5 de dezembro de 2008

Sporting-1 Benfica-2 de 1999





Download do video aqui.

Sim, é o do Beto :-)

Andando sensivelmente um ano para trás, relativamente ao caso "Sabry e a Múmia", assistimos ao caso "Beto e os auto-golos".

Estávamos no arranque da 2ª volta do Campeonato 98/99, e Benfica e Sporting lutavam por se aproximar de FCPorto e Boavista nos primeiros lugares (mais o Benfica, que não se encontrava muito longe). O jogo foi disputado em Alvalade, e esta acabou por ser mais uma prova do que eu refiro bastantes vezes: Alvalade é nosso! :-)

De qualquer maneira, não fosse o caricato autor dos golos do Benfica, e este seria provavelmente um daqueles jogos que se perdem na memória...enfim, no fundo, era apenas mais uma vitória no campo dos nosso vizinhos.

Mas quando temos o Benfica a vencer um derby com dois golos marcados na própria baliza, é evidente que este se torna em mais um daqueles clássicos a entrar na galeria dos "para mais tarde recordar".

Talvez ainda se lembrem que o Cadete, recém-chegado ao Benfica, lutou com todas as forças que tinha, para que o 2º golo lhe fosse atribuido, mas a bem da lenda quero acreditar que o golo foi do Beto. E vendo as imagens, é com essa ideia que fico, sinceramente...

Diz-se que passado uns tempos, num Inglaterra-Portugal, o Vale e Azevedo acercou-se do Beto e cumprimentou-o, dizendo "então, como vai o melhor ponta-de-lança do Benfica!?". Eheh, a confirmar-se, aqui o homem esteve bem :-).

Ps: Existe outra coisa memorável sobre este jogo: estiveram sensivelmente 10.000 benfiquistas em Alvalade! Aliás, juntamente com a enchente do ano passado para a Taça de Portugal, esta terá sido das maiores invasões de sempre nossas à toca dos lagartos. E a parte final do video, com a festa da vitória, e a reportagem da ida do Vale e Azevedo para as bancadas, de onde assistiu ao jogo, dão uma ideia clara da impressionante mancha vermelha que coloriu aquele estádio que, tal como o actual, era tão feiinho que até metia dó!


13 Comentários:

Anónimo disse...

Beto um dos fenomenos do futebol Português 'jovem'(3º lugar no Campeonato do Mundo de sub-20 no Quatar, com o Nuno Gomes, o Quim, o Dani...), com muito sucesso fora dos relvados com as gajas parece o Cristiano, dentro do campo as coisas não são tão favoráveis!!!
O ex-futuro-jogador-eterno do Real Madrid acabou por ir parar a Huelva, que sempre é mais perto de Madrid, do que Lisboa!!!
Aliás, em um dos ultimos jogos, jogou no Santiago Barnabéu, e apesar de ser de raspão, lá conseguiu colaborar num dos golos do Real Madrid, pode nunca vestir a camisola do Madrid , mas já marcou um golo para o Real!!!

Neste ano acabamos por perder o Campeonato, num jogo maldito, em casa, com o Boavista...!!!

Anónimo disse...

Olha só quem é que era o 28 do Sporting ahahah

Anónimo disse...

bem se pode dizer "alvalade e nosso" pelo menos para mim, fui la 4 vezes(4 vitorias)e este jogo foi um deles.lembro-me do vale azevedo passar a escassos metros donde eu estava e depois nunca mais o vi tantos eram os benfiquistas presentes neste jogo.saudaçoes benfiquistas!

Anónimo disse...

o ambiente é mesmo fantástico e o jogo... enfim - o melhor da carreira do Cadete :p

Jay Jay disse...

Nº28 do Zbordem?? O Heinze?? E o Simão repararam nele vestido às riscas?? Saudades, saudades, tenho muitos do grande Poborsky!

Anónimo disse...

que ambiente crl
mais uma vitoria para nao variar
p.s podias arranjar jogos de futsal mais antigos do benfica claro, abraço!

Tiagojcs disse...

Inesquecivel mesmo a tirada do Vale e Azevedo ao goleador , no balneário da selecção .

Anónimo disse...

já que estamos numa de lembrar grandes jogos contra os lagartos, gostava de ver aquele jogo em que ficou 1-1 golos de jankauskas e jardel e que permitiu ao sporting adiar a conquista do titulo.

Bakero disse...

Esse do Jankauskas ainda não o tenho, mas proximamente vou arranjar.

Em seu devido tempo virá cá parar ao blog :-)

Anónimo disse...

Também gostava muito de rever esse jogo do Jankauskas, mas apenas numa de recordações... Respeito a opinião dos users que pedem esse jogo (tudo na paz hein ;)), no entanto, não me parece que um empate em Alvalade contra o Sporting, seja um jogo digno de cá vir parar... Tudo bem que adiou o título, mas não me parece que seja um jogo digno de entrar para a galeria de jogos da Memória Gloriosa. Mas isto é só a minha opinião!
Cumprimentos a todos e um elogio enorme para o teu trabalho Bakero! ;)

Anónimo disse...

Boas Bakero!

Obrigado pelos videos, o nosso clube parece que está a voltar ao caminho das vitórias.

Ia te pedir se conseguias arranjar o jogo Benfica-2 Braga-1 da época 99/2000, foi um jogo decidido no ultimo minuto com um golão do Kandaurov, eu tava no 3º anel nem consegui ver o golo em condições tal foi a loucura...
Passamos para 1º mas de nada valeu no final...

Obrigado...
Alex

Anónimo disse...

Impressionante o nº de benfiquistas em alvalade, milhares mesmo, se fizessemos isto no dragão era brutal.

Anónimo disse...

obrigado bakero, serei paciente =)..
ah e também gostava que viessem cá parar dois jogos que me lembro muito bem: o Benfica 1-0 Porto em 99/00 o chapéu do sabry ao Hilário e o benfica 2-1 braga golo mesmo no final de livre do ucraniano Kandaurov.

Quando puderes meter esses dois videos mais o do benfica 1-1 sporting em 2002/2003 agradeço =)

Parabéns pelo blog continua com o excelente trabalho =D