17 de abril de 2007

Benfica-2 Sporting-1 de 1993





Download do video aqui.

Extra: O golo do Futre no derby 92/93 (1-0).

Aí vamos a mais um derby na Luz!

E a este não faltou emoção! Benfica e Sporting encontraram-se para a 13ª jornada do Campeonato Nacional 93/94, quando seguiam no 1º lugar com os mesmos pontos!

E claro, este não era um Benfica e Sporting quaisquer. Ambas as equipas tinham aqui, provavelmente, as suas melhores equipas dos últimos 20 anos. Mozer, João Pinto, Rui Costa, Vítor Paneira, Isaías e vários outros de um lado; Valckx, P. Sousa, Balakov, Figo, Juskowiak e vários outros do outro lado.

Na semana antecendente a este jogo houve aquele acidente do Cherbakov que o incapacitou para o resto da vida, e por isso o golo do Sporting foi tão festejado por Figo.

Mas esta equipa do Benfica era tudo o que podíamos pedir e no reinício da 2ª parte Iuran empatou. E quando já todos faziam contas ao empate, apareceu o messias da Luz :-)!

Vejam e revejam o golo. É lindo, é majestoso, é fabuloso! É o Isaías em todo o seu explendor!!

E pronto, terminava o jogo e o Benfica dava mais um importante passo para um título que iria conquistar em grande estilo.

Ps: Depois desta vitória e até aos tempos actuais, o Benfica só derrotou por mais 2 vezes o Sporting na Luz (!). Aconteceu em 96/97, vitória por 1-0 com golo de João Pinto, jogo do qual eu não tenho registos e em 00/01, no tal 3-0 com o Mourinho que eu já coloquei resumo. Por isso, o próximo video vai ser o fabuloso 3-3 com os lagartos para a Taça em 2005.

16 Comentários:

Anónimo disse...

Estás a esquecer-te do jogo do título em 2005. Também ganhamos esse jogo!! Abraços

Bakero disse...

Depois do 3-3, virá esse jogo :-)

Anónimo disse...

Neste estive lá...foi a 19 de dezembro de 93 e como tal foi mais uma noite em que se cantou a todos um bom natal :)
Tal como em anos anteriores, o sporting tinha começado o campeonato em alta (primeiros 7 jogos foram 7 vitorias) mas nós apesar de começarmos em velocidade de cruzeiro lá retomámos a nossa caminhada para o título e após vitória sofrida na amadora recepção ao sporting para saltarmos para o 1º lugar, que entretanto perdera no bessa no jogo anterior.
o Benfica podia ter ganho este jogo de uma forma mais dilatada pois teve bem mais oportunidades..o sporting estava a perder o gàs de ínicio de época (fantasma natalício) e estava psicologicamente mais fraca em virtude da perda do jogador cherbakov.. O Paneira falha uma boa oportunidade no ínicio, lembro-me de esse lance ocorrer quando estavam dois gajos quase à pêra à minha frente.
Depois à meia hora, o golo do Sporting no 1º canto do jogo..íncrivel como o Benfica sofria golos por alto, cada cruzamento pelo ar, a defesa era sitematicamente batida...foi assim ao longo de toda a època, incluindo os jogos mais importantes que ganhamos ou empatámos..e se ainda hoje recordamos essa equipa de 94 como das melhores, é preciso lembrar que a nossa defesa em bolas pelo ar fazia lembrar a do seixal
Mas o grande mérito dessa equipa é que marcava nas alturas cruciais..e apenas 5 minutos da segunda parte, o empate pelo russo completamente isolado, no estádio toda a gente pensava que estava fora de jogo tal o adiantamento da defesa do sporting...
O rui costa atira uma bola a rasar o poste e aos 84 o golos de isaias, com um remate colocadissimo
na parte final tremi me todo com um livre em que o sporting esteve muito perto do 2-2 mas o neno safou-nos

Anónimo disse...

