11 de novembro de 2008

Estoril-1 Benfica-2 de 2005





Download do video aqui.

Já que estamos com a mão na massa, recordemos outro memorável jogo da época 2004/2005. E se há jogo que ficará na memória de benfiquistas e não só (principalmente nos "não só"), é este!

Já umas semanas depois do FCPorto-Benfica que abordámos no post anterior, o Benfica deslocou-se ao Algarve para defrontar o Estoril. E ao Algarve, porque o Estoril, que estava já practicamente despromovido, poderia assim fazer num só jogo uma receita equivalente a mais de 1/4 do seu orçamento anual!

Refira-se também que, como é referido no video, jogos em campo neutro são tudo menos casos virgens no futebol português, e este caso chega a ser caricato pelas coincidências.

Também a actuação do árbitro é relembrado como algo de escandaloso, mas como sempre, apenas por quem ficou com dor de cotovelo relativamente a esse campeonato que vencemos. Uma das expulsões do Estoril é inteiramente justa, e a outra é por palavras, sendo que aqui só o jogador e o árbitro podem saber o que foi proferido. Se dúvidas houvesse, basta atentar na avaliação do desempenho do árbitro, efectuado pela dupla de comentadores da TVI, que, como bem sabemos, gostam tanto do Benfica como eu do FCPorto.

Falando finalmente no que este jogo realmente significou: 30.000 benfiquistas no Algarve (e que outro clube do mundo consegue colocar tanta gente num jogo a 300 kms da sua base!?) e um passo importantíssimo dado rumo ao título. Foi sofrido, como practicamente todos os jogos do Benfica nesse campeonato, mas o golo do Mantorras (e quantas vezes foi ele o nosso salvador!) a poucos minutos do fim, lançou o delírio naquele mar vermelho (sendo que muitas "gotas" provavelmente assistiam ao Benfica ao vivo pela 1ª vez).

Este foi um caso típico de "os cães ladram e a caravana passa" E se a caravana festejou passadas umas semanas!

14 Comentários:

Anónimo disse...

obrigado por este jogo, bakero!
sofri bastante no último terço do campeonato 04/05 e este (mais o encontro contra o marítimo, e as duas últimas jornadas) é o jogo mais presente na minha memória.
realmente um grande mantorras. tenho saudades de vé-lo jogar.

Anónimo disse...

realmente este campeonato vai ficarna nossa memoria durante muito tempo.é verdade q o benfica nao fez um campeonato por aí alem e ainda por cima muitas vitorias foram conseguidas nos ultimos 10 minutos das partidas(algumas ja foram recordadas neste blog fantastico)e por isso foi um campeonato muito mais saboroso.

Anónimo disse...

sei que isto é um pouco off topic, mas tenho uma pergunta: é verdade que não existe uma "versão portuguesa" do jogo contra o marselha? eu era muito pequeno e não me lembro e quem deve saber melhor que o nosso bakero?:)

Bakero disse...

captain kid, eu também era muito novo (tinha apenas 8 anos) e portanto também não posso falar de experiência própria.

Agora segundo o que sei, o jogo não foi transmitido pela RTP em directo para Portugal e daí eu pensar que não existe nenhuma "versão portuguesa" desse jogo.

Por outro lado, no dvd que o Record comercializou há uns tempos sobre a História do Benfica, quando falam dos jogos europeus e mais concretamente desse Benfica-Marselha ouve-se claramente em off uns gritos histéricos do Gabriel Alves a comentar o golo, dando-me a ideia de que ele fez os comentários em directo ao jogo.

De qualquer maneira, esse é um mistério que eu talvez venha a resolver nos próximos dias, porque vou receber uma nova "remessa" de jogos, sendo que um deles - é-me garantido - trata-se do Benfica-Marselha, com comentários em português. Falta saber é se os comentários são em directo ou feitos posteriormente (à lá RTP Memória)...

