas palavras deste: "sinto-me traido!" como e possivel um treinador dizer isto? mais um erro de gestao...n e so no futebol infelizmente!

Anónimo disse...

achaste isso deprimente?...
e as vaias ao nuno por uns quantos palhaços que se autoproclamam mensageiros???
isso e deprimente!!!

Tiagojcs disse...

O grande Rui mereceu cada aplauso e emoçao sentida !

Anónimo disse...

Pois é o Rui Costa acabou a carreira e o Benfica continua uma merda!!!não é ele que nos vai salvar...enfim!!
A estrutura do Benfica está igual à do ano passado..incompetente!!
Reparem como o Vieira arranja sempre algo ou alguem para esconder as borradas dele...e para agradarem aos adeptos.

primeiro foi buscar o Camacho pq sabia que os adeptos iam gostar..
Depois quis o Rui Costa como director desportivo porque sabia que os adeptos iam gostar..
terceiro foi tentar contratar o Erikson, porque sabia que os adeptos iriam gostar..

ou seja... ele não se preocupa com a competencia das pessoas, mas preocupa-se antes em limpar a sua imagem e má gestão...
só que ele consegue iludar tão bem os benfiquistas, que aqui estamos nós a festejar somente o título de andebol

Anónimo disse...

Grande golo de Rui Costa, e o estadio da luz completamente cheio a apoiar PORTUGAL
No Name Boys presentes no topo sul com Portugal