30 de junho de 2008

Benfica-2 Steaua-0 de 1988





Download do video aqui.

Há 20 anos atrás era assim...

120.000 na Luz para uma 2ª mão das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. Pela frente uma das melhores equipas europeias da época, mas impotente perante Rui Águas & Cia. No final, um país em festa com o apuramento para a final da maior competição de clubes na Europa, por parte do seu mais famoso e adorado clube.

Tudo a ver com os dias de hoje, não?


Bem, mas vou-me deixar de frustrações e contar as coisas como deve ser, que este é um video especial.


Após 6 anos de presidência de Fernando Martins, os benfiquistas elegeram João Santos como presidente, ele que fazia fé em restítuir o grande Benfica na Europa.

Apoiado pela disponibilidade financeira de Jorge de Brito, à equipa que no ano anterior tinha somado Campeonato e Taça de Portugal, juntaram-se jogadores como Mozer, Elzo, Magnusson ou a revelação Pacheco.

Se no Campeonato 87/88 as coisas não correriam pelo melhor (2º lugar a vários pontos do campeão FCPorto), nas competições europeias, nem o próprio João Santos poderia sonhar em cumprir a sua promessa tão cedo!

O que é certo é que, com algumas peripécias à mistura, o Benfica foi avançando nas eliminatórias, até chegar aos 1/4 de final, já com Toni no lugar de treinador principal (até aí era adjunto de Ebbe Skovdhal, que entretanto foi despedido).

Nos 1/4 de final, o Benfica defrontou o primeiro osso duro de roer, o Anderlecht, mas com uma excelente exibição na Luz, o Benfica venceu 2-0 (um jogo que não tarda muito vem cá parar) e aguentou uma derrota mínima na Bélgica (0-1).

Nas 1/2 finais, chegou a vez do Steaua de Bucareste. Equipa que 2 anos antes se tinha sagrado campeã europeia e que no ano seguinte (88/89) chegaria novamente à final (embora a fosse perder para o AC Milan). Era, portanto, uma das grandes equipas europeias da altura, comandada pelo Maradona dos Cárpatos, o Gheorge Hagi.

Só que o Benfica conseguiu trazer da Roménia um excelente nulo e na Luz, principalmente na antiga Luz, já se sabe como é que era!

120.000 ou mais nas bancadas (um tio meu conta-me que entrou no estádio 3 horas antes do apito inicial e só conseguiu lugar em pé nas escadas e que muitas vezes durante o jogo teve a nítida sensação que nem tinha os pés no chão, tal era o magote de gente) e o Benfica foi implacável. Fazendo uma 1ª parte de luxo, Rui Águas marcou 2 golos, 2 golos de cabeça e até final, com um ou outro calafrio, a equipa segurou a confortável vantagem e após os 90 minutos a família Benfiquista pôde festejar o apuramento para uma final da Taça dos Campeões Europeus, 20 anos depois de Wembley.

Na final, perdemos ingloriamente com o PSV, mas nada tira o mérito a uma das maiores noites europeias do nosso clube.

Pode ser que daqui a uns aninhos, consigamos reviver estas emoções, embora sabendo que a competição hoje em dia é muito mais difícil e a distribuição de forças entre os principais países e países como Portugal se tornaram muito mais distantes.

Mas a esperança é sempre a última a morrer...

21 Comentários:

Anónimo disse...

Também entrei 3 horas antes do inicio do jogo, na Porta junto à loja do Benfica, a multidão era 'tanta' que a porta foi derrubada pela pressão, andei a 'saltar' por cima de muita gente(era novo), mas lá consegui um lugar sentado, no segundo anel...!!!

Anónimo disse...

sempre achei 1º o golo do rui aguas algo dificil de descrever. que rins que ele tinha para ir cabecear a bola naquelas condições.foi o ultimo grande e verdadeiro ponta de lança do benfica, não e preciso dizer mais nada.
este ainda era o benfica de fernando martins (estas coisas não se constroem numa epoca), homem a quem não poupo elogios pela obra que fez no benfica. o steaua era uma das equipas mais perigosas da europa e empatar a 0 em bucareste foi uma pequena proeza. talvez na taça uefa com uma equipa e um presidente a serio voltemos a viver glorias destas (a tce tambem nao era na epoca tão dura que é hoje a LC) e reparem no futebol de velha escola que se jogava na epoca: no lance em que o benfica quase fazo 3-0, o jogador romeno, em vez de aliviar a bola, finta o atacante benfiquista a frente da baliza!

