29 de novembro de 2008

Sporting-0 Benfica-1 de 2000





Download do video aqui.

Sim, é o do Sabry :-)

Apoiar um clube de futebol é vivenciar emoções que a vida real, tantas vezes pálida e monótona, não nos transmite. E um dos sentimentos que o futebol transmite e que poucas coisas na vida conseguem igualar é o delírio inesperado.

Foi o que aconteceu neste Sporting-Benfica de 2000. Parecia o Jogo da Vida dos sportinguistas, o cenário perfeito para coroar o leão após 18 anos de tormenta, o sonho mais desejado: quebrar a seca à custa do maior rival e poder ter o prazer intemporal de rebentar a festa na cara do rival de sempre. A verdade é esta: tem o jogo corrido de outra forma e ainda hoje eles não se calavam com esta tarde de maio de 2000.

A verdade é que no futebol nada é certo, nada é garantido. E é por isso que o delírio inesperado acontece, lá está, quando é menos esperado.

Lembro-me que durante a semana me debati com a ideia se devia ou não assistir ao jogo na tv. Após longa reflexão achei que não ver era, de certa maneira, abandonar o meu clube (e se tive todo este problema em ver o jogo na tv, só posso imaginar o que passou pela cabeça dos bravos Benfiquistas que foram ao estádio!).

Durante os primeiros 45 minutos, vi-os a olhar de relance para a tv e com o som desligado. No início da 2ª parte resolvi colocar o som, mas baixinho, baixinho, baixinho...

E a verdade é que consoante os minutos foram avançando, mais e mais os meus olhos se foram fixando na televisão, mais e mais o som foi aumentando até ao delírio inesperado do golo do Sabry.

Este jogo é daqueles que ainda hoje me pergunto como foi possível o Benfica ganhar. É que refiro só a defesa para que se perceba o que digo: Rojas, Sérgio Nunes, Ronaldo e Andrade. Como é que esta defesa não sofreu qualquer golo!?

Claro que o Benfica existe para vencer campeonatos e não para ser desmancha-prazeres, mas não haja dúvida que soube muito bem não permitir que o Sporting fosse campeão à nossa custa...cabeçudos nunca! E voltámos a provar o mesmo 2 anos depois, cabeçudos nunca! Daqui a uns tempos será esse derby a vir cá parar.

Ps: Quanto ao que aconteceu na 5ª feira: doeu, dormimos mal, comprometemos quase irremediavelmente um dos objectivos, mas a vida segue. E na 2ª feira seremos líderes!!

Ps2: No final do video, mais uma prova da grandeza extra-fronteiras do Benfica.

Ps3: Podem ver aqui outro video sobre este jogo, que se centra mais na festa dos lagartos...antes do jogo, claro :-)

23 Comentários:

Anónimo disse...

Que prazer ser o primeiro a comentar este vídeo. Foi o que o Calado disse no final do jogo! Esqueceram-se que o Benfica existia! E o pior que podem fazer é picarem-nos no nosso orgulho! Como aconteceu esta 5ª feira! Talvez este 5-1 que levámos tenha sido o pior que possa ter acontecido Porto e Sporting. EU ACREDITO! FORÇA BENFICA! ESTE CAMPEONATO É NOSSO! E como sou amicioso, ESTE CAMPEONATO, ESTA TAÇA DE PORTUGAL E ESTA TAÇA DA LIGA SÃO NOSSAS!

Anónimo disse...

Lindo.

O melão dos lagartos depois do golo, mas sobretudo a festa em Luanda.

Anónimo disse...

e o que tínhamos nós sofrido naquela semana... íamos perder 3-0, íamos ser humilhados e feitos de cabeçudos...

durante o jogo tivemos que aturar o (amigo) Lucílio e as suas benesses aos lagartos, e para cumulo ouvir os comentadores a defender as suas decisões...

era demais para uma semana só...

quando o golo surgiu o que festejei... o alivio que eu senti... ainda por cima mesmo a acabar a partida...

foi mesmo Mágico

Utilizador disse...

Por acaso chorei de raiva após este jogo, por 2 razões:
- A primeira foi que, como ganhámos a partida, pensei que poderíamos ter sido campeões nesse ano;
- Segundo, demos esperanças ao porcos de fazer o bi-tri (continuo a achar que são o nosso maior rival).

Mas agora, uns anos depois, reconheço que esta vitória foi importante; não somos nem fomos "cabeçudos".

Esta arbitragem até foi muito boa. Comparada com a de 2002, do Sporting - Benfica, essa sim, uma vergonha (como foram os jogos do Sporting quase todos nesse ano).

Marco Oliva disse...

O José Eduardo, ex-jogador dos lagartos, a dizer que o Nuno Gomes é que provoca o contacto, num lance em que o penalty é CLARÍSSIMO.

Anónimo disse...

sabem porque soube bem?porque só tinhamos 3 jogadores de jeito e ganhámos a estes gaijos que viriam a sagrar.se camp~eos!

Anónimo disse...

Grande Calado e a festa em Luanda devia servir de motivação para o Benfica 08/09!

JNF disse...

Dizer que é o Nuno Gomes que provoca o contacto quando é visível que o Toñito lhe prende o pé esquerdo é do mais faccioso que já alguma vez ouvi.

Anónimo disse...

Quando vejo vídeos destes tempos até me vêm as lágrimas aos olhos... Eram tempos em que o Benfica começava a formar uma grande equipa... Nesta época não tinhamos defesa mas tínhamos o Enke, um grande meio-campo e um grande ataque... Na época seguinte iríamos ter Fernando Meira, Marchena, Van Hooijdonk...e Mourinho! Grandes tempos...tempos de João Vale e Azevedo!

Anónimo disse...

pois e, nesta triste epoca onde perdemos 7-0, conseguimos mesmo assim ganhar ao porto e ao sporting 1-0 com um golo sempre do mesmo jogador : sabry !

Anónimo disse...

Pois é, o Futre disse que o Benfica ia fazer o papel dos 'CABEÇUDOS', para a festa Lagarta, mas afinal os Melões estavam VERDES!!!

O resultado final deste jogo, foi Lucilio 0- Sabry 1 !!!

Outra forma de descrever o golo do Sabry:
A MÚMIA DO SCHMEICHEL...!!!

Anónimo disse...

Não consigo parar de ver este vídeo pelas saudades que tenho deste Benfica que estava em franca recuperação e que na época seguinte iria ser campeão se não fosse um tal senhor que veio com promessas de trazer o Jardel,o Sorín...e o Toni!!! :(
Que tristeza a minha por saber que tantas coisas aconteceram de mal para nós em termos de títulos por causa desse senhor...! É verdade que hoje temos mais credibilidade em termos financeiros mas íamos consegui-la na mesma com a conquista de títulos...e que títulos iriam ser! Vilarinho de merda...!
Poborsky, Van Hooijdonk, João Tomás, Marchena, Meira, Mourinho, etc, etc, etc... Todos mandados embora só porque eram contratações do (GRANDE PRESIDENTE) Vale e Azevedo... Nunca se esqueçam disso, benfiquistas!
Também não se esqueçam que a única contratação do Vale e Azevedo que "sobreviveu" foi o Miguel...e quão importante ele foi!

Bakero disse...

Rafael, não penso que a recuperação da credibilidade seja coisa de somenos.

Até é possível que tendo mantendo o Mourinho e essa equipa que o Benfica tinha em 00/01 tivessemos sido campeões, mas a longo prazo onde estariamos neste momento?

Para além das falcatruas já provadas em tribunal, para além do colocar do nome do Benfica na lama com as dívidas do Poborsky, Rushfeltd, etc. ou os rasgar de contratos, independetemente de tudo isso (o que já não é de menos), a política desportiva da era Vale e Azevedo deixou muito a desejar. E a ausência de títulos e a medíocridade dos plantéis do Benfica dessas épocas provam isso mesmo.

De qualquer maneira, eu amo todos os Benficas e é com muito gosto que coloco videos da era 97-2000 (aliás, é onde me vou centrar nos próximos posts - o próximo é o Sporting-1 Benfica-2 de 98/99, o tal dos auto-golos do Beto eheh, com 10.000 benfiquistas na curva sul de Alvalade, sendo que o Vale e Azevedo era um deles :-).

Anónimo disse...

grande sabry

34 anos joga no Al Masry do egipt

JOTA ENE ✔ disse...

Adorei rever isto.

Não desistam, este vosso espaço está muito bom e irei linká-lo!

Abraço!

BENFICA ATÉ MORRER

Anónimo disse...

A memória vai ficar mais "gloriosa com o Perueiro do Quinzinho.Em Setubal á sarrdinha como merrda,e vai daí um peru para congelar a Luz

Anónimo disse...

Quanto a isso tudo que o Vale e Azevedo (supostamente) fez estar provado, não sei se está provado como dizes...! Também me lembro perfeitamente do Poborsky dizer, aquando da sua saída, que não tinha um único mês de salários em atraso...e falo neste ponto porque era uma das coisas que vinham nos jornais todos os dias, em vésperas das eleições e, ao que parece, todos recebiam...! E os títulos iriam dar dinheiro...o porto estava nas ruas da amargura e, no entanto, infelizmente, "ressuscitou"...!A história do Rushfeldt, já deves ter ouvido...de facto, um jogador que se depara com a grande massa adepta do Benfica num treino e se "mija" pelas pernas abaixo, o que lhe iria acontecer se jogasse no Estádio da Luz...?!?!?!
Plantel medíocre em 2000/2001?!?!?!? Não me parece...!
E o Hóquei??? E o ciclismo???

Bakero disse...

Quando falava no Poborsky, referia-me à dívida ao Manchester que demorou e muito a ser paga, e não a salários em atraso.

Quanto a essa história do Rushfeldt, na altura pareceu-me uma desculpa muito esfarrapada, mas enfim...

E, realmente, em 00/01 o Benfica reuniu um grupo muito interessante de jogadores (embora o plantel tivesse imensas falhas, nomeadamente ao nível de defesas laterais - Escalona e Dudic? Muito mau...), mas e em 98/99, com a brigada inglesa do reumático? E em 99/00 com os Okunowos, Totes e Machairidis?

É como digo, mesmo restrigindo a análise da era Vale e Azevedo ao plano estritamente desportivo, a nota só pode ser negativo, isto na minha opinião, claro.

Agora isso não invalida que não tenham havido aspectos positivos. Por exemplo, acho que nunca o Estádio da Luz teve tão boas assistências, os jogos eram à tarde e nos primeiros tempos do Souness, o Benfica jogou um futebol de ataque que era delicioso!

Mas se gostas especialmente do Benfica desses anos, e tens todo o direito nisso (aliás, até revelas frontalidade, porque o que não falta são benfiquistas que antes defendiam o Vale e Azevedo e agora juram a pés juntos que nunca o quiseram), estás no sítio certo, porque os próximos jogos no blog serão desses anos ;-)...

Anónimo disse...

Fogo este jogo...ainda me lembro!
o que eu festejei! De facto o que o Calado disse foi verdade, Esqueceram-se do Benfica para esse jogo! O Benfica foi visto como uma equipa mediocre, ou aliás, nem foi visto como equipa, foi visto como um mero expectador do jogo, segundo dizia a imprensa e toda a lagartada..
mas o BENFICA, embora não tivesse jogado muito, deu uma lição a tudo e todos =D
Super orgulho BENFICA =D

Em relação aos ultimos 2 jogos do BENFICA...
contra o Olypiacos..resultado normal.. o Benfica tem jogadores, mas ainda não tem equipa..e depois sem LUISÃO, a defesa tremeu...e sem o KATSOURANIS, o meio campo..ficou perdido

contra o Setúbal..epa ficou provado que os jogadores são ESTUPIDOS!!
Porque conseguem fazer 15 minutos a um ritmo elevado, e conseguem marcar 2 golos não dando hipotese ao Setubal de jogar, e após os 2-1, encostam-se cá atrás e ficam a ver o adversário jogar..a manter o resultado pela margem mínima..
isto é no mínimo estupido, mas enfim...
Se eles mantivessem a pressão e tivessem tentado chegar ao 3-1, ou N-1, o frango do Quim não teria muito em conta...por isso em vez de culparem o Quim pelo empate, culpem a equipa que são uns "MENINOS" que se ficam pela margem mínima!Por isso é bem feito o empate!

E o problema dos Benfiquistas é que quando estão mal, não são capazes de se unir e dar força à equipa e aos jogadores..

o que se passou com o Quim foi muito mau, mas os adeptos deveriam apoia-lo..
ele não está bem psicologicamente, e se os adeptos não o apoiam, pior fica...

Por isso..epa.. FORÇA QUIM
e FORÇA BENFICA!!

Paulo Coelho

Anónimo disse...

Partilhar este jogo é que era!

Anónimo disse...

Onde arranjas estes videos? se for possivel manda me alguns por favor.

Anónimo disse...

Bem não gosto muito de recordar jogos que no fundo não nos deram nada, não nos deram titulos pois isso é mais com os queques do Campo Grande que ainda hoje festejam com jantares e tudo a sua glória e melhor momento da historia no tal 7-1 num ano em que foram 4º a 10 pontos do Campeão (o tal que levou 7) e perderam a taça também para o campeão.
Mas acho que todos os benfiquistas se lembram da semana que sofremos, das gozações, da festa já feita e para mais sem poder responder. Lembro-me nesse dia a capa do nojo que é o Record "a 90 minutos do titulo". As festas já programadas até a Camara abria para saudar os Campeões. Enfim e nós calados.
Claro que nem foi uma vitoria histórica mas apenas valeu por tudo o que se disse, por tudo o que se ouvio, pelo quase enxovalhamento que o maior clube do mundo teve principalmente na imprensa. Vi o jogo até calmo, mas tem graça que esperando a derrota a partir da 2ª parte até começei a acreditar. O golo gritei não de alegria mas de raiva, muita raiva, toda acumudada durante 1 semana ainda para mais vendo o jogo no cafeé com lagartos que imediatamente a seguir sairam em lagrimas (nunca tinha visto). Valeu por isso mais nada pois a epoca foi de pesadelo

Anónimo disse...

O apitador luxulio artista inventou n livres para ver se André Cruz marcava e não é que no final do jogo o Faraó Sabri beijou a bola e o Snaikel foi busca-la lá dentro LINDOOOOO.