3 de janeiro de 2009

Benfica-3 Sporting-2 de 1979





Download do video aqui.

Estava a olhar indeciso para as minhas pastas com os videos do Benfica e a perguntar "que jogo apresento agora no blog?". Jogos europeus nem pensar, que traz más e recentes recordações. Jogos para a Taça de Portugal idem idem aspas aspas...jogos com o FCPorto? É cedo, mais próximo do jogo no dragão teremos oportunidade de recordar algumas saborosas vitórias sobre os corruptos.

Sobra o quê, então? Jogos com os nossos vizinhos, claro! Até porque já há algum tempo que não voltávamos à sempre saborosa visão de jogadores lagartos submissos e derrotados enquanto assistem a golos e golos encarnados, que confirmam o que todos sabem. Que nós somos o Benfica e eles o sporting. E isto diz tudo...

Podia ter ido buscar um Benfica-Sporting mais recente, mas a ideia deste blog é recordarmos o Benfica de todas as décadas (só não apresento o Benfica de 1904 porque não há videos, mas muito gosto teria eu nisso), por isso aí está um derby com 30 anos de antiguidade.

Foi um derby com um pormenor histórico curioso: é que foi o primeiro a cores! Um avanço na televisão portuguesa quase tão importante quanto a recente Benfica TV, que finalmente arrancou com a exibição de jogos antigos do Benfica e imaginem quem está a gravar tudo com um sorriso nos lábios :-)?

Este Benfica-Sporting surgiu meses depois de outro ainda mais histórico, o famoso 5-0 ao intervalo, e, embora mais renhido, acabou com os nossos vitoriosos novamente. Um pequeno grande senão foi o facto de, apesar desta vitória, termos terminado este campeonato 79/80 no 3º lugar, sendo os lagartos campeões.

Mas o bonito de então, é que rapidamente o Benfica recuperava e na época seguinte, em 80/81, o Benfica ganhou só o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira. E na europa chegou até às meias-finais da Taça das Taças, onde foi eliminado por um mísero golo...

7 Comentários:

Anónimo disse...

Sobre o jogo: tinha -10 anos e portanto não posso comentar. ;)

Mas é sempre bom poder ver o Benfica de tempos passados. Também tenho muita pena de nao haver videos da primeira metade do centenário benfiquista...

Anónimo disse...

Neste momento está a acabar esta tortura, esta vergonha para todos nós.
É o inicio do fim de mais uma época, que, espero vir provar que por mais vedetas que o Benfica contrate, tenhamos um treinador bom, assim-assim ou mediocre o resultado será o mesmo. O problema está na cultura, na organização, na disciplina.
O Benfica está entregue a oportunistas. Desde o presidente, até aos jogadores, passando mesmo pelo director desportivo.Em termos financeiros, o Benfica está à beira do colapso. O Benfica tem mais responsabilidades financeiras do que aquelas que existem nas suas contas.
A formação do clube está organizada na base da cunha e do jogo de interesses. No torneio sub-15 que houve há uns dias no Algarve entrevistaram dois míudos. O do sporting disse que o objetivo era chegar à equipa principal, o do Benfica disse que queria jogar num dos três grandes.
Estamos entregues a oportunistas, mercenários. O Benfica é uma feira de vaidades e interesses, que está a ser sugada pelos vampiros que são os nossos dirigentes.
Só queria que quem sente o clube como eu sinto se revoltasse e o demonstrasse nos estádios e nas assembleias gerais da sad e do clube essa revolta pelo que se tem passado no nosso clube nos últimos 14 anos.

Anónimo disse...

Para quando um resumo / jogo com golos do Victor Batista!?

Anónimo disse...

Também gostava muito de ver o Vítor Baptista - o maior :)

Bakero disse...

Também gostava muito de ver um jogo com o Vítor Baptista, até porque nunca o vi a jogar...mas jogos da década de 70 são dificílimos de arranjar...

Quem sabe se a Benfica TV dá uma ajuda um dia destes :-).

Constantino disse...

Depois de vos massacrar com os meus comentarios aos vossos posts decidi-me a criar o meu próprio blog sobre o Sport Lisboa e Benfica. Ja adicionei o Memoria Gloriosa aos links, se quiserem adicionem ai o meu tambem, senão apareçam e vinguem-se dos meus comentarios. A única coisa que prometo é parcialidade, porque para mim a favor do SLB tudo vale, até a Mão de Vata:

www.a-mao-de-vata.blogspot.com

HC disse...

Espectáculo seria ver o jogo do brinco do Maior (77/78; 1-0).Pelo que me contam e pelo que já li foi um golo de levantar um estádio.