Anónimo disse...

SEM DUVIDA, GRANDE JOGO E GRANDES MOMENTOS ESTES.
EM RELAÇÃO AO FERNANDO MARTINS É QUE JÁ NÃO CONCORDO TANTO. PARA MIM FOI COM ELE QUE COMEÇOU O GRANDE DESCALABRO DO NOSSO GLORIOSO.
2 EXEMPLOS? O VENDER AO DESBARATO UMA SUPER EQUIPA PARA TERMINAR O SONHO MÉGALOMANO DE FECHAR O TERCEIRO ANEL E PRINCIPALMENTE A ENORME AMIZADE QUE AINDA HOJE PREVALECE COM O MAIOR DE TODOS OS CORRUPTOS, PINTINHO DA COSTA QUE NAQUELA ALTURA E MUITO SUBTILMENTE BEM MINOU POR DENTRO O NOSSO CLUBE.
MAS É CLARO ESTA É A MINHA OPINIÃO.
CADA QUAL TEM A SUA.

Anónimo disse...

O facto de fernando martins ter sido o ultimo presidente do benfica manter boas relações com todos os demais presidentes das associações desportivas de portugal para mim só o enriqueceu como pessoa e enqriqueceu a imagem do benfica. talvez por eu ser daqueles que odeia a forma de certas pessoas estarem no futebol, incluindo algumas que estão à frente do clube..
mas pronto, já que aqui se fala de historia, e so para concluir a minha opiniao, acho que foi no mandato de joao santos que começou o descarrilamento do benfica. desde logo, a estrategia de joao santos cujo slogan era " por um benfica ganhador em todas as modalidades" passava por uma estrutura pesada em que o futebol do benfica sustentava todas as restantes modalidades amadoras, tornando inviável o seu sustento sem o futebol, e sem gerar receita. isso refelctiu-se negativamente no periodo critico do clube
mas, olhando para o futuro, espero por algo parecido, a ver se um dia destes...

Anónimo disse...

Nasci neste preciso ano, não tive o previlégio de viver estes momentos nem o da final de 90. Nunca vibrei com o meu benfica numa final europeia. O momento mais alto que recordo na europa é recente, o jogo do liverpool vs benfica, grande momento. quem sabe se os proximos tempos nos reserva uma surpresa! Viva o Benfica!!!!!!!!!!

Pancho7 disse...

Kem me dera lembrar-me deste dia. Grande noite europeia. Felismente ainda vivi algumas no antigo estádio. Só kem lá esteve é q sabe como akilo era.

Parabens pelo blog.
Se puderem visitem:
http://arteeemocao.blogspot.com/

Unknown disse...

também lá estive, com todo o orgulho (uma enchente assim, creio que só na final do mundial sub-20 com o Brasil, nem sequer - mas quase - com o Marselha, e eu estive nos três!!!), se bem me recordo o Rui jogou com o tronco ligado porque tinha uma costela fendida... depois destas épocas, de populismo em populismo tem sido o que se vê.

Pancho7 disse...

Depois de ler o que aqui já se disse sobre o F. Martins quero só recordar que o fecho do terceiro anel custo cerca de 200 mil contos e que esta verba ficaria paga em 5 ou 6 casas cheias. Como todos sabemos para isso bastariam no máximo 2/3 anos. Se o dinheiro dessas enchentes foi mal gerido entao critiquem akeles que se lhe seguiram. De lembrar também a construção do Pav. Borges Coutinho, dos Campos de Ténis, das Piscinas e dos melhoramentos nos campos de treinos.
Bakero, era bom se pudesses meter aki uma imagem legendada de todo o complexo da Luz antes de ser destruido pelo fugitivo Inglês para que as pessoas percebessem a obra deixada pelo F. Martins e para nos recordar-mos dakilo que era a grande Catedral.


