24 de junho de 2008

A despedida da antiga Catedral





Download do video aqui.

Depois da despedida inglória da Selecção Nacional do Euro 2008, voltemos ao nosso Benfica de sempre...

E para marcar o regresso, lembrei-me deste jogo. À partida, um Benfica-Santa Clara não teria nada de importante e memorável, mas quando se tornou o último jogo de sempre na antiga Catedral, virou um marco histórico na vida do clube.

Como dá para ver no video, o estádio já estava parcialmente demolido, mas mesmo assim é arrepiante ver aquelas bancadas cheias e vermelhas.

Aliás, não sei se convosco se passa o mesmo, mas a mim o antigo estádio da Luz tem (sempre teve, mas mais agora que já não existe materialmente) um fascínio incrível. Sou capaz às vezes de estar 10 minutos a olhar para uma foto ou a puxar repetidamente um video para trás quando mostra alguma imagem fantástica do 3º anel (Um exemplo: Minuto 0:54 deste video...digam-me se não é uma imagem esmagadora!?)

E é nestas alturas que penso...não teremos nós cometido um crime de lesa-pátria ao destruír este monumento? É que se por um lado (o racional, claro) percebo perfeitamente que este novo estádio permite outras comodidades para o público e novas fontes de receita; por outro lado...caramba, como fomos capazes? Aquilo era a maior demonstração da grandeza do Benfica, era algo de mágico, divinal, perfeito! E independente de tudo isso, eu vejo o Santiago Bernabéu, o Camp Nou, o San Siro, o Maracanã, todos com mais de 50 anos de existência e estão aí para as curvas!!


Bom, o que lá vai lá vai, a decisão foi sufragada por uma grande maioria em assembleia geral de sócios, e de qualquer maneira, devo dizer que também já gosto muito da nossa nova Luz.

Quanto ao jogo em questão, o Benfica lá acabaria por vencer 1-0, golo do Simão de penalty, o que fechou o estádio em beleza e também ajudou o Benfica na luta pela Champions desse ano...

Ps: O próximo video será sobre um dos grandes momentos da História deste estádio: o 2-0 ao Steaua em 88, e o video é um achado, já que incluí os comentários em directo ao jogo! Aguardem uns dias, que garanto-vos que vai valer a pena!


17 Comentários:

Anónimo disse...

tens um certa razão bakero. o euro 2004 passou, metade dos estádios do euro não têm equipas na primeira liga (agora o do bessa e leiria) e os bolsos dos portugueses estao mais vazios, a saude nas ruas da amargura e por aí fora....para além disso o euro 2004 levou-nos a velha luz. verdade seja dita que por fim o estádio já estava bem assasinado e não me refiro à morte lenta e esquisita que teve (algo que sempre considerei um bocado aberrante)pois desde 96, a lotação máxima foi reduzida, criaram um fosso em volta (parece uma analogia) e deixaram perder um dos mais miticos placards dos estadios de futebol que , quanto mais nao seja, servia para uma receitas de publicidade.

agora se esquecer a nostalgia do estádio mitico que era, acho que a nova luz também é, por seu lado, uma marca de riqueza de um benfica pobre..ou seja, ao olhar para a nova luz vejo aquilo que o benfica que sonho que pode vir a ser, ou seja moderno, funcional, agradavel. vitorioso...sem ela, não via mais nada a nao ser um clube banal sem pertenças a não ser o passado

Anónimo disse...

Foi um crime.
Não tem nada a ver.

Anónimo disse...

um estádio com o outro

andy disse...

sempre disse que foi um erro enorme ao nosso patrimonio a demolição da CATEDRAL.
O projecto de remodelação era muito bom, e não foi aceite devido a interesses das cimenteiras e do betão, ( cunhas com Vieira e comparsas ) que queriam a todo o custo um estadio novo...

Nunca se devia ter permitido a destruição de um patrimonio destes.

Alguma vez o real, o barça ou o inter e o milan, o Manchester ou o liverpool considerariam demolir os seus estadios ?

pedrocm disse...

O projecto de remodelação era miserável. Basta ver os outros projectos que esse gajo fez (Alvalade, Leiria, Aveiro) para ver a merda que nos esperava. Para além de que o "novo" 3º anel teria que ser demolido de tão mau que era. Nem percebo como é que se pode discutir isso ainda. Não tínhamos tido o Euro 2004 no nosso estádio, andávamos agora a arrastar as despesas de manutenção do anterior, etc, etc.

É evidente que quem viveu o velho estádio não o esquece. Mas quem viveu o do Campo Grande também não. E assim por diante.
Temos é que fazer história a sério no estádio novo, para o gravarmos (ainda) mais fundo na memória.

Constantino disse...

Não podemos ficar agarrados ao passado. Nunca a Velha Catedral iria ter o conforto e as condições que a Nova Luz tem. Só discordei de ter sido dado o mesmo nome ao estadio. Estadio novo, nome novo, mas...
Do antigo estadio cresce no meu jardim relva que foi pisada por centenas de craques que vestiram a camisola do SLB. No dia a seguir ao ultimo jogo o record vinha acompanhada por um cubo de relva retirado da Catedra. Já após este ultimo jogo visitei o museu do SLB, que continuava aberto. No patamar das escadas onde estava a aguia de granito estava também um monye de entulho, de onde retirei um bocado de madeira, que ainda hoje guardo.

