17 de junho de 2014

AC Milan-1 Benfica-0 de 1990




Download do video aqui.

Como prometido, depois dos épicos jogos das meias-finais, tinhamos que acabar com o jogo da final, mesmo que seja uma derrota dolorosa (mais uma) para o Benfica.

Mas 24 anos depois penso que já é possível olhar para estas imagens sem sofrer demasiado. Até porque há razões para ter orgulho. Eu costumo dizer que vergonha e mau demais foi o Benfica andar pelo 6º lugar e ser eliminado pelo Gondomar da Taça de Portugal, não perder finais europeias.
 
Até porque do outro lado não estava uma equipa qualquer. Ainda hoje são nomes que impôem respeito: Rikjaard, Gullit e Van Basten. O trio holandês fabuloso no qual assentava esta histórica equipa italiana que ainda há pouco tempo foi considerado, numa sondagem, como a mais forte equipa de clubes de sempre do futebol europeu. Basta recordar que no ano anterior tinha despachado o Steaua na final com um 4-0 (isto já não falando no famoso 5-0 ao Real Madrid em San Siro...).
 
Com esta valorosa equipa do Benfica, contudo, nada disso se passou. Este Benfica era também muito forte, certamente bem mais forte que o Benfica de 2 anos antes que tinha perdido a final para o PSV...com Ricardo e Aldair na defesa, com Thern e Valdo no meio-campo e Magnusson na frente, o jogo foi muito, muito equilibrado, com muito poucas oportunidades para cada equipa.
 
Infelizmente, num momento de desconcentração da defesa (que me parece claramente que pára por ouvir um apito que vem da bancada e não do árbitro), Rikjaard isolou-se e fez o único golo da partida.
 
Glória ao vencedor, honra ao vencido. Ficava escrito mais uma página na gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica.
 
Daqui a uns dias vamos avançar 8 anos e reviver a campanha na Liga dos Campeões 98/99, começando pelo 6-0 ao Beitar Jerusálem na pré-eliminatória. Mas oh pessoal, tenho que dizer uma coisa...onde andam os comentários? Vá lá, partilhem as vossas experiências destes jogos (ou se ainda não eram vivos ou muito novos, pelo menos o que têm a dizer destas imagens, que se calhar estão a ver pela primeira vez.) É assim que o blog funcionava há uns anos atrás e tem muito mais piada assim, do que simplesmente isto ser um depósito de videos.

8 Comentários:

The The disse...

Que diferença na narração da partida com o Rui Tovar para os dias de hoje!

Hoje em dia levamos com Tadeias e Alburquerques, que é um mimo!

João Dias disse...

Mais um excelente resumo, infelizmente não sou desse tempo.
Aquele apito na jogada do golo de facto prendeu a defesa, mas não sei até que ponto não era golo.
Mas tal como disseste, este tipo de jogos e o facto de estarmos neles deve deixar-nos com orgulho, por mais ses que se criem nas nossas cabeças, e fazer-nos sonhar que algo semelhante poderá acontecer.

Arsène Lupin disse...

Grandes equipas, uma e outra. Mas o Milan desse tempo era, apesar de tudo, de uma classe acima.

Vejo sempre com tristeza as nossas derrotas em finais europeias, mas também com orgulho na nossa história.

VIVA O BENFICA

Arsène Lupin disse...

Vejo sempre com tristeza estes vídeos das nossas finais europeias perdidas, mas também com orgulho na nossa história.

Duas grandes equipas, mas o Milan desse tempo estava uma classe acima de todas as outras.

VIVA O BENFICA

Anónimo disse...

O Benfica tem finais internacionais muito mal perdidas, mas esta dá ideia que era quase impossível. Esse AC Milan era um agrupamento de 11 dos melhores jogadores de sempre.

FranciscoB disse...

Pena a qualidade das imagens - só foi há 16 anos, podia ser melhor...

De resto, enormes jogadores - Ricardo, Aldair, Thern, Valdo, Magnusson...

Solrac disse...

Boas, é a primeira vez que venho aqui mas tenho que parabenizar o Bakero por nos permitir ter acesso a vídeos tão difíceis de encontrar. Por certo virei aqui mais vezes!

Hugo Lima disse...

Estas relíquias valem a visita regular ao blog :)
Não sou deste tempo, mas a presença na final de uma liga dos campeões é sempre para recordar e para nos encher de orgulho!