Obrigado
Se puderem visitem:
http://arteeemocao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Suponho que o fugitivo inglês seja o Sr. Vale e Azevedo, o tal que, quando chegou ao Benfica, encontrou o clube numa situação miserável, que gastou dinheiro do seu bolso para "salvar" o Benfica e ainda por cima foi preso sem que até hoje se tenha provado que "roubou" dinheiro ao clube (se ganhou algum dinheiro, que Eu não acredito, também só ia buscar o dele, como os outros vão...)!
Esse mesmo presidente que, com uma equipa com Enke, Marchena, Meira, Maniche, Poborsky, van Hooijdonk, J. Tomás, etc. e com um treinador chamado José Mourinho se preparava para nos dar o título de campeão nesse ano e muitos outros títulos nacionais e internacionais ( os títulos que aquele clube de azul e branco ganhou...)...!
Com toda a surpresa, resolvemos trocar esse presidente por um que prometeu o Jardel, o Sorín, mas trouxe o Roger que nada valia e também o Toni (por exemplo, dispensou o Van Hooijdonk no fim da época depois de tudo o que fez apesar da miserável época realizada pelo Benfica...!), mandando o Mourinho embora... Acabamos em sexto (o Poborsky foi embora a meio da época, etc...!
Também nunca vi o Vale sair sob escolta seja de que assembleia fosse, pois todos eram unânimes em concordar com as suas ideias (e ele é que tinha razão!)...!
Lembro-me perfeitamente do dia em que Vale perdeu as eleições...
Parece que nunca mais senti o Benfica da mesma forma... O estádio da Luz já não enchia, chegamos a apoiar partidos políticos... Por amor de Deus... Foi tão mau... e continua a ser mau agora...!
O LVF fala muito, demais, mas ainda percebe umas coisas... Outro azar foi ele só ter chegado à direcção do Benfica algum tempo depois do Vilarinho ter sido eleito senão, se calhar, ele não mandava o Mourinho embora, etc, etc, etc...!
Deixemos de ser tapadinhos porque o Vale era o melhor presidente que tínhamos para ganhar títulos!
Que ele possa viver agora bem a vida já que perdeu anos de vida à custa do Benfica, tal como nós todos benfiquistas com esta impaciência, ansiedade e outras coisas pela falta de títulos...!
Aproveito só para criticar os benfiquistas de Lisboa pois são os principais culpados... São os sócios daí que tomam as decisões porque os de mais longe, como Eu, não têm condições para andar sempre por aí... Essas mesmas pessoas daí são as que estão mais próximas e as que menos sabem do que se passa por aí... Abram os olhos! São essas mesmas pessoas também que só enchem o pavilhão para ver futsal... e o Andebol??? E o Vólei??? E o Basket??? E o Hóque??? Vão ver os jogos de Baket dos anos 90 (disponíveis neste blog) e olhem para aquele pavilhão, que ainda por cima tinha uma capacidade superior aos de agora...! Lembro-me de ler a mística, em Janeiro ou Fevereiro, e davam especial destaque a certas modalidades... Curiosamente, não se falava do Andebol... E nessa modalidae viríamos a ser campeões...! Que tristeza...

Beifica disse...

caro rafael, subscrevo completamente a sua opinião, acredito que irá ser mal interpretada pela maioria dos comentadores seguintes (maioria ludibriado pelos media), mas deixe-me dizer-lhe que realmente o Sr. Vale e Azevedo não era o demónio que estão a tentar pintar, quem dera ao Sr. Vilarinho e ao Sr. LFV, terem metade do nível de JVA, esse sim, o presidente com presença e discurso inteligente enquanto que os que lhe seguiram são amigos dos copázios, no fundo são saloios da santa terrinha com dinheiro, mas que não dizem duas...

Efectivamente, "cortaram as pernas" a JVA, acredito que se ele tivesse sido reeleito o nosso Benfica estaria bem melhor, enfim, como tudo na vida, tudo tem um fim, só nos resta esperar que o do reinado do FCP esteja perto do seu...

Anónimo disse...

boa nao se ve o 1º golo... tira as barras bakero!

Bakero disse...

miguel delgado, faz o download do video, que essa versão não tem qualquer cortes no ecrã.

Mais uma vez volto a dizer, que eu ponho essas barras não porque gosto, mas porque se eu não escondo (pelo menos parcialmente) o logo do canal, é meio caminho andado para o video ser apagado no DailyMotion.

João Bizarro disse...

Estive lá.
Foi de facto como disse o teu tio.
Chichi era mesmo ali no local numa garrafinha de plástico que por sorte levamos.

