11 de dezembro de 2008

Benfica-12 Marinhense-0 de 1994





Download do video aqui.

Agora reparem bem na genialidade do blogger que vos escreve: o Benfica vem duma goleada e prepara-se para jogar para a Taça de Portugal, certo? Ora então qual é o video que o brilhante blogger apresenta? Uma goleada...para a Taça de Portugal! :-).

Este foi um jogo para uma das primeiras eliminatórias da Taça de Portugal (sinceramente, nem sei que eliminatória, mas também não interessa), relativamente à temporada 94/95. Bem sabemos que não foi das temporadas mais memoráveis, mas felizmente há sempre momentos positivos para recordar.

Quanto ao video, enfim, não tem muita história, sinceramente...basicamente preparem-se para ver uma enchurrada de golos do Benfica (e é mau?) até chegar à bela soma de doze a zero! :-).

Ps: Arrancou na 4ª feira a Benfica TV e só posso dizer que estou maaaaaravilhado! Programação diversificada, dinâmica, ideias e muito, muito benfiquismo. Sou totalmente sincero: Desde quarta-feira, em apanhando-me em frente à televisão, ainda não mudei uma única vez de canal!

Ps2: Um ainda mais especial parabéns ao pessoal da Tertúlia Benfiquista que participará nos debates de quinta-feira e que nesta 1ª edição defendeu mais e melhor o Benfica num minuto que os Seara's e APV's deste mundo em horas e horas de paleio!

15 Comentários:

VeRMeLHoVZKy disse...

Salvo erro foi na 4ª eliminatória, com 4 golos de Edilson e 3 de Cannigia.

Nos tempos de Artur Jorge, Damásio e Parmalat!

JNF disse...

Que raio de comentador é este?

Teixeira disse...

lembro-me deste jogo e de no final do mesmo o guarda redes do marinhense todo contente por ter defendido um penalty do Cannigia...o jornalista a perguntar-lhe como se sentia por ter sofrido 12 golos e ele so falava nisso...Cannigia para aqui Cannigia para ali...imperdivel....
Parabens pelo blog....

Mr. Shankly disse...

Incrível a azia do comentador (penso que é o Pedro Figueiredo, o mesmo que ao 3º do JVP nos 3-6 disse, muito irritado: "É incrível!")

S.L.B. disse...

E um agradecimento público a ti, Bakero, sem o qual nós não nos teríamos visto a posteriori na TV.

P.S. - O link para a Tértúlia não funciona...

J G disse...

Grande vídeo.
:)

Não se "youtuba" a Tertúlia na TV?
não tenho a benfica tv e gostava de ver...

abraço

Captain Kid disse...

Que saudades dos falhançes de Caniggia... =)

Gloriosasfera disse...

A nova versão da Gloriosasfera apresenta mais de 150 blogs sobre o Glorioso Benfica listados por actualização e por ordem alfabética.
Foram ainda introduzidas diversas fontes de informação sobre o Benfica com actualização automática.

gloriosasfera.blogspot.com

porque os blogs sobre o Benfica são um património Glorioso.

Viva o Benfica

Tony Santos disse...

Meu, assim que recebi isto, disse logo que tinha que te mandar. Espalha isso pelas pessoas que conheces, é importante que o faças. Vê se arranjas paciência....

PARA TODOS OS QUE DIZEM QUE O BENFICA ERA O CLUBE DO REGIME DE SALAZAR E ETC… LER COM ATENÇÃO

Benfica não foi o clube de Salazar

Um dos mais famosos provérbios portugueses diz: “uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade”. A mentira de que o Benfica era um clube protegido por Salazar tem sido dita muitas vezes com o objectivo duplo de menorizar as vitórias passadas do clube e modificar a história do futebol Português e, mesmo, de Portugal. Veremos de seguida os factos que desmentem por completo esta calúnia.

Portugal

Em 2008, data da publicação deste artigo, o Campeonato Português de Futebol conta com 73 edições, 31 ganhas pelo Benfica. António de Oliveira Salazar liderou Portugal entre 1933 e 1968. Desde da época 1933/34 a 1968/69 passaram 35 temporadas. Nesse tempo o Benfica venceu 14 campeonatos, o Sporting venceu 12 e o Porto 8. Assim sendo, de 31 títulos, o Benfica conquistou 14 enquanto Salazar esteve no poder e 17 sem Salazar. Tem-se de assinalar que o Sporting venceu apenas 6 vezes sem Salazar. Ou seja, em termos percentuais, cerca de 64% dos títulos do Sporting foram conquistados com Salazar no poder, ao contrário do Benfica, com cerca de 45%.
A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 Taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 Taças conquistadas pelo Sporting. Elucidativo…
Também nas 84 edições da Taça de Portugal o Benfica venceu 27, 14 sem Salazar e 13 com Salazar no poder. Mais uma vez, com ou sem Salazar, o Benfica vencia…