Anónimo disse...

Ganharam 1-0, com um penalti roubado... Ainda bem que há videos.

Fica bem fica!

Bakero disse...

Já sabia que ao não pôr repetição do lance do penalty, ia aparecer alguém a dizer que não foi.

Pelas repetições que aparecem depois, é evidente que o N. Gomes foi agarrado. São os próprios comentadores da tv a dizer que é indiscutível.

Quanto mais não fosse, o árbitro era o Olegário Benquerença. Por acaso gostava de ver um dia este árbitro a "umanamente herrar" para o nosso lado. Talvez no dia de são nunca à tarde...

Anónimo disse...

Inesquecivel este estádio e todas as glorias nele alcançadas. Era enorme e transmitia uma força e um poder incrivel. No entanto acho bem ele ter sido demolido e construido esta nova Luz. è necessario evoluir e olhar em frente. Só apena o Benfica não encher este novo estádio com glorias semelhantes ao que o anterior possuia. Viva o Benfica

Só foi pena ter sido aquele senhor o árbitro do encontro. Aquele grande ladrão. Ainda estou para saber como marcou o penalty!!!!

Anónimo disse...

e faltou no video a daniela mercury ;) um atractivo da festa

Anónimo disse...

e faltou no video a daniela mercury ;) um atractivo da festa

Beifica disse...

sei que o meu comentário nao tem nada a haver com o post, mas gostaria de perguntar-vos (em jeito de antecipação para a proxima epoca) onde poderei encontrar os resumos de todos os jogos do benfica (principalmente os golos) aquando do inicio da proxima epoca (que esperemos que seja melhor que a que findou, nao fosse este o eterno fado do actual benfiquista) mas para fazer download, pq sei que posso vel.los no zerozero.pt e afins, mas quero mesmo é tê-los...

obrigado e continuem o bom trabalho neste blog

Anónimo disse...

Sinceramente não gosto do novo estádio..
Para mim o antigo é que tinha aquela magia!!
é verdade que o novo é mais moderno, mais cómodo..mas não sinto um arrepio na espinha ao entrar lá...o que não acontecia no antigo, que quando lá entrava...sentia um arrepio e uma força que nunca tinha visto em lado nenhum!
Quanto muito eles podiam ter feito um estádio igual!uma copia..assim era um NOVO VELHO estádio xD :P
mas bom o que está feito está feito!

PS: Este jogo foi mto mau:s o Benfica não jogou nada:(

abraços

Anónimo disse...

Estive em Camp Nou, em San Siro e em Anfield Road a ver o Benfica recentemente (Barcelona 2-0, Inter 4-3 e Liverpool 0-2) e quer em Espanha quer em Itália apercebi-me da asneira que fizemos ao demolir o nosso estádio. Ao não lhe termos dado hipótese de ser possível a sua manutenção. (O do Liverpool é à parte, pois tem cerca de 40.000 lugares e, embora mítico, não tem a grandiosidade dos outros.)
Em nenhum dos outros vi a grandeza que o nosso tinha e nos dois vi sinais de degradação tão ou mais gritantes do que o nosso apresentava no final dos seus dias. Os dois impressionam, mas quando me lembro dos jogos com Marselha, Steaua e uns quantos Benfica-Porto, a final do mundial de juniores, meu Deus...
Dito isto, o estádio foi mal mantido durante muitos anos (o dinheiro seguia sempre outros destinos), e o que está feito feito está. O novo é bem mais funcional, confortável e moderno e espero viver nele tantas ou mais alegrias do que nos 25 anos em que fiz do outro minha casa, mas de cada vez que lá entro não consigo deixar de lembrar o antigo e os dias que lá vivi, que teimam em estar afastados desta nova Luz.

Pancho7 disse...

eu estive lá e nunca me esquecerei.
saí do estádio ás 3 da manha e no dia seguinte fui lá buscar uma cadeira pq nesse dia nao me deixaram.

Se puderem visitem:
http://arteeemocao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Não tenho vergonha de dizer que chorei praticamente durante o jogo todo, e estava-me a marimbar para o reusltado, porque a nossa catedral ia abaixo.

Foi, no fundo, o final do ultimo simbolo do Benfica Glorioso, europeu, orgulhoso, esforçado, com categoria que hoje já não existe. Aliás, esse Benfica terminou no dia
em que terminou a época 93/94.

Diria mesmo que a pobre LUZ já não aguentava e acabou de coração partido, tal foi o mal que lhe fizeram durante os seus ultimos dez anos de vida.

Digo tristemente que sou benfiquista desde que me conheço, e nunca me vi tão afastado do meu clube como agora...

Anónimo disse...

olha sabes eu sou exatamente igual?tenho 25 anos vivi parte deles nos eua fui uma vez ao estadio da luz no dia que fomos a capital a embaixada buscar os vistos passamos ao estadio jantamos la vi o vitor paneiro e o eusebio..e o pacheco..e entrei la dentro so pa ver como era e nunca mais me esquexo.ao novo tambem ainda nao fui muitas vezes mas realmente ao ver imagens do antigo estadio que era um autentico monumento fico deslumbrado.e como se ficasse hipnotizado durante alguns segundos as x minutos mesmo..vou tentar usar a imagem do benfica campeao 94 com a foto de familia..numa moldura gigante e meterla na garagem.vai ficar espetacular