10 de junho de 2008

Portugal-3 Inglaterra-2 do Euro 2000





Download do video aqui.

Arrancou no passado sábado o Euro 2008 e como todos, fiquei muito impressionado com o excelente jogo de Portugal.

Após 2 anos com a nossa selecção a arrastar-se (digam o que disserem, o nosso apuramento foi medíocre), foi com surpresa que vi uma equipa compacta, madura, com bons indíces físicos e onde os talentos estiveram ao serviço do colectivo.


Foi exactamente o mesmo que se passou numa memorável noite de 2000, quando uma selecção de Portugal composta em grande parte pela geração de ouro a atingir o pico, fez uma exibição e um resultado memorável e fantástico.

Após 20 minutos onde tudo o que me vinha à cabeça era "para isto, mais valia nem termos ido", Portugal partiu para uma das melhores exibições colectivas que tenho memória, por parte de qualquer equipa.

Aliás, basta ver a troca de bola que dá origem ao 2º golo, para recordarmos a magia daquela equipa onde o trio João Pinto, Rui Costa e Luís Figo davam cartas.


Felizmente o salto geracional fez-se sem grande perda de qualidade, e podemos esperar novas belas aventuras com a Selecção actual. Fico a torcer por eles, adoro festejar as grandes vitórias da Selecção, mas espero também que passe rápido porque isto das selecções é muito engraçado, mas para mim futebol a sério é o de clubes.

13 Comentários:

Anónimo disse...

Este jogo foi genial!!
Grande recuperação!!! a partir por 2-0.. fomos dar a volta..com golos e com uma classe...

e com o grande Humberto como treinador:)

abraços

e FORÇA PORTUGAL

Anónimo disse...

posso pedir uma coisa?
estes jogos sao gravados em 4:3
tu transformas isto smp em videos 16:9 mas é um grande erro perdes mto coisa....

Bakero disse...

miguel delgado, tenho que fazer isso para colocar a assinatura do blog, mas principalmente para esconder o logo do canal de tv.

Neste caso, da rtp1 nem há grande problema, mas nos jogos gravados da sporttv, por exemplo, já sei que se o video mostrar o símbolo é meio caminho andado para ser apagado no dailymotion...

Mas o video que dou para download normalmente mantém o formato inicial de 4:3.

Cumps

Anónimo disse...

Dos muitos jogos vibrantes da selecção escolho esse como o melhor de todos. foi com o primeiro jogo de portugal no euro 2000 que começou a força desta selecção. antes disso, só esporadicamente as gerações de eusebio e mais tarde a de chalana tinham aparecido na europa e sem contar com os titulos mundiais de juniores, os europeus nao levavam esta selecção a serio, depois de nao estar, por exemplo, no mundial 98..mas com esta participação mudou tudo. portugal é desde o euro 2000 sempre uma das melhores equipas em prova (excepção 2002 que foi atipico para muitas equipas)e embora nao tenha ganho nada ainda, é pelo menos uma das favoritas desde 2000, ao contrario de 84 onde havia uma equipa que fez das tripas coração e que nunca deixou de ser um outsider para os adversarios


bakero, um comentario às tuas ultimas palavras. discordo de ti. para mim se há futebol a serio é este, não é de certeza o da bwin e (nem mesmo incluindo o futebol terrivel do slb)
e digo mais, a genialidade do futebol é que o $ ainda nao compra selecções. é por isso que portugal é uma grande selecção do euro. de outro modo nao era, assim como a nossa liga é um poço de mediocridade.
o futebol de nações é o estado mais puro do futebol, é onde os pequenos paises por enquanto jogam contra os grandes de igual para igual. é onde estão os melhores dos melhores mas impossiveis de serem comprados pelo real madrid. nao percebo a pressa que tens que o euro passe depressa. os euros e os mundiais são a festa mais bonita do futebol (nao é giro ver mulheres a vibrar com a bola?)

Bakero disse...

Anónimo das 23h13, tens alguma razão no que dizes quanto à pureza do jogo de selecções (se bem que isso começa a ser alterado, ou não são o Pepe e o Deco duas "contratações"?).

Mas continuo na minha. Isto é giro, é cor, alegria, festa, mas é pouco profundo.

É muito engraçado ver as mulheres a vibrar, mas a maioria vibra mais pelo folclore da coisa do que propriamente por um sentimento inexplicável, como o que sentem os fanáticos por um clube de futebol.

Apoiamos Portugal porquê? Porque é o nosso país, porque representam as nossas cores, porque aqueles jogadores são nossos compatriotas. Ou seja, é explicável.

Mas a paixão por um clube não se explica, e isso é mágico.

Além do mais, na minha opinião, existe muito mais mística, tradição, História, paixão associado a um Benfica, a um Real Madrid, a um AC Milan, a um Liverpool do que a Portugal, Espanha, Itália ou Inglaterra.

Por isso, vou continuar entretido a ver os jogos, espero que Portugal seja campeão da Europa porque me afaga o ego e adoro ir para a rua festejar as grandes vitórias, mas no dia seguinte à final do Euro já só estou preocupado com as novas contratações, com a pré-eliminatória da Champions (let's hope!), com o Quique Flores ser ou não o homem indicado.

E assim continuarei ininterruptamente por 22 meses, até nova fase final da selecção...

Abraço

vinsanity disse...

Para mim, essa participação foi a melhor dos ultimos anos, melhor que Euro 2004 e Mundial 2006. nesse campeonato jogámos futebol a sério, demos baile a todas as equipas e seriaamos campeoes senão fosse aquela superfrança campeã do mundo, com o zidane na melhor forma de sempre, e claro aquele lance do abel xavier. O pessoal hoje em dia pensa que só começámos a ter exito a partr do scolari, mas foi nesse europeu que fizemos a nossa melhor prestação.

Se tivesses os outros jogos desse europeu, seria fixe se postasse.

Mas estou como tu, Bakero, para mim sofro mt mais com o nosso Benfica do que com a selecção.

Bakero disse...

Vou postar o 3-0 à Alemanha daqui a uns dias, vinsanity ;-).

Anónimo disse...

Espero que o Nuno Gomes marque, pelo menos, um golo neste Europeu porque o homem merece, não só pelo que faz em campo, mas também pelo facto de todos o criticarem... e pelas tabelinhas também! Sempre foi um jogador que admirei e continuo a admirar! Se ele conseguisse atinjir as internacionalizações do Pauleta iria ter mais golos do que ele, de certeza, e o Nuno não marca só em amigáveis, marca em competições oficiais e está ao nível de Van Basten, Klinsman, etc, em Europeus...! Pena o que o Scolari lhe fez no Mundial que o colocou como terceira opção, inacreditávelmente, e, não tendo jogado metade dos minutos do Pauleta, marcou tantos golos como ele (1golo: O Nuno Gomes contra a Alemanha,o Pauleta contra... Angola!!!)! No Euro 2004, o Nuno Gomes "só" nos valeu o apuramento prós quartos ao marcar aquele belíssimo golo à Espanha (entrou para o lugar do Pauleta que se andava lá a arrastar...!), num jogo que gostava de ver aqui neste blog! Mas parabéns ao Pauleta, por ser o melhor marcador de sempre da selecção com golos ao Liechtenstein, ao Azerbaijão, a Luxemburgo e ao Cazaquistão!!! Até rima! Hehehe! ;p

Anónimo disse...

Lembro - me desde jogo como que se fosse hoje..

entrámos no jogo, poucos minutos decorridos, e já estávamos a perder 2-0, era facto que, pelo que me lembro, ninguém esperava muito da selecção portuguesa neste jogo, todos sabiamos que tinhamos uma selecção boa, mas era a inglaterra o adversário, naquela altura pensei como tu bakero, "se era para isto mais valia nem termos vindo": poucos minutos decorridos, e já 2-0 fez - me lembrar aqueles jogos em que se espera uma goleada, contra a nossa equipa. Foi uma reviravolta maravilhosa, espectacular, aquele golo do figo, é absolutamente fabuloso, tempos em que o nuno gomes ainda jogava à bola.. ele jogou bem neste jogo.. e contra a frança, marcou um golão, mas foi no passado.. "tempos que vão e não voltam"

Anónimo disse...

Ó Sr. Ivo Afonso... Lol. Lá tinha de vir a boca pró Nuno...! E pelo resto do seu comentário... sportinguista, p'tanto...!!!

Anónimo disse...

rapaz, se calhar sofro mais que tu pelo benfica.. e especialmete quando esse tal jogador do benfica, que na minha opiniao, é um "menino bonito" do benfica, passa o jogo a pentear o cabelo kndo devia marcar golos, no entanto, falha - os, escandalosamente!

Pah, ja fui fã do nuno gomes, ja vibrei com o nuno gomes, antes de ele sair para a fiorentina, ele era um excelente jogador, era um avançado temido por todos! agora nao, o nuno gomes nao vale nada!!
ele é pago para passar o jogo todo a pentear o cabelinho... em vez de correr, fazer passes bons, controlar a bola, MARCAR GOLOS!

Anónimo disse...

Não sofre mais do que Eu, de certeza mas...qq dia deixo de sofrer,tantas são as dsilusões que o meu Benfica provoca na minha pessoa! Como exemplo, vou referir-me ao Marc Zoro, um dos meus jogadores predilectos no Benfica`pela humildade que demonstra em campo, a forma como luta, a forma como ataque, como defende e a sua VELOCIDADE... E digo VELOCIDADE porque, ao contrário do que muitos pensam, devido à sua estatura, tenho quase a certeza que ele é mais rápido do que o Nélson... Fala-se tanto de contratar um defesa-direito quando, se calhar, temos um defesa-direito de nível mundial... E, caso tivesse de jogar a central, não tenho dúvidas que a dupla teria de ser Zoro-David Luiz porque são os melhores! Lembrei-me do Zoro, não só por gostar muito dele como jogador mas, principalmente, porque parece que o cremos dispensar só porque ele tem um ordenado de acordo com aquela que é, de facto, a sua qualidade... Não nos esquçamos que ele veio para o Benfica a custo zero, recusando propostas de outros grandes clubes europeus... mas grandes clubes mesmo! O grande azar do Zoro é, muito provávelmente, o facto de ter sido uma contratação do José Veiga, por isso, não joga...se calhar, porque quem manda no Benfica não deixa, por muito que o treinador queira...! Força SLB e boa sorte Zoro! :(

Pancho7 disse...

infelismente desta vez o euro correu mal. mas é como tu dizes Bakero, futebol é com os clubes.

Se puderem visitem:
http://arteeemocao.blogspot.com/