Em relação ao jogo de 92/93 só me recordava mesmo do golo do Futre e de ter sido o melhor golo da jornada no tv2 desporto . Reparem como a jogada é toda do jvp que serve futre para um remate colocadissimo. o jvp tinha mesmo talento para chatear os lagartos

Anónimo disse...

A vitória que referiste por 1-0 é um golo do JVP com o pé esquerdo a bater De Wilde (salvo erro).

Belos resumos. Estás de parabéns Bakero

Anónimo disse...

Digam lá que não era um de um Yuran que precisavamos agora... ou dois! :)

Mr. Shankly disse...

Notável a "emoção" dos comentadores no 2º golo! Parecia que tinham acabado de partir uma perna!

PP disse...

Parabens... excelente trabalho... Vou visitar muitas vezes

Já agora deixo uma sugestao / pedido (Benfica v Boavista 5-2 1992)

Um abraço de mais dos dos MUITOS milhoes de benfiquistas

PP disse...

E obvio... falta o jogo dos jogos... 6 a 3 em alvalade ;)

Anónimo disse...

E pensar que o Isaías veio para Portugal para ser dentista! Que grande jogador! Inesquecível também os golos fantásticos pr ele apontados em Highbury contra oArsenal para a Taça dos Campeões Europeus. Tens que arranjar esse jogo. Quanto às vitórias que o Benfica teve na Luz depois desse jogo foram em 96/97 por 1-0 golo do Tiago, em 2000/2001 3-0 golos de Van Hooijdonk e João Tomás (2), e a vitória que nos deu o título em 2004/2005 1-0, golo do Luisão. É de facto muito pouco. E como temos ganho quase sempre em Alvalade nem sequer me tinha apercebido dessa situação. Neste tempo é que era. Excelente equipa, com jogadores à Benfica, não é cá Nunos Gomes, Betos, Marcos Ferreiras, Paulos Jorges, Derlis, Miccolis, Mantorras ou Petits. Eram gajos que sabiam jogar à bola, capazes de se baterem com qualquer equipa. Na pré-época que antecedeu esse inesquecível título de 93/94 houve também uma excelente vitória em Old Trafford contra o Manchester United, o que atestava na realidade o que era o Benfica! Já agora que volte o Eriksson ou o Camacho!

Anónimo disse...

olha por falar em man utd, eu desse jogo em old trafford nao me lembro mas lembro-me do jogo de homenagem ao eusebio (julgo que foi em dezembro de 92) com uma equipa que jogava toda de azul (era puto e nao identificava muito bem mas tenho na memoria, julgo que o man utd) e ganhamos 1-0 com um golo marcado perto do final, acho que numa recarga?!? nao sei....há registos disso?

1234567vv disse...

Mr. Shankly,

Os gajos vibraram como se tivessem uma faca enfiada nas costelas!!! :-)

Que diferença entre os gritos depois do golo de figo e a voz pessada depois do golo de Isaias!

O que eu queria no Benfica... mais do que um Yuran, era um Isaias!!!

Paulo disse...

Bom dia, o meu nome e Paulo, tenho um Blog sobre o Sporting.

Estou prestes a iniciar uma nova "aventura" que se chama Portugal on-line, onde o futebol e falado de forma seria e onde cabem todos aqueles que respeitam as diferencas de cada um.

A minha ideia e ter "colaboradores" de varias cores clubisticas para podermos juntos desenvolver um Blog de qualidade.

O meu convite e: queres fazer parte desta aventura? nao vou ter mais que dois colaboradores de cada clube por isso envia me um mail a informar da tua decisao para reservar o teu lugar.

Assim que receber o teu mail envio te mais informacoes.

Um abraco

Paulo
portugal_on_line@hotmail.com

Anónimo disse...

Que falta faz um Isaias...

Anónimo disse...

este video foi feito a partir das minhas gravacoes :/

Bakero disse...

anónimo, há videos que eu arranjo na net e como deves compreender não faço ideia de quem o fez...

Espero que não leves a mal o ter utilizado...;-)