Europa

Em termos europeus, o Benfica conta com 8 finais europeias (7 na taça dos campeões europeus e uma na taça uefa) e duas meias-finais (na já extinta taça das taças). Venceu ainda a taça latina e uma edição da taça ibérica (em 83/84). Estes dados mostram o poderio do Benfica quer em Portugal, quer na Europa, na era Salazar e no pós-Salazar. Relembro que a final da Taça Uefa foi em 1982/1983 e a última presença na final da Taça dos Campeões Europeus foi em 1987/1988. Estas duas finais estão bem longe do período de influência de Salazar…

Curiosidades

Quem não conhece a história do Benfica pode pensar que o seu hino de sempre é a música de Luís Piçarra, mas isso não corresponde à verdade. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
Miguel Sousa Tavares, reconhecido adepto do FC Porto, no seu best-seller Rio das Flores, apresenta um excelente trabalho acerca da evolução das ditaduras de direita na primeira metade do século XX. Miguel Sousa Tavares não podia ser mais explícito, e dada altura, refere: “ Sporting era o clube do regime”. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar.
Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro são alguns desses exemplos. Mais, este último declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque, precisamente, sabia estar a prejudica-lo junto do poder central. Para finalizar: José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica. O estádio das Antas (FC Porto) foi inaugurado dia 28 de Maio (dia comemorativo da revolução que deu origem ao estado novo).
Quando o Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio (onde jogava o Sporting) muda o seu nome para estádio do Campo Grande.
O Benfica foi obrigado a jogar a final da taça de Portugal em 1961/62 em casa do adversário (Vitória de Setúbal) um dia depois de o Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus. Os 15 jogadores que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal em que o Benfica perdeu por 1-0.
Em 1954/55, o Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting.

“ cegos não são os que não vêem, mas sim os que não querem ver”

Rafael disse...

Nesta altura ainda haviam alguns jogadores de qualidade que vinham da época de 93/94 e depois havia o Preud'homme...e o Cannigia!!! Uns meses depois, ia ser a desgraça total...!
Só uma coisa: que grande Vítor Paneira... Inconfundível!

Anónimo disse...

Não sei se vi mal, mas já não encontro disponível o video Benfica 3-1 Sporting face à final da taça de Portugal de 1996...

será que podias postar de novo?

cumprimentos;)

Paulo C.

Bakero disse...

O post está aqui:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/02/benfica-3-sporting-1-de-1996.html

Rafael disse...

Bakero, axo que já podias fazer um vídeo com os lances em que o Benfica foi roubado esta época... São já dois golos mal anulados, são foras-de-jogo mal assinalados (por exemplo, o Suazo fazia o 0-3 em Guimarães mas o bandeirinha não deixou), são as faltas do Binya (os jogadores passam meio metro ao lado dele, atiram-se para o chão, e o árbitro marca falta...!), etc, etc, etc... Á cerca do Binya, sei que ele não é nenhum inocente, mas que ele é perseguido desde aquela falta em Glasgow, isso é um facto...!
Quanto ao Benfica, ainda pode ter minutos de futebol miserável (quando joga em casa), mas ganha(va)...ao Setúbal e Nacional!

planetaportugal disse...

Olá Benfiquistas

Venho em nome do fórum SL Benfica PlanetaPortugal desejar a todos um Feliz Natal com muita amizade e muito amor no Coração.
Que o ano de 2009, traga-nos muitas vitórias mas acima de tudo, a cada um de vós, muita Saúde, Paz e Prosperidade.
São os nossos votos com toda a Amizade.

SL Benfica PlanetaPortugal

PS - Aproveito para vos convidar a visitar um novo Portal que estreámos ontem Notícias PlanetaPortugal (http://noticias.planetaportugal.com) que conta também com uma secção de Desporto
que inclui toda a comunicação social Portuguesa. Penso que vão gostar para quem gosta de estar sempre informado pois reunimos num só sítio toda a imprensa Nacional actualizada em Tempo Real

andrew disse...

Sempre bem ... Um guarda redes que "encaixa" 12 golos, 13 anos mais tarde elimina os corruptos da taça da liga, pelo modesto fatima... Força SLB!!!