Bakero disse...

Já agora, aproveito a caixa de comentários para avisar o pessoal de que vou estar ausente de férias durante 1 semana e portanto não estranhem se eu não responder a alguma eventual questão ou e-mail que me enviem.

Depois recomeço com os videos ;-)

Anónimo disse...

Sou um fã do teu blog Bakero...continua com o teu excelente trabalho...amo o Benfica e este jogo foi sensacional...a nossa Catedral a rebentar plas costuras...não cabia mais ninguém...e com este 2-0 lá fomos pa Estugarda...para aquele que foi um dos dias mais tristes para as nossas cores...e é importante referir que este Steua tinha uma grande equipa por esta altura...com o Hagi já a revelar-se...


agora...eu sei que não tem a haver com este jogo...mas a questão das claques preocupa-me...os nervos estão à flor da pele e não há solução à vista...eu gostaria que tudo se resolvesse...para bem do clube...e das claques.Os DV passam por momentos muito dificeis e nalguns jogos esta época já nem se viam...os NN podem ter muito defeito mas apoiam de forma incondicional...e nesta temporada deram verdadeiros shows...pode ser proibido...mas adorei ver o regresso das tochas a jogos do Benfica...aquele show na Luz contra o Porto e em Alvalade pa taça ficam na memória...

para terminar Bakero...será que nalgum dia dará para colocares um Benfica-Porto de 94-95...para o campeonato...1-1 com um golaço do nosso profeta Isaías ao Baía a 5 mim do fim...com festejos marcados por uma das maiores tochadas já vistas em Portugal por parte dos DV...saudações pa tds os benfiquistas...

Anónimo disse...

Estive lá nesse jogo, na altura tinha 17 anos, hoje tenho 36. Para mim foi dos melhores jogos q vi na Catederal, talvez mesmo o melhor. Na semana antes do jogo, falou-se muito do inferno da luz, fez-se mt publicidade a isso, penso que ajudou um bocado a que naquela noite o nosso estadio fosse mesmo um inferno, nunca vi nada igual.Os jogadores do Steaua sempre que tocavam na bola era uma assobiadela monumental, até tive pena deles :) Abraço.

Anónimo disse...

só videos do benfica a preto e branco pelo menos este já é a cores ! :D


mas gostei do blog pelos jogos da seleção nacional!!

Parabens!!

João Pedro disse...

Por acaso já tinha visto este video (e tenho-o gravado por aí) num documentário sobre a velha Luz, aquando do último jogo na Catedral, com o Santa Clara.

Pergunto-me é como é que pode haveer gente a defender esse psicopata do Va, um gajo que não pagava contas, que deixou o Benfica na miséria e que rasgava contratos a torto e a direito. e já que falam de promessas do Vilarinho (a quem estou sempre agradecido por ter salvo o clube da bancarrota), onde é que ficaram as promessas de VA? Rui Costa, Fernando Couto, saneamento das finanças, etc? e como é que têm a coragem de dizer que os seus projectos eram aprovados em Ag quando a maioria estava contra eles, e as contagens eram nitidamente fraudulentas?

Anónimo disse...

"Após 6 anos de presidência de Fernando Martins, os benfiquistas elegeram João Santos como presidente, ele que fazia fé em restítuir o grande Benfica na Europa."

E esse foi provavelmente o início do descalabro.

Tivemos grandes equipas até 92/93, que dependiam dos cheques do Brito. Viviamos como Duques, mas não tinhamos dinheiro para pagar os luchos.

E no verão de 93 foi o que se viu.

Anónimo disse...

só com uma força interior fomos lá palavras de toni e é isso que falta ao benfica de hoje um sentimento mais nobre pra ser campeão pelo menos não tenho nada contra os jogadores ganharem milhões acho bem serem ricos e serem felizes mas pra serem campeões falta um sentimento mais nobre como a força interior que falava toni ou e o empenho total e o orgulho de vestir a camisa do BENFICA o clube com 61 titulos nas principais provas oficiais napenínsula iberica só o real madrid com 71 tem mais é isso que falta......vamos benfica

Anónimo disse...

O final do vídeo, com o acosso ao Toni durante a entrevista mostra bem o que é o Benfica, e como nós Benfiquistas amamos e sentimos o nosso Clube.
O Renascimento do Glorioso vai começar esta época.