Anónimo disse...

obrigado pelas informações, bakero. agradecia se me mandasses um email (ou se me adicionasses no msn se quiseres - é o mesmo endereço) quando resolveres o mistério. peço desculpa por perguntar aqui, fiquei sem o teu email.

abraço,
kid

Bakero disse...

Já te adicionei no messenger...

Abraço

Anónimo disse...

Sobre a arbitragem deste jogo, é necessário relembrar:
-O golo do Estoril nasce de uma falta que não existe.
-O Geovanni foi agredido duas vezes pelo lateral esquerdo Brasileiro do Estoril, que nem amarelo levou.
-O Paulo Sousa deveria ter sido expulso por acumulação de faltas.
-O Cissé fartou-se de dar 'pau' principalmente sobre o Mantorras, e têm pelo menos uma falta para vermelho directo.

O Litos, treinador do Estoril, pago pelo Estoril, foi o principal responsável pelas atitudes dos seus jogadores. Despiu a camisola canarinha, e esteve toda a semana ao serviço do SEU Sporting, criando uma agressividade excessiva no plantel do Estoril, tentando a todo o custo criar confusão...


INVEJA, é a palavra que define o sentimento dos Corruptos, e das Osgas, é que numa situação idêntica, eles NUNCA conseguiriam criar um ambiente parecido com aquele que os adeptos do Benfica conseguiram...

Marco Oliva disse...

Muito sofri eu durante estes 90 minutos a ver o jogo pela TV.
Este jogo dói-lhes tanto porque sabem que qualquer um deles podia ter ganho o Campeonato e não o conseguiram. Os lagartos falam porque perderam na Luz a uma jornada do fim; os porcos falam porque nessa época, por muito que lhes doa, não jogaram nada e sofreram derrotas humilhantes (0-4 frente ao Nacional, no Dragão, por exemplo). E esquecem-se que o lucro dos 30 mil bilhetes vendidos para este jogo foi para o Estoril.

Anónimo disse...

em relaçao ao benfica-marselha posso garantir q nao deu em directo para portugal eu tinha 16 anos na altura e claro lembro-me como se fosse hoje,estive quase a desligar o radio(ja nao conseguia sofrer mais)ate que de repente min.83(curioso a quantidade de jogos importantes q o benfica ganhou no min.83)nem queria acreditar no q estava a ouvir, golo do benfica,comecei a correr feito doido pela casa fui acordar os meus pais,enfim loucura total

Anónimo disse...

Arrepiante...!

Cristina disse...

OMG QUE JOGO!!!

Cristina disse...

Ups...carreguei onde não devia....

Retomando... Que jogo este! O Estoril quis logo criar dificuldades ao transferir o jogo para o Algarve (e aproveitar-se da marca Benfica também, claro), mas depois, quando todos viram o tiro sair pela culatra, já era um escândalo termos ido ao Algarve. Mas o Benfica tem culpa de ser mesmo bom???

Foi um jogo de emoções fortes, onde, para variar, a equipa de arbitragem nos tentou arrumar junto da nossa grande área. Felizmente, naquele ano, estava destinado que a sorte estivesse do nosso lado e mostrámos uma força, crer e união entre adeptos-jogadores que ninguém conseguiu travar. ENORMES!!!

Anónimo disse...

essa união entre adeptos/jogadores foi algo só existiu na parte final do campeonato.
lembro-me perfeitamente da primeira metade do campeonato com muitas críticas a Trapatoni (afinal, o SLB já não jogava o futebol maravilha que tinha jogado com Camacho) e lenços brancos em algumas partidas.

Anónimo disse...

Olá
Eu sou do Algarve e posso vos dizer que aqui cerca de 60 a 70 % dos algarvios são benfiquistas e já estou a ser simpático para os outros clubes , (é que as mulheres aqui são quase todas do Sporting, vai-se lá saber porquê) =D

Gosto bastante do vosso blog continuem assim