11 de dezembro de 2008

Benfica-12 Marinhense-0 de 1994





Download do video aqui.

Agora reparem bem na genialidade do blogger que vos escreve: o Benfica vem duma goleada e prepara-se para jogar para a Taça de Portugal, certo? Ora então qual é o video que o brilhante blogger apresenta? Uma goleada...para a Taça de Portugal! :-).

Este foi um jogo para uma das primeiras eliminatórias da Taça de Portugal (sinceramente, nem sei que eliminatória, mas também não interessa), relativamente à temporada 94/95. Bem sabemos que não foi das temporadas mais memoráveis, mas felizmente há sempre momentos positivos para recordar.

Quanto ao video, enfim, não tem muita história, sinceramente...basicamente preparem-se para ver uma enchurrada de golos do Benfica (e é mau?) até chegar à bela soma de doze a zero! :-).

Ps: Arrancou na 4ª feira a Benfica TV e só posso dizer que estou maaaaaravilhado! Programação diversificada, dinâmica, ideias e muito, muito benfiquismo. Sou totalmente sincero: Desde quarta-feira, em apanhando-me em frente à televisão, ainda não mudei uma única vez de canal!

Ps2: Um ainda mais especial parabéns ao pessoal da Tertúlia Benfiquista que participará nos debates de quinta-feira e que nesta 1ª edição defendeu mais e melhor o Benfica num minuto que os Seara's e APV's deste mundo em horas e horas de paleio!

13 Comentários:

1234567vv disse...

Salvo erro foi na 4ª eliminatória, com 4 golos de Edilson e 3 de Cannigia.

Nos tempos de Artur Jorge, Damásio e Parmalat!

JNF disse...

Que raio de comentador é este?

Anónimo disse...

lembro-me deste jogo e de no final do mesmo o guarda redes do marinhense todo contente por ter defendido um penalty do Cannigia...o jornalista a perguntar-lhe como se sentia por ter sofrido 12 golos e ele so falava nisso...Cannigia para aqui Cannigia para ali...imperdivel....
Parabens pelo blog....

Mr. Shankly disse...

Incrível a azia do comentador (penso que é o Pedro Figueiredo, o mesmo que ao 3º do JVP nos 3-6 disse, muito irritado: "É incrível!")

S.L.B. disse...

E um agradecimento público a ti, Bakero, sem o qual nós não nos teríamos visto a posteriori na TV.

P.S. - O link para a Tértúlia não funciona...

J G disse...

Grande vídeo.
:)

Não se "youtuba" a Tertúlia na TV?
não tenho a benfica tv e gostava de ver...

abraço

Anónimo disse...

Que saudades dos falhançes de Caniggia... =)

Anónimo disse...

Meu, assim que recebi isto, disse logo que tinha que te mandar. Espalha isso pelas pessoas que conheces, é importante que o faças. Vê se arranjas paciência....

PARA TODOS OS QUE DIZEM QUE O BENFICA ERA O CLUBE DO REGIME DE SALAZAR E ETC… LER COM ATENÇÃO

Benfica não foi o clube de Salazar

Um dos mais famosos provérbios portugueses diz: “uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade”. A mentira de que o Benfica era um clube protegido por Salazar tem sido dita muitas vezes com o objectivo duplo de menorizar as vitórias passadas do clube e modificar a história do futebol Português e, mesmo, de Portugal. Veremos de seguida os factos que desmentem por completo esta calúnia.

Portugal

Em 2008, data da publicação deste artigo, o Campeonato Português de Futebol conta com 73 edições, 31 ganhas pelo Benfica. António de Oliveira Salazar liderou Portugal entre 1933 e 1968. Desde da época 1933/34 a 1968/69 passaram 35 temporadas. Nesse tempo o Benfica venceu 14 campeonatos, o Sporting venceu 12 e o Porto 8. Assim sendo, de 31 títulos, o Benfica conquistou 14 enquanto Salazar esteve no poder e 17 sem Salazar. Tem-se de assinalar que o Sporting venceu apenas 6 vezes sem Salazar. Ou seja, em termos percentuais, cerca de 64% dos títulos do Sporting foram conquistados com Salazar no poder, ao contrário do Benfica, com cerca de 45%.
A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 Taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 Taças conquistadas pelo Sporting. Elucidativo…
Também nas 84 edições da Taça de Portugal o Benfica venceu 27, 14 sem Salazar e 13 com Salazar no poder. Mais uma vez, com ou sem Salazar, o Benfica vencia…

Europa

Em termos europeus, o Benfica conta com 8 finais europeias (7 na taça dos campeões europeus e uma na taça uefa) e duas meias-finais (na já extinta taça das taças). Venceu ainda a taça latina e uma edição da taça ibérica (em 83/84). Estes dados mostram o poderio do Benfica quer em Portugal, quer na Europa, na era Salazar e no pós-Salazar. Relembro que a final da Taça Uefa foi em 1982/1983 e a última presença na final da Taça dos Campeões Europeus foi em 1987/1988. Estas duas finais estão bem longe do período de influência de Salazar…

Curiosidades

Quem não conhece a história do Benfica pode pensar que o seu hino de sempre é a música de Luís Piçarra, mas isso não corresponde à verdade. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
Miguel Sousa Tavares, reconhecido adepto do FC Porto, no seu best-seller Rio das Flores, apresenta um excelente trabalho acerca da evolução das ditaduras de direita na primeira metade do século XX. Miguel Sousa Tavares não podia ser mais explícito, e dada altura, refere: “ Sporting era o clube do regime”. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar.
Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro são alguns desses exemplos. Mais, este último declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque, precisamente, sabia estar a prejudica-lo junto do poder central. Para finalizar: José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica. O estádio das Antas (FC Porto) foi inaugurado dia 28 de Maio (dia comemorativo da revolução que deu origem ao estado novo).
Quando o Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio (onde jogava o Sporting) muda o seu nome para estádio do Campo Grande.
O Benfica foi obrigado a jogar a final da taça de Portugal em 1961/62 em casa do adversário (Vitória de Setúbal) um dia depois de o Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus. Os 15 jogadores que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal em que o Benfica perdeu por 1-0.
Em 1954/55, o Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting.

“ cegos não são os que não vêem, mas sim os que não querem ver”

Anónimo disse...

Nesta altura ainda haviam alguns jogadores de qualidade que vinham da época de 93/94 e depois havia o Preud'homme...e o Cannigia!!! Uns meses depois, ia ser a desgraça total...!
Só uma coisa: que grande Vítor Paneira... Inconfundível!

Anónimo disse...

Não sei se vi mal, mas já não encontro disponível o video Benfica 3-1 Sporting face à final da taça de Portugal de 1996...

será que podias postar de novo?

cumprimentos;)

Paulo C.

Bakero disse...

O post está aqui:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/02/benfica-3-sporting-1-de-1996.html

Anónimo disse...

Bakero, axo que já podias fazer um vídeo com os lances em que o Benfica foi roubado esta época... São já dois golos mal anulados, são foras-de-jogo mal assinalados (por exemplo, o Suazo fazia o 0-3 em Guimarães mas o bandeirinha não deixou), são as faltas do Binya (os jogadores passam meio metro ao lado dele, atiram-se para o chão, e o árbitro marca falta...!), etc, etc, etc... Á cerca do Binya, sei que ele não é nenhum inocente, mas que ele é perseguido desde aquela falta em Glasgow, isso é um facto...!
Quanto ao Benfica, ainda pode ter minutos de futebol miserável (quando joga em casa), mas ganha(va)...ao Setúbal e Nacional!

worldoftennis disse...

Sempre bem ... Um guarda redes que "encaixa" 12 golos, 13 anos mais tarde elimina os corruptos da taça da liga, pelo modesto fatima... Força